Reunião realizada ontem (7), na sede da Fábrica Benevides Chocolates Finos, em Itabuna

Leia em: < 1 minuto

Durante a Reunião Ordinária da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, nesta segunda-feira, 7, na fábrica de chocolates Benevides, os empresários debateram sobre as dificuldades vivenciadas pelos lojistas atingidos pela enchente de dezembro para obter o empréstimo emergencial garantido pelo Governo do Estado, para a reconstrução do seu negócio.

As condições ofertadas chegaram num momento importante para o lojista que teve suas mercadorias comprometidas. No entanto, dentre os empresários que conseguiram dar entrada no empréstimo, a maioria reclama que não recebeu o protocolo de acompanhamento e tem muita dificuldade de comunicação. A grande maioria não recebeu retorno nenhum, “nem que sim, nem que não”, enfatizou um dos empresários presente na reunião.

Para responder aos questionamentos da classe, foi convidado o assessor da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Marcos Alves (Kiko) e o gerente de Desenvolvimento da Desenbahia, Thales Quadros. Porém, os mesmos não foram autorizados a participar da reunião e responder às ações do órgão responsável pelo empréstimo. “O Desenbahia trata o setor produtivo mais importante da cidade, que é o comércio, com descaso”, desabafa o presidente da ACI, Mauro Ribeiro (foto).

Partida final vai ser entre o Zizo FC e Vila Zara FC

Leia em: 2 minutos

No próximo domingo (13.fevereiro), após seis meses de competição, acontece a grande final da Copa Gué de Futebol. A grande disputa entre os times Zizo FC e Vila Zara FC vai acontecer no Campo do Bairro São Pedro, em Itabuna.

Com 12 equipes participantes e mais de 8 mil reais em premiação, a competição é considerada um verdadeiro sucesso pelos organizadores. Além disso, os comerciantes locais faturaram bastante nesse período, assim como os vendedores ambulantes, que sempre tiveram espaço nos locais onde os jogos aconteceram.

O evento é mais uma das ações sociais do Projeto Alô Comunidade, em parceria com a Associação de Moradores do São Pedro. O vereador Fabrício Pancadinha (PMN), grande incentivador do esporte e dos atletas locais, apoiou a realização do campeonato desde o início.

O nome da copa é uma homenagem ao ex-jogador e ex-treinador de futebol, Alex Pereira Costa, mais conhecido como Gué, que faleceu aos 46 anos de idade por complicações da Covid-19 em junho do ano passado.

Leia em: 2 minutos

Nos últimos dias, aumentou o número de pacientes que chegam ao Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, com sintomas gripais e têm o diagnóstico positivo para o novo coronavírus. De acordo com a diretora técnica, a médica Fabiane Chávez (foto), 80% dos pacientes que dão entrada na Unidade Covid estão infectados com o vírus.

Diante desse cenário, está cada vez mais difícil encontrar uma vaga em um dos 13 leitos regulados no hospital materno-infantil, pela Secretaria de Saúde do Estado, para atendimento exclusivo a pacientes positivados para a Covid-19. Hoje, são 10 vagas na enfermaria e outras três na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e todas estão ocupadas, conforme Fabiane Chávez.

GESTANTES COM TESTE POSITIVO
Fabiane Chávez acrescenta que outra constatação é o aumento no número de gestantes com testes positivos para o novo coronavírus. A médica alerta que é uma situação delicada porque, às vezes, não encontra leitos em hospitais para internação dessas mães, pois o número de vagas para adultos foi reduzido no sul da Bahia.

Outro agravante é que também cresceu a quantidade de pacientes internados com doenças como gripe. Muitos dessas crianças estão se recuperando em leitos obstétricos no Pronto Socorro. “O paciente apresenta os sintomas da gripe e, cinco seis dias depois, apresenta pneumonia grave”, informa a médica.

A diretora técnica observa que, geralmente, esse paciente fica internado por mais tempo na UTI pediátrica convencional e, quando sai, fica até 20 dias em leito de enfermaria. “Nestes anos todos de profissão, nunca tinha presenciado uma situação como esta, com aparecimento simultaneamente da pneumonia e derrame pleural, e nessa época do ano que não é comum”, afirma.

Soane Galvão, secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação

Leia em: 2 minutos

A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Ilhéus, apurou que 666 novas empresas foram constituídas e registradas na Junta Comercial do Estado da Bahia, no ano de 2021. A secretária Soane Galvão comemorou o resultado em um ano pandêmico, principalmente por representar um crescimento significativo de 57,45% em relação a 2020. “Esse é o melhor desempenho desde 2017, mesmo com a Covid-19, se compararmos com os anos anteriores e observarmos a série histórica”, frisou.

A secretária afirma que as mais de 600 novas empresas constituídas em Ilhéus, refletem a atuação do poder público municipal para atrair investimentos públicos, bem como o momento favorável para o ambiente de negócios na cidade.

