//

Leia em: 2 minutos

A Prefeitura  de Itabuna, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, anunciou nesta 6ª feira (4.fevereiro), que vai instalar mais uma central de testagem contra o Covid – 19. A partir de segunda-feira, as coletas passam também a ser feitas na quadra do Colégio Ciso, situado à Rua Francisco Ferreira da Silva, no Bairro de Fátima, além do Caic Jorge Amado, no Jardim Primavera.

O funcionamento no Ciso será às segundas e quintas-feiras, das 8 às 15 horas. Além do Teste Rápido Antígeno, a Secretaria Municipal de Saúde também vai oferecer neste ponto fixo o teste RT-PCR.

A central de testagem do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), no Jardim Primavera, vai continuar com os atendimentos às segundas, terças e quintas-feiras, também das 8 às 15 horas.

No Caic, no período entre 30 de janeiro até hoje, foram realizados 1.330 testes, dos quais 1.096 foram positivados para Covid-19, por meio do Teste Rápido Antígeno e RT-PCR, e 234 deram negativo para os sintomas, por meio do RT-PCR.

Com o aumento de ocorrências  de pessoas com sintomas gripais, a Vigilância em Saúde chegou a distribuir 500 senhas por dia no Caic Jorge Amado. As senhas visam regular o fluxo e organizar o atendimento das pessoas.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

ENTREVISTA❗ Vereador Solon Pinheiro declara: “A tolerância acabou em relação ao governo Augusto Castro. Agora, é hora de acertar!”; Escute os áudios

//

TCM aplicou multa de R$ 8 mil ao prefeito e será formulada uma representação ao MPE

Leia em: 2 minutos

Nessa quinta-feira (3.fevereiro), os conselheiros do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) da Bahia votaram pela rejeição das contas da prefeitura de Coaraci referentes ao ano de 2020. De acordo com o TCM, as contas estão irregulares porque foi constatada a ausência de recursos em caixa para pagamento das despesas no último ano do mandato do gestor, descumprindo, assim, o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Além disso, os conselheiros votaram pela imputação de débito e propuseram a multa no valor de R$ 8 mil reais ao prefeito do município, Jadson Albano (PP). Foi determinada, também, a formulação de representação ao Ministério Público Estadual (MPE) para que seja apurada a ocorrência de possível crime contra as finanças públicas, previsto no artigo 359-C do Código Penal.

De acordo com uma decisão do STF(Supremo Tribunal Federal), o parecer prévio emitido pelos conselheiros do TCM só deixa de prevalecer quando dois terços dos vereadores das Câmaras Municipais não concordam com a decisão. No entanto, ainda cabe recurso da decisão.

A equipe de redação do Pauta Blog tentou falar com o prefeito Jadson Albano para que ele comentasse a decisão, mas, até o fechamento dessa matéria, ele não havia retornado nossas ligações.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

ENTREVISTA❗ Vereador Solon Pinheiro declara: “A tolerância acabou em relação ao governo Augusto Castro. Agora, é hora de acertar!”; Escute os áudios

Crianças de 7 e 11 anos foram abusadas pelo professor

Leia em: < 1 minuto

Policiais civis da Delegacia Territorial de Euclides da Cunha cumpriram um mandado de prisão em aberto ontem (3.fevereiro) contra um professor que, segundo as investigações, praticava abusos sexuais contra os próprios alunos.

Ainda de acordo com a polícia, os abusos contra os menores de idade aconteceram entre os anos de 2019 e 2021. A polícia informou, também, que ao menos cinco crianças entre 7 e 11 anos foram abusadas pelo homem.

Depois de um longo processo de investigação, foi pedida a prisão preventiva do suspeito e, no dia seguinte, ele foi capturado. Após a prisão, ele foi submetido a exames de corpo de delito e permanece à disposição da justiça.

