//

Prefeito Marão e o governador Rui Costa; UPA localizada na Avenida Esperança vai ser inaugurada na próxima sexta-feira às 9h

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), mais conhecido como Marão, anunciou que o governador Rui Costa (PT) vai até a cidade de Ilhéus na próxima sexta-feira (3.junho) para inaugurar a nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento) localizada na Avenida Esperança. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Frequência Política.

De acordo com Marão, a entrega do novo equipamento é mais um fruto da parceria entre o município e o estado: “Na sexta-feira, nós estamos inaugurando mais uma UPA. Não é uma UPA, é um hospital na entrada de Ilhéus para atender a população de Ilhéus e Itabuna. Nosso governador, mais uma vez, vai estar na região na sexta-feira, dia 3, às 9h, na Avenida Esperança, para entregar mais um equipamento dessas ações feitas na parceria da região de Ilhéus e Itabuna com o governador Rui Costa”.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Jabes Ribeiro e Nem Bahia, Humberto Mattos e Naeliton Pinto, Manoel Porfírio, Gilson da Oficina, Erasmo Ávila, Pancadinha, Augusto e Guinho, Jerbson Moraes, Soane Galvão, Pellegrini, Eduardo Carqueija

Artur Silva e ACM Neto

Leia em: < 1 minuto

O prefeito Artur Silva (PP), de Barra, no Médio São Francisco baiano, declarou apoio às pré-candidaturas de ACM Neto (UB), ao governo da Bahia, e Cacá Leão (PP), ao Senado, nesta 2ª feira (30.maio), durante encontro na sede do União Brasil, em Salvador. Para ele, essa aliança vai alavancar, de forma célere, o desenvolvimento da região. O vice-governador João Leão também participou da reunião.

“Neto é o governador que o povo está querendo. Não tenho dúvidas que ele vai fazer um excelente trabalho para a Bahia e a Barra não poderia ficar fora desse processo. Eu tenho certeza que nós vamos alavancar, vamos desenvolver muito mais rápido, dando o suporte ao nosso município para ampliar a geração de emprego, renda que está começando a acontecer e fazer os projetos estratégicos e estruturantes”, afirmou o prefeito.

Artur Silva disse ainda que Cacá será estratégico nesta construção. “A Barra nunca viu uma emenda de nenhum senador e sempre votou nos senadores. Agora a gente vai ter Cacá colocando recursos para nossa cidade desenvolver. Cacá, por um lado, e João Leão, como pré-candidato a deputado federal, por outro lado, trabalhando muito pelo desenvolvimento de nossa cidade”.

📷 Foto de Matheus Lemos
Leia em: 2 minutos

“Estou muito feliz e realizada, pois é um sonho dele e de nossa família”, disse Catiara Soares de Figueiredo, mãe do atleta Luiz Figueiredo, de 11 anos. Nesta 4ª feira (1º.junho), o mais novo jogador de futebol foi selecionado para a divisão de base do Fluminense e viaja para Xerém, no Estado do Rio de Janeiro.

Natural de Itabuna, o garoto começou a jogar futebol aos cinco anos de idade na Escolinha da Associação Atlética Banco do Brasil. “Ele sempre gostou muito de futebol e eu sempre incentivei”, frisou Catiara.

A primeira vitória de Luizinho, como é carinhosamente chamado, foi no dia 16 de outubro de 2021, quando a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer trouxe um avaliador do time fluminense para observar o desempenho de alunos de 10 Escolinhas de Futebol, totalizando cerca de 350 alunos de 10 a 16 anos.

O mais novo jogador do time do Fluminense foi pré-selecionado, passando para a segunda etapa no Rio de Janeiro, o que lhe garantiu a vaga na categoria Sub-11, ou categoria pré-mirim. Para se apresentar, ele viajará acompanhado pela mãe Catiara Figueiredo.

"Bicudos" do mesmo partido, porém não estão aliados

Leia em: < 1 minuto

O prefeito Colbert Martins (MDB) vai entrar para a história de Feira de Santana como o “herói da destruição”. A opinião é do vereador Edvaldo Lima, que lista problemas em diversos âmbitos, como educação, saúde, transporte e infraestrutura.

