Major Carina Fernanda: conheça a primeira mulher a comandar uma Cipe da Polícia Militar

Leia em: 2 minutos

A major Carina Fernanda da Silva Cunha, 43 anos, é a primeira mulher a liderar uma Cipe (Companhia Independente de Policiamento especializado) da PM e entra para a história da corporação depois de assumir o comando da Cipe Litoral Norte, sediada na cidade de Esplanada.

Gerir uma tropa especializada é, para a oficial, mais um, de tantos outros desafios enfrentados na carreira. “A sensação agora é de responsabilidade e de honrar esse compromisso. Eu sei que fiz uma trajetória muito digna para chegar até aqui. Reconheço o meu empenho. Falar de si é mesmo é difícil, mas a minha trajetória diz tudo”, recordou a comandante.

Carina ingressou na corporação em 1998 e em 2001 entrou para a turma de oficiais. Viveu a maior parte da vida em contato com a PM. Em 1994, quando tinha 15 anos, passou a ser estudante do Colégio da Polícia Militar (CPM), em Salvador, onde fez parte de uma das primeiras turmas da instituição de ensino a ter garotas.

Como policial, Carina acumula passagens pela 42ª Companhia Independente da PM (CIPM/Lençóis), pelos subcomandos da 55ª CIPM (Ipiaú) e da 81ª CIPM (Itinga) no Batalhão de Polícia Rodoviária (Itabuna), Batalhão de Guardas, 10ª CIPM, além de também já ter atuado como ajudante de ordens, na fiscalização e gestão de contratos e na coordenação de recursos humanos.

Por trás da farda, também existe a Carina Fernanda graduada em enfermagem pela Universidade Católica de Salvador, especialista em emergência e UTI pela Faculdade Social da Bahia, faixa roxa de judô pela Federação Baiana de Judô e praticante de atividades físicas. Agora, a oficial tem como meta prestar um bom serviço à população dos 63 municípios que são de responsabilidade da Cipe Litoral Norte.

📷 Foto de Rafael Rodrigues/SSP

Notícias mais lidas

Outros assuntos