Leia em: < 1 minuto

A postura de independência da Câmara Municipal foi reafirmada pelo vereador Paulão do Caldeirão (PSC), na primeira sessão ordinária do ano, ontem (1º). Ele criticou a situação em que se encontra a cidade, seja no centro, bairros ou distritos e voltou a convocar o governo para o debate sobre os interesses de Feira de Santana. “Não temos medo do debate”, enfatizou.

Paulão também falou sobre a divulgação de fake news “de forma mesquinha e covarde”, que classificou como mentiras fomentadas por pessoas que não aceitam o debate e sugeriu que o secretário de saúde, Marcello Britto se afaste do cargo. “É uma mentira atrás da outra, pegue seu boné e vá embora”, aconselhou, acrescentando que o prefeito Colbert Martins pensa que vai ditar ordem, mas está enganado.

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

Câmara deveria ter julgado documentos desde agosto do ano passado, mas contas não chegaram à Casa Legislativa

Leia em: < 1 minuto

Os vereadores do município de Canavieiras estão cobrando respostas a respeito do paradeiro das contas da prefeitura referentes ao exercício de 2018 que foram rejeitadas pelo TCM (Tribunal de Contas dos Municípios). De acordo com os edis, as contas foram disponibilizadas desde agosto do ano passado, porém teriam sido retiradas no correio por uma funcionária da prefeitura e, desde então, eles não tiveram acesso aos documentos.

Os vereadores alegam que o trâmite legal é que algum representante da Casa Legislativa recepcione esses documentos e não alguém ligado à prefeitura, uma vez que o material precisa ser analisado e julgado pelos vereadores. Sendo assim, eles enviaram um ofício ao TCM comunicando que, até o momento, não emitiram nenhum parecer sobre o assunto porque não receberam as contas.

Os representantes da Câmara relatam, também, que cobraram respostas do presidente da Casa, Clery Costa (PROS), que é do mesmo partido do prefeito Dr Almeida, mas não receberam nenhuma resposta. Os edis, então, enviaram outro comunicado ao TCM solicitando uma cópia das contas rejeitadas para que, finalmente, tenham acesso ao material.

Quem cobra as respostas são os vereadores Cosme Pereira dos Santos, Ronald Santos de Souza, Lescepis Macedo Rocha, Cleonildo Santos Tibúrcio (e José Carlos Costa Guimarães que não está na foto).

DÊ PLAY E ASSITA ⤵️

📷 Foto de reprodução do Canal TÁNOSITE TV
Leia em: 2 minutos

A Câmara Municipal de Ilhéus realizou ontem (1º) a primeira sessão legislativa deste ano, após o fim do recesso parlamentar. A cerimônia teve início às 16h, de forma remota/virtual, através da plataforma zoom e foi transmitida nas redes sociais oficiais da Câmara de Vereadores (facebook e youtube).

A sessão contou com a participação dos edis, do Presidente da Casa Legislativa, o vereador Jerbson Moraes, do vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, da primeira-dama e secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão, e do Prefeito Mário Alexandre, que abriu o início do trabalho legislativo com uma mensagem onde destacou os avanços e desafios do município.

Na oportunidade, o prefeito enfatizou a importância do trabalho da Prefeitura e da Câmara de Vereadores para a construção de uma Ilhéus melhor. “Dou início à minha fala, defendendo a independência e a harmonia entre os Poderes, como princípio fundamental para o avanço da democracia, a ser cada vez mais fortalecida, a fim de promover o bem-estar de todos os cidadãos ilheenses”, destacou Mário.

O Chefe do Executivo Ilheense também enfatizou que desde o ano de 2017, “nossa gestão tem se pautado na união entre os Poderes Executivo e Legislativo, em que se priorizou o diálogo com intensa participação da Sociedade”, completou. Na ocasião, a primeira-dama, Soane Galvão, agradeceu aos parlamentares pelo empenho em trabalhar por Ilhéus, através da parceria sólida com a atual administração.

Ao final da sessão o Presidente da Casa Legislativa, Jerbson Moraes, convidou a todos para participarem nesta quarta-feira, a partir das 16h, da segunda sessão ordinária de 2022. Lembrando que as sessões estão acontecendo de forma remota, devido ao aumento do número de casos de Covid-19 no município. A população pode acompanhar e participar através das redes sociais oficiais da Câmara de Vereadores (facebook e youtube).

Anúncio da saída de Gabriela Nienov acontece após a divulgação de áudios em aplicativo de mensagens

Leia em: < 1 minuto

O ex-deputado federal e presidente de honra do PTB, Roberto Jefferson, anunciou que Gabriela Nienov não é mais a presidente nacional da sigla. Jefferson está cumprindo prisão domiciliar desde que o STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou que ele fosse para casa por motivos de saúde, mas com várias restrições.

