//Cidades
Ao lado da prefeita Magnólia Barreto e Moacyr Leite: Serra Grande ganha novas intervenções de infraestrutura com apoio de Paulo Azi
- Redação
- em 22/jun/2026
- , às 10:20 am
O deputado federal Paulo Azi esteve em Serra Grande, distrito de Uruçuca, nesta sexta-feira (19.junho.26), para acompanhar o andamento das obras de pavimentação e oficializar o início de uma nova etapa de intervenções que prometem ampliar a infraestrutura e melhorar a qualidade de vida da população local.
A visita contou com a presença da prefeita de Uruçuca, Magnólia Barreto; do ex-prefeito e administrador de Serra Grande, Moacyr Leite Júnior; do presidente da Câmara de Vereadores, Zé Pedro Castro; além de lideranças políticas e moradores da comunidade.
Durante a agenda, foi assinada a ordem de serviço para a continuidade das obras de pavimentação, viabilizadas por meio de recursos destinados pelo mandato do deputado federal. Segundo Paulo Azi, a iniciativa representa mais um compromisso cumprido com o distrito de Serra Grande e com todo o município de Uruçuca.
“Fico muito feliz em estar buscando os recursos necessários para honrar todos os compromissos que fizemos com Serra Grande e com todo o município de Uruçuca. Já pavimentamos quase todas as ruas do distrito e agora damos mais um passo importante para transformar a realidade da nossa população”, destacou o parlamentar.
A prefeita Magnólia Barreto ressaltou a importância da parceria institucional para a execução de obras estruturantes no município e afirmou que a gestão continuará buscando investimentos para ampliar o desenvolvimento de Serra Grande e das demais localidades de Uruçuca.
As intervenções integram um conjunto de ações voltadas à melhoria da mobilidade urbana, à valorização dos espaços públicos e ao fortalecimento do potencial turístico de Serra Grande, considerada uma das principais portas de entrada para visitantes que procuram as belezas naturais do litoral sul da Bahia. ![]()
//Cidades
Contribuintes ainda têm chance de garantir as condições mais vantajosas do programa
- Redação
- em 22/jun/2026
- , às 08:40 am
Quem possui débitos municipais em aberto ainda tem tempo para aproveitar os maiores benefícios do REFIS 2026. A primeira etapa do programa segue até 1º de julho com descontos que podem chegar a 100% sobre juros e multas, além de opções facilitadas de parcelamento.
Também estão disponíveis descontos de 90% para parcelamentos entre duas e cinco vezes, 70% para parcelamentos de seis a dez vezes, 50% para parcelamentos de 11 a 14 vezes, mediante entrada de 20%, e 30% para parcelamentos de 15 a 18 vezes, com entrada de 30%.
O REFIS 2026 não contempla apenas débitos de IPTU. O programa alcança outras espécies de créditos tributários municipais, incluindo débitos de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), ampliando as possibilidades de regularização fiscal para contribuintes com diferentes tipos de pendências junto ao Município.
A legislação também prevê benefícios para o ITIV (Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos). Para pagamentos em cota única, é concedida redução de 50% da alíquota nos casos de integralização de capital em pessoa jurídica para adesões realizadas até 30 de setembro. Já para transmissões imobiliárias em geral, a redução é de 35% para adesões efetuadas até 13 de setembro.
Além de possibilitar a quitação de débitos com descontos expressivos, o programa representa uma oportunidade para que os contribuintes recuperem sua regularidade fiscal perante o município. A iniciativa também contribui para o fortalecimento da arrecadação própria, ampliando a capacidade de investimento em áreas como saúde, educação, pavimentação, drenagem, iluminação pública, limpeza urbana e demais serviços públicos. ![]()
//Política
Operação da PF mira Jaques Wagner e apura suspeitas no sistema financeiro
- Redação
- em 18/jun/2026
- , às 08:10 am
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18.junho.26), a nona fase da Operação Compliance Zero e colocou o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo Lula no Senado, no centro de uma investigação que apura supostas irregularidades envolvendo o sistema financeiro nacional. Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), agentes federais cumprem 18 mandados de busca e apreensão na Bahia, em São Paulo e no Distrito Federal, além de medidas cautelares como suspensão de passaportes e restrições de contato entre investigados.
Segundo a Polícia Federal, os fatos apurados podem, em tese, configurar os crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. A investigação busca esclarecer possíveis vínculos com o Banco Master na Bahia. A inclusão do nome de Jaques Wagner entre os alvos da operação eleva a temperatura política em Brasília e na Bahia, especialmente por atingir uma das principais lideranças petistas e um dos mais próximos aliados do presidente Lula.
A operação ocorre apenas dois dias após Wagner subir à tribuna do Senado para rebater uma reportagem que associava seu nome e o do ministro Rui Costa a negócios ligados ao Banco Master. Na ocasião, o senador anunciou que processaria a revista responsável pela publicação. Procurada pelo Pauta Blog, a assessoria de Wagner informou que, assim que tiver um posicionamento, o encaminhará à reportagem. ![]()
//Bahia
A 111 dias das eleições, ACM Neto mantém liderança na Bahia sobre Jerônimo Rodrigues.
