//

Conab prevê safra de grãos da Bahia acima das expectativas iniciais de produção e produtividade

Leia em: < 1 minuto

A mais recente estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) traz boas notícias para a agricultura baiana: a safra de grãos no estado deve alcançar 13,4 milhões de toneladas em 2025, alta de 7,9% em relação ao ciclo anterior.

O avanço é puxado principalmente pela soja, cuja produção prevista subiu de 7,4 para 8,7 milhões de toneladas — um salto de 16,5%. A produtividade média também cresceu: de 63 para 68 sacas por hectare. O cenário favorável é atribuído ao aumento de 223 mil hectares na área plantada e às condições climáticas até agora positivas.

A Bahia segue como a maior produtora de grãos do Nordeste. Além da soja, o algodão também teve desempenho expressivo, com aumento de 17,9% na área plantada e 15,8% na produção. O sorgo cresceu 8,7%, enquanto o milho primeira safra está em colheita, com rendimento variado. A segunda safra está em fase inicial de desenvolvimento.

Figura histórica da política baiana, Santana é lembrado por atuação ética e compromisso com o serviço público

Leia em: < 1 minuto

A política baiana perdeu, na manhã deste sábado (19.abril), uma de suas figuras mais respeitadas. Morreu, aos 83 anos, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Campo Formoso, José Santana, na capital baiana, em Salvador.

Santana foi deputado estadual por mandatos consecutivos e teve atuação destacada na defesa dos interesses do interior baiano. Ele também governou o município de Campo Formoso, onde consolidou um legado pautado pela ética e pela atenção às demandas sociais.

“José Santana representou com dignidade e espírito público o povo baiano nesta Casa Legislativa. Sua passagem pela vida pública é exemplo de comprometimento e responsabilidade com a coisa pública”, diz a nota divulgada pela presidência da Alba.

Ilhéus improvisa transporte gratuito até nova licitação

Leia em: < 1 minuto

Em tempos de transição no transporte público, a Prefeitura de Ilhéus encontrou uma saída criativa (e gratuita) para não deixar a zona rural na mão durante os feriados prolongados.

Até o fim de abril (até o dia 30 de abril de 2025), os moradores dos distritos vão contar com ônibus sem custo — cortesia da empresa DZSET, a mesma que cuida do transporte escolar no município. A medida, segundo a gestão, não pesa nos cofres públicos e serve de ponte enquanto a prefeitura corre com uma licitação emergencial.

Enquanto isso, os horários especiais para a Semana Santa, Tiradentes e São Jorge já estão definidos. A ideia é manter o mínimo funcionando até que o novo contrato entre em cena.

Pancadinha dá sinais de que vai migrar para base de Jerônimo, mas Neto considera ato uma profunda ingratidão

Leia em: < 1 minuto

Um drone confessou a este Pauta Blog que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), está profundamente desapontado com a postura do deputado estadual Pancadinha (Solidariedade). Isso porque o parlamentar tem dado sinais de que vai migrar para a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

ACM Neto considera que o deputado está sendo ingrato já que, nas eleições de 2024, ganhou total apoio do União Brasil para disputar a prefeitura de Itabuna. Acontece que, após a derrota gritante para o prefeito Augusto Castro (PSD), o deputado ficou sem rumo e só pensa em tentar se reeleger em 2026.

Parece que Pancadinha acredita que se aproximar da base de Jerônimo pode contribuir para a reeleição, mas Neto acha que ele tem uma dívida de gratidão com ele. Que coisa, hein?

40% dos votantes disseram que Castro está péssimo; 43% consideraram atuação de Porfírio como excelente

Leia em: < 1 minuto

Este Pauta Blog realizou uma enquete para conhecer a opinião dos leitores sobre a atuação do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), no início do segundo mandato. Para 41% dos votantes, o gestor foi avaliado como péssimo, enquanto 19% avaliaram como ruim, 20% como excelente e outros 20% como bom.

Já o vereador e presidente da Câmara Municipal, Manoel Porfírio (PT), se saiu melhor no levantamento. O edil obteve 43% de votos o avaliando como excelente, 15% como bom, 18% como ruim e 24% como péssimo.