Gabriela Nienov assumiu o comando da sigla em agosto do ano passado depois que o ex-deputado teve a prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes no inquérito sobre as milícias digitais, que apura a organização de atos antidemocráticos no Brasil. O anúncio da saída de Nienov vem após a divulgação de supostos áudios em um aplicativo de mensagens.

De acordo com Jefferson, houve uma “traição” por parte de Gabriela em relação ao que havia sido acordado entre eles: “Gabriela me desqualificou, me traiu e quis apagar o meu legado e as minhas lutas. Sem qualquer condição moral ou política, ela me pediu demissão e eu aceitei”.

Nos bastidores, integrantes do PTB comentam que a agora ex-presidente teria se articulado com o ministro Moraes para manter a prisão do ex-parlamentar. Por meio de nota, a assessoria do STF negou essa informação veementemente: “É absolutamente falsa a notícia de que o Ministro Alexandre de Moraes tenha recebido, em audiência, conversado pessoal ou telefonicamente com a ex-presidente do PTB, que nem ao menos conhece”.

//

Leia em: < 1 minuto

A partir desta 5ª feira (3.fevereiro), o local do Centro de Testagens contra a Covid-19 passará a acontecer no Imeam (Instituto Municipal de Educação Aziz Maron), na Rua Adelino Kfoury Silveira, Alto Maron, das 8 às 15 horas.

Até ontem (1º), as testagens aconteceram no Espaço Cultural Professor Josué Brandão (térreo onde se localiza a Câmara Municipal de Vereadores. O comunicado foi feito pela Secretaria de Saúde de Itabuna.

❌ PREFEITURA DE ITABUNA ERRA E EMITE NOVA NOTA. SEGUE ⤵️

“Em relação ao Centro de Testagem, que funcionaria no Imeam. Na verdade, os testes serão exclusivos para funcionários do colégio da rede municipal.

O Departamento de Vigilância em Saúde precisa fazer ajustes e definir um novo local para a testagem do público. Ainda nesta quarta-feira faremos o anúncio”.

ATUALIZAÇÃO ÀS 10H23MIN DESTA QUARTA (2).

//

A estratégia acontece nas unidades de saúde Sarah Kubitschek, Euler Ázaro, Hernani Sá e no CAE III, das 9h às 12h

Leia em: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde divulgou os locais de vacinação infantil contra a Covid-19 em Ilhéus. De acordo com a Sesau, a estratégia acontece toda quarta e sexta-feira, nas unidades de saúde Sarah Kubitschek, Euler Ázaro, Hernani Sá e no CAE III, antigo Sesp, das 9h às 12h. Nesta quarta (2), o serviço contempla crianças de 6 a 11 anos. Já a partir da próxima 6ª feira (4.fevereiro), as doses serão aplicadas em crianças de 5 a 11 anos.

No ato da vacinação a criança deverá estar acompanhada da mãe, do pai ou de um responsável legal e portar CPF, cartão do SUS, bem como caderneta de vacinação. É necessário que o adulto apresente documento de identificação com foto.

Horários: Das 9h às 12h
➡️ UBS Sarah Kubitschek (Malhado – Parque Infantil);
➡️ UBS Euler Ázaro (Teotônio Vilela);
➡️ UBS Hernani Sá;
➡️ CAE III (antigo Sesp – Avenida Canavieiras)

//

Ruas do Bairro da Conceição vão ficar sem energia no próximo sábado, dia 5, das 9h às 12h

Leia em: < 1 minuto

A Coelba informou que haverá interrupção no fornecimento de energia elétrica no próximo sábado (5.fevereiro), das 9h às 12h, em algumas partes do Bairro da Conceição, em Itabuna. A interrupção é para que os técnicos da empresa realizem reparos na rede elétrica local em segurança.

As localidades afetadas são: Avenida Aziz Maron, Rua Aurora, Rua Casemiro Rego, Rua Catucicaba, Rua do Campinho, Rua Epinal, Rua Epitácio Pessoa, Rua Santo André, Rua São Francisco e Travessa Santo André.

A empresa informa, também, que a interrupção programada pode ser suspensa caso as condições atmosféricas não estejam favoráveis ou caso haja alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a energia elétrica.

Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Enderson Guinho garante que afastamento da Secretaria de Esportes é por questão pessoais

Leia em: 2 minutos

Desde que foi anunciado que o vice-prefeito de Itabuna, Enderson Guinho (DEM), tiraria uma licença ou ‘mini férias’, muito se especulou sobre o real motivo do afastamento do jovem político. Hoje (1º.fevereiro), o Pauta Blog conversou com o vice-prefeito, com exclusividade, e ele garantiu que não há motivos excepcionais para a saída temporária.

Segundo Guinho, o distanciamento do cargo acontece por motivos pessoais, mas que têm relação direta com a pré-candidatura a deputado federal em outubro: “Eu já tinha programado uma viagem e tinha algumas questões pessoais para resolver. Na próxima sexta-feira, estarei em Salvador para encontrar ACM Neto porque nós precisamos estruturar a questão do partido aqui em Itabuna”.

Ainda de acordo com o vice-prefeito, o pedido de licença causou estranhamento porque foi feito às claras: “Eu poderia me afastar sem ninguém saber, mas eu não quis fazer dessa forma e fiz da forma correta como deve ser feito, publicando no Diário Oficial. É assustador fazer a coisa certa na política! A política brasileira, infelizmente, chegou a um desgaste tão alto que as pessoas se assustam quando veem a coisa correta sendo feita”.

Durante a entrevista, Guinho falou sobre as eleições deste ano e garantiu que vai concorrer a uma vaga na Câmara Federal: “Retorno à secretaria assim que concluir o afastamento e, no dia 28 de março, me afasto, oficialmente, para concorrer às eleições deste ano”.

O pré-candidato fez questão de reiterar que, mesmo após a sondagem de outros partidos políticos, vai marchar ao lado de ACM Neto na tentativa de se tornar governador da Bahia. Para o vice-prefeito, a parceria entre ele e o ex-prefeito de Salvador é uma questão de honra: “Eu dei a minha palavra a ACM Neto que estaria com ele e não volto atrás. Aconteça o que acontecer, estou com ele. Acredito que a Bahia precisa passar por uma renovação, independente do resultado, ele vai ter a certeza de que tem um apoiador e alguém que vai fazer a campanha dele em Itabuna. Vou para 2022, até o dia 2 de outubro, ao lado de ACM Neto para que, com fé em Deus, ele seja o governador dessa Bahia”.

Fabrício Pancadinha diz que não é oposição ao governo, mas favorável ao povo

Leia em: < 1 minuto

O vereador Fabrício Pancadinha (PMN) conversou com o Pauta Blog na tarde de hoje (1º.fevereiro) e garantiu que não se autodeclara ‘oposição’, mas, sim, ‘favorável ao povo’. Atualmente, ele é o único dos 21 vereadores que não se coloca ao lado do prefeito Augusto Castro (PSD) em nenhuma situação.

Pancadinha fez questão de afirmar que luta pelos interesses da população que o elegeu: “Eu não sou oposição, mas eu sou a favor do povo. Tudo o que é bom para o povo, eu sempre estou falando, eu não me calo. Eu sou o incansável do povo, eu vou pra cima e falo o que o povo quer ouvir para defender o povo. Eu não sou oposição, essa palavra é muito pesada! Mas, o que for ruim para o povo, eu vou para cima”.

Questionado sobre as críticas que vem recebendo, o vereador classificou como ‘normal’ o comportamento dos que não concordam com as opiniões dele sobre o poder público. Falou, ainda, que vai continuar agindo da mesma forma: “Você já viu alguém que é bem reconhecido pela população não ser batido? Isso é normal. Eu não estou aqui apenas para apontar os erros do prefeito, eu estou para fazer o meu papel que é legislar e fiscalizar. Acho que venho incomodando algumas pessoas e o Pancada vai incomodar muito mais!”.

Maico Franco é diretor de Incremento ao Esporte e acumula cargo de secretário interino de Esportes e Lazer

Leia em: < 1 minuto

Na tarde de hoje (1º.fevereiro), o Pauta Blog conversou com o diretor de Incremento ao Esporte e secretário interino de Esportes e Lazer de Itabuna, Maico Franco. Ele garantiu que vai continuar realizando o trabalho que já estava sendo desenvolvido pelo vice-prefeito Enderson Guinho (DEM).

Maico anunciou, também, novidades para a área do esporte itabunense. Segundo ele, ainda neste semestre, cerca de três projetos voltados para o esporte vão ser iniciados na cidade: “Vamos terminar o planejamento do campeonato interbairros porque, em breve, estaremos anunciando a data do lançamento. Estamos, também, planejando o ‘Bom de Bola’ e a ‘Taça Cidade Futsal’. Além disso, teremos um seminário para a população sobre diversas modalidades esportivas”.

Notícias mais lidas

Outros assuntos