Proposta recebeu 370 votos favoráveis, 110 contrários e 3 abstenções

Leia em: < 1 minuto

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto de lei antifacção, apresentado originalmente pelo governo Lula (PT) e reformulado pelo relator Guilherme Derrite (PP). A proposta recebeu 370 votos favoráveis, 110 contrários e 3 abstenções, ampliando penas e criando novos instrumentos de combate a organizações criminosas como PCC e Comando Vermelho.

Entre os pontos do substitutivo aprovado estão penas de 20 a 40 anos para crimes praticados por facções ultraviolentas, definição específica de práticas como novo cangaço e domínio territorial, obrigatoriedade de que chefes de facções cumpram pena em presídios federais de segurança máxima, monitoramento audiovisual de parlatórios em situações excepcionais, ampliação do confisco de bens e autorização de intervenção judicial em empresas usadas pelo crime organizado.

Na bancada baiana, 12 deputados votaram contra o projeto. São eles: Alice Portugal (PCdoB), Bacelar (PV), Daniel Almeida (PCdoB), Ivoneide Caetano (PT), João Carlos Bacelar (PL), Jorge Solla (PT), Joseildo Ramos (PT), Josias Gomes (PT), Lídice da Mata (PSB), Mario Negromonte Júnior (PP), Waldenor Pereira (PT) e Zé Neto (PT).

📷Antonio Cruz/Agência Brasil

No fundo, o que Muniz sugeriu é que o petista precisa mudar o rumo

Leia em: < 1 minuto

O presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), lançou um recado incômodo ao Palácio de Ondina. Em entrevista ao BNews, o político afirmou que, se o governador Jerônimo Rodrigues (PT) não cumprir o que vem prometendo, ACM Neto (UB) tende a ampliar ainda mais o arco de apoios e, com isso, elevar as chances de vencer em 2026.

A fala de Muniz não é apenas opinião, mas termômetro político. Quando a principal liderança do Legislativo da capital baiana aponta desgaste no governo e reconhece a força do adversário, é sinal de que o cenário está mudando. No fundo, o que Muniz sugeriu é que o petista precisa mudar o rumo.

Os ventos antes da tempestade eleitoral estão dando claros sinais, mas é preciso ter sabedoria para interpretá-los.

📷 Joá Souza/GovBa

Para Porfírio, a situação dos professores aposentados já é alvo de uma ampla discussão e, posteriormente, terá uma sentença proferida favorável ou não

Leia em: < 1 minuto

Na sessão ordinária dessa terça-feira (18.novembro), o presidente da Câmara de Itabuna, Manoel Porfírio (PT), não colocou em votação os requerimentos apresentados pelos edis Danilo da Nova Itabuna (UB) e Dr. Clodovil (PL). O petista disse que, por se tratar de um assunto de responsabilidade do Poder Executivo e alvo de diversas ações judiciais, não cabe ao Poder Legislativo tratar o tema.

Para Porfírio, a situação dos professores aposentados já é alvo de uma ampla discussão e, posteriormente, terá uma sentença proferida favorável ou não à causa. ”Há diversas ações tramitando no judiciário, situação que remete à realidade de que a matéria será objeto de sentença judicial, não cabendo a essa Casa, neste momento, atuar”, disse Porfírio no plenário.

ASSISTA AO VÍDEO:

As investigações revelaram a existência de uma estrutura criminosa voltada para o desvio de verbas da saúde pública

Leia em: < 1 minuto

A segunda fase da Operação USG, deflagrada nesta terça-feira (18.novembro), resultou na prisão de nove suspeitos, entre eles um vereador, dois ex-secretários de Saúde e outros investigados ligados ao esquema, como médicos e empresários do setor. As equipes da Polícia Civil cumprem mandados em Formosa do Rio Preto, na Bahia, e nas cidades de Corrente e Bom Jesus, no Piauí.

As investigações revelaram a existência de uma estrutura criminosa voltada para o desvio de verbas da saúde pública. O núcleo central da organização era formado pelos ex-secretários municipais que, com o auxílio de familiares e empresários, controlavam contratos de clínicas e laboratórios credenciados pelo município.

Entre os envolvidos, estão médicos apontados como sócios formais de empresas de fachada e diretores hospitalares responsáveis por validar procedimentos jamais realizados. Relatórios técnicos identificaram que clínicas credenciadas figuravam entre as utilizadas para viabilizar o esquema.

O mecanismo de fraude incluía a emissão de exames, plantões e atendimentos fictícios, além de lançamentos totalmente incompatíveis com a dinâmica assistencial do município. Uma das irregularidades identificadas foi a quantidade de ultrassonografias, considerada nove vezes superior à média regional. Também foram constatados exames superfaturados, valores de medicamentos acima do teto da Anvisa, duplicidade de lançamentos e notas fiscais utilizadas para mascarar serviços inexistentes.

Ferlú Mansur e equipe se encontram com líder do PSD baiano para tratar sobre investimentos em Arataca

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Arataca, Ferlú Mansur (PSD), esteve em Salvador para se reunir com o senador e líder do PSD baiano, Otto Alencar, em busca de recursos para o município. A dupla conversou sobre investimentos, parcerias e articulações, visando o desenvolvimento de Arataca.

Ao lado do secretário de Governo, Renato Freitas, Ferlú explanou as maiores demandas da cidade, assim como a necessidade da viabilização de mais recursos. O senador ouviu atentamente os pedidos e garantiu que a aliança firmada até agora vai continuar.

Em tom descontraído durante o bate-papo, o senador gravou a ”frase do dia” durante a reunião com o gestor municipal. Otto salientou a importância de conseguir controlar os extremistas políticos, colocando a moderação como controladora da exaltação.

NOVO SECRETÁRIO DA SEINFRA

Ferlú também se reuniu com o engenheiro civil e novo secretário estadual de Infraestrutura, Saulo Pontes, para dialogar sobre algumas necessidades de Arataca em relação à pasta. Os dois falaram sobre projetos, parcerias e o comprometimento com a realização de obras que melhorem o dia a dia da população.

Petista enviou pedido à ALBA em caráter de urgência

Leia em: < 1 minuto

O governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), pediu autorização da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para contratar um empréstimo no valor de R$ 300 milhões na Caixa Econômica Federal. Esse é o 21º pedido em dois anos e 11 meses de governo.

De acordo com o projeto, os recursos serão destinados à viabilização de contrapartidas de financiamentos, de termos de compromisso, e demais investimentos nas áreas de Infraestrutura Urbana, Mobilidade Urbana, Infraestrutura Hídrica, Infraestrutura Viária, Saúde e Educação.

O governador pediu que a tramitação da matéria ocorra em regime de urgência, o que significa que o texto não será analisado tecnicamente pelas comissões temáticas da Alba e receberá apenas o parecer lido diretamente no plenário no momento da votação.

Segundo as investigações, traficantes baianos, em parceria com uma facção de São Paulo, movimentaram cerca de R$ 52 milhões em pouco mais de três anos

Leia em: < 1 minuto

A Operação Alta Potência 2 bloqueou hoje (18.novembro) 90 contas bancárias utilizadas por criminosos que atuam na região das cidades baianas de Jequié, Ipiaú e Itagibá. Cerca de R$ 2 milhões em imóveis também foram sequestrados.

Segundo as investigações, traficantes baianos, em parceria com uma facção de São Paulo, movimentaram cerca de R$ 52 milhões em pouco mais de três anos. O grupo lavava dinheiro através da compra de imóveis e distribuição dos recursos em diversas contas.

O balanço parcial da operação contabiliza vinte mandados de prisão cumpridos na Bahia e em São Paulo. Na cidade baiana de Gandu, um integrante da facção entrou em confronto com as Forças Policiais. O criminoso foi socorrido pra uma unidade médica do município.

Nelson desistiu da reeleição à ALBA para coordenar a campanha de Neto e Cafu disse que mudou de postura porque acredita que a Bahia precisa de mudanças

Leia em: < 1 minuto

Os deputados estaduais Nelson Leal (PP) e Cafu Barreto (PSD) decidiram pular do barco do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para apoiar a pré-candidatura de ACM Neto (UB) ao governo da Bahia. A dupla, até pouco tempo, chegou a posar ao lado do petista, mas, agora, anunciou, oficialmente, que vai marchar ao lado do principal opositor da base estadual.

”Após uma profunda reflexão sobre o futuro da Bahia, decidi abraçar um novo projeto político. Atendendo ao convite de ACM Neto, aceitei a missão de coordenar sua campanha ao governo do Estado nas eleições do próximo ano. Depois de sete mandatos consecutivos e de exercer a presidência da Assembleia Legislativa, decidi abrir mão da minha reeleição para me dedicar integralmente a essa nova missão”, disse Nelson Leal na rede social Instagram.