- Redação
- em 15/jun/2026
- , às 12:10 pm
A mais recente pesquisa divulgada nesta segunda-feira (15.junho.2026) pelo instituto DataTrends acirra a disputa pelo governo da Bahia a menos de quatro meses (111 dias) das eleições de outubro. O levantamento aponta ACM Neto (UB) com 49% das intenções de voto para o Governo do Estado, dez pontos à frente do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que aparece com 39%. Ronaldo Mansur registra 2%, enquanto 4% dos entrevistados declararam voto branco ou nulo e 6% afirmaram não saber ou preferiram não responder.
O dado chama atenção porque a máquina estadual segue sob controle do PT há quase duas décadas. Mesmo com a estrutura do governo, o apoio do presidente Lula e a forte presença institucional no interior, Jerônimo ainda não conseguiu transformar a herança política recebida de Rui Costa e Jaques Wagner em uma vantagem eleitoral consistente. ACM Neto vem liderando antes mesmo do início oficial da campanha.
Para a oposição, o levantamento reforça o discurso de que existe espaço para mudança de gestão. Já para o grupo governista, os números servem como um alerta precoce de que apenas a força da máquina pública pode não ser suficiente para garantir a continuidade de um projeto político que governa o estado desde 2007. Em política, pesquisas são fotografias do momento. Mas algumas fotografias têm o poder de revelar fissuras que o discurso oficial insiste em esconder.
A pesquisa ouviu 1.200 eleitores entre os dias 7 e 9 de junho de 2026, possui nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,83 pontos percentuais. O instituto informou que a pesquisa está registrada sob os números BA-01587/2026 e BR-02897/2026. ![]()
//Política
Com o aval do prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, Guinho sela apoio aos seus pré-candidatos, Arthur Maia (deputado federal) e Jânio Júnior (deputado estadual)
- Redação
- em 15/jun/2026
- , às 11:20 am
O aniversário de 33 anos do ex-vereador de Itabuna e presidente municipal do União Brasil, Enderson Guinho, ultrapassou o caráter festivo e se transformou em um importante ponto de encontro da política regional neste domingo (14.jun.2026). O evento reuniu lideranças partidárias e pré-candidatos em um ambiente marcado por conversas de bastidores e articulações que já miram as eleições de 2026.
Entre os presentes, chamaram atenção o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL), e seu filho, Jânio Júnior, que é pré-candidato a deputado estadual. Também participou do encontro o deputado federal Arthur Maia (UB), um dos principais quadros do União Brasil na Bahia e nome cotado para buscar a reeleição no próximo pleito. A presença das lideranças evidenciou a movimentação das forças de oposição ao governo estadual.

Guinho “fecha” apoio a Arthur Maia (deputado federal) e Jânio Júnior (deputado estadual) em encontro Itabuna.
O encontro reuniu ainda representantes de diferentes municípios do sul da Bahia, consolidando o aniversário do ex-vice-prefeito Guinho como um espaço de convergência política. Em um cenário de pré-campanha, eventos como esse acabam funcionando como termômetro das alianças e dos movimentos que começam a desenhar o tabuleiro eleitoral baiano para 2026. ![]()
DÊ PLAY E ASSISTA
//Cidades
Governador Jerônimo Rodrigues agradece a parceria com o prefeito Ferlú Mansur durante agenda em Salvador.
- Redação
- em 12/jun/2026
- , às 10:00 am
O prefeito Ferlú Mansur (PSD) voltou de Salvador com um pacote de investimentos que promete reforçar áreas estratégicas de Arataca. Em agenda cumprida nesta quinta-feira (11.junho.26), o gestor participou de um evento ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e assegurou para o município uma nova ambulância, uma van destinada ao Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e recursos para obras de pavimentação asfáltica em importantes vias urbanas. Ferlú também esteve acompanhado do secretário municipal de Planejamento e Administração, Vitor Ferraz Mansur.
Prefeito Ferlú Mansur ao lado do ex-ministro Rui Costa e de Daniel Alencar, pré-candidato a deputado federal.
As conquistas são resultado da articulação política conduzida pelo prefeito junto aos seus aliados, o senador Otto Alencar (PSD), Daniel Alencar, pré-candidato a deputado federal e do ex-ministro Rui Costa, em parceria com o Governo do Estado. Entre as obras contempladas estão intervenções nas ruas Roseira e Santos Dumont, consideradas importantes corredores de mobilidade da cidade. Os investimentos chegam para ampliar a infraestrutura urbana e fortalecer os serviços públicos oferecidos à população.
Segundo Ferlú, os investimentos representam mais um passo no fortalecimento dos serviços públicos municipais: “É com imensa alegria que trago essas importantes conquistas para Arataca. Agradeço profundamente ao governador Jerônimo Rodrigues, ao senador Otto Alencar e ao nosso amigo e pré-candidato a deputado federal, Daniel Alencar, por todo o apoio e empenho. Essas conquistas nos permitirão melhorar significativamente a qualidade de vida dos nossos cidadãos”, afirmou o prefeito.