📷 Fotos/Reprodução Redes Sociais 

Prefeito Miltinho do Axé de Coaraci cria nova secretaria e nomeia advogado de Itabuna para o cargo

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Coaraci, Miltinho do Axé (PSD), criou uma nova secretaria em sua gestão, Relações Institucionais, através do Decreto nº 8174/2025 publicado no Diário Oficial.

Segundo informações obtidas pelo Pauta Blog, Miltinho vem enfrentando desgastes no município e agora deve aumentá-los, pois a nova secretaria será assumida pelo advogado de Itabuna.

Miltinho nomeou Marcos Wagner Prates Alpoim Andrade para exercer o cargo de Secretário Municipal de Relações Institucionais.

"A política, para mim, é uma vocação. Sair da política quando ela cai na veia, é muito difícil", disse Enderson Guinho em entrevista ao Pauta Blog.

Leia em: 8 minutos

O ex-vice-prefeito e ex-vereador de Itabuna, Enderson Guinho (UB), conversou com este Pauta Blog sobre o que almeja para os próximos anos, o saldo das últimas eleições e os ensinamentos durante os oitos anos de vida pública.

Confira a entrevista completa ⤵️

Pauta Blog // Além da política, você chegou a exercer outras funções?
Enderson Guinho //Quando fui eleito vereador, eu era funcionário da Nestlé. Sofri um acidente na empresa e fui afastado em 2015, mas, em 2016, eu fui eleito. Pedi desligamento da empresa e comecei a minha atividade dentro da política.

Pauta Blog // Você é apaixonado pela política?
Enderson Guinho // A política, para mim, é uma vocação. Inclusive, desde quando me lancei candidato a vereador em 2016, sempre tinha aquele olhar. A política é o maior meio de caridade porque, com o espírito público, você pode fazer muito. Eu tenho esse olhar e sou apaixonado pela política. Mesmo sem o mandato, a gente vai exercer outras atividades relacionadas à política estadual e nacional, mas, sair da política quando ela cai na veia, é muito difícil.

Pauta Blog // Como fica o seu papel na política nos próximos dois anos?
Enderson Guinho // Eu exerço a presidência do União Brasil em Itabuna, que é um partido de grande representatividade a nível nacional. Nós temos uma liderança estadual com uma força muito grande em Itabuna. Nós vamos fazer uma alteração em toda a executiva filiando novas lideranças políticas em nosso município para fortalecer o partido pensando nos próximos pleitos. Já fui convidado e comunicado pelo partido para disputar em 2026, mas é algo que está em análise. Não está no meu radar, mas, é como eu sempre digo, eu sou grupo e é preciso pensar de forma coletiva sobre o que é bom para o grupo, mas também para não atrapalhar o meu projeto pessoal.

Pauta Blog // A possibilidade de você ser candidato em 2026 surgiu após a viagem para Salvador?
Enderson Guinho // Na minha última conversa com ACM Neto, eu perguntei a ele porque eu já tenho compromisso com o deputado federal Arthur Maia, então eu perguntei sobre quem deveríamos apoiar para estadual. Ele pediu que eu não me comprometesse com nenhum estadual para, mais na frente, a gente analisar. O deputado Luciano, que está na organização da chapa proporcional, disse que quer que eu seja candidato a deputado estadual. Eu expliquei a ele os meus motivos de não querer disputar agora porque estou nesse processo de me reestruturar pensando em 2028, mas estamos praticamente sem representação do nosso grupo político, então, talvez, essa seja a ideia de ACM Neto de ter uma candidatura regional do União Brasil, mas também tenho trabalhado para atrair lideranças políticas para o nosso partido.

