Este foi os bastidores da sessão na Câmara de Vereadores de Itabuna

Leia em: 5 minutos

Com a Palavra, o Pastor

No terceiro mandato consecutivo como vereador, o Pastor Francisco Edes (Republicanos) sempre é escalado para abrir a sessão com uma Palavra Bíblica. Nesta 4ª quarta-feira, ele leu: 🙏 “Ainda que um exército se acampe contra mim, o meu coração não temerá; ainda que a guerra se levante contra mim, conservarei a minha confiança”. Salmos 27:3.

Duas aprovações

O vereador Israel Cardoso (Agir) teve dois projetos aprovados: 1️⃣ As maternidades e casas de parto de Itabuna vão ter que permitir a presença de fisioterapeutas na assistência obstétrica desde que solicitada e custeada pela parturiente; 2️⃣ O projeto que estabelece diretrizes da política municipal de apoio ao cooperativismo, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância do cooperativismo como forma de organização produtiva, também foi aprovado. Enquanto uns só reclamam, o vereador demonstra trabalho.

Round Porfírio vs Danilo

O vereador Manoel Porfírio (PT) ironizou a bancada de oposição quando disse “vocês se organizem”. Ele estava se referindo ao vereador Danilo da Nova Itabuna (PSL) que, a todo momento, pede “uma parte” aos colegas vereadores para se pronunciar. Quase ia rolar um fight, mas só ficaram🤝turrões.

PSL na Câmara

O vereador Danilo da Nova Itabuna (PSL) elogiou o presidente municipal do partido, Binho Shalon: “Está sempre junto, nos ajudando e orientando”. No entanto, Binho terá muito trabalho ainda porque Danilo já disse que não vai marchar com a deputada federal Dayane Pimentel (PSL) em 2022. Será que, com muito jeitinho, a aliança sai ❓

Dando ameaçou

O vereador Dando Leone (PDT) pediu ao vereador Danilo para gravar o discurso dele na tribuna, ou seja, não tinha um assessor para auxiliá-lo. Contudo, na tribuna, Dando deu a letra: “Eu quero pedir ao prefeito Augusto Castro que ligue para o secretário Almir e para o superintendente Sousa e mande para a Rua A no Parque Verde. Se não, não vai prestar, não! Não vai prestar!”. Ameaçou❓

Vai fazer aniversário

Dando Leone disse que solicitou o recapeamento asfáltico do Centro Comercial de Itabuna desde fevereiro deste ano e, até hoje, o serviço não foi realizado. Tudo indica que o pedido de providência vai completar 🎉aniversário.

Maquiagem no lixo

O vereador Kaiá da Saúde (Avante) disse que Itabuna foi “uma cidade maquiada com muito lixo debaixo do tapete”. Mas, completou a frase defendendo a gestão de Augusto: “Onde eu passo, é 90% falando bem e 10% criticando”. 📌 Pesquisa do Kaiá!

Joga pra lá, joga pra cá

O edil Gilson da Oficina (PL) disse que quando cobra a limpeza de um canal para o presidente da Emasa, Raymundo Lima, ele joga a responsabilidade para Sousa Lino. Acontece que, segundo Gilson, 📢 “Sousa é alguém que a gente nunca acha”. A cobrança foi direcionada ao Líder do Governo, Manoel Porfírio. Enquanto isso…fica o joga pra lá, joga pra cá.

Sousa tem defesa na Câmara

O líder do Governo, Manoel Porfírio (PT), saiu em defesa de Sousa Lino: 🤝“Eu sou solidário ao Sousa”. Disse, também, que todos os vereadores têm suas dores, mas elas precisam ser expressadas com ordem, decência e respeito a todos.

Silêncio

O vereador e presidente da Câmara de Itabuna, Erasmo Ávila (PSD), teve que solicitar diversas vezes 🤐 silêncio na Casa. Foi até educado, mas a Casa estava tensa.

E agora?

Clima tenso na Câmara de Itabuna na última sessão: Danilo da Nova Itabuna classificou um dos colegas como puxa-saco. Que confusão❗

Desculpas

O vereador Ronaldão (PL), que é o mais centrado da Câmara de Itabuna, instruiu o colega Danilo a pedir desculpas e, assim, foi feito. Mas, o presidente Erasmo Ávila solicitou que todas as ⚠️ palavras fossem registradas em ata.