O secretário Vitor Ferraz e o prefeito Ferlú Mansur acompanham a liberação da nova ambulância e da van destinada ao Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que reforçarão os serviços públicos do município.
A entrega dos novos veículos representa um reforço direto à rede municipal de saúde, especialmente no atendimento de pacientes que necessitam de deslocamento para tratamentos em outras cidades. Já os recursos destinados à pavimentação devem contribuir para melhorar a mobilidade urbana e as condições de tráfego, consolidando mais um capítulo da aproximação entre a gestão municipal e o governo estadual na busca por investimentos para Arataca.
Ferlú Mansur, o senador Otto Alencar e o secretário Vitor Ferraz durante encontro que resultou na conquista de novos investimentos para Arataca.
Quem acompanha Ferlú Mansur sabe que o prefeito não costuma descansar quando o assunto é buscar investimentos para Arataca. Com trânsito político consolidado e presença frequente em reuniões em Salvador e Brasília, o gestor mantém uma rotina intensa em busca de novos recursos para o município. Pode-se considerar Arataca uma cidade antes e outra depois da administração de Ferlú Mansur. ![]()
DÊ PLAY E ASSISTA
//Bahia
Ao lado de Jaques Wagner e Rui Costa, governador Jerônimo Rodrigues afirma que Ponte Salvador-Itaparica já é realidade em construção
- Redação
- em 11/jun/2026
- , às 10:10 am
Após quase duas décadas de anúncios e sucessivas promessas feitas pelos governos petistas da Bahia, a Ponte Salvador-Itaparica voltou ao centro da agenda estadual nesta quinta-feira (11.junho.26). O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve em Maragogipe para acompanhar as atividades no canteiro de obras do empreendimento, considerado um dos maiores projetos de infraestrutura da história baiana. A visita ocorre em um momento em que o governo busca demonstrar avanços concretos em uma iniciativa que atravessou as gestões de Jaques Wagner e Rui Costa sem sair efetivamente do papel.
Durante a agenda, Jerônimo afirmou: “A Ponte Salvador-Itaparica já é uma realidade em construção. Um investimento estratégico para o presente e o futuro da Bahia”. Com potencial para alterar a dinâmica econômica do Recôncavo e da Região Metropolitana de Salvador, o projeto é tratado pelo Palácio de Ondina como uma vitrine da atual gestão.
Após quase vinte anos de promessas, fica a expectativa: a Ponte Salvador-Itaparica finalmente sairá do papel e se transformará em realidade❓ ![]()
DÊ PLAY E ASSISTA
//Política
Após receber Jerônimo, Júnior Marabá aparece ao lado de Flávio Bolsonaro
- Redação
- em 10/jun/2026
- , às 11:30 am
O prefeito de LEM (Luís Eduardo Magalhães), Júnior Marabá (PP), voltou a ocupar o centro das discussões políticas no Oeste da Bahia ao protagonizar, em menos de 24 horas, gestos de aproximação com campos políticos historicamente antagônicos. Na segunda-feira (8.junho.2026), o gestor recepcionou o governador petista Jerônimo Rodrigues, da Bahia. Já na terça-feira (9.jun.2026), esteve ao lado do senador Flávio Bolsonaro (PL), uma das principais lideranças do bolsonarismo nacional, durante visita à Bahia Farm Show, maior feira do agronegócio do Norte e Nordeste.
A movimentação reforça o perfil político pragmático adotado por Marabá. O prefeito não esconde a boa relação com Jerônimo Rodrigues, a quem já se referiu publicamente como “amigo”. Embora afirme que não levantaria a bandeira do PT, também deixa claro que não pretende fazer oposição sistemática ao governo estadual.
O cenário ganha novos contornos porque Marabá chegou a afirmar que não apoiaria ACM Neto em 2026. A declaração chamou atenção, já que, nas eleições de 2022, o prefeito havia declarado apoio à candidatura de ACM Neto ao Governo da Bahia. Posteriormente, buscou fortalecer sua aproximação com o campo bolsonarista e conseguiu o apoio de Flávio Bolsonaro. Também tratou de consolidar essa identidade política ao articular a filiação da primeira-dama, Cinthya Marabá, ao PL, com direito a viagem a Brasília para buscar o aval do senador.
Contudo, a estratégia tem provocado desconforto entre setores mais ideológicos do bolsonarismo no Oeste baiano. Parte da base conservadora da região vê com desconfiança a aproximação frequente entre o prefeito e o governador petista, especialmente em um momento de antecipação das articulações eleitorais para 2026. Para esses grupos, a tentativa de transitar entre diferentes espectros políticos pode gerar ruídos junto ao eleitorado mais identificado com a direita. ![]()
//Política
Em Itabuna, o pré-candidato a deputado estadual Luiz Argôlo amplia articulação regional em agenda com políticos e pastores
- Redação
- em 8/jun/2026
- , às 09:40 am
O empresário Luiz Argôlo, pré-candidato a deputado federal pelo Republicanos, cumpriu uma extensa agenda política em Itabuna nos últimos dias, reunindo lideranças de diversas cidades do sul da Bahia e fortalecendo sua estratégia de expansão eleitoral para as eleições de 2026. A passagem pelo município foi marcada por encontros políticos, reuniões comunitárias e diálogos com representantes religiosos.