Pauta Blog // Qual foi o saldo das Eleições de 2024 para o União Brasil de Itabuna?
Enderson Guinho // Infelizmente, a gente, enquanto partido, saiu um pouco prejudicado desde quando houve o alinhamento de fazer uma pesquisa para escolher o nome do candidato. A gente já sabia que, caso o União Brasil não tivesse candidato, nós perderíamos por não ter o voto de legenda, que poderia eleger mais vereadores, por não ter o número do partido sendo batido na cidade, mas a gente entende que a política de grupo não é feita apenas com uma candidatura do próprio partido porque pode ser, sim, de candidatos aliados, que foi o que aconteceu. A gente conseguiu a reeleição do nosso vereador Danilo da Nova Itabuna, mas a nossa vontade era ampliar o número de cadeiras na Câmara, o que não foi possível. Com a candidatura majoritária, nós já prevíamos que viria um resultado não positivo para o candidato que nós apoiávamos, mas o que a gente esperava era que a postura depois da eleição fosse outra.

Pauta Blog // Você acredita que o deputado Pancadinha está embarcando no grupo do governador Jerônimo Rodrigues?
Enderson Guinho // Aprendi com o deputado Paulo Magalhães que a política é feita de gestos e eu levo isso para a minha vida. Eu acredito que os gestos que o deputado tem dado é de que ele, realmente, vai se aliar ao governo do estado. Eu não posso falar por ele e, até onde eu sei, ACM Neto não foi comunicado sobre essa posição dele de mudar de rumo político, Neto só tem recebido as matérias que têm rolado na imprensa. Não vi o deputado fazer uma publicação sobre esse assunto, mas os gestos dele têm sido de uma postura diferente daquela que ele exerceu nos últimos dois anos de mandato como deputado estadual.

Pauta Blog // ACM Neto ou você tentaram se reaproximar do Capitão Azevedo?
Enderson Guinho // O último contato que eu tive com Capitão Azevedo foi quando ele me entregou a carta de desfiliação do União Brasil. Ele agradeceu pelo tempo que caminhamos juntos na tentativa de colocar o nome dele como candidato a prefeito e me comunicou que não marcharia com ACM Neto em 2026. Se houve um gesto de Neto em tentar se reaproximar dele, eu não fui comunicado, mas acredito que Azevedo soma muito no projeto político, mas a decisão tem que ser dele que passou por todas essa situação que acabou sendo desgastante para a relação política dele com o grupo de Neto. Caso seja solicitado que eu dialogue com ele, posso dialogar, mas eu não soube de nenhuma reaproximação nem interesse dele dialogar com o grupo.

Pauta Blog // Como você avalia o governo do prefeito Augusto Castro?
Enderson Guinho // O prefeito Augusto Castro conseguiu fazer um avanço significativo na infraestrutura do município. A gente tem visto a reforma das praças, a pavimentação asfáltica em alguns bairros, como também obras que Itabuna não via há muito tempo, como a ampliação do Hospital de Base e a reforma do São Lucas. O que eu sempre questiono e questionava desde a época em que era vereador, é com a execução do orçamento do município. Itabuna, hoje, arrecada acima de R$ 1 bilhão, mas o sentimento que eu tenho é que a cidade está falida porque, se o prefeito não tivesse um compromisso eleitoral com o governador e o governador não executasse essas obras no município, Itabuna não teria absolutamente nada. O compromisso do prefeito, hoje, com o que se arrecada no município de Itabuna, é o pagamento em dia da folha dos nossos servidores, mas, não em relação as outras ações. A empresa Biosanear ameaçou parar as atividades por causa de R$ 5 milhões de dívidas. A gente sabe que a empresa de ônibus também pode parar a qualquer momento com o atraso do pagamento. Os fornecedores e prestadores de serviço também têm atraso no pagamento. A gente não vê uma reforma de posto de saúde com recursos próprios. Se a AFYA, pelo programa Mais Médicos, não tivesse realizado essas reformas, não teria nenhuma reforma de posto no município. As escolas e creches têm mais de um ano com obras paralisadas. Isso é desperdício do dinheiro público! Para onde tem ido o que se arrecada nessa cidade? Isso me preocupa porque tem empréstimo de R$ 300 milhões em dois bancos. Quando for pagar esse empréstimo, como vai ficar a saúde financeira do município?.

Pauta Blog // Qual nota você dá para a gestão do prefeito Augusto Castro?
Enderson Guinho // Eu dou uma nota 5 para a primeira gestão por causa dessa questão de organização da imagem que a cidade tem, principalmente no centro. A questão do lixão foi muito importante para a cidade também. As reformas dos hospitais também são importantes, mas a gente espera que funcionem adequadamente porque eu recebo denúncias de que falta até seringa no Hospital de Base. O início da segunda gestão começou muito ruim, a gente tem visto diversos protestos na cidade e não são motivados por política, é o povo! Hoje, a oposição da cidade se calou, mas a gente tem tido um posicionamento da própria população buscando melhorias na educação e em relação à água. A educação entrou na UTI! O prefeito anunciou a construção de uma escola com recursos do governo do estado porque ele não consegue construir sequer uma sala de aula nem reformar as escolas.

Pauta Blog // O que a população pode esperar da sua postura nos próximos anos?
Enderson Guinho // A gente precisa cobrar que as coisas aconteçam! Passei pela Câmara durante quatro anos como vereador e as minhas críticas a Fernando Gomes foram em cima do que realmente estava acontecendo de negativo no município. Eu rompi com o prefeito Augusto Castro em 2022 e as minhas críticas também foram feitas em cima do que estava acontecendo e o desperdício do dinheiro público com a contratação de cargos fantasmas. Eu sei que, no Brasil, é muito difícil a gente ver um político que realmente queira as coisas corretas. A imagem que o cidadão tem do político é que ele tem que ser corrupto mesmo e se envolver com as coisas erradas e aceitar qualquer tipo de proposta. O meu objetivo na política é, dentro dessa vocação que tenho, tentar que o mínimo possa acontecer porque a nossa população merece. A minha postura nesses últimos quatro anos é que, se for bom, nós vamos elogiar, mas, aquilo que não estiver correto, nós vamos denunciar para que seja apurado. A gente espera que a Câmara, embora seja praticamente completa da base municipal, não seja subserviente e possa cobrar melhorias para a população.

Pauta Blog // Qual foi o seu maior ensinamento durante os oito anos de vida pública?
Enderson Guinho // Aprendi o que a Bíblia diz: maldito o homem que confia no homem. Dentro da política, a gente precisa ter muita sabedoria para saber em quem confiar porque, às vezes, aquelas pessoas que você acha que são seus melhores amigos são as que podem te apunhalar pelas costas e passar uma rasteira. Na política, tem que estar esperto e de olhos abertos porque as pessoas não pensam como você. Durante esses quatro anos como vice-prefeito, foi uma experiência muito negativa de relações. Eu pude aprender um pouco sobre como funciona o Poder Executivo, fiquei um ano como secretário de Esportes em uma secretaria sem orçamento, mas a gente conseguiu desenvolver algumas atividades dentro da pasta. Aprendi que é possível fazer, basta ter força de vontade e o compromisso com a coisa pública. Eu ganhei muita experiência nesses oito anos e tenho certeza de que a minha cabeça é outra e essa vontade de servir e fazer pela nossa cidade só aumenta cada vez mais.

DÊ PLAY E CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA ⤵️

//

Morador relata que abastecimento acontece a cada 15 dias, mas não é suficiente para suprir necessidade da população

Leia em: 2 minutos

Um leitor deste Pauta Blog relatou que a falta de água nos bairros São Caetano e Pedro Jerônimo, em Itabuna, está crítica. Segundo o morador, o abastecimento acontece a cada 15 dias, mas, quando a água é liberada, não é suficiente para suprir a necessidade da população.

A EMASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) informou que, mesmo sem a inauguração oficial, a segunda etapa do Programa Mais Água já está em funcionamento desde o último sábado (5.abril), mas tudo indica que o eleitorado ainda não começou a ser beneficiado.

ATUALIZAÇÃO ÀS 13H30 PARA ACRESCENTAR O POSICIONAMENTO DA EMASA ⤵️

Os bairros São Caetano, Sarinha Alcântara. Jardim Primavera, Pedro Jerônimo (parte baixa), Novo São Caetano e Vila Anália, estão em abastecimento com pressão máxima.