Enrascada

Vixe! O presidente Erasmo Ávila (PSD) deixou um “recado no ar” lendo a Bíblia (Regimento Interno). Será que vai ter “acerto de ponteiros” lá na frente❓

De bem com a economia

A vereadora Wilma de Oliveira (PCdoB) elogiou a aprovação do Projeto da Economia Solidária. Ela é tranquilona❗

Climão

O clima promete esquentar na próxima sessão. Por ser a última do ano, a “coisa” promete pegar fogo 🔥. É o que tem garantido água no moinho nos bastidores❗

Tá resolvido!

O vereador Cosme Resolve (PMN) disse que já está tudo “ok” 👌 com os ciganos e que parou de beber (novamente).

Liderança

O prefeito Augusto Castro (PSD) já está sondando alguns vereadores para ocupar a patente do vereador Manoel Porfírio (PT): líder do Governo. Já é dada como liquidada a fatura da 🔄 troca.

Pularam…

Nos bastidores, dizem que a notícia da troca de liderança na Câmara de Itabuna vem sendo comemorada por muitos do alto e do baixo escalão do Governo Municipal. 👀 No gogó, pularam de alegria. 

LEIA TAMBÉM ⤵️

EXCLUSIVO❗ Câmara de Itabuna: Augusto Castro está em busca de um novo nome para ser líder do governo

Danilo pode "atrapalhar" a possível candidatura da primeira-dama

Leia em: < 1 minuto

A verdade é que cada pré-candidato está em busca de um lugar ao sol. Em conversas bastante avançadas, o vereador Danilo da Nova Itabuna (PSL) pode lançar a pré-candidatura a deputado estadual a qualquer momento. Um drone informou ao Pauta Blog que a estrutura (necessária) é dada como certa.

Nas sessões da Câmara de Vereadores, o edil vem se posicionando como oposição (mas ele se diz independente) ao governo do prefeito Augusto Castro (PSD). Isso porque os pedidos da comunidade do Bairro Nova Itabuna não estão sendo atendidos pela gestão municipal.

Nos bastidores, dizem que Danilo também pretende “marcar” a primeira-dama de Itabuna, Andrea Castro, da Nova Itabuna à Nova Ferradas.

Enquanto isso, cada candidato recalcula os planos de se aventurar nas urnas em 2022.

Você votaria em Diego Pitanga para deputado federal em 2022? Clique no link abaixo e vote!

Leia em: < 1 minuto

O Pauta Blog obteve, com exclusividade, a informação de bastidor de que o primeiro suplente de vereador de Itabuna, Diego Pitanga, poderá sair candidato a deputado federal.

A notícia começou a ser ventilada no meio político nos últimos dias e, como bom articulador, Pitanga surge como uma surpresa para chacoalhar o tabuleiro de 2022 em Itabuna.

Caso concretize, restará a dúvida: por qual sigla, MDB ou Podemos? 

CLIQUE NO LINK E VOTE!

Leia em: < 1 minuto

Os vereadores de Itabuna, o músico Fabrício Pancadinha (PMN) e o empresário Erasmo Ávila (PSD), avaliaram a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), no programa do Bené na Rádio Interativa, na manhã deste sábado (20.novembro).

O edil Pancadinha amealhou concedendo uma nota 6,5 e justificou: “Tem algumas coisas boas, tem, mas tem muita coisa ruim que precisa ser melhorada”. Já Ávila, que preside a Câmara de Itabuna, deu nota 8 e disse: “Porque o cara [prefeito] está trabalhando, buscando”, pontuou.

Ainda durante a entrevista, soltaram um ouvinte no ar questionando a falha no abastecimento de água no bairro Conceição, em Itabuna. O vereador Pancadinha emendou no ‘gogó’: “Lá em casa estamos pegando água de cuia”. O radialista e ex-vereador Jairo Araújo (PCdoB) indagou Erasmo se ele tem conversado com o presidente da Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento), Raymundo Mendes Filho, o presidente da Câmara disse: “Sobre este assunto, juro que não, Jairo”.

Em Itabuna é difícil avaliar o que mais está “pior”, se é a falta de iluminação, a falta d’água e/ou os buracos pelas ruas da cidade.

