//

Resultado demonstra que cidade se destaca nos cuidados com a saúde básica

Leia em: < 1 minuto

Uma avaliação feita pelo Núcleo Regional de Saúde Sul, em Ilhéus, colocou a saúde do município de Arataca em 1º lugar ao obter uma pontuação de 8,88 pontos. O resultado demonstra que o município se destaca nos cuidados com a saúde básica, alcançando metas importantes e mantendo um sistema eficiente de cadastro e acompanhamento da população.

Segundo a avaliação, o município realiza um controle exemplar da saúde das gestantes, assegura a vacinação das crianças e acompanha de perto doenças como hipertensão e diabetes. Estar no topo da lista é um reconhecimento do trabalho bem feito e do compromisso em melhorar a qualidade de vida dos moradores.

O Previne Brasil é uma estratégia do governo para distribuir recursos à saúde básica, focando em levar investimentos onde é necessário e incentivando os postos de saúde a oferecerem um atendimento preventivo e de qualidade.

Para o prefeito reeleito da cidade, Ferlú Mansur (PSD), a classificação é motivo de orgulho: “Esse resultado é uma prova de que estamos fazendo o melhor por Arataca, mas, a partir de 2025, podemos e vamos fazer muito mais. A saúde é um dos principais pilares de uma cidade e nós vamos trabalhar para estar sempre no topo”.

//

Sepultamento do pai do prefeito Augusto Castro será hoje à tarde

Leia em: < 1 minuto

O pai do prefeito Augusto Castro (PSD) faleceu na noite desta terça-feira (22.outubro) por volta das 23 horas. O senhor Gildásio Castro tinha 98 anos e estava internado no Hospital Calixto Midlej Filho de Itabuna.

O velório está acontecendo desde as 7h da manhã, no SAF, na Rua Juca Leão. O sepultamento está previsto para acontecer às 15h30, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.

O Pauta Blog deseja que o Espírito Santo console os familiares e amigos neste momento de dor e tristeza.

📷 Reprodução/Redes Sociais

Nome de Andrea Castro chegou a ser ventilado nas eleições de 2022, mas perdeu força e, agora, volta a ganhar protagonismo

Leia em: < 1 minuto

Nos bastidores da política grapiúna, já circula a informação de que o prefeito reeleito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), estaria determinado a anunciar o nome da primeira-dama Andrea Castro como candidata a deputada estadual em 2026. Embora pareça cedo para pensar nas próximas eleições, as articulações já começaram entre os políticos da base aliada.

Em 2022, havia uma grande expectativa para o lançamento de Andrea como candidata, mas, de última hora, a candidatura não se concretizou e Castro lançou o ex-secretário Zé Alberto (PSB) para concorrer ao cargo. O aliado não conseguiu a eleição naquele momento, mas, neste ano, foi eleito vereador e vai ocupar a Casa Legislativa itabunense a partir de janeiro de 2025.

Mesmo antes da posse dos eleitos no pleito de 2024, o gestor itabunense já está “se mexendo” para fortalecer a base e chegar em 2026 completamente convicto da escolha da primeira-dama. Houve quem apostasse na ideia de que o próprio Castro renunciaria ao cargo de prefeito para concorrer daqui a dois anos, mas, pelo visto, os planos são mais ousados.

Andrea Castro chegou a ocupar a titularidade da secretaria municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza. Mesmo depois de deixar o cargo, colocou-se à disposição para atuar junto a iniciativas voltadas para o segmento social e se saiu bem. A conferir as cenas dos próximos capítulos!

Enquanto alguns vereadores se colocam à disposição para ocupar cargos, outros querem garantir o direito de fazer indicações

Leia em: < 1 minuto

Passadas as Eleições Municipais de 2024, alguns vereadores eleitos já começaram as articulações mirando o preenchimento de alguns cargos no alto escalão do governo do prefeito Augusto Castro (PSD). Os cargos mais desejados são a presidência da FICC, a secretaria de Saúde e a diretoria do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

Enquanto alguns vereadores se colocaram à disposição para ocupar as funções, outros estão pleiteando a possibilidade de indicar os nomes para os cargos. O prefeito reeleito tem uma grande missão pela frente, que é “agradar” os membros do Legislativo sem perder a mão na nomeação de funções que exigem técnica e experiência.

Nos bastidores, comenta-se que a reforma administrativa é iminente em uma tentativa de oxigenar a gestão e assimilar a contribuição de outros profissionais. A conferir!

Político estava confiante na reeleição, mas drama de família o tirou do páreo

Leia em: < 1 minuto

Nem tudo são flores e as Eleições Municipais 2024 deixaram marcas profundas na vida de um político baiano. Atualmente, ele ocupa uma cadeira na Câmara municipal de uma das maiores cidades da Bahia, mas, a partir de 1º de janeiro de 2025, vai ficar à deriva.