//

Agentes seguiam para Salvador transportando detentos quando a tragédia aconteceu

Leia em: < 1 minuto

Na manhã de hoje (4.fevereiro), dois policiais civis morreram em um grave acidente na BA-233, trecho entre as cidades de Itaberaba e Ipirá, na região da Chapada Diamantina. Os agentes mortos foram identificados como Kleber Correia Cardoso, de 42 anos, e Matheus Guedes Malta Argolo, de 31.

Na viatura, estavam os dois policiais mortos, além de um investigador, que foi socorrido em estado grave e levado para o hospital. Além disso, quatro detentos que eram transportados também ficaram feridos e foram socorrido até a unidade de saúde.

De acordo com informações da polícia, os agentes eram lotados na 13º Coordenadoria de Polícia do Interior, com sede em Seabra, e seguiam para Salvador transportando os presos quando a tragédia aconteceu. Ainda não se sabe o que provocou o acidente, mas a viatura teve o eixo traseiro e a roda dianteira arrancados com o impacto da batida.

A Delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Campos de Brito, emitiu uma nota de pesar: “Toda a Polícia Civil está absolutamente consternada neste momento. Eles foram meus alunos na Acadepol, onde pude acompanhar de perto o desempenho de cada um. A perda de colegas tão jovens, com futuro promissor na nossa polícia, e de maneira tão trágica, deixa toda a instituição em luto”.

📷 Reprodução Redes Sociais

//

Leia em: 1 minuto

Mais de 500 pacientes com sintomas gripais há quatro dias, em média, ou com a suspeita de infecção pela Covid-19 devem passar por exames no Centro de Testagem do Centro de Integração da Criança e do Adolescente (Caic) Jorge Amado, implantado pela Prefeitura de Itabuna, ontem (3). Técnicos da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde orientavam as pessoas a ter tranquilidade, depois da distribuição de 400 senhas até as 11 horas.

A diretora de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, confirmou que há muita gente indo ao Caic Jorge Amado, na zona sudoeste da cidade. Ela reforçou que as pessoas devem usar máscaras, permanecer calmas, seguir a orientação dos atendentes e manterem distanciamento social para que a testagem com antígeno ou RT-PCR. Segundo ela, o quantitativo é suficiente para o atendimento diário, entre as 8 e 15 horas, tendo justificado a distribuição de senhas para melhor organizar o fluxo de pessoas.

A mudança do Centro de Testagem do saguão do Espaço Cultural Josué Brandão, no Bairro Conceição, como decorrente da retomada das atividades pela Câmara Municipal de Vereadores que funciona no local.

MP aponta que município beneficiou pessoas ligadas a políticos, empresários e parentes de agentes públicos

Leia em: < 1 minuto

Na última terça-feira (1º.fevereiro), o Ministério Público da Bahia recomendou que a prefeitura de Guanambi, no sudoeste baiano, anule todas as etapas e todos os atos de estudantes para o programa “Bolsa Universitária” por causa das ilegalidades e inconstitucionalidades constatadas no processo seletivo.

Segundo o MP, o órgão recebeu uma notificação de que o município ofertou bolsas estudantis para o curso de Medicina da Faculdade FIP Guanambi, por meio do Programa Social de Bolsas Universitárias, tendo como beneficiários pessoas vinculadas a políticos da região, empresários e parentes de agentes públicos municipais. Ainda de acordo com o MP, o processo durou apenas seis dias úteis desde a publicação de edital, inscrições, seleção e entrevista.

No documento enviado à prefeitura, o MP recomendou que o município promova, no prazo máximo de 20 dias, todas as providências necessárias para solucionar os erros apontados no edital nº 001/2022 e publique outra convocação, que obedeça à transparência e à publicidade que devem nortear todos os atos da administração pública.

//

Comandante do 4º GBM completa 48 anos nesta sexta-feira

Leia em: < 1 minuto

Nesta 6ª feira (4.fevereiro), é dia de festa para o comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, tenente-coronel Manfredo Santana. Isso porque o experiente servidor público completa 48 anos de idade com muita saúde e sucesso na carreira.