Leia em: 8 minutos

💭 O dilema de Augusto Castro é ser um prefeito totalflex?

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, do PSD, parece (BEM) satisfeito em ajudar a embaralhar o jogo de 2022: Isso porque o prefeito recepcionou em sua residência o secretário de saúde da capital baiana, Léo Prates. Prates, além de ser deputado estadual licenciado, é pré-candidato a deputado federal pelo PDT.

No combo e na foto estão também a secretária de Saúde, Lívia Mendes e a primeira-dama Andrea Castro, pré-candidata a deputada estadual (na linguagem de Bolsonaro: ‘tudo 99% certo’ nos bastidores).

Lívia disse: “aprendendo um pouco com o Léo Prates para melhorar a saúde de nossa cidade [Itabuna]”. Ou seja, a gestão de Augusto Castro reconhece o trabalho do Democratas Bruno Reis, prefeito da capital baiana.

O que se pode prever ao certo é o curso de uma campanha de 2022 em que Augusto Castro terá que marchar e beijar a camisa do petista Jaques Wagner. Inclusive, até tirou foto com o senador em Ilhéus nesta terça (16.novembro).

Castro esteve com o ministro João Roma (Cidadania) em Ilhéus, com a primeira-dama e que trará o ministro a Itabuna. É muita informação para um político só.

Enquanto isso, o Augusto vai comendo pelas beiradas e com calma: ora está se movimentando na base de Rui Costa, ora na base de ACM Neto, ora na base de João Roma.

A estratégia totalflex do prefeito somente será eficaz se conquistar recurso$ tamanho G para Itabuna. Enquanto isso, tudo só vem gerando um caldo de pressão em Salvador sob as costas de Augusto Castro, ou AC como é conhecido em Salvador.

Pouco importa: ele mantém o seu público raiz ‘fidelizado’ no Petismo, Carlisto, Bolsonarismo, Ottismo, Pedetismo… Na prática, Itabuna vem sendo tratada a pão e água pela estratégia de AC.

A conferir em 2022!

💰 Farras das diárias

Fontes afirmam que a Câmara de Itabuna já tem os campeões nas farras das diárias. São dois medalhões. A semana promete. Vixeeeee!

O Pauta Blog e a Rádio Interativa ecoaram com exclusividade. Veja!

💰 Brasília e Salvador

Na semana em que o vereador Ronaldão (PL) soltou o verbo sobre as farras das diárias, um grupo de vereadores estava em Brasília e outro grupinho em Salvador. Após a repercussão da bomba, foi um tal de postar vídeo daqui, fotos dali. Só faltaram postar fotos deles atravessando as ruas. Que coi$a!

Escute a entrevista do vereador na Rádio Interativa, na última sexta, onde ele disse que os vereadores viajam e levam até os “assessores como mala-de-mão”.

DÊ PLAY NA PARTE 1 ⤵️

DÊ PLAY NA PARTE 2 ⤵️

💰 Farras das preocupações

Um dos vereadores chegou de um curso de Salvador todo preocupado com o que já tinha sido assinado. Quando o outro vereador percebeu que ele estava falando demais, puxou para o cantinho e foi acalmá-lo.

💰 Farras das boas

O mesmo vereador que chegou preocupadinho resolveu atroar na roda: “rapaz…procurei o secretário [do Governo do Estado] naqueles restaurantes todos, mas não o encontrei com aquelas taçonas bonitas de vinho”. Será que tem farras ou as farras são boas?

💰 Farra do próprio bolso

O vereador que alertou sobre as farras das diárias disse: “Vereador tem que passar a viajar com o próprio dinheiro”. Será que os vereadores iriam se movimentar tanto para cima e para baixo?

💰 Farra do cibernético

Será que os vereadores só podem ter reuniões presenciais? Eles gostam tanto de celular, porque não podem ligar via vídeo-chamadas com determinado secretário/aliado/líder/2º escalão e 3º escalão? Porque por celular dá trabalho.

🚧 Rede Buriti terá nova loja no Jequitibá

Ainda neste mês de novembro, a Rede Buriti vai inaugurar a segunda loja em Itabuna e a primeira do setor de materiais de construção do Nordeste do país em um shopping center. Segundo informações de bastidores, o investimento foi na casa de 1 milhão.