Já Cafu Barreto, que se reuniu com Jerônimo em outubro, disse que enxerga a necessidade de mudança no rumo do estado: ”A Bahia vive um dos momentos mais difíceis de sua história e é por acreditar profundamente nesse novo momento que anuncio, oficialmente, minha decisão de deixar a base do governo do estado e passar a integrar o grupo político de ACM Neto”.

Mesmo após garantir três vitórias com o partido, Cafu não se fez de rogado e decidiu que ''é hora de dar tchau''

Leia em: < 1 minuto

O deputado estadual Cafu Barreto (PSD) decidiu abandonar a base do governo estadual para marchar ao lado de ACM Neto (UB), o que significa, consequentemente, que o senador e líder do PSD baiano, Otto Alencar, perdeu um nome de peso do elenco. Mesmo após garantir três vitórias com o partido, Cafu não se fez de rogado e decidiu que ”é hora de dar tchau”.

Nas redes sociais, Cafu anunciou, oficialmente, a mudança de lado por acreditar que a Bahia precisa de um movimento de mudança após 20 anos de hegemonia do PT. Segundo o parlamentar, desde 2012, ele se dedicou integralmente ao projeto petista, no entanto, passou a acreditar que os problemas precisam ser revistos e resolvidos de outra perspectiva.

O prefeito viajou para Salvador para uma série de reuniões estratégicas para o desenvolvimento do município

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Arataca, Ferlú Mansur (PSD), viajou para Salvador para uma série de reuniões estratégicas para o desenvolvimento do município. Dentre os compromissos, destaca-se o encontro com o Coordenador de Obras da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), Luiz Antonio Brantes, para tratar da inauguração do tão aguardado Estádio de Futebol de Arataca.

Após a reunião, ficou definido que a inauguração do estádio acontecerá em fevereiro de 2026. A concretização deste sonho antigo da comunidade esportiva de Arataca representa um importante avanço para o lazer e o desenvolvimento do esporte no município.

“Estamos trabalhando incansavelmente para entregar este equipamento à população. O estádio é um sonho de anos e, com o apoio da SUDESB, estamos próximos de torná-lo realidade. Fevereiro de 2026 será um marco para o esporte em Arataca”, disse Ferlú Mansur.

A inauguração do estádio promete impulsionar o futebol local, oferecendo um espaço adequado para a prática esportiva e para a realização de eventos, além de fomentar o lazer e a integração social na comunidade.

Léo da Capoeira (Avante) parabenizou a iniciativa da ACEI e destacou a importância da parceria entre o setor público e privado

Leia em: < 1 minuto

A Associação Comercial e Empresarial de Itajuípe (ACEI), em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, lançou a campanha “Natal Premiado 2025”, considerada a maior e mais estruturada edição já realizada no município.

O prefeito Léo da Capoeira (Avante) parabenizou a iniciativa da ACEI e destacou a importância da parceria entre o setor público e privado: “O Natal Premiado 2025 é um exemplo concreto de como o diálogo e a colaboração podem transformar iniciativas em grandes resultados para toda a cidade.”.

Com o apoio à campanha “Natal Premiado 2025”, a prefeitura reafirma o compromisso com o fortalecimento do comércio local, com a geração de renda e com a construção de uma cidade mais próspera para todos.

Com ações que vão desde atendimentos especializados e campanhas educativas até eventos de convivência e lazer, a rede promove uma verdadeira transformação social

Leia em: < 1 minuto

A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência de Itajuípe vem se consolidando como uma das principais iniciativas de inclusão e atenção integral na região. Criada pela prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, a rede tem como objetivo oferecer informação, cuidado, garantia de direitos, lazer e acolhimento às pessoas com deficiência e suas famílias.

Com ações que vão desde atendimentos especializados e campanhas educativas até eventos de convivência e lazer, a rede promove uma verdadeira transformação social. A iniciativa garante mais dignidade e qualidade de vida às pessoas com deficiência, reforçando o compromisso da gestão municipal com a inclusão e com a construção de uma cidade cada vez mais acessível e humana.

Para o prefeito Léo da Capoeira (Avante), a iniciativa reflete o compromisso da gestão com o cuidado e o respeito às pessoas: “A criação da Rede é um marco para Itajuípe. Trabalhamos para garantir que todas as pessoas tenham acesso a serviços, lazer e oportunidades com dignidade”.

Quem é mais experiente: Adolpho Loyola ou Geddel Vieira Lima?

Leia em: < 1 minuto

Quem é mais experiente: Adolpho Loyola ou Geddel Vieira Lima? A dupla se reuniu recentemente para dialogar sobre os rumos políticos de 2026 e contou com a colaboração de Lúcio Vieira Lima, ex-deputado e político experiente.

Geddel, que já foi ministro e uma das figuras mais influentes do MDB baiano, chegou a declarar que ACM Neto (UB) não seria candidato a governador da Bahia em 2026 em uma aposta que soou, à época, como um blefe da oposição ou uma leitura estratégica do ex-ministro. Na semana passada, no entanto, Geddel mudou a postura e disse que ACM Neto é, sim, um nome forte para enfrentar Jerônimo Rodrigues (PT) em 2026.

O secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, percebendo o movimento, tratou de reunir a turma do MDB para fazer um “freio de arrumação” e conter os ruídos internos. O assunto, claro, foi a política da base aliada e as estratégias que precisam ser traçadas rumo à vitória.

Quem será que vai demonstrar mais experiência política: Geddel, com a velha malícia de bastidor, ou Loyola, com o pragmatismo de quem quer reorganizar a casa antes da próxima disputa?

ASSISTA AO VÍDEO:

//

A parlamentar disse que a ameaça foi enviada para o celular do noivo

Leia em: < 1 minuto

A vereadora de São Francisco do Conde, Lígia Costa (Republicanos), disse que foi ameaçada de morte e sairia da tribuna da Câmara Municipal para ir até a delegacia da Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência. A parlamentar disse que a ameaça foi enviada para o celular do noivo, juntamente com uma foto do casal que havia sido postada na rede social.

Em nota, a direção do Republicanos na Bahia repudiou a situação, provocada pelo simples fato da vereadora investigar possíveis irregularidades na saúde municipal. O partido disse que é contra qualquer forma de violência e intimidação política.

ASSISTA AO VÍDEO:

Sidinei também acusou a secretária municipal de Saúde de retirar direitos adquiridos pelos trabalhadores e, mesmo assim, não ser advertida pelo prefeito

Leia em: < 1 minuto

O vereador de Itapetinga, Sidinei do Sindicato (PSD) criticou, veementemente, a gestão do prefeito Eduardo Hagge (MDB). Para o edil, Hagge é o pior prefeito que já passou pela cidade pelo fato de não dialogar com sindicatos nem trabalhadores, além de agir como ditador.

Sidinei também acusou a secretária municipal de Saúde de retirar direitos adquiridos pelos trabalhadores e, mesmo assim, não ser advertida pelo prefeito. Para o vereador, a postura de Hagge tem deixado a desejar em diversos aspectos, inclusive no não comparecimento à inauguração do Centro Oncológico do Hospital Cristo Redentor.

ASSISTA AO VÍDEO:

Projeto será iniciado no dia 2 de dezembro em Itamaracá

Leia em: < 1 minuto

O presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Manoel Porfírio (PT), conversou com este Pauta Blog sobre o projeto da Câmara Itinerante, que será iniciado no dia 2 de dezembro em Itamaracá. Porfírio explicou o objetivo da iniciativa, que é aproximar os edis das comunidades e conhecer as demandas da população e repassá-las para o Executivo municipal.

O petista também destacou a criação de um site chamado “Fala, Itabuna”, justamente para que os moradores possam fazer denúncias, anexar imagens e contar aos membros do Legislativo o que está acontecendo na cidade e precisa de resolução.

ASSISTA AO VÍDEO:

//

Evento reúne palestras técnicas, oficinas, exposições, feira da agricultura familiar, apresentações culturais e rodas de conversa

Leia em: < 1 minuto

A Semana do Fazendeiro 2025 foi aberta oficialmente em um evento marcado por celebração, conhecimento e integração entre produtores rurais, estudantes e instituições parceiras. A solenidade aconteceu na quadra do CEMUR, com música ao vivo do cantor Babel Show (voz e violão), apresentação especial do grupo de dança Movimenta Uruçuca e palestra magna com autoridades.

O ponto alto da abertura foi a participação de João Luiz de Souza Calmon, ex-diretor da antiga Escola Média de Agropecuária Regional da CEPLAC (EMARC), atual IFbaiano, que trouxe um resgate histórico sobre a origem e a missão da instituição, destacando o papel da antiga escola na formação de técnicos agrícolas e na promoção da extensão rural, que deu origem à própria Semana do Fazendeiro como espaço de aprendizado, troca de experiências e valorização do homem do campo.