A região do Conceição, também está com o fornecimento de água em sua totalidade. Conforme citado, nossos técnicos estão realizando os testes no novo sistema, nas próximas semanas estará operando plenamente.

//

Prefeito pede para que funcionário de transportadora recolha lixo jogado em local impróprio

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de São Gonçalo dos Campos, Tarcísio Pedreira, flagrou o exato momento em que o funcionário de uma transportadora fazia o descarte irregular de lixo em um terreno. O flagrante foi postado na rede social do prefeito.

No vídeo, é possível ver que o gestor pede para que o homem recolha o material descartado porque “ali não é lugar de jogar lixo”. Visivelmente constrangido, o funcionário acata o pedido do prefeito sem pestanejar.

Na legenda da imagem, Tarcísio Pedreira pede para que a população seja mais consciente e ajude a denunciar situações indevidas como a mostrada na publicação.

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

WWW.PAUTA.BLOG.BR (@pauta.blog.br) • Fotos e vídeos do Instagram

//

Manoel Porfírio está em seu segundo mandato e preside a Casa do Povo pela primeira vez.

Leia em: 2 minutos

Por Manoel Porfírio

Ao completarmos os primeiros 100 dias da atual legislatura, convido você a uma reflexão importante. Um período ainda curto, mas já carregado de desafios, cobranças e aprendizados.

Esta Casa, a Câmara Municipal de Itabuna, é a porta de entrada das angústias do nosso povo. É aqui que chegam as dores da cidade, os pedidos de ajuda, as reclamações, as críticas — muitas vezes duras, muitas vezes injustas, mas que fazem parte do papel que cada um de nós aceitou exercer.

Os colegas que estão começando agora vão, com o tempo, entender o peso de carregar nas costas um mandato popular. Vão calejar, como já calejaram os que estão aqui há mais tempo. Somos os primeiros a levar a porrada, como um para-choque da cidade. E, mesmo assim, continuamos firmes, porque sabemos o valor do povo que representamos.

Mas é preciso deixar uma coisa muito clara: esta Casa é um Poder. Um Poder independente, legítimo, amparado pela Constituição e sustentado pela vontade popular. E por isso, não aceitaremos desrespeito — de nenhum órgão, de nenhuma autoridade, de nenhuma esfera.

Recentemente, vivemos situações que não podem passar batido, sendo preciso intervenção para que reconhecessem a presença da Câmara. Nos eventos do Estado, a Assembleia Legislativa é respeitada. Nos eventos federais, o Congresso é reverenciado. Em Itabuna, a Câmara precisa se impor para ser vista. Isso está errado.

Onde não houver respeito ao Poder Legislativo, não haverá a presença deste presidente. E oriento os colegas: que também não estejam onde não formos respeitados.

Somos uma Casa plural. Temos recebido em nossos gabinetes professores, comerciantes, feirantes, líderes religiosos de todas as crenças — candomblecistas, evangélicos, espíritas, católicos, umbandistas. Gente do povo.

Somos, na maioria, negros. Somos, na maioria, gente da periferia. E isso também precisa ser dito, porque, por vezes, o preconceito institucional vem disfarçado de formalidade. Não podemos naturalizar isso. Aqui temos histórias que honram esta Casa, trajetórias que são diplomas de luta.

E é por isso que eu afirmo: ter um diploma universitário exige anos de dedicação. Mas conquistar o diploma de vereador em Itabuna talvez seja um dos mais difíceis de se conseguir e colocar na parede. Porque exige rua, exige confiança, exige coragem.

Seguiremos trabalhando, com responsabilidade e firmeza. Seguiremos sendo a Casa do Povo. Mas não aceitaremos ser tratados como algo menor.

Enquanto esta presidência estiver em exercício, a Câmara de Itabuna será tratada como aquilo que é: um Poder.

Manoel Porfírio é Presidente da Câmara de Itabuna e Chefe do Poder Legislativo Municipal.

Notícias mais lidas

Outros assuntos