Acontece que uma crise familiar “atrapalhou” a campanha de reeleição do vereador e, ao não conseguir a vitória, o político ficou desnorteado sem saber o que fazer. Alguns aliados estão tentando “levantar a bola” do colega, mas a tarefa está mais que complicada.

"A partir de 2025, precisamos trabalhar mais para devolver à população esse compromisso e essa confiança", disse Ronaldão sobre reeleição

Leia em: 2 minutos

O vereador de Itabuna, Ronaldão (Republicanos), foi reeleito no dia 6 de outubro para exercer o quarto mandato no Legislativo municipal. O experiente político recebeu 1.408 votos válidos.

Em conversa com este Pauta Blog, o edil falou sobre o compromisso que deve ser assumido por cada um dos nove vereadores que foram reeleitos pelos itabunenses: “Foram nove reeleições com votações expressivas. A população disse, sim, que está dando o crédito, mais uma vez, para esses vereadores reeleitos, mas precisamos pensar em Itabuna porque não é porque se reelegeu que vamos cruzar os braços. A partir de 2025, precisamos trabalhar mais para devolver à população esse compromisso e essa confiança que a população passou para os parlamentares”.

Questionado sobre os planos para o quarto mandato, Ronaldão defendeu uma parceria entre Legislativo e Executivo, mas com cobranças por melhorias: “Cobrança total! Eu cobrei muito essa gestão e o prefeito entendeu e fez algumas mudanças. Eu quero iniciar 2025 cobrando porque a população quer uma cidade para frente. Essa cidade pra frente quem faz é o prefeito, os vereadores e os secretários. O melhor para Itabuna é mais saúde, mais educação, mais transporte e mais segurança”.

Ronaldão salientou que as prioridades devem ser as áreas de Assistência Social e Educação: “Qualquer parlamentar precisa colocar na cabeça que o lado social é o mais importante para o município e qualquer estado. O social e a educação são muito importantes porque, aonde tem educação e pessoas que fazem o social, as pessoas não passam fome. Nós precisamos preparar o jovem e ajudar aqueles que estão em situações piores. O projeto é ajudar quem não tem!”.

O vereador reeleito disse que a reeleição do prefeito Augusto Castro (PSD) é um grande avanço na história de Itabuna: “Eu, hoje, sou da base do governo. Em 2020, me elegi vereador, mas eu estava com Azevedo. Em conversa com alguns secretários, eu apoiei a reeleição, mas meu assunto não é Augusto Castro, meu assunto era uma reeleição para Itabuna. Tentamos com Fernando Gomes, tentamos com Azevedo e conseguimos com Augusto. A reeleição é para a cidade voltar a se desenvolver! Meu propósito sempre foi a reeleição para trazer o desenvolvimento”.

Sobre a eleição do vereador Manoel Porfírio (PT) para a presidência da Casa Legislativa, Ronaldão declarou total apoio: “Tudo está dando Manoel! Já conversei com Manoel e vou com ele. O momento não é de divisão e precisamos nos unir, mais uma vez, ao prefeito para que Itabuna volte à posição de onde nunca deveria ter saído”.

📷 Foto de Pedro Augusto

PMB teria descumprido cota de gênero e pode perder cadeira no Legislativo ilheense

Leia em: < 1 minuto

O advogado especialista em Direito Eleitoral, Alah Góes, deu uma verdadeira aula sobre Eleições Municipais e as possibilidades de mudanças na composição da Câmara de Vereadores de Ilhéus. Em vídeo publicado nas redes sociais, Góes explicou que está sendo apurada uma possível fraude na cota de gênero por parte do PMB.

Segundo Alah, a legenda escolheu duas mulheres para concorrerem à Casa Legislativa, no entanto, uma delas desistiu da candidatura durante o processo eleitoral. A sigla, então, indicou outra candidata, porém essa teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral porque não cumpriu os requisitos legais necessários.

Diante desse cenário, o PMB insistiu nessa candidatura mesmo tendo recebido duas negativas em instâncias superiores e acabou por descumprir a cota de gênero exigida para concorrer às eleições. Além disso, essa candidata impugnada não obteve nenhum voto no dia 6 de outubro, ratificando que não realizou campanha e, de fato, não era uma candidata real e apenas um nome escolhido para cumprir a cota.

Se confirmada a fraude do partido, o vereador eleito Neto da Saúde perderá a vaga no Legislativo ilheense porque a legenda terá todos os votos anulados e o cálculo precisará ser refeito. Diante dessa situação, outras legendas podem ganhar ou perder espaço a partir de janeiro de 2025.