✅ Reinaldo Braga vai assumir vaga do deputado João Isidório

A morte precoce do deputado estadual João Isidório (Avante), aos 29 anos, após um afogamento em uma praia de Madre de Deus, vai trazer um veterano de volta à Alba (Assembleia Legislativa da Bahia). Reinaldo Braga (PR) será o suplente que vai ocupar a cadeira do parlamentar falecido ontem (11.novembro).

Reinaldo é médico e vai assumir o cargo de deputado estadual pela décima vez. Nas eleições de 2018, depois de emendar 9 mandatos consecutivos, Braga foi derrotado e estava ocupando o cargo de chefe de gabinete do também deputado estadual Nelson Leal (PP).

👀 Glebão no PMN

A Coluna Balão, em contato com João Preto, presidente do PMN em Itabuna, confirmou a ida do ex-vereador Glebão (ex-PDT e aliado do Dr. Mangabeira) para o PMN. Chegou com moral, mas terá que trocar a sola do sapato e correr por 34 municípios.

📌 Quem tem prestígio é ela

Kátia, Ariana Fehlberg (presidenta da Câmara de Porto Seguro) e João Roma

O ministro João Roma (Cidadania), em sua passagem por Porto Seguro esta semana, teceu elogios a pré-candidata a deputada estadual Kátia Barcelar (PL). Demonstrou prestígio e força.

Com a ida do presidente Bolsonaro para o PL, nos bastidores, já dizem: “Agora quem pode comprar o vestido é Kátia Barcelar”. Claro, a mulher é pra cima e pra baixa nas articulações. Peregrinar é o sobrenome dela.

Assista ⤵️

👂 Ainda sobre o PL

José Carlos Araújo e Fernandinho Netto, presidente do PL na Bahia e o presidente do PL em Itabuna, respectativamente, estarão em Brasília nesta quarta-feira para uma reunião com o dono da Partido Liberal, Valdemar Costa Neto.

Apenas uma apoteose à espera do próximo capítulo na Bahia: o PL da possível filiação de Bolsonaro seguirá na base de ACM Neto ou não? É esta a resposta que Araújo e Fernandinho irão garimpar.

Fernandinho será escalado como coordenador da campanha de Araújo para deputado federal.

🤝 Dobradinha Andrea-Guinho

Um drone confirmou que a negociação de Augusto Castro e Enderson Guinho na campanha de 2020 era de o prefeito apoiar o vice na candidatura a deputado estadual. Mas como o prefeito irá lançar a primeira-dama para à Assembleia Legislativa da Bahia, Guinho teve que alterar a rota.

Guinho disse em entrevista ao Pauta Blog que poderá nascer uma dobradinha entre Andrea Castro e ele.

👋 Está dando tchau ao Petismo

O segundo suplente de vereador de Itabuna, Rubenceu, que obteve em sua primeira campanha 931 votos, está de saída do Partido dos Trabalhadores após 20 anos de casa.

E ele aumentou o tom: “sem reconhecimento da direção estadual e municipal”.

Sondamos para qual sigla ele irá, mas não obtivemos êxito, nem nos deu um retorno. Enfim, Rubenceu deu tchau ao PT.

🚫 Azevedo segue parado 1

Duas fontes afirmaram que o ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (PL), sairá candidato a deputado federal para marcar o vice-prefeito Enderson Guinho (DEM). Já outras duas fontes atestaram que o destino dele AINDA não é este. Acreditamos que nem o Capitão sabe pra onde seguir. Enquanto isso, segue parado.

🚫 PDT de Itabuna segue parado 2

O Partido Democrático Trabalhista itabunense se esfarelou. Fontes de Salvador dão autenticidade de que não há definição. Em Itabuna, validam que o Dr. Mangabeira é quem irá ditar o capitão do Partido e já vem recebendo curriculos. Outra bola que segue parada, mas após a passagem de Léo Prates por Itabuna, o partido marchará com ele para deputado federal.

🏠 Dr. Mangabeira saiu da toca

Somente Léo Prates para decifrar o paradeiro do ex-candidato a prefeito de Itabuna, Dr. Mangabeira, e tirá-lo da toca. Conseguiu almoçar e definir o rumo do partido em Itabuna. Até o início de dezembro o partido deixará o status de “parado”. O analista político Marco Wense acompanhou a conversa.

⚠️ A diplomacia (amorosa) entre a oposição

O governador Rui Costa (PT) visitou Teixeira de Freitas no início do mês. Quem foi representar o munícipio por parte do executivo foi o vice-prefeito Yuri Fernandes (DEM), a mando do prefeito Marcelo Belitardo, também do Democratas.

Tanto Yuri como Rui trocaram elogios ao discursar. A diplomacia amorosa entre a oposição teve a interlocução do ex-secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, que é pré-candidato a deputado federal.

🦁 O Leão e a pressão

O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), sofreu uma queda na pressão arterial, foi levado para o hospital, mas recebeu alta no mesmo dia.

👍 Bêda está bem

O prefeito de Ubaitaba, Bêda (MDB), se envolveu em um acidente automobilistico na BR-101 quando estava indo para Salvador, no início do mês de novembro. Sofreu escoriações leves na mão, passou por avaliação médica e logo foi liberado.

Bêda já foi prefeito em 2004, em 2012 e em 2020 derrotou a ex-prefeita e ex-vereadora Suka do PSB com o dobro de votos.

POLÍTICA EM FRASE

✅ Lauro de Freitas: Prefeita Moema Gramacho é multada por irregularidade em licitação pelo TCM. Confira!

Envie a sua sugestão de pauta: [email protected]

Vice-prefeito Guinho, vereador Pancadinha e o ex-prefeito Azevedo

Leia em: 5 minutos

Quando o assunto é política, não existe favorito. Isso porque o jogo só termina quando acaba, ou melhor, quando se encerram as apurações das urnas. Porém, quem larga na frente, tem grandes chances de conseguir os melhores apoios, selar parcerias sólidas e apalpar as melhores estruturas.

Em Itabuna, não é diferente. Estamos a menos de um ano das eleições, mas tudo se iniciou muito cedo para o próximo pleito e 2021 foi ‘startado’ com a pegada de pré-campanha. Os que correm ou correrão (por enquanto) pelo grupo do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, são: Enderson Guinho (DEM), Fabrício Pancadinha (PMN) e o Capitão Azevedo (PL).

Fizemos uma análise nua e crua desses nomes. Veja!

OS ASPECTOS PARA ENDERSON GUINHO

1️⃣ Em abril, não pensou duas vezes e abraçou a mudança de partido quando surgiu a possibilidade de ir para o Democratas de Itabuna a convite de Neto.

2️⃣ É ex-vereador, atual vice-prefeito e está à frente da Secretaria de Esportes de Itabuna.

3️⃣ É jovem e essa fatia de eleitores simpatiza com a figura dele. Além disso, é membro atuante do grupo Escalada, ligado à Igreja Católica.

4️⃣ Pesquisas não registradas apontam que o vice-prefeito está na dianteira.

5️⃣ Não surfa à vontade no governo e tem limitações. De quebra, a rejeição do Centro Administrativo Firmino Alves também ‘bate’ nele.

6️⃣ O prefeito de Itabuna fará de tudo para manter uma boa relação com Guinho porque sabe do potencial dele caso haja um rompimento. No entanto, Guinho é “profissional” quando o assunto é oposição e sabe utilizar as redes sociais ao seu favor (excelente canal para meter o bedelho).

Uma breve conclusão é: Uns dizem que Guinho já deveria ter rompido com o prefeito Augusto Castro, outros são adeptos da ideia de que ele precisa aguardar mais um pouco. Claro, tem prós e contras, mas o vice-prefeito tem quilometragens na política e deve ter mais prós para não romper (até o momento).

Dizem que o prazo para a “onça beber água” é até janeiro de 2022. Vamos aguardar!

O pitaco do Guru da Política é: se já tivesse rompido com o prefeito Augusto Castro, teria mantido a mesma linha de oposição no auge de quando foi vereador e chegaria com mais tranquilidade no ano que vem. Ainda assim, tem tudo para bagunçar o coreto nas próximas eleições.

OS PROGNÓSTICOS PARA PANCADINHA

1️⃣ É o seu primeiro mandato como vereador, mas chegou lá como o mais votado da cidade. Saiu de 886 votos em 2016 para 1.574 votos em 2020, o que representa um crescimento de 77%.

2️⃣ Jovem, músico e se autodenomina como o General da Favela.