Apesar de serem filiados ao mesmo partido, o parlamentar diz que Colbert Martins não soma ao MDB em Feira de Santana. Segundo ele, a representatividade da sigla no município se resume aos quatro vereadores feirenses: Edvaldo Lima, Lu de Ronny, José Carneiro e Ron do Povo.

Finalizou alertando ACM Neto, pré-candidato ao governo da Bahia: “não acredite no que Colbert fala, é tudo mentira”.

📷 Foto do vereador é Mario Neto/ASCOM-CMFS
Leia em: < 1 minuto

Uma fonte ligada ao Pauta Blog revelou que o pré-candidato ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), estará em Itabuna no início do próximo mês. Claro, se nada sair do script, será no dia 4 de junho.

O palco da festa já tem o local definido: Arena Itabuna, localizada a lado da Prefeitura, no Banco Raso.

A turma petista e a base aliada do Governo prometem uma mega festa.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Jabes Ribeiro e Nem Bahia, Humberto Mattos e Naeliton Pinto, Manoel Porfírio, Gilson da Oficina, Erasmo Ávila, Pancadinha, Augusto e Guinho, Jerbson Moraes, Soane Galvão, Pellegrini, Eduardo Carqueija

Leia em: 5 minutos

⛵ Arca de Noé

O ex-prefeito de Ilhéus e secretário-geral do PP na Bahia, Jabes Ribeiro, declarou sobre a postura do vereador de Itabuna, Nem Bahia (PP), em apoiar a pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo do estado: “Vai arcar com as consequências disso!”. Amanhã, tem a matéria completa aqui no Pauta Blog. Entenda ⤵️

EXCLUSIVO❗ Em Itabuna, vereador Nem Bahia (do PP) vai votar em Jerônimo Rodrigues para governador da Bahia

🔄 Político Lá e Low (1)

O delegado de Polícia Civil aposentado e secretário de Segurança e Ordem Pública de Itabuna, Humberto Mattos (PSD), declarou sobre o cenário de sucessão estadual: “Em Itapé, eu sou apoiador de ACM Neto (União Brasil). Em Itabuna, eu sigo as diretrizes do prefeito”; pode isso, Arnaldo? É o fabuloso dos votos, é?

🔄 Político Lá e Low (2)

Ficou claro que Humberto Mattos vai seguir com Jerônimo Rodrigues (PT) em Itabuna. É a política do Lá e Low!

🗣️ Entrevista sem rodeios

Humberto Mattos criticou a gestão do atual prefeito de Itapé, Naeliton Pinto (PP): “Ele não tem planejamento nem equipe técnica capacitada”. Já, já, tem a entrevista completa.

✅ Bom humor

O vereador Manoel Porfírio (PT) presidiu a última Sessão das Comissões de Legislação na Câmara de Itabuna com um bom humor invejável. Falta esse mesmo bom humor quando recebe uma crítica, né?

😎 Gilson da Jornal

O vereador Gilson da Oficina (PL) só tem duas bandeiras na Câmara: defender o Buraco da Gia e a Hiperbárica. Entretanto, na última sessão, deu uma de crítico de jornalismo e questionou o trabalho dos meios de comunicação de Itabuna: “Essa imprensa roxa…”. É coisa que acontece naquela Câmara, viu?

🥳 Uma Câmara sem apito (1)

Corre pra lá, vem pra cá, mas, até hoje, a Câmara não conseguiu convocar o responsável pela empresa que opera o transporte público em Itabuna – a Atlântico Transportes -, para prestar esclarecimentos sobre o péssimo serviço ofertado à população. Eles sequer atendem aos chamados do presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD). No popular, eles deram o velho “zig now”.

🥳 Uma Câmara sem apito (2)

Erasmo Ávila sobre o transporte público de Itabuna: “É uma decepção, precisa melhorar, Isso é verdade”. Ora, quem não enxerga isso só pode ser cego.

🥳 Uma Câmara sem apito (3)

O vereador Fabrício Pancadinha (Solidariedade), volta e meia, tece críticas ao transporte público da cidade. Vereador, ou muda o disco ou parte direto para o Ministério Público porque a cantiga está velha!

🥳 Uma Câmara sem apito (4)

O vereador Danilo da Nova Itabuna (União Brasil) partiu pra cima do presidente Erasmo Ávila: “O presidente dessa Casa se comprometeu a trazer a empresa para aqui. Eu acho que o presidente deve ter esquecido de trazer o representante da empresa. Estou esperando até hoje! O senhor falou que a empresa viria aqui tem 15 dias e, até agora, nada!”.

🤏 Corote-mini

Durante a última sessão na Câmara de Itabuna, uma cidadã que acompanhava a reunião comparou a embalagem da garrafa de água mineral à “marvada pinga” ao ver o servidor distribuindo o líquido: “Chegou o corote!”. A turma, claro, caiu na gargalhada.

👎👍 Vai ou não vai?

Na últimas duas semanas, rolou um zum-zum-zum no meio político que o vice-prefeito de Itabuna, Enderson Guinho (União Brasil), cortaria relações com o prefeito Augusto Castro (PSD). Até então, só temos uma pergunta: vai ou não vai?

❌ Reeleição não

O presidente da Câmara de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), desistiu de disputar a reeleição da mesa diretora. Para aprovar uma mudança no regimento, eram necessários 14 votos favoráveis e o compromisso já havia sido firmado por mais de 7 vereadores. Acontece que, nos últimos dias, houve uma reviravolta e um dos vereadores mudou de ideia e resolveu retirar a assinatura.

✍️ Mineirinha

A pré-candidata a deputada estadual, Soane Galvão (PSB), vem caminhando como mineira: devagar e sem muita mídia.

🔥 Chamas (1)

O secretário municipal de Relações Institucionais e Comunicação, Alcântara Pellegrini (PSD), vem atuando como “bombeiro” na política itabunense. Em alguns casos, ele consegue despejar água fria e apagar o incêndio, em outros, nem tanto.

🔥 Chamas (2)

Pellegrini, que também é o atual presidente do PSD de Itabuna, no mesmo dia, atendeu vários diretores de jornal e blog da cidade.

💣 Viralizou (1)

A matéria exclusiva do Pauta Blog que revelou que a Câmara de Itabuna está contratando uma empresa de segurança particular para vigiar a repartição pelo valor de 179 mil reais viralizou! O presidente Erasmo Ávila passou a semana toda concedendo entrevistas. Haja português, hein?

UAUUUUUUUUUU❗ Câmara de Itabuna vai contratar empresa de segurança particular para vigiar repartição; Bagatela de 179 mil reais

💣 Viralizou (2)

O empresário Eduardo Carqueija Jr. criticou duramente a Câmara de Itabuna: “Esse povo acha que dinheiro dá em árvore?”. O desabafo veio após a veiculação da notícia sobre a contratação de uma empresa de segurança desarmada para “tomar conta” das dependências da Casa Legislativa.

Empresário Eduardo Carqueija Jr. critica Câmara de Itabuna: “Esse povo acha que dinheiro dá em árvore?”

Matheus Vital é editor de Política do Pauta Blog. Envie a sua sugestão de pauta: matheus@pauta.blog.br

Leia em: 2 minutos

A prefeita Monalisa Tavares esteve visitando nas casinhas do loteamento Vila Felicidade, no bairro Sempre Viva em Ibicaraí, vistoriando de perto o início da aplicação do asfalto nas ruas daquela comunidade.

O asfalto é a última etapa do processo de saneamento básico, aplicação dos meios fios, construção de todas as calçadas, terraplanagem e asfalto nas ruas da Vila e a rua que passa ao lado do CRAS e da Fábrica de Chocolate.

A obra teve início em meados de novembro de 2021, com o início do serviço da construção da rede de drenagem pluvial, sendo importante salientar que toda a construção da rede e a terraplanagem do local foi feito com recursos próprios pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

“Pegamos a cidade com essa obra que não saia do papel e colocamos a mão na massa, pois a prefeitura precisava entrar com a contrapartida da drenagem e também de valores, pois o valor que restava para a obra estava defasado. Depois que fizemos a nossa parte a Construtora ORDF fez todas as calçadas e hoje, finalmente começou a aplicação da camada asfáltica. Estou aqui, acompanhando de perto, muito feliz com mais essa importante obra sendo concluída na nossa gestão e grata por todo o empenho da secretária Yanca Soares e equipe, que trabalharam muito para esse asfalto finalmente ficar pronto”, disse a prefeita Monalisa Tavares.