Assista à explicação do advogado Alah Góes: ⤵️

Léo foi reeleito no dia 6 de outubro ao receber 61,7% dos voto válidos

Leia em: < 1 minuto

O prefeito reeleito de Itajuípe, Léo da Capoeira (Avante), esteve com o presidente estadual do partido, Ronaldo Carletto, e com o deputado federal Neto Carletto, em Salvador. Léo foi parabenizado pela dupla por conseguir a reeleição ao obter 61,7% dos votos válidos no dia 6 de outubro.

Ronaldo Carletto elogiou a escolha da população itajuipense: “Eu quero parabenizar a nossa população que soube escolher o melhor para a cidade. Léo vem fazendo um trabalho espetacular, está cuidando de Itajuípe e vai cuidar muito mais nos próximos quatro anos”.

Já Netto Carletto salientou que o gestor já começou a trabalhar ainda mais pelo município: “Léo já tem trabalhado muito por essa cidade e está aqui planejando o futuro e os próximos quatro anos. Tenho certeza que será de muito trabalho, progresso e desenvolvimento”.

//

TCM entendeu que prefeitura descumpriu artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal

Leia em: < 1 minuto

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia recomendaram que a Câmara de Vereadores de Ilhéus rejeite as contas da prefeitura referentes ao ano de 2020. O órgão também multou o prefeito Marão (PSD) e promoveu representação ao Ministério Público Estadual para que seja apurada a prática de improbidade administrativa.

A prefeitura de Ilhéus teve o parecer prévio aprovado pela rejeição por descumprir o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal já que não havia recursos em caixa para cumprir as despesas inscritas em restos a pagar, apresentando um saldo descoberto no valor de R$ 63.908.245,17.

Os conselheiros relatores imputaram uma multa no valor de R$ 4 mil ao prefeito Marão, mas ainda cabe recurso da decisão.

Valderico Júnior garante que terá uma gestão de muito trabalho, seriedade e diálogo

Leia em: 2 minutos

O prefeito eleito Valderico Júnior (UB) vem desde o resultado da eleição no dia 6 de outubro, atendendo à imprensa e se movimentando nos bastidores para preparar sua futura gestão. Em entrevista ao Podcast Café IPolítica nesta segunda (14.outubro) pontuou detalhes sobre a montagem da equipe de transição e as primeiras ações do seu governo, ao assumir a prefeitura de Ilhéus em janeiro de 2025.

Sob o comando de Naty Almeida e Rick Mascarenhas, Júnior não se eximiu de responder perguntas que refletem as principais dúvidas da população ilheense e já anunciou medidas a serem tomadas nos próximos dias. Entre os assuntos discutidos, destaca-se a transição de governo, onde revelou que conversou com o atual prefeito Mário Alexandre (PSD) por telefone e que, ainda nessa semana, passará os nomes que irão compor a equipe.

“Na quinta-feira passada, recebi uma ligação do prefeito atual, Mário Alexandre, onde se colocou à disposição. A partir daí começamos a montar a equipe das pessoas que estão conosco, e acredito que essa semana ainda, apresentaremos tudo, pois também é o tempo que ele pediu. Tudo indica que teremos uma transição limpa, com muita tranquilidade e naturalidade”, disse Valderico.

Quando indagado sobre nomes que devem compor essa transição, o prefeito eleito foi direto e confirmou a participação Cristiano Carvalho, vice-presidente do União Brasil de Ilhéus: “Não tenho dúvida que Cristiano é um cara que se doou, uma cara de confiança nosso e vai ajudar nesse processo. Paralelo a isso, tem todo um corpo jurídico, técnico e contábil. São cinco nomes que estarão acompanhando a transição e não tenho dúvida que estamos montando um bom time”.

Sobre as indicações para ocupar as secretarias do seu governo a partir de 2025, Valderico Junior reforçou o compromisso de basear-se em escolhas técnicas. O próximo prefeito de Ilhéus também afirmou que ainda não definiu nenhum nome para as pastas e que as informações veiculadas na mídia são apenas especulações.

Valderico falou ainda sobre projetos que devem ser implantados no município logo nos primeiros meses de governo. Citou o programa Viva o Morro 2.0, que trará de volta à cidade após o sucesso na gestão de Jabes Ribeiro e Cacá Colchões, e o cuidado que terá com as estradas vicinais: “A gente fez um zoneamento. Fizemos três conjuntos, um pra zona norte, um pra zona sul e um pra zona oeste. Cada conjunto terá uma patrol, um rolo compressor e quatro caçambas junto com uma pá-carregadeira. Nossa expectativa é que haja um cronograma para que as pessoas saibam quando aquele maquinário vai estar na sua região”.

Notícias mais lidas

Outros assuntos