Nas redes sociais, o comandante fez questão de registrar a data, mas lembrar que, hoje, também é celebrado o Dia Mundial do Câncer. Segundo o comandante, ele passou pelo processo de quimioterapia quando adolescente para tratar um câncer no sistema linfático e, felizmente, venceu a luta contra a doença.

Saúde, comandante. Deus abençoe o seu caminho!

Drogas, armas, munições, dinheiro e um veículo também foram apreendidos durante operação de combate ao narcotráfico

Leia em: < 1 minuto

Nesta 5ª feira (3.fevereiro), a Polícia Civil de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, realizou uma operação de combate ao narcotráfico e conseguiu prender, em flagrante, um suspeito de tráfico de drogas e posse ilegal de armas de fogo. De acordo com os policiais, a prisão do homem de 26 anos aconteceu após um intenso trabalho de investigações das unidades especializadas.

Ainda segundo a polícia, o suspeito foi encontrado no Bairro Morumbi, próximo ao Centro Industrial. Nesse mesmo local, também foram encontradas porções de maconha, crack e cocaína, além de dois revólveres calibre 38, cartuchos do mesmo calibre, celulares, embalagens, balanças de precisão, dinheiro e um veículo.

As investigações apontam, inclusive, que o homem é integrante de uma facção criminosa especializada em tráfico de entorpecentes, roubo e homicídios na cidade. Ele já possuía passagens pela delegacia pelo crime de roubo e, hoje, foi autuado em flagrante e encaminhado ao presídio, onde vai ficar à disposição da justiça.

//

Comerciante vai realizar sorteio de brinde para moradores que ajudarem a comprar a bomba d'água

Leia em: 2 minutos

Os moradores do Condomínio São José, no Bairro Ferradas, em Itabuna, resolveram fazer uma “vaquinha” para conseguir comprar uma bomba d’agua. Isso porque, segundo eles, a Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento) não libera água por tempo nem força suficientes para que os tanques de toda a área sejam abastecidos.

Mesmo com o apelo do organizador, que pede a contribuição de apenas R$ 10,00 por cada residência, as pessoas não têm contribuído com a quantia para comprar a bomba que vai beneficiar a todos. Sendo assim, um comerciante da localidade resolveu incentivar a doação e vai promover o sorteio de um brinde no próximo sábado (5.fevereiro), às 19h, apenas para quem ajudar.

Segundo o organizador da “vaquinha”, até o momento, eles conseguiram arrecadar R$ 1.200,00, mas a bomba d’água custa quase R$ 5.000,00. Vale ressaltar que, durante o verão, a oferta de água fica ainda mais escassa e, de acordo com os moradores, o problema com a Emasa já existe há algum tempo.

Atenção: O sorteio vale apenas para os moradores do condomínio que estejam participando do grupo no aplicativo de mensagens e, claro, doarem a quantia de R$ 10 reais por meio do PIX 006.330.945-95. Participe!

//

De acordo com Sindigás, preço do botijão pode chegar a R$ 120,00 em algumas cidades do estado

Leia em: < 1 minuto

A partir de hoje (3 de fevereiro), o botijão de gás de 13kg fica mais caro no estado da Bahia. O anúncio do aumento foi feito pela Refinaria Mataripe, que foi privatizada pelo governo federal em novembro do ano passado e, agora, tem autonomia para reajustar os preços independentemente da Petrobras.

De acordo com o Sindicato dos Revendedores de Gás (Sindigás), o repasse para o consumidor final vai ficar entre R$ 5,00 e R$ 7,00. Ainda segundo o Sindigás, o preço do botijão pode chegar a R$ 120,00 em algumas cidades do estado.

A Federação Nacional dos Petroleiros informou, recentemente, que a Refinaria Mataripe já pratica a gasolina mais cara do país. O reflexo, é claro, é sempre maior no bolso do consumidor final.

Notícias mais lidas

Outros assuntos