Com o tema “Aprender, Produzir e Crescer Juntos”, o evento reúne palestras técnicas, oficinas, exposições, feira da agricultura familiar, apresentações culturais e rodas de conversa voltadas à inovação, à sustentabilidade e ao fortalecimento do campo.

A Semana do Fazendeiro consolida-se como um dos maiores eventos rurais do município, reforçando o papel do campo como motor do desenvolvimento econômico e social de Uruçuca.

Levantamento da Sefaz considera todo o estoque das dívidas já contratadas, mais as operações de crédito em fase de contratação

Leia em: < 1 minuto

Em 2025, o montante da dívida acumulada pelo governo do estado da Bahia é de R$ 29,51 bilhões. O levantamento da Sefaz considera todo o estoque das dívidas já contratadas, mais as operações de crédito em fase de contratação, excluindo apenas os precatórios, que são obrigações resultantes de decisões judiciais.

A cada ano, o governo da Bahia prevê orçamentariamente e desembolsa cerca de R$ 3 bilhões com o pagamento de amortização, juros e encargos, que compõem o serviço da dívida estadual. Trata-se, como é normal no setor público, de dívidas contraídas pelo Estado da Bahia ao longo de muitas décadas e de sucessivas gestões estaduais.

Os pagamentos regulares pelo governo baiano vêm promovendo a redução significativa do endividamento. A relação entre a dívida consolidada líquida e a receita corrente líquida, que era de 102% em 2006, chegou agora a 33%, já computadas as recentes operações de crédito contratadas.

Pesquisadores antecipam que esses novos vírus não são motivos para tensões na cacauicultura baiana e essa descoberta é de relevância científica

Leia em: < 1 minuto

Um estudo recente publicado na revista BMC Plant Biology revelou a descoberta de um novo vírus associado a folhas sintomáticas de cacaueiros cultivados no extremo Sul da Bahia. Os pesquisadores antecipam que esses novos vírus não são motivos para tensões na cacauicultura baiana e essa descoberta é de relevância científica.

A pesquisa foi coordenada pelo professor Dr. Eric Roberto Guimarães Rocha Aguiar, do Departamento de Engenharias e Computação da Universidade Estadual de Santa Cruz (DEC/Uesc), e contou com discentes e docentes das Pós-Graduações em Genética e Biologia Molecular (PPGGBM), Zoologia e Produção Vegetal, além da colaboração de cientistas da UFMG, USP, Embrapa Mandioca e Fruticultura e Instituto Biológico de São Paulo.

Usando uma abordagem multiômica, que combinou sequenciamento de nova geração de pequenos RNAs, proteômica, Microscopia e Biologia Molecular, os pesquisadores analisaram amostras de cacau sintomáticas e assintomáticas observadas em plantas cultivadas no extremo Sul da Bahia.

O processamento de dados ômicos resultou na reconstituição de dois genomas virais; o primeiro, pertencente ao Cacao swollen shoot Ghana S virus (CSSGSV), um badnavírus da família Caulimoviridae já conhecido por infectar cacaueiros em diferentes regiões do mundo e o segundo, um novo vírus com similaridade à família Geminiviridae, proposto com o nome Citlodavirus theobromae.

Os resultados indicam que o novo vírus pode estar relacionado aos sintomas observados nas lavouras, como clorose (manchas amareladas), enrugamento e deformação das folhas, que ocorreram apenas em plantas onde o geminivirus foi detectado. O RNA viral foi encontrado exclusivamente em tecidos sintomáticos e análises de espectrometria de massa confirmaram a presença de proteínas derivadas de genes de ambos os vírus, evidenciando que estavam ativos no interior das plantas.

Andreyver Lima é assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Itabuna

Leia em: < 1 minuto

O jornalista Andreyver Lima se especializou em comunicação política e, desde então, não largou mais o meio. Com experiência em agências de publicidades, jornais impressos e assessoria de imprensa, acumula uma vasta experiência na área.

Atualmente, Andreyver percorre várias cidades da Bahia dando palestras ao lado do advogado Alah Góes e também atua como assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Itabuna.

”Eu acho que a gente precisa fazer o que ama porque, assim, será sempre bem feito”, disse Andreyver a este Pauta Blog.

📷 Pedro Augusto

Notícias mais lidas

Outros assuntos