3️⃣ Mantém projetos como o Alô Comunidade e o Cores e Vidas nos bairros (um dos poucos políticos que têm projetos em Itabuna).

4️⃣ Está com moral com ACM Neto, que se referiu a ele como “Meu deputado” recentemente. Isso tem peso para abrir portas e/ou apoios e, também, moral com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM) ⤵️.

5️⃣ Vem tentando manter a linha de oposição na Câmara de Itabuna.

6️⃣ É dito, na escalação de Neto, como o candidato que marcará a primeira-dama de Itabuna.

7️⃣ Estrutura não faltará para chegar bem em 2022. Dois empresários estão na mira dele.

8️⃣ Nos bastidores, estão tentando frear e fritar o vereador para que ele não seja candidato a deputado estadual. Prefiro não mensurar aqui quais são essas frituras, mas o jogo é brusco.

9️⃣ Se retirar a pré-candidatura neste momento, pode sepultar a própria carreira política. Façam as apostas e, enquanto isso, a pressão só aumenta para o vereador.

Uma breve conclusão é: se conseguir se manter como oposição, claro, sabendo fazer, pode manter o nome em alta para 2022. O sinal de Salvador é para que ele se mantenha nas cabeças nas pesquisas (as que estão circulando não estão registradas).

O pitaco do Guru da Política é: pode até não ganhar uma cadeira na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia), mas Pancadinha só se beneficia saindo como candidato a deputado, seja para uma reeleição para vereador ou vice-prefeito, como já foi ventilado. Tem que resistir à pilhagem.

AS PROJEÇÕES PARA CAPITÃO AZEVEDO

1️⃣ Experiente, mas com histórico de ter tomadas de decisões lentas. Aos 45 minutos do segundo tempo, não decidiu ainda se sai para federal ou estadual. Isto pode custar caro demais.

2️⃣ Sustenta 4 derrotas seguidas, três para prefeito (2012/2016/2020) e uma para deputado estadual (2014).

3️⃣ Sonha em voltar a ser prefeito em 2024, mas, perdendo mais uma no próximo ano, pode ser a gota d’água para ser convidado a tirar o cavalo da chuva.

4️⃣ Não se posiciona na tangente da política itabunense, ou seja, a brecha da oposição tem vaga, mas não abraça. Sendo ex-prefeito, conhece como ninguém, as necessidades da população, porém, prefere jogar parado.

5️⃣ É fiel a ACM Neto (1), mas o histórico de derrotas pode complicar um possível posicionamento no tabuleiro. Seja em 2022 ou 2024.

6️⃣ É fiel a ACM Neto (2), mas Neto vem apostando em time com jogadores novos.

7️⃣ Há um grupo político investindo para que ele saia como candidato a deputado federal, mas o coração do capitão quer ser estadual.

Uma breve conclusão é: pode se agarrar à possibilidade de não sair nem para federal nem para estadual, mas, sim, apoiar alguém em Itabuna. Porém, a transferência de voto sem estar no jogo é muito difícil. Não saindo em 2022, o Capitão Azevedo tem a opção de deixar o nome “descansando” para 2024. Vale a reflexão de não entrar para mais um embate.

O pitaco do Guru da Política é: se já pensou demais até agora, custe o que custar, pense mais e corra (de imediato) para Salvador com uma tomada de decisão ASSERTIVA para sim ou não. Se demorar mais, o leite pode derramar e ser tarde.

✅ CONCLUSÃO

As cartas estão sobre a mesa, portanto, é hora de correr atrás do elenco e apontar para 2022.

Envie a sua sugestão de pauta: [email protected]

ACM Neto e o vereador Pancadinha em Salvador, ontem (25)

Leia em: < 1 minuto

Um fonte que conhece as profundezas das águas políticas que correm em Salvador, ligou para o Pauta Blog, ontem (25.outubro) e informou: “Pacandinha segue firme e forte”. Dando a entender que a pré-candidatura a deputado estadual tem sido construída na capital baiana.

Também, nos bastidores, comenta-se que há medalhões empresários já firmados. Ou seja, não faltará estrutura para o vereador de Itabuna, Fabrício Pancadinha (PMN), em 2022.

O mesmo informante garantiu que ACM Neto (Democratas/União Brasil) soltou a voz na reunião de ontem: “Quem cedo chega, bebe a água mais limpa”. Com isso, ‘fincou’ ainda mais as esperanças do edil para os caminhos de uma cadeira na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia).

