No fim da manhã de hoje (7.fevereiro), guarnições da Polícia Militar, ao realizarem patrulhamento e abordagem no Condomínio Itapuã, Bairro Jorge Amado, em Itabuna, localizaram um veículo com restrição de roubo e três máquinas caça-níqueis.
Tanto o veículo como as máquinas foram levadas para o Complexo Policial de Itabuna. Além disso, um homem foi conduzido para prestar esclarecimentos sobre a origem do carro e dos equipamentos.
De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta 2ª feira (7.fevereiro), a cada 100 testes de detecção da Covid-19 realizados pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), 70 apresentam resultado positivo. Esse percentual, no dia 1º de janeiro, era de apenas 6,55%, o que significa que houve um aumento de 974,5% no número de casos positivos em pouco mais de um mês.
Pelo Twitter, a Sesab reiterou a importância de manter as medidas restritivas para o combate à pandemia, assim como a adoção de medidas simples que podem minimizar a disseminação da doença: “Medidas simples podem ajudar a minimizar o contágio do coronavírus e, também, de outras síndromes gripais: complete a sua imunização, continue usando máscara, evite aglomerações e higienize as mãos”.
No último domingo (6.fevereiro), a Polícia Rodoviária Federal de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, realizou duas apreensões de drogas na BR-116. Maconha e cocaína foram apreendidas dentro de dois ônibus que passavam pela cidade.
Na primeira apreensão, cerca de 37 quilos de maconha foram encontrados nas bagagens de um jovem de 21 anos, que estava em um ônibus interestadual que saiu de São José do Rio Preto com destino a Recife. À PRF, ele confessou que receberia a quantia de R$ 5 mil pelo transporte da droga, mas foi autuado em flagrante pelo crime
de tráfico de drogas.
Horas mais tarde, os agentes rodoviários federais pararam outro ônibus e, dessa vez, desconfiaram do comportamento de um homem de 43 anos que carregava um travesseiro. Dentro do objeto, a polícia encontrou 1,7 quilos de cocaína e ele também foi conduzido à delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante por tráfico de drogas.
Na manhã de hoje (7.fevereiro), policiais rodoviários federais deram ordem de parada a um veículo de carga com placas de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, durante uma fiscalização em um trecho da BR-101, em Eunápolis. Durante a abordagem, foram encontradas irregularidades no veículo e na documentação do motorista, além do flagrante de 121 comprimidos de ‘rebite’.
Segundo a polícia, o caminhoneiro trafegava sem registro das horas de viagem e estava com a CNH vencida desde o ano de 2018, ou seja, não poderia conduzir o veículo. Além disso, em revista feira no caminhão, foram encontrados 121 comprimidos de Nobésio Extra Forte, uma das marcas mais conhecidas do famoso rebite.
Aos PRF’s, o motorista confessou que fez uso do medicamento com o objetivo de dirigir várias horas seguidas sem precisar descansar. Diante do flagrante, o homem de 39 anos assumiu o compromisso de se apresentar ao Poder Judiciário quando convocado para responder criminalmente pelo porte de drogas.
A partir de hoje (7.fevereiro), começam as aulas de forma 100% presencial em todas as unidades de ensino da rede pública estadual. Neste retorno, será obrigatória a apresentação do cartão de vacina, na portaria das escolas, para os estudantes maiores de 18 anos. A regra também é válida para a comunidade escolar que deseje ter acesso às unidades de ensino, atendendo ao decreto governamental que exige o comprovante para entrar em prédios públicos estaduais.
A medida é mais uma forma de prevenir a disseminação do Coronavírus, que vai contar também com o uso obrigatório de máscaras, ventilação dos ambientes e disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, conforme os protocolos de biossegurança.
Vale lembrar, que as escolas estão estruturadas e seguindo os protocolos de biossegurança desde que as aulas foram iniciadas para o ano letivo continuum 2020/21 e estas medidas foram ainda mais fortalecidas com as aulas presenciais, por meio da disponibilização de recursos do governo do Estado, da ordem de R$ 250 milhões do Programa Retorno Escolar Seguro (PRES).
Os recursos transferidos para a conta da Caixa Escolar das unidades escolares foram destinados à cobertura de despesas de custeio e capital, de forma a contribuir para a manutenção física e pedagógica dos estabelecimentos de ensino, adequando as estruturas e adquirindo materiais necessários para manter os protocolos de biossegurança.
Nem mesmo uma decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, exarada pelo então presidente Lourival Trindade, é suficiente para que o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), cumpra o aprovado pela Câmara e faça as adequações necessárias no projeto da Lei Orçamentaria Anual do Município para 2022.
O Legislativo aprovou emendas importantes para a sociedade, na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que precisam ser observadas na LOA. O prefeito ingressou na Justiça alegando que a Câmara teria perdido prazo para promulgar a LDO com as emendas aprovadas e que estaria valendo a que foi publicada pelo Executivo, sem considerar as alterações. Porém, o Tribunal de Justiça derrubou liminar concedida em primeira instância e manteve a LDO conforme promulgada pela Casa da Cidadania.
A Faculdade de Ilhéus promoveu a solenidade de colação de grau de uma nova turma de cirurgiões-dentistas, denominada “De Excelência Professor Murilo Mattos”. O evento aconteceu na 6ª feira (4.fevereiro), no Teatro Candinha Dória, em Itabuna.
O diretor-geral da Faculdade, professor Almir Milanesi, presidiu a sessão de formatura por meio de vídeo conferência. Ele explicou que desde o início da pandemia, “suspendemos as solenidades de formatura presencial e as colações de grau tiveram que ser de modo on-line, em virtude da necessidade de distanciamento social para a prevenção ao Coronavírus”.
E acrescentou: “nesse período, a humanidade tem enfrentado muitas dificuldades, com perdas humanas lamentáveis. Tivemos que aprender muito, nos adaptar, para sobrevivermos a todos os riscos. E hoje sabemos que é possível acreditar no amanhã”.
A Faculdade de Ilhéus é pioneira na implantação do curso de Odontologia na Região Sul da Bahia. A cerimônia contou com as presenças da atual coordenadora do curso de Odontologia, professora Vanessa Barreiros Gonçalves, do patrono da Turma 2021.2, professor Gabriel Guimarães Severo, e a paraninfa professora Danielle Cardoso Albuquerque Maia Freire.
O professor Lukas Bonfim de Lima representou a Amiga da Turma, professora Christiane Mutsuko Teruya. Compareceram para receber homenagens os professores Murillo Freitas Matos e Antônio Henrique Braitt, e os funcionários Luciana Santos Conceição e Crislaine Barbosa da Silva Santos, que representou Geraldo Santana dos Santos.
A solenidade teve como destaque o entusiasmo e a alegria dos novos bacharéis e bacharelas de Odontologia. A oradora da Turma foi Maressa Santos da Silva. O requerimento de colação de grau foi lido por Victória Silva Souza. E o juramento profissional foi conduzido por Adolfo de Matos de Carvalho.
A vereadora Enilda Mendonça protocolou, na Câmara Municipal, um projeto de lei com a finalidade de denominar Vereador Ruy Carvalho uma rua localizada no Bairro São Francisco, na zona sul da cidade de Ilhéus. A iniciativa tem por objetivo homenagear o ex-vereador e médico, falecido no último dia 28 de dezembro, aos 72 anos, considerado uma das lideranças políticas locais.
De acordo com o projeto, deve ser alterado o Art. 1º da Lei nº 4024, de 03 de julho de 2019, no Inciso XX, com a inclusão do topônimo de novo logradouro, a ser denominado Avenida Vereador Ruy Carvalho. A vereadora considera o fato de o trecho do logradouro compreendido entre a entrada da Rua Hawaí e a Rua das Oliveiras (paralela à Avenida Tancredo Neves), no bairro São Francisco, não ter nome oficial.
A proposta se justifica pelos relevantes serviços prestados ao povo ilheense pelo saudoso médico, Dr. Ruy Carvalho, especialmente como servidor na saúde pública e como agente político na direção do então Hospital Geral Luiz Vianna Filho, e durante o período que exerceu o cargo de Secretário Municipal de Saúde de Ilhéus, de 1983 a 1987.
Além disso, o projeto destaca a sua importante atuação na Casa Legislativa, durante o mandato exercido de 1989 a 1992, como vereador na defesa dos interesses do município de Ilhéus e seu povo. Enilda Mendonça enfatiza ainda as votações expressivas obtidas por Ruy Carvalho nas disputas para o cargo de prefeito nas eleições de 2004 e de 2008 e para o cargo de deputado estadual nas eleições de 2006.
O falecimento do Dr. Ruy Carvalho causou consternação em diversos segmentos da sociedade ilheense. Como médico, atuou durante muitos anos como clínico geral e pneumologista, nas redes pública e privada. Após sua aposentadoria, se especializou em Medicina do Trabalho, área que se dedicou nos últimos anos.
O balanço parcial da vacinação contra a Covid-19 em Ilhéus aponta que 127.404 pessoas já receberam as duas doses do imunizante até o momento, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. O número representa 81,88% da população com idade acima de 12 anos.
De acordo com a pasta, no período compreendido entre 1º e 31 de janeiro foram ministradas 21.624 unidades da vacina, das quais 2.158 correspondem ao primeiro ciclo (D1) e 4.993 referem-se ao segundo ciclo (D2), além da aplicação de 13.563 doses de reforço (terceira dose) e 910 doses pediátricas contra a Covid-19.
A estratégia mais recente contempla a aplicação da 1ª dose para crianças de 5 a 11 anos; adolescentes de 12 a 17 anos e repescagem para o público com idade igual ou superior a 18 anos, bem como oferta da 2ª dose, conforme data marcada para retorno. O serviço segue com aplicação da 3ª dose para pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a 2ª dose há quatro meses e reforço da Janssen para as pessoas acima de 18 anos que completaram dois meses da dose única.
A Sesau reitera que mesmo com o avanