//

Prefeito Milton Cerqueira foi multado em R$ 4 mil

Leia em: < 1 minuto

Na sessão de hoje (31.maio), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) decidiram rejeitar as contas da prefeitura de Almadina referentes ao ano de 2020, que são de responsabilidade do prefeito Milton Cerqueira (Podemos). De acordo com o TCM, as contas foram reprovadas porque não havia recursos em caixa para pagamento dos restos a pagar, o que viola o Artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Os conselheiros determinaram, também, a formulação de representação do Ministério Público Estadual para que seja apurada a ocorrência de crime contra as finanças públicas. Além disso, Milton Cerqueira foi multado em R$ 4 mil pelas demais irregularidades encontradas durante a análise dos relatórios técnicos, mas ainda cabe recurso das decisões.

Ainda na sessão de hoje, os conselheiros rejeitaram as contas de 2020 da prefeitura de Tanhaçu, de responsabilidade do prefeito Jorge Teixeira da Rocha. Também foi aplicada a multa de R$ 3 mil por outras irregularidades encontradas nas contas.  Cabe recurso da decisão.

Maus tratos eram praticados pelo filho da vítima e pela companheira dele

Leia em: < 1 minuto

Desde o início deste mês, a Polícia Civil de Itagibá estava investigando um suposto caso de maus tratos a uma idosa de 66 anos de idade. Ontem (30.maio), os policiais cumpriram dois mandados de prisão contra o filho dela e a atual companheira dele por suspeita de maus tratos, lesão corporal e estupro.

De acordo com as investigações, que contaram com os depoimentos de testemunhas e da própria vítima, a senhora era abusada, agredida e maltratada dentro da própria casa. O casal suspeito de cometer as atrocidades permanece à disposição da justiça.

//

Ao menos cinco pessoas ficaram feridas com as batidas // 📷 Foto: Rede Sociais

Leia em: < 1 minuto

Na manhã de hoje (31.maio), vários veículos ficaram engavetados na BR-101, trecho de Itabela, no extremo sul baiano, por causa da intensa neblina na rodovia. De acordo com a polícia, cerca de 5 pessoas ficaram feridas com as batidas e foram encaminhadas ao hospital.

Ainda segundo a polícia, o motorista de um carro de passeio teria freado bruscamente pela falta de visibilidade provocada pela neblina. Atrás dele, seguiam dois ônibus, dois caminhões e uma ambulância, mas os condutores não conseguiram frear a tempo e colidiram.

"As pesquisas mostram que o governo é bem avaliado. Ele tem uma força de trabalho muito grande, mas eu falo por Uruçuca e pela região. É um modus operandi do PT ficar prometendo e não cumprir", dispara Moacyr sobre atuação de Rui

Leia em: 3 minutos

O prefeito reeleito de Uruçuca, Moacyr Leite (União Brasil), concedeu entrevista à Rádio Interativa no último sábado (28.maio) e teceu várias críticas ao governador Rui Costa (PT) e aos últimos 16 anos em que o PT governou a Bahia. De acordo com Moacyr, Rui foi bom gestor para Ilhéus, mas, para Uruçuca, “o governo do estado é zero!”.

No início da entrevista, o prefeito relembrou as eleições de 2016 e a vitória sobre o Partido dos Trabalhadores: “Enfrentamos o PT, ganhamos do PT nas urnas e no Tribunal porque toda a alta cúpula do PT foi pra cima tentando reverter a decisão das urnas no tapetão. Nós conseguimos vencer com o apoio fortíssimo do deputado Paulo Azi e fazer valer a decisão das urnas. Fizemos o terceiro mandato sem apoio nenhum do governo do estado. Apesar do governador Rui Costa ter sido bem votado em Uruçuca, mesmo contra a minha vontade. Rui costa virou as costas para Uruçuca, nós não temos apoio do governo do estado. Mesmo assim, conseguimos reeleição com votação muito maior e essa é a prova de que o gestor não precisa, necessariamente, ter o apoio do governo do estado”.

“Eu vejo Rui Costa como um governador bom para Ilhéus, mas, para Uruçuca e Itabuna, não vejo as ações”.