De acordo com Vinicíus Briglia, assessor técnico especial da SDE, conforme o levantamento no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, incluídos os dados de dezembro de 2021, Ilhéus registra um estoque total de 27.318 empregos formais, com um saldo de 2.154 novos postos de trabalho gerados em 2021. Soane lembra que o saldo é crescente também em razão da atuação da pasta junto a congressistas.

Mesmo com a Covid-19, Ilhéus teve o melhor desempenho desde 2017 na quantidade de criação de empresas registradas na Juceb

//

Se aprovado, texto vai viabilizar reajustes de até 15,96% para a categoria, com impacto de R$ 119,5 milhões para os cofres públicos só em 2022

Leia em: < 1 minuto

O governo baiano encaminhou ontem (7.fevereiro), para a Alba (Assembleia Legislativa do Estado da Bahia) o projeto de lei que altera a Lei 14.406/2021, readequando os valores dos vencimentos do magistério público da educação básica. A medida vai beneficiar mais de 17 mil educadores da ativa, entre professores e coordenadores pedagógicos, além de mais de 6.500 aposentados, que terão seus vencimentos adequados em função do novo piso nacional da categoria.

Caso aprovado, o Projeto de Lei vai viabilizar a concessão de reajustes de até 16,10%, a depender do grau e do padrão que o educador ocupa na carreira. O impacto da medida para os cofres públicos do Estado será de 119,9 milhões só em 2022.

De acordo com a tabela de vencimentos que está sendo proposta, um professor do grau III do padrão P, por exemplo, passará a receber R$ 3.850,00. Já o vencimento de um professor do grau III-A, padrão P, será definido em R$ 3.903,02.

"A gestão vai ter que se organizar porque Guinho é candidato a federal e a gestão vai ter que dar esse apoio", dispara o vice-prefeito

Leia em: 2 minutos

Em entrevista concedida ao programa do Bené na Rádio Interativa FM, o vice-prefeito de Itabuna, Enderson Guinho (DEM), falou sobre a pré-candidatura a deputado federal e afirmou que a gestão municipal vai apoiá-lo. Segundo o vice-prefeito, esse acordo foi selado ainda em 2020 quando ele e Augusto Castro (PSD) uniram forças para disputar as eleições municipais.

Em tom descontraído, Guinho deixou claro que vai contar com o apoio do prefeito e da primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro: “Eu vou pedir o voto a Augusto e a Andrea e aí eles vão decidir em quem votar. O voto, eu vou pedir aos dois”.

Questionado sobre as alianças que foram firmadas desde a eleição de 2020, quando ele e o prefeito receberam mais de 40 mil votos dos itabunenses, Guinho salientou que as conversas sobre 2022 já tinham sido iniciadas: “Em 2020, quando eu aceitei estar vice de Augusto, isso foi conversado entre o meu partido e o partido dele. Ficou definido, após a retirada de minha candidatura para apoiar Augusto, nós alinhamos que eu seria candidato, em 2022, a deputado. A princípio, seria a deputado estadual novamente, mas mediante a candidatura da primeira-dama, que é legítima porque todo cidadão tem direito a se candidatar, optamos para abrir para deputado federal”.

O vice-prefeito comentou, também, sobre a importância de eleger deputados da região para juntar esforços e trazer melhorias para os municípios: “A crise tem escancarado a necessidade de representação que não só Itabuna, mas a região, necessita. Quando nós temos um representante que destina recursos para Itabuna, ele ajuda toda a região”.

Ao falar sobre a proximidade entre o prefeito Augusto e o deputado federal Paulo Magalhães, que vai concorrer à reeleição em outubro, Guinho deixou claro que entende a relação, mas é preciso ter espaço para o nome dele: “O prefeito tem como obrigação apoiar o deputado Paulo Magalhães, mas a gestão vai ter que se organizar porque Guinho também é candidato a federal e a gestão, também, vai ter que dar esse apoio. O prefeito já disse isso, como também o deputado Paulo Magalhães tem conhecimento disso”.

"Augusto é muito querido entre nós, entre nosso grupo político", declara Régis sobre opinião de grupo ligado a ACM Neto

Leia em: < 1 minuto

Eleito três vezes consecutivas como deputado estadual, Sandro Régis (DEM) concedeu entrevista ao programa Frequência Política no último sábado (5.fevereiro) e elogiou o atual prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), durante a passagem dele pela Alba (Assembleia Legislativa da Bahia).

Ao radialista Binho Shalon e ao analista político João Matheus, Régis elogiou a relação que construiu com o gestor itabunense: “Augustinho, meu colega. Figura ilustre. Muito querido no parlamento, um jovem, um amigo. Tenho muito carinho e muito respeito”.

Já no quesito política, o atual líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia relatou que o prefeito itabunense é querido pelo grupo de ACM Neto: “Augusto é muito querido entre nós, entre nosso grupo político”.

Para finalizar, o parlamentar teceu ainda mais elogios ao prefeito de Itabuna e à postura adotada por ele enquanto deputado: “Foi um deputado muito firme na oposição e que sempre respeitou a opinião do eleitorado”. A época a que Régis se refere é quando Castro estava filiado ao PSBD e fazia oposição ao senador e pré-candidato ao governo da Bahia, Jaques Wagner.

Apesar de estarem em lados opostos atualmente, a afinidade entre Régis e Castro parece ter permanecido. Será que, nos bastidores, os petistas e aliados de Jaques Wagner gostam desta relação do prefeito de Itabuna com o grupo Carlista?

//

O equipamento de saúde vai funcionar na UPA e visa atender pacientes com sintomas gripais de leve a grave complexidade

Leia em: 2 minutos

O gripário de Ilhéus foi entregue na última 6ª feira (4.fevereiro) pelo prefeito Mário Alexandre, que visitou as instalações acompanhado de secretários (Soane Galvão e André Cezário) e vereadores. O equipamento de saúde vai funcionar na UPA (Unidade de Pronto Atendimento da Conquista) e visa atender pacientes com sintomas gripais de leve a grave complexidade.

O prefeito ressaltou a importância da abertura do centro de referência para garantir ampla assistência à população e diminuir a pressão sobre as unidades de saúde do município. “Mais um trabalho realizado para salvar a vida das pessoas. Com o apoio do Governo da Bahia, montamos o gripário, que conta com atendimento ambulatorial e toda assistência necessária para prestar um serviço de qualidade, com leitos de hidratação e semi-intensivos. Mais uma vez Ilhéus é referência em saúde para toda a nossa região”.

O gestor frisou ainda que os cuidados contra a Covid-19 precisam ser mantidos. A nova estrutura complementa a rede de urgência e emergência da cidade e presta assistência em regime de plantão 24 horas, dispondo de sala para medicação; hidratação; leitos de retaguarda, montados com monitores, ventiladores mecânicos e suporte de oxigênio intensivo; além da coleta diária de teste rápido e RT-PCR para detecção da Covid-19, no turno da manhã.

ONDE DEVO IR?
Pessoas que apresentarem sintomas gerais, excluindo o quadro respiratório, devem procurar o PA da Zona Sul e os hospitais conveniados ao SUS Hospital São José, COCI e Hospital Regional Costa do Cacau. Já as crianças com ou sem sintomas gripais devem se dirigir ao Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Santa Dulce, antigo Hospital Vida Memorial.

Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), são considerados sintomas gripais de leves a graves: dor de cabeça, dor de garganta, coriza, tosse, dificuldade para respirar, pressão ou dor no tórax, febre alta e lábios azulados. Além da abertura do gripário e do avanço da vacinação, é essencial que a população mantenha as medidas de prevenção contra a Covid-19, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento físico.

Festas aconteciam nos Bairros Maria Pinheiro e Ferradas

Leia em: 2 minutos

O último fim de semana foi de muitas denúncias sobre perturbação alheia do sossego e a Polícia Militar, é claro, trabalhou para encerrar eventos com aglomeração acontecendo sem autorização do poder público.

No sábado à noite (5.fevereiro), após receber denúncias da população, a guarnição da PM foi até o bairro Maria Pinheiro, onde acontecia uma festa tipo paredão na praça. No local, os policiais apreenderam a aparelhagem de som e apresentaram o material no Complexo Policial.

Já no domingo (6.fevereiro), outra festa tipo paredão acontecia na Rua de Palha, Bairro Ferradas, e as guarnições policiais foram acionadas por meio de denúncia anônima. Segundo a PM, suspeitos de envolvimento com o mundo do crime participavam da celebração e, no local, a aparelhagem de som foi apreendida.

Ainda no domingo, outra festa clandestina foi interrompida com a chegada dos policiais na Rua de Palha. De acordo com as forças de segurança, cerca de 400 pessoas participavam do evento e, ao perceber a aproximação da viatura, todas fugiram. No local, o dono do veículo foi notificado, paredão foi encaminhado ao Complexo Policial e uma motocicleta com o lacre rompido também foi apreendida.

📞 CONTRA “SOM ABUSIVO” EM ITABUNA LIGUE: 153.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Deputado Sandro Régis (DEM) sobre atuação de Augusto Castro (PSD) na Alba: “Foi um deputado muito firme na oposição [ao PT]”

Veículo e máquinas foram encontrados no Condomínio Itapuã, Bairro Jorge Amado

Leia em: < 1 minuto

No fim da manhã de hoje (7.fevereiro), guarnições da Polícia Militar, ao realizarem patrulhamento e abordagem no Condomínio Itapuã, Bairro Jorge Amado, em Itabuna, localizaram um veículo com restrição de roubo e três máquinas caça-níqueis.

Tanto o veículo como as máquinas foram levadas para o Complexo Policial de Itabuna. Além disso, um homem foi conduzido para prestar esclarecimentos sobre a origem do carro e dos equipamentos.

Notícias mais lidas

Outros assuntos