Em Itabuna, Argôlo tem construído sua base política ao lado de lideranças conhecidas da cidade, entre elas o vereador Kaiá da Saúde, Marquinhos do Parque Boa Vista, o ex-vereador Gilson da Oficina e o assessor especial Aroldo Borges. O grupo tem atuado na mobilização de apoiadores e na aproximação com comunidades de diferentes bairros, ampliando o alcance do projeto político do pré-candidato.
Durante uma das reuniões, Argôlo destacou a importância das lideranças locais na construção de sua caminhada. “Estou com este grupo maravilhoso, pessoas do bem, que sempre fizeram história aqui em Itabuna. Gilson, Marquinhos e o vereador Kaiá são pessoas atuantes, que moram nos bairros e prestam assistência permanente à comunidade”, frisou.

Ex-vereador Gilson da Oficina, vereador Kaiá da Saúde, deputado Luiz Argôlo e Marquinhos do Parque Boa Vista.
A programação incluiu um almoço com lideranças regionais, uma reunião política que reuniu cerca de 150 pessoas em um hotel da cidade e um café da manhã com a participação de mais de vinte pastores. Os encontros serviram para discutir demandas locais, ouvir representantes de diferentes segmentos e apresentar propostas voltadas ao desenvolvimento do sul da Bahia que deverão nortear a pré-campanha de Argôlo nos próximos meses.
Com passagem pela Assembleia Legislativa da Bahia entre 2003 e 2010 e pela Câmara dos Deputados entre 2011 e 2015, Argôlo relembrou ações realizadas durante sua trajetória parlamentar. Segundo aliados, sua atuação contribuiu para a destinação de recursos voltados ao fortalecimento de serviços públicos, apoio às administrações municipais e investimentos em infraestrutura em diferentes regiões do estado.
OBRAS EM ITABUNA COM O AVAL DE ARGÔLO
Entre as iniciativas citadas por apoiadores estão articulações para obras estruturantes no bairro Maria Pinheiro, a cobertura do canal da Avenida Jorge Amado, melhorias na Estrada da Saúde, no trecho entre Itabuna e Los Pampas, construção de meio-fio em ruas do bairro Jorge Amado, investimentos em infraestrutura, esporte e saúde, apoio ao combate à dengue, incentivo à realização da Expofenita e a iluminação de 14 campos de futebol em bairros populares. ![]()
//Blog
ACM Neto recebe grupo político de Itabuna em Salvador
- Redação
- em 5/jun/2026
- , às 13:00 pm
A movimentação política em torno da sucessão estadual de 2026 ganhou foi marcada nesta semana com um encontro realizado em Salvador que reuniu lideranças de Itabuna e o pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto. A articulação foi conduzida pelo deputado federal Dal Barreto, que levou à capital um grupo representativo da política itabunense para discutir demandas da região e os desafios do futuro governo estadual.
O encontro evidenciou a capacidade de articulação de Dal Barreto junto às principais forças políticas do sul da Bahia. Em um ambiente marcado pelo diálogo direto, o parlamentar apresentou a ACM Neto pautas consideradas estratégicas para Itabuna, reforçando a necessidade de ampliar investimentos e fortalecer políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional.
FORÇA DA JUVENTUDE
Entre os destaques da agenda esteve a participação ativa da juventude. O presidente do União Brasil Jovem de Itabuna, João Abílio, neto da saudosa liderança política Maria Alice, liderou uma comitiva de jovens que participou das discussões e apresentou contribuições sobre os desafios enfrentados pelas novas gerações. A presença do grupo amplia a participação dos jovens nos espaços de decisão política.
ACM Neto recebeu a delegação em clima de proximidade e abertura. Durante a reunião, lideranças tradicionais e representantes da juventude tiveram espaço para apresentar demandas e sugestões, em uma dinâmica que buscou aproximar a pré-campanha estadual das realidades vividas nos municípios do interior baiano.
Este passo sinaliza uma construção de uma rede de apoio regional em torno do projeto político liderado por ACM Neto. Ao reunir diferentes segmentos da sociedade e da política itabunense, Dal Barreto fortalece sua posição como interlocutor do município junto às principais lideranças estaduais e amplia sua influência no tabuleiro eleitoral que começa a se desenhar para 2026. ![]()
//Reino
Na pauta encontro discutirá o uso da Inteligência Artificial no ensino bíblico
- Redação
- em 5/jun/2026
- , às 09:20 am
Neste sábado, 6 de junho, das 8h às 17h, representantes de 67 igrejas batistas de 17 municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia estarão reunidos em Itabuna para participar do “EBD Para o Alto”, um treinamento intensivo voltado à Escola Bíblica Dominical.
O evento acontecerá nas dependências da Igreja Batista Teosópolis e é uma realização da Convenção Batista Brasileira, da Editora Convicção e da Ordem dos Educadores Cristãos do Brasil, com o apoio da Associação Batista Grapiunense e da Convenção Batista do Estado da Bahia.
Segundo o secretário executivo da Associação Batista Grapiunense, pastor Délio Nery, a programação contará com palestras sobre tecnologia e ensino com o uso da Inteligência Artificial na Escola Bíblica Dominical, além de oficinas voltadas para educação pré-escolar, juniores, pré-adolescentes, pais de crianças de 0 a 12 anos, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade.
A Escola Bíblica Dominical é destinada ao estudo da Bíblia Sagrada e ocorre tradicionalmente aos domingos, em horários anteriores aos cultos, geralmente organizada por grupos de estudo conforme a faixa etária.
Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (73) 99145-2991, com Délio Nery. As inscrições podem ser feitas de forma on-line pelo link. ![]()
//Bahia
Andréa avança em Mata de São João e amplia rede de apoios para 2026
- Redação
- em 3/jun/2026
- , às 12:20 pm
A pré-candidata a deputada estadual Andréa Castro deu mais um passo na consolidação de seu projeto político para 2026 ao reunir importantes lideranças de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador, durante encontro realizado na noite desta terça-feira (2.junho). O evento evidenciou o movimento de articulação que a advogada vem construindo em diferentes regiões da Bahia, ampliando sua presença no cenário estadual.
A agenda contou com a participação do prefeito Bira da Barraca e do ex-prefeito e ex-deputado federal João Gualberto, duas das principais referências políticas do município. O encontro também reuniu vereadores, lideranças comunitárias e apoiadores que passaram a integrar a base de sustentação da pré-candidatura de Andréa na cidade.
Além do apoio institucional de figuras influentes da política local, Andréa fortaleceu alianças com os vereadores Dadau e Elinaldo, além das lideranças Lulu, Simone, Beto do Amado Bahia, Pastor Sandro e Giló. O grupo reforça a estratégia de capilarização adotada pela pré-candidata, que busca construir uma rede de apoios distribuída por diversas regiões do estado.
Andréa destacou a importância do diálogo com os municípios e agradeceu a receptividade encontrada em Mata de São João: “Recebo com muita gratidão a confiança de cada liderança e de cada pessoa que acredita no nosso projeto. Tenho percorrido a Bahia ouvindo as pessoas, aprendendo com cada realidade e construindo uma caminhada baseada no diálogo, no trabalho e no compromisso com os municípios. Meu muito obrigada a Mata de São João por esse acolhimento tão especial”, afirmou a primeira-dama de Itabuna.
A passagem pelo município integra uma série de agendas políticas realizadas nos últimos meses. Com presença crescente em diferentes territórios baianos, Andréa Castro amplia sua articulação regional e consolida apoios que podem ser decisivos na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia nas eleições de 2026. ![]()
//Cidades
Itabuna não terá expediente nas repartições municipais na sexta
- Redação
- em 3/jun/2026
- , às 08:50 am
A Prefeitura de Itabuna não terá expediente na próxima sexta-feira (5.junho), conforme prevê o Decreto Municipal nº 16.670, publicado em 16 de janeiro deste ano e responsável por instituir o Calendário Administrativo da Administração Pública Municipal Direta para o exercício de 2026. A medida segue o planejamento previamente estabelecido pela gestão municipal e abrange os órgãos da administração direta.
De acordo com o decreto, as entidades da Administração Indireta, Autárquica e Fundacional poderão adotar calendários próprios, observando sua autonomia administrativa e financeira, desde que não haja determinação específica em sentido contrário. A decisão mantém a organização do funcionamento da máquina pública municipal e segue as diretrizes definidas para o calendário oficial do ano.
O Decreto também que não se aplica às repartições municipais cujos serviços não podem sofrer interrupção, por serem considerados essenciais:
I – Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), vinculados à Secretaria Municipal de Saúde; e
II – Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI).
Segundo o decreto, as atividades desenvolvidas em regime de plantão deverão, no âmbito de suas unidades de lotação, observar o regime de escala ou plantão previamente definido pela autoridade administrativa competente, assegurando a continuidade e a regularidade das atividades essenciais, em especial:
I – as casas de acolhimento e abrigamento de crianças, adolescentes, população em situação de rua e mulheres vítimas de violência, vinculadas à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, ao Conselho Tutelar e ao Serviço Especializado de Abordagem Social;
II – a Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil, vinculadas à Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública; e
III – os servidores investidos no exercício de atividades típicas do poder de polícia administrativa, em especial os auditores fiscais, os analistas tributários, os agentes de fiscalização, os técnicos em saúde da Vigilância Sanitária e os agentes de trânsito. ![]()
//Bahia
Entrega de unidade especializada marca nova etapa dos investimentos da gestão municipal
- Redação
- em 2/jun/2026
- , às 13:30 pm
Em um ato que reuniu lideranças políticas, servidores e moradores, o prefeito Ferlú Mansur inaugurou neste domingo (31.maio) o novo espaço do Centro Especializado Multidisciplinar (CAEM), consolidando mais um investimento da gestão municipal na ampliação da rede de atendimento especializado em Arataca. A unidade passa a funcionar em uma estrutura próxima à Secretaria de Educação e foi apresentada como um dos principais equipamentos públicos entregues pela administração neste ano.

Com aliados e moradores, Ferlú entrega novo CAEM e consolida marca administrativa.
A cerimônia teve forte componente político e institucional. Entre os presentes estavam o pré-candidato a deputado estadual Daniel Alencar, o vice-prefeito Elton de Anuri, vereadores da base governista, secretários municipais e representantes da sociedade civil. O evento reuniu dezenas de moradores e transformou a inauguração em uma demonstração de prestígio da atual gestão junto à comunidade.
Em homenagem à arataquense Thamires Andrea Conceição Silva, o novo CAEM foi concebido para concentrar atendimentos especializados em diferentes áreas, ampliando o acesso da população a serviços multidisciplinares. A expectativa da prefeitura é que a estrutura contribua para reduzir demandas reprimidas e fortaleça a rede de assistência oferecida pelo município.

Em ato prestigiado, prefeito inaugura equipamento voltado ao atendimento especializado.
Durante o discurso de inauguração, Ferlú Mansur destacou que o equipamento simboliza uma gestão voltada para resultados concretos. “Este novo espaço do CAEM é a prova do nosso compromisso com o desenvolvimento de Arataca. É um espaço pensado para servir à nossa comunidade com excelência e dignidade, homenageando a nossa querida Thamires Andrea. Tenho certeza de que aqui faremos a diferença na vida de muitas pessoas”, afirmou Mansur.

Prefeito Ferlú Mansur e o pré-candidato a deputado estadual Daniel Alencar.
A entrega da unidade ocorre em um momento em que a administração municipal busca consolidar uma agenda de investimentos em áreas estratégicas. Mais do que uma nova estrutura física, o CAEM surge como uma aposta da gestão para ampliar a presença do poder público na vida dos cidadãos e reforçar um discurso de desenvolvimento baseado na qualificação dos serviços essenciais oferecidos à população. ![]()
//Política
Ex-presidente da ATIL e ex-vereador, Alcides Kruschewsky morre em Salvador
- Redação
- em 1/jun/2026
- , às 12:50 pm
Ilhéus amanheceu de luto nesta segunda-feira (1.junho): morreu, aos 66 anos, o ex-vereador Alcides Kruschewsky, em Salvador, onde realizava tratamento de saúde após ser diagnosticado, há pouco mais de um mês, com um câncer nas vias biliares. Figura conhecida da vida pública ilheense, Alcides construiu uma trajetória marcada pela defesa do desenvolvimento econômico e turístico de Ilhéus e de toda a região sul da Bahia.
Vereador por dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2012, Kruschewsky deixou sua marca no Legislativo municipal ao atuar em pautas voltadas ao fortalecimento da infraestrutura, do turismo e da integração regional. Aposentado do Banco do Brasil, também acumulou passagens pelo Executivo, onde comandou as secretarias de Turismo, Comunicação Social e a Chefia de Governo, tornando-se um dos quadros mais experientes da administração pública local.
Nos últimos anos, presidia a Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL). Kruschewsky deixa a esposa, dois filhos e uma neta recém-chegada. A notícia provocou comoção entre amigos, familiares e lideranças políticas da região, que destacam seu legado de dedicação ao serviço público. ![]()
//Saúde
Afya Itabuna fortalece formação acadêmica com acreditação global
- Redação
- em 22/maio/2026
- , às 13:10 pm
A Society for Simulation in Healthcare (SSH), uma das principais referências mundiais em simulação na área da saúde, concedeu à Afya Itabuna uma acreditação internacional de excelência em educação baseada em simulação. O reconhecimento foi conquistado em 2026, após cerca de dois anos de preparação e avaliações rigorosas realizadas no centro de simulação da instituição, em Itabuna, na Bahia. A certificação valida padrões internacionais de qualidade em ensino, infraestrutura, treinamento e segurança do paciente, destacando a unidade entre um grupo seleto de instituições que seguem critérios globais de excelência na formação em saúde.
A acreditação da SSH funciona como um selo internacional de qualidade concedido a centros de simulação que atingem elevados padrões em educação, avaliação e treinamento em saúde. Sendo assim, representa uma validação internacional de processos, metodologias e práticas educacionais. Durante a avaliação, foram analisados aspectos como estrutura física, organização dos cenários de simulação, capacitação docente, metodologia de ensino e impacto na formação dos estudantes.
No cenário internacional, a certificação é considerada uma das mais relevantes da área de simulação em saúde. Com a acreditação, a instituição passa a ser avaliada de acordo com padrões globais de excelência, sendo comparada a centros de referência internacional em educação médica. Para João Pedro Reis de Almeida, professor e responsável pelo laboratório de simulação da Afya Itabuna, o reconhecimento representa “um divisor de águas” para a formação acadêmica oferecida pela instituição.

Reconhecimento internacional projeta Afya Itabuna no cenário da saúde.
“Não se trata apenas de reconhecimento, mas de validação de qualidade em nível internacional. A instituição passa a demonstrar, de forma objetiva, o compromisso com uma educação baseada em evidências, segurança do paciente e melhores práticas”, destacou.
Para o Diretor Geral da Afya Itabuna, professor Dr. Luciano Tourinho, a conquista reforça o impacto regional da instituição na formação em saúde e evidencia o compromisso da unidade com padrões internacionais de excelência. “Receber uma acreditação internacional dessa relevância coloca a Afya Itabuna em posição de destaque no cenário da educação em saúde e fortalece nosso compromisso com a formação de profissionais mais preparados para atender a sociedade com qualidade, responsabilidade e humanidade. É uma conquista que pertence a todos que acreditam no poder da educação para transformar vidas. Cada docente, colaborador e estudante fez parte dessa trajetória. Ver a Afya Itabuna ser reconhecida internacionalmente mostra que estamos no caminho certo: formando profissionais com excelência técnica, responsabilidade e cuidado humano”, afirmou.
Ao longo de aproximadamente dois anos, a Afya Itabuna desenvolveu um trabalho contínuo de aprimoramento dos processos internos, fortalecimento das práticas pedagógicas e alinhamento das equipes aos padrões internacionais exigidos pela acreditação. Durante esse período, foi consolidada rotinas, aperfeiçoamento de fluxos operacionais e estruturação de metodologias voltadas para a excelência na formação em saúde, reforçando o compromisso com qualidade, inovação e segurança do paciente.
Ao longo do processo, a equipe da instituição atuou na organização e padronização dos processos do centro de simulação, estruturando atividades práticas, metodologias de ensino e instrumentos de avaliação alinhados aos critérios internacionais exigidos pela SSH. Entre os momentos mais marcantes da acreditação esteve a etapa final de avaliação, realizada integralmente em inglês com representantes internacionais da entidade, envolvendo simultaneamente três instituições do Grupo Afya.
Na prática, a acreditação fortalece diretamente a formação dos estudantes ao ampliar a qualidade dos treinamentos em cenários clínicos simulados, permitindo o desenvolvimento técnico e comportamental em ambientes seguros e controlados. A metodologia possibilita que os alunos pratiquem situações críticas da rotina médica com acompanhamento estruturado, feedback qualificado e foco na segurança do paciente.

Centro de excelência em simulação médica ganha selo internacional.
“O diferencial foi a construção coletiva de uma cultura de qualidade sustentada por processos sólidos, alinhamento institucional e melhoria contínua. A acreditação valida um trabalho que vai além da estrutura física e impacta diretamente a formação dos alunos, que passam a vivenciar treinamentos mais organizados, realistas e seguros. Isso se reflete também na assistência à comunidade, com profissionais mais preparados, maior segurança clínica e qualificação do cuidado em saúde”, destacou João Pedro Reis de Almeida.
Mesmo após a conquista, a instituição reforça que o compromisso com a excelência permanece como prioridade institucional. A manutenção da acreditação exige atualização contínua dos processos, capacitação das equipes e alinhamento permanente aos padrões internacionais de qualidade, consolidando uma cultura educacional baseada em inovação, melhoria contínua e compromisso com a formação de profissionais cada vez mais preparados para os desafios da assistência em saúde.
Para João Pedro Reis de Almeida, a simulação é uma ferramenta essencial na formação acadêmica. “A simulação é o espaço onde se aprende de verdade, onde é possível errar sem medo e evoluir com segurança. Excelência não acontece por acaso. Ela nasce da consistência, de processos bem-feitos e de pessoas comprometidas todos os dias”, concluiu.
A AFYA ITABUNA: referência em ensino superior na área da saúde no sul da Bahia, unindo inovação, tecnologia e formação acadêmica voltada para a prática profissional. A instituição oferece uma estrutura moderna e metodologias alinhadas às principais tendências da educação médica.
Para conhecer mais sobre os cursos, estrutura e projetos da instituição, entre em contato com a unidade, acesse nosso site www.itabuna.afya.com.br ou visite o campus em Itabuna. Está localizada na Av. Ibicaraí, 3270, Nova Itabuna, Itabuna/Bahia, CEP: 45.600-769. ![]()
//Política
Valderico Junior prestigia ato com Ângelo Coronel em Ilhéus // 📷 Fotode Nadson Carvalho
- Redação
- em 14/maio/2026
- , às 12:30 pm
O prefeito Valderico Junior participou da sessão solene da Câmara de Vereadores de Ilhéus que concedeu ao senador Ângelo Coronel o Título de Cidadão Ilheense. Conhecido na Bahia como “Senador do Cacau”, Coronel recebeu a homenagem pelo apoio às pautas da região cacaueira e pela defesa do desenvolvimento do sul do estado.
Durante o evento, foi destacada a importância da aproximação entre Ilhéus e lideranças com atuação em Brasília. O prefeito Valderico Junior ressaltou o papel do senador na defesa dos interesses regionais. “Ilhéus precisa fortalecer cada vez mais o diálogo com representantes que conhecem a importância econômica e histórica do sul da Bahia. Ângelo Coronel tem mantido esse compromisso com a nossa região”, afirmou o prefeito.
Ao agradecer a homenagem, o senador reafirmou o compromisso de continuar apoiando ações voltadas ao fortalecimento da economia regional e da cadeia produtiva do cacau. ![]()
//Bahia
Presidente Lula cumpre agenda em Camaçari com foco em habitação e fertilizantes
- Redação
- em 14/maio/2026
- , às 10:40 am
O presidente Lula desembarca na Bahia nesta quinta-feira (14.maio.26) para uma agenda concentrada em Camaçari. Pela manhã, às 10h, Lula participa da entrega de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida no Residencial Verdes Horizontes I e II, empreendimento financiado por meio do Novo PAC. O ato ocorre na Avenida Industrial Urbana, no bairro Ponto Certo.
À tarde, às 14h, o presidente visita a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia, no Polo Petroquímico de Camaçari, onde a produção foi retomada em janeiro de 2026 após investimento de R$ 100 milhões. A unidade possui capacidade para produzir 1,3 mil toneladas diárias de ureia, volume equivalente a cerca de 5% da demanda nacional. ![]()
//Cidades
Campanha nas escolas amplia cobertura vacinal em Uruçuca
- Redação
- em 6/maio/2026
- , às 08:50 am
A Prefeitura de Uruçuca promove, entre os dias 12 a 14 de maio, uma ação de vacinação voltada a crianças e adolescentes da rede escolar, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção contra diversas doenças.
A iniciativa leva o atendimento diretamente às escolas, facilitando o acesso às vacinas e incentivando a atualização da caderneta dos estudantes.
A ação reforça a importância da imunização como medida essencial de saúde pública, contribuindo para a redução de doenças e a proteção coletiva.
A participação dos alunos depende da apresentação dos documentos obrigatórios, que devem ser enviados pelos responsáveis.
Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão de vacinação e a autorização assinada pelos responsáveis.
A recomendação é que pais ou responsáveis verifiquem previamente a situação vacinal dos estudantes e garantam o envio da autorização dentro do prazo.
A mobilização integra as estratégias de promoção da saúde no município, fortalecendo o cuidado com crianças e adolescentes e contribuindo para uma cidade mais protegida. ![]()
José Ronaldo entra no jogo e bancará Zé Chico em 2026
- Redação
- em 2/maio/2026
- , às 14:50 pm
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (UB), decidiu entrar de vez na montagem do cenário eleitoral de 2026 e, segundo apuração do Pauta Blog, deve apoiar a pré-candidatura de Zé Chico (UB) para deputado federal. Chico é presidente do UB em Feira e empresário conhecido no município, mas nunca disputou cargo municipal, concentrando sua trajetória em campanhas de alcance estadual.
Ao longo dos últimos anos, Zé Chico tentou se firmar nas urnas em diferentes projetos. Em 2006, concorreu ao Senado pelo PDT. Depois, buscou vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2014 e 2022, já pelo União Brasil, ficando em segundo lugar com 34.540 votos em 2022. Agora, contará com o ativo político mais valioso do interior baiano: a estrutura e a influência de José Ronaldo em Feira de Santana.
O gesto sinaliza que o prefeito pretende atuar intensamente na sucessão. Em evento recente, resumiu seu estilo político ao afirmar: “Eu só entro em uma luta de corpo e alma”. A mesma disposição foi demonstrada no fim de março, quando lançou em Feira a pré-candidatura de ACM Neto (UB) ao governo, com Zé Cocá (PP) na vice, além de dos nomes de João Roma (PL) e Angelo Coronel (Republicanos) ao Senado.
Ainda, segundo apuração do Pauta Blog, a coordenação de campanha de Zé Chico ficará por conta do assessor pessoal de José Ronaldo, Matheus Pinheiro, que também é presidente do União Jovem da Bahia. ![]()

Notícias mais lidas
CASO BANCO MASTER❗ Bahia: Polícia Federal mira o senador Jaques Wagner em nova fase da Operação Compliance Zero
Escritor e Master Coach Valter Vieira é um dos coautores do livro Legado
TERMÔMETRO❗ ACM Neto tem 49% na corrida pelo governo da Bahia, contra 39% de Jerônimo Rodrigues, aponta DataTrends
Itabuna: Posto de saúde do Bairro da Conceição vai ser entregue nesta terça-feira
ENTREVISTA❗ Manoel Porfírio solta o verbo sobre sucessão municipal em 2024; assista!
ENTREVISTA❗ Presidente do PT de Itabuna, Jackson Moreira garante apoio do MDB à pré-candidatura de Geraldo Simões: "A direção do MDB está comprometida!"
Zé Drone Imagens Aéreas registra novo campus da UFSB entre Itabuna e Ilhéus
PREGO BATIDO, PONTA VIRADA❗ Enderson Guinho recepciona o prefeito Jânio Natal em Itabuna e sela apoio a Arthur Maia e Jânio Júnior para 2026 no sul da Bahia
TRÁGICO❗ Grave acidente de caminhão deixa dois mortos na estrada entre Uruçuca e Ilhéus
URUÇUCA❗Prefeitura suspende consignações do cartão Credcesta na folha dos servidores