Na semana passada o ex-prefeito de Salvador chegou a chamar Pancadinha de “Meu deputado”, em Ibicaraí. E, ontem, foi a vez do prefeito de Salvador, Bruno Reis, bater continência para o vereador itabunense.

O pitaco que fica é: Pancadinha é a peça no tabuleiro que irá marcar a primeira-dama de Itabuna.

ACM Neto e André Jatobá se reuniram nesta segunda na capital baiana

Leia em: < 1 minuto

O empresário e atual vice-prefeito de Itapé, André Jatobá, esteve reunido com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (Democratas/União Brasil), nesta 2ª feira (25.outubro), em Salvador.

Na ocasaião, Neto disse que Jatobá terá uma grande participação na construção das eleições de 2022, deixando claro o alinhamento entre a dupla.

Ao pontuar sobre porque vai caminhar ao lado de Neto, o empresário declarou: “Estamos vivendo um momento onde precisamos de uma renovação na política. Com este intuito, viso em ACM Neto, um novo ciclo”. E concluiu contente: “Será o nosso futuro governador da Bahia”.

Um interlocutor inteirado das conversas dos bastidores revelou que André, possivelmente, apoiará, em Itapé, dois nomes de Itabuna para deputado, um para estadual e outro para federal.

Além disso, o ex-prefeito de Salvador convidou Jatobá para se filiar ao recém-criado União Brasil e o vice-prefeito, de ‘bate-pronto’, acatou o convite. Em breve, André estará arrumando as malas para se aportar no novo partido, assim que sair a aprovação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Rodrigo Pacheco, Angelo Coronel, o prefeito de Rio, Eduardo Paes e Gilberto Kassab, presidente nacional do partido

Leia em: < 1 minuto

O advogado Rodrigo Pacheco, atual presidente do Senado Federal, é a mais nova aposta do PSD (Partido Social Democrático). “Comunico que, nesta data, tomei a decisão de me filiar ao PSD, a convite de seu presidente”, disse Pacheco.

Com a filiação, o PSD passa a contar com os três senadores que representam Minas Gerais: Antônio Anastasia, Carlos Viana e Pacheco. No Senado Federal, o PSD passa a ter 12 senadores, a segunda maior bancada da Casa.

O senador da Bahia, Angelo Coronel, esteve no evento e declarou: “Temos certeza de que o ingresso de Pacheco na família PSD representa a consolidação de uma terceira via forte para a disputa em 2022”.

O evento de oficialização da pré-candidatura de Rodrigo Pacheco foi manhã deste sábado (23.outubro), no Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM ⤵️

José Oduque, Pancadinha, PT de Itabuna, Augusto Castro, Câmara de Itabuna, Augustão, DEM-e-PSL de Itabuna, Capitão Azevedo e Charliane Sousa, Dr. Mangabeira, Isaquias Queiroz

De um lado, o prefeito Augusto Castro (PSD), e do outro, o vereador Manoel Porfírio (PT): seguem ligados

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), disse ao programa de Bené que irá solicitar a Câmara de Itabuna uma nova mudança para reforma administrativa e que será enviada no final deste ano.

Castro ainda admitiu que fará alterações no seu primeiro e segundo escalão. E sacou o argumento: “Ainda estou estudando [nomes]”. Mas pontuou que a dança das cadeiras será apenas em 2022, e dando a entender que será logo no início do ano.

A entrevista foi na manhã neste sábado (23.outubro) pela Rádio Interativa 93.7 FM. Participou também o fidelíssimo escudeiro e líder do Governo na Câmara, o vereador Manoel Porfírio (PT), onde confessou que não será candidato à presidência da Câmara de Itabuna em 2022.

Porfírio segue super obediente ao prefeito Augusto Castro. Assim, por ora, o candidato [da Câmara] será quem o prefeito direcionar/escolher.

LEIA TAMBÉM ⤵️

José Oduque, Pancadinha, PT de Itabuna, Augusto Castro, Câmara de Itabuna, Augustão, DEM-e-PSL de Itabuna, Capitão Azevedo e Charliane Sousa, Dr. Mangabeira, Isaquias Queiroz

Notícias mais lidas

Outros assuntos