Leia em: < 1 minuto

Em entrevista à rádio Salvador FM, ontem (25.maio), o deputado federal Cacá Leão (PP), pré-candidato ao Senado, disse ser contrário à cobrança de mensalidades nas universidades públicas, mas que é favorável à discussão. “Elas foram criadas para ser mantidas pelos governos”.

“Contudo, discutir o assunto é salutar, vivemos numa democracia e todos têm direito de expressar suas opiniões, e o parlamento é exatamente esse lugar para debater o assunto. Mas sou contra porque as universidades públicas precisam ser bancadas pelos governos”, declarou Cacá Leão.

//

Leia em: < 1 minuto

A direção do Hospital Geral de Vitória da Conquista emitiu um alerta hoje (26.maio) para chamar a atenção da população sobre uma fake news que se espalhou nas redes sociais informando sobre a marcação de cirurgias eletivas na unidade.

O hospital informou, também, que não há previsão para realização de nenhum mutirão de cirurgias eletivas e que o card que está circulando é absolutamente falso até porque possui erros gramaticais e está sem o logotipo do hospital e do governo do estado.

Leia em: 2 minutos

Com apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, os jovens atletas Matheus do Carmo, Júlio César de Oliveira e Guilherme Silva foram destaque na Copa do Nordeste de Taekwondo. A competição aconteceu no Ginásio Santos Dumont, nos dias 20 a 22, no Recife (PE).

Na competição, o atleta Matheus do Carmo conquistou o segundo lugar e garantiu pontuação no Ranking Nacional de Taekwondo.

No mês de abril, os três atletas também se destacaram na Seletiva Estadual do esporte, que aconteceu na Região Metropolitana de Salvador. Eles também receberam ajuda para o transporte até Lauro de Freitas e nas despesas com alimentação favorecidos pela Lei de Incentivo ao Esporte criada na administração do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD).

O Taekwondo é uma arte marcial sul-coreana onde são desferidos golpes de socos e chutes contra os adversários para marcar pontos ou nocauteá-los. Os socos podem atingir a região peitoral. Já os chutes, podem atingir qualquer parte do corpo acima da cintura. A luta tem duração de três rounds e pode ser vencida por nocaute e também pela desclassificação do oponente.

“A Secretaria de Esportes e Lazer está se esforçando ao máximo para apoiar nossos atletas, pois acreditamos que o esporte é de fundamental para contribuir na formação educacional, social, psíquica e esportiva de rendimento e participação”, ressalta o secretário de Esporte e Lazer, Maico Franco.

Dão da Rosa, Heri Ribeiro, Lídio e Ramon Dennes: Vereadores cassados alegam que ação movido pelo grupo do prefeito foi para se livrar da oposição

Leia em: 2 minutos

Em Brejolândia, no oeste da Bahia, quatro vereadores tiveram o mandato cassado pela Justiça Eleitoral por suspeita de envolvimento em candidaturas fantasmas nas eleições de 2020. Lídio (PL), Ramon Dennes (PL), Dão da Rosa (PL) e Heri Ribeiro (PL) teriam burlado a cota de gênero solicitada para preencher os números exigidos.

A ação para investigar o envolvimento dos edis nas candidaturas fantasmas foi movida pelo partido União Brasil, que é a mesma legenda do prefeito do município, Edezio Bastos. Segundo o vereador Ramon Dennes, todos os vereadores que faziam oposição ao gestor foram cassados e, agora, a Câmara de Vereadores é composta apenas de aliados do prefeito.

Os vereadores cassados ontem (24.maio) estão cumprindo o segundo mandato e, por isso, questionavam muitas situações ocorridas em Brejolândia, no entanto, eram criticados justamente por não apoiar a gestão atual. Ainda de acordo com Ramon, uma atual servidora da prefeitura e candidata a vereadora nas últimas eleições, Gelcia do Jacinto, assumiu que foi “laranja” e, assim, prejudicou ainda mais a situação do grupo de oposição.