EMENDA PARLAMENTAR
O recurso dessa obra é oriundo de uma Emenda Parlamentar do Deputado Federal Cacá Leão, no valor de R$ 732.187,50 (Setecentos e trinta e dois mil, cento e oitenta e sete reais e cinquenta centavos), a pedido (na época) do então vereador Flávio Ramos. Além das casinhas do loteamento Vila Felicidade, no bairro Sempre Viva, duas ruas e travessas do bairro Diney Faria também foram contempladas, sendo que uma rua e duas travessas já foram contempladas.

Leia em: 2 minutos

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), nomeou a enfermeira Fernanda Ludgero nesta sexta-feira, dia 27, para assumir a titularidade da Secretaria Municipal de Governo. Até ontem ela ocupava a presidência da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI). A decisão do Chefe do Executivo itabunense foi publicada na edição eletrônica nº 5.150 do Diário Oficial eletrônico do Município, através do Decreto nº 14.957.

A condução de Fernanda Ludgero para a Secretaria de Governo faz parte das mudanças na estrutura da Administração Municipal que o prefeito vem efetivando desde o mês abril. Atende à necessidade de dinamizar a implantação das políticas públicas e projetos de governo para a retomada do desenvolvimento da cidade, principalmente neste período pós-pandemia.

A secretária Fernanda Ludgero (foto) atribuiu sua indicação como um reconhecimento do prefeito Augusto Castro ao trabalho desenvolvido à frente da FASI que assegurou avanços significativos na gestão e melhoria da qualidade no atendimento do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

Fernanda disse ainda que está assumindo a Secretaria de Governo com o propósito de promover, ampliar e fortalecer as relações, o diálogo e interações do governo municipal com o Legislativo, entidades e organizações da sociedade civil.

As mudanças na estrutura de governo foram iniciadas no mês de abril, com a saída do então secretário de Gestão e Inovação, José Alberto Lima Filho, que deixou a pasta para ser pré-candidato a deputado estadual pelo PSB.

Também foram nomeados, agora em maio, os novos titulares das secretarias municipais secretário de Gestão e Inovação, Moisés Figueiredo de Carvalho, de Segurança e Ordem Pública, delegado Humberto Mattos, da Educação, Josué Brandão Júnior, de Esportes e Lazer, Maico Franco Miranda Souza, e da Indústria, Comércio, Emprego e Renda, José Raimundo Araújo.

O prefeito Augusto Castro também vai nomear para assumir a Presidência da FASI, o servidor Roberto Gama Pacheco Júnior. Já para a Superintendência da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos, foi nomeada Saionara Silva Sales, depois de o interino Moisés de Carvalho ter sido dispensado.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Jabes Ribeiro e Nem Bahia, Humberto Mattos e Naeliton Pinto, Manoel Porfírio, Gilson da Oficina, Erasmo Ávila, Pancadinha, Augusto e Guinho, Jerbson Moraes, Soane Galvão, Pellegrini, Eduardo Carqueija

Leia em: 2 minutos

Aconteceu na sede do Ministério Público do Estado da Bahia uma reunião entre componentes da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Ilhéus – o presidente Jerbson Moraes e o primeiro secretário Abrão – com a promotora de Justiça do Estado da Bahia, Alicia Violeta Botelho, para discutir a melhor forma para a realização de um concurso público para compor o quadro de efetivos da instituição e estar dentro da constitucionalidade.

Também participaram da reunião o procurador geral da Câmara, Michael Neves, e o assessor jurídico, Carlos Junior. A reunião que aconteceu nesta sexta já é o segundo encontro que acontece entre as instituições, que já vêm estudando a viabilidade da ação. O próximo encontro acontecerá no dia 07 de junho, com todos os vereadores e a promotora para continuidade da discussão.

De acordo com Jerbson Moraes, esses encontros têm sido muito importantes e “vimos que a realização do concurso público pela Câmara de Vereadores já é possível. É uma promessa minha resolver essa situação dialogando com os órgãos envolvidos”, declarou o vereador. Ainda neste semestre serão definidos os compromissos e prazos que a Câmara deverá cumprir e assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), para definitivamente o concurso ser uma realidade para a população de Ilhéus. “É uma discussão nova na Câmara e pela primeira vez na sua história teremos um concurso público na instituição, organizando toda a estrutura da Casa Legislativa, fazendo com que exista sempre a continuidade dos trabalhos através dos funcionários efetivos, independente dos vereadores que estejam em mandato”, concluiu Jerbson.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Jabes Ribeiro e Nem Bahia, Humberto Mattos e Naeliton Pinto, Manoel Porfírio, Gilson da Oficina, Erasmo Ávila, Pancadinha, Augusto e Guinho, Jerbson Moraes, Soane Galvão, Pellegrini, Eduardo Carqueija

Mattos ainda não decidiu quais serão os seus candidatos a deputado estadual e federal, mas declarou apoio à reeleição do senador Otto Alencar, líder do PSD na Bahia.

Leia em: 3 minutos

O Pauta Blog bateu um papo com o delegado da Polícia Civil da Bahia e atual secretário de Segurança e Ordem Pública de Itabuna (Sesop), Humberto Mattos (PSD).

Para começar, o Pauta quis saber como surgiu a ligação de Mattos com Itapé e ele explicou que sempre frequentou a cidade desde criança e, por isso, passou a ser visto como uma liderança: “Meus pais tinham fazenda em Itapé e eu sempre estive lá presente. Tenho parentes que moram lá e fui criando esse laço de amizade. Eu saí um pouco porque, em cidade pequena, você sai para ganhar a vida. Eu fiquei aqui em Itabuna, me formei em Direito, fiz o concurso da Polícia Civil e fui delegado durante 25 anos. Fui delegado em Conquista, em Feira, participei de grandes operações, assumi diversas delegacias operacionais, trabalhei em Salvador e tive uma trajetória muito ativa e operacional”.

Sobre o cenário de sucessão estadual, o delegado deu uma resposta curiosa ao dizer que vai ter dois posicionamentos diferentes caso seja necessário. Ele relembrou que já recebeu o apoio de ACM Neto (União Brasil) anteriormente, mas, caso o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), precise que ele faça campanha para Jerônimo Rodrigues (PT), ele vai atender às demandas: “Em Itapé, eu sou apoiador do candidato ACM Neto. Aliás, quando eu fui candidato a prefeito, ACM Neto foi eleito o melhor prefeito do Brasil e, naquela época, ele me apoiou como prefeito, então eu acho que conheço a capacidade dele e sei que será um grande governador. Então, eu não tenho motivos para apoiar o candidato adversário. Não tenho nada contra o candidato Jerônimo, mas, lá em Itapé, o governo do Estado sempre apoiou o candidato da situação. (…) Em Itabuna, eu sigo as diretrizes do prefeito [Augusto Castro]. Eu tenho um cargo de confiança e devo a confiança que me foi depositada empregando o meu esforço na parte técnica e, na parte política, no que eu puder ajudar o prefeito, seguirei as diretrizes”.

Mesmo declarando apoio a ACM, o titular da Sesop ainda é filiado ao PSD e disse que não pretende sair da legenda, mas não descarta a mudança: “Há possibilidade [de deixar o PSD] porque a gente não pode desenhar a política de amanhã. Eu não posso fazer nenhum desenho. Não tenho intenção nenhuma de sair do PSD a não ser que me convidem a sair, mas também posso ser convidado por outro partido e posso estudar a possibilidade. É muito dinâmica a política, mas temos que aguardar os resultados das urnas agora porque serão um termômetro para futuramente. Sou candidato [a prefeito de Itapé] e gostaria muito do apoio do próximo governador seja Neto ou Jerônimo. Eu não posso governar uma cidade sem o apoio do governador”.

NA PRÓXIMA SEMANA, VAMOS DIVULGAR AS OUTRAS PARTES DA ENTREVISTA ONDE HUMBERTO MATTOS AVALIA A ATUAL GESTÃO DE ITAPÉ E FALA SOBRE OS DESAFIOS À FRENTE DA SESOP. AGUARDE!!

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Jabes Ribeiro e Nem Bahia, Humberto Mattos e Naeliton Pinto, Manoel Porfírio, Gilson da Oficina, Erasmo Ávila, Pancadinha, Augusto e Guinho, Jerbson Moraes, Soane Galvão, Pellegrini, Eduardo Carqueija

Notícias mais lidas

Outros assuntos