Questionado sobre como avalia a gestão de Rui, o prefeito foi taxativo ao dizer que ele foi bom para o município de Ilhéus, mas não para Uruçuca e outras cidades da região: “As pesquisas mostram que o governo é bem avaliado. Ele tem uma força de trabalho muito grande, mas eu falo por Uruçuca e pela região. Eu vejo Rui Costa como um governador bom para Ilhéus, mas, para Uruçuca e Itabuna, não vejo as ações. Tem as promessas da vida toda de sempre na boca da eleição. É um modus operandi do PT ficar prometendo e não cumprir, ficar enganando o povo. Em Uruçuca, o governo do estado é zero. Estradas estaduais sem nenhuma manutenção, que é a obrigação do estado. O que depende do estado, em Uruçuca, é zero. Eu não avalio como um bom governador para Uruçuca. (..) O Desenbahia, por exemplo, que é o banco do estado, aplica apenas no oeste e, na região cacaueira, não faz aplicação. É por isso que estou apoiando o outro pré-candidato porque acredito nas propostas de ACM Neto (União Brasil)”.

“Tem as promessas da vida toda de sempre na boca da eleição. É um modus operandi do PT ficar prometendo e não cumprir, ficar enganando o povo”.

Sobre a eleições para deputados federal e estadual, Moacyr expressou apoio à reeleição de Paulo Azi (União Brasil) e Kátia Oliveira (União Brasil), respectivamente: “Para deputado federal, pela terceira vez, vou votar no deputado da melhor qualidade. Eu estou na política faz 30 anos e já conheci diversos deputados, mas o deputado federal Paulo Azi é diferenciado. Prova disso é a administração de Uruçuca, é a reeleição que nós tivemos, tudo isso graças ao apoio do deputado federal Paulo Azi. A gente vai continuar com ele porque não é apenas um deputado, é meu amigo pessoal e amigo dos meus amigos de Uruçuca. (…) Nós estamos com Kátia Oliveira. Na semana passada, ela esteve em Uruçuca trazendo uma patrol zero bala. Olha aí o investimento! Para ter o apoio do meu grupo, tem que vir primeiro o investimento. (…) Ela vai compensar colocando mais recursos para Uruçuca antes mesmo de receber o voto. Ela é uma pessoa super humilde! Então, vamos ter Paulo Azi para federal e Kátia Oliveira para estadual”.

“Em Uruçuca, o governo do estado é zero. Estradas estaduais sem nenhuma manutenção, que é a obrigação do estado”.

Político apresenta sintomas leves e está isolado em casa

Leia em: < 1 minuto

Ontem (30.maio), o senador e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), foi diagnosticado com a Covid-19. O político utilizou as redes sociais para comunicar que está com sintomas leves da doença graças à vacina: “Estou bem, com sintomas leves e isolado em casa, em Salvador. Felizmente, as quatro doses da vacina amenizaram os efeitos do vírus. Viva a ciência! Viva o SUS!”.

//

Deputada estadual Fabíola Mansur, o prefeito Ferlú Mansur (direita) com uma das atrações

Leia em: 2 minutos

A “Arafolia 2022 – Micareta da Alegria” de Arataca foi um verdadeiro sucesso! Passaram pela cidade grandes nomes da música baiana como Parangolé, Kevi Jonny, Papazoni, La Fúria e Kaio Oliveira.

Depois de dois anos sem a realização de grandes eventos na cidade por causa da pandemia da Covid-19, o público foi ao delírio e cantou os hits junto com os artistas. O evento foi um grande exemplo de organização e credibilidade, mais uma marca positiva na gestão do prefeito Ferlú Mansur (PSD).

A Polícia Militar marcou presença no dias de festa para garantir que a população pudesse curtir com segurança e tranquilodade. O evento também foi uma excelente oportunidade para que vendedores ambulantes pudessem garantir uma renda extra com a venda de bebidas e alimentos, movimentando a economia local.

Satisfeito com o resultados dos festejos, o prefeito Ferlú fez um balanço dos três dias de festa: “A ideia foi proporcionar um momento de descontração para o nosso povo que, com certeza, merece um investimento como esse. A festa foi muito organizada, alegre e fomentou o comércio local. Graças a Deus, a nossa gestão vem cumprindo tudo o que prometeu. Vem muito mais por aí!”.

Vereador Danilo sobre empréstimo milionário: "Eles não trazem nada concreto pra gente"

Leia em: 2 minutos

Nesta 2ª feira (30.maio), foi aberta a votação para que os vereadores opinassem sobre a solicitação da prefeitura de Itabuna para contrair um empréstimo de até 30 milhões de dólares. A sessão aconteceu na Comissões da Câmara de Vereadores e o vereador e relator do projeto, Sivaldo Reis (PL), deu parecer favorável à solicitação, mas, em seguida, Danilo da Nova Itabuna (União Brasil) pediu vista no projeto.

“O presidente da Casa [Erasmo Ávila] não estava aqui hoje. Ele tinha que estar aqui também para dar o parecer favorável dele! Ele se escondeu, ele não apareceu aqui! Essas coisas nós não vamos aceitar!”.

“Sônia Fontes não me convenceu! Almir [Melo Júnior] não me convenceu! (…) Eles querem empurrar de qualquer jeito!”.

O Pauta Blog conversou com o vereador Danilo para entender o porquê do posicionamento contrário e ele não teve papas na língua para se manifestar: “Eu não confio na forma com que apresentaram o projeto. Eu vejo um projeto muito vazio! O prefeito não senta para dialogar com ninguém, o prefeito fica mandando as pessoas que trabalham com ele para aqui parecendo que está ‘mexendo com menino’. Sônia Fontes não me convenceu! Almir não me convenceu! (…) Eles querem empurrar de qualquer jeito! Eles não trazem nada concreto pra gente. Quem fez a pesquisa? Quem foi a empresa que fez a consultoria das finanças da cidade? Como é que vamos pagar esse débito e quem vai pagar? Faz mais de 15 dias que não vejo o prefeito da cidade! Ele não senta para falar com a gente! Quem tem que assumir a responsabilidade é o prefeito!”.

ESCUTE O ÁUDIO COMPLETO ⤵️

//

16º edição da Bahia Farm Show começa amanhã

Leia em: < 1 minuto

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), desembarca na Bahia amanhã (31.maio) para participar do primeiro dia da 16º edição da Bahia Farm Show, a maior feira de agronegócios do Norte e Nordeste. O evento acontece em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano.

Jerônimo quer transferir "culpa" de má qualidade do ensino baiano aos governos estaduais passados e ao governo federal

Leia em: 2 minutos

O pré-candidato ao governo da Bahia e ex-secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), participou de uma sabatina do Uol/Folha de S. Paulo e fez declarações controversas a respeito do ensino público baiano. Questionado sobre uma pesquisa que aponta que a Bahia ficou em último lugar no ranking dos estados que ofertaram ensino remoto durante a pandemia da Covid-19, Jerônimo disse que as ações foram tomadas para “preservar as vidas dos professores”.

Em outro momento da sabatina, Jerônimo quis atribuir aos governos passados a situação do ensino público da Bahia. Pegou mal, né? Já faz 16 anos que o PT governa o estado – dois mandatos de Jaques Wagner e dois mandatos de Rui Costa – e ainda é capaz de dizer que não foi possível melhorar a qualidade do que é ofertado aos estudantes nas salas de aula? Além disso, jogou para o governo federal a “culpa” de não haver internet de qualidade para que os estudantes tenham acesso aos conteúdos.

Ao melhor estilo “falou, falou, mas não disse nada”, Jerônimo disparou: “Nós fizemos a opção de enviar material para os estudantes, mantivemos o contato com os estudantes, entramos com frentes de assistência. […] Naquele momento, nós estávamos preservando, priorizando a vida de professores e isso não quer dizer que a gente não poderia começar um sistema remoto. Mas como eu falei, a dificuldade de internet e de acesso a computadores dificultaria”.

Parece que o PT estava, realmente, desesperado quando resolveu colocar Jerônimo para ser pré-candidato a governador. Há certo despreparo nas declarações de alguém que já chefiou a pasta de Educação e, diga-se de passagem, não se destacou positivamente. Nos bastidores, comenta-se que ele é uma pessoa boa que aceitou “ir para o sacrifício” em nome dos correligionários.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Jabes Ribeiro e Nem Bahia, Humberto Mattos e Naeliton Pinto, Manoel Porfírio, Gilson da Oficina, Erasmo Ávila, Pancadinha, Augusto e Guinho, Jerbson Moraes, Soane Galvão, Pellegrini, Eduardo Carqueija

Projeto quer conscientizar eleitorado sobre necessidade de eleger deputados da região

Leia em: < 1 minuto

Na noite de hoje (30.maio), o vice-prefeito de Itabuna e pré-candidato a deputado federal, Enderson Guinho (União Brasil), vai lançar o projeto “Desperta Região” na sede da AABB, localizada no Bairro São Judas. A iniciativa pretende chamar a atenção do eleitorado sobre a necessidade de eleger deputados federais e estaduais das regiões Sul e Extremo Sul do estado.

Para Guinho, é preciso ter uma voz para lutar pelas demandas das cidades do interior baiano: “Já se passaram mais de 10 anos que a nossa região elegeu um representante para a Câmara Federal e sentimos o preço de não ter uma voz que brigasse por nós, ajudando com o desenvolvimento da nossa região, em especial nas duas grandes crises, que foi a enchente e a Covid. O Sul da Bahia precisa despertar e entender que a nossa força só se dará através da representação”.

Notícias mais lidas

Outros assuntos