Para os vereadores, houve um claro interesse da gestão municipal em mover a ação para tentar “tirá-los do caminho” e impedir que alguém discorde da administração da cidade. “O prefeito tem um Projeto de Lei de pegar um financiamento via Caixa de 5 milhões de reais para fazer implantação de placas solares nas escolas, porém ele não passou nenhuma relação do projeto explicando sobre os prédios beneficiados, como seria essa energia, valores e negociação para ter um parecer. Então, já começou por aí com a gente não concordando”, completou o vereador Ramon.

De acordo com publicação no site da Câmara, valor do contrato é R$ 179,990,00

Leia em: 2 minutos

A Câmara de Vereadores de Itabuna vai contratar uma empresa de vigilância desarmada para “tomar conta” das dependências do órgão. De acordo com a publicação no site da instituição, o valor do contrato é de R$ 179.990,00.

O questionamento é se, realmente, é necessário contratar uma empresa para atender essa demanda se Itabuna conta com a Guarda Civil Municipal. Entre as atribuições da GCM está a proteção dos bens, serviços e instalações, além da manutenção da ordem e segurança do patrimônio público.

O Pauta Blog questionou o presidente da Casa Legislativa, vereador Erasmo Ávila (PSD), para entender o porquê da contratação. Ávila disse que a GCM não tem como assumir essa função: “A Guarda Municipal de Itabuna não tem contingente nem é preparada para esse tipo de serviço que vai ser feito na Câmara. (…) Dez empresas participaram desse processo e, das dez empresas, ganhou uma empresa que não é aqui de Itabuna e a gente não conhece a empresa. O salário é diferenciado porque o serviço é diferenciado, os caras são preparados e é uma coisa totalmente diferente”.

O presidente disse, também, que a contratação da empresa é necessária: “A Câmara precisa de segurança e o município tem, por obrigação, dar segurança à Câmara. A Guarda está preservando o patrimônio público e não a questão de acessibilidade porque a gente vai passar por várias transformações nessa Casa. (…) Se a gente colocasse o servidor público para fazer a segurança das pessoas e não do patrimônio, é bom observar que ele não fez o concurso público para isso”.

Danilo da Nova Itabuna criticou serviço prestado pela empresa Atlântico Transportes; Erasmo Ávila disse que irá reafirmar o convite ao diretor da empresa

Leia em: 2 minutos

Na sessão ordinária de hoje (25.maio) na Câmara de Vereadores de Itabuna, o vereador Danilo da Nova Itabuna (União Brasil) voltou a criticar o serviço prestado pela empresa Atlântico Transportes, responsável por operar o transporte público coletivo no município. Além disso, Danilo cobrou o presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD), que prometeu que levaria o representante da empresa até a Câmara para prestar esclarecimentos à população.

Segundo Danilo, até o momento, a promessa não foi cumprida e o povo continua sofrendo as consequências: “O presidente dessa Casa se comprometeu a trazer a empresa para aqui. Eu acho que o presidente deve ter esquecido de trazer o representante da empresa. Estou esperando até hoje! O senhor falou que a empresa viria aqui tem 15 dias e, até agora, nada! O povo nos cobra e nós esperamos que o senhor venha a manter a palavra de que a empresa estaria aqui”.

Por outro lado, Erasmo Ávila (PSD) disse que fez o convite ao dirigente da empresa, mas ele não compareceu ainda porque sempre alega que está fora da cidade. Dessa forma, Ávila disse que esse não é um problema da Câmara, mas do representante da Atlântico.

Ainda segundo Erasmo, o convite vai ser refeito, mas o próprio vereador Danilo pode se dirigir à empresa e investigar o serviço: “É interessante que o vereador se dirija â Câmara para entender o que está acontecendo. Vamos reafirmar o nosso convite ao diretor da Atlântico, mas o vereador pode ir lá porque tem livre acesso a qualquer lugar”.

Apenas após 25 minutos, o intérprete de Libras chegou

Leia em: < 1 minuto

A sessão ordinária realizada hoje (25.maio) na Câmara de Vereadores de Itabuna “esqueceu” que precisa do intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para que os surdos possam acompanhar a pauta em discussão. Além disso, a transmissão pelas redes sociais não estava pronta e, mesmo assim, os vereadores iniciaram os trabalhos.

Após 25 minutos de sessão, finalmente, o intérprete de Libras chegou e a transmissão foi feita pelas plataformas digitais. Curioso que alguns atrasos injustificáveis acontecem em algumas sessões, mas, no dia em que os surdos estão sem interpretação adequada, a cordialidade passou longe e o conceito de acessibilidade foi deixado para trás.

Xula diz que vai se filiar ao partido que aceitar caminhar ao lado de Augusto Castro

Leia em: < 1 minuto

O ex-candidato a vereador de Itabuna, Ricardo Xula, anunciou que deixou o partido Patriotas após um impasse com o presidente estadual da sigla, Alexandre Marques. Segundo Xula, desde o início, ele anunciou que o grupo apoiaria a pré-candidatura de Zé Alberto (PSD) a deputado estadual, mas Marques decidiu se candidatar e solicitou o apoio dos correligionários.

Ainda de acordo com Xula, outros componentes da Comissão saíram pelo mesmo motivo, a exemplo do presidente da Cooperativa dos Mototaxistas de Itabuna, Sanderson Girardi, e o professor Eider Nunes. Agora, os membros avaliam o novo partido ao qual devem se filiar caso não haja acordo para retornar ao PSD.

A ideia é que o grupo formado agora se concentre em formar uma base sólida para concorrer às eleições de 2024, mas caminhando ao lado do prefeito Augusto Castro (PSD). “Jamais viraria as costas para o prefeito”, concluiu Xula ao justificar rompimento com Patriotas.

Moradores da cidade denunciaram prefeito após distribuição de peixes para toda a cidade

Leia em: < 1 minuto

Em sessão realizada hoje (25.maio), os conselheiros do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) da Bahia aceitaram uma denúncia contra o prefeito de Itagimirim, Luiz Carlos Júnior Silva e Oliveira (Podemos). A denúncia diz que o gestor cometeu irregularidades relacionadas à promoção pessoal quando distribuiu pescados à população no feriado de Páscoa do ano passado.

Segundo os conselheiros, os alimentos totalizaram o valor de R$76.780,00 e, pelas irregularidades encontradas nos relatórios, o gestor foi multado em R$5 mil. Dois moradores da cidade foram os responsáveis por formalizar a denúncia por desvio de finalidade da ação de auxílio social já que não só famílias carentes receberam as doações, mas sim toda a população da cidade.

Na denúncia, consta, também, que o prefeito aproveitou a distribuição para se autopromover com propósito político-eleitoral uma vez que ele mesmo fez questão de entregar pessoalmente os alimentos.

O Ministério Público de Contas opinou pelo conhecimento e procedência da denúncia com aplicação de multa proporcional à conduta praticada pelo prefeito, mas ainda cabe recurso da decisão.

Alan Stefanni Alves Santos permanece intubado no Hospital Geral de Vitória da Conquista

Leia em: 2 minutos

Os funcionários das empresas de transporte público coletivo municipal de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, paralisaram as atividades das 4h às 6h de hoje (25.maio) para pedir mais segurança para a categoria. A manifestação aconteceu porque um cobrador de ônibus foi esfaqueado por um assaltante ontem (24.maio) quando estava a caminho do trabalho.

De acordo com a categoria, Alan Steffani Alves Santos, de apenas 29 anos de idade, estava no ponto aguardando o veículo para chegar ao trabalho quando foi abordado por um assaltante. Mesmo depois de entregar todos os pertences para o criminoso, ele foi esfaqueado em uma clara tentativa de latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Ferido, Alan conseguiu caminhar até a casa de um familiar para pedir socorro.

O jovem cobrador permanece internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde deu entrada em estado gravíssimo já que a facada perfurou o pulmão e uma parte do coração. Felizmente, o boletim médico emitido hoje aponta que o quadro de saúde da vítima evoluiu e é considerado estável, mas ele permanece intubado.

Segundo informações do pai do jovem, Alan é natural da cidade de Itabuna e estava morando em Vitória da Conquista há 2 anos, onde conseguiu o emprego de cobrador de ônibus faz pouco tempo.

Notícias mais lidas

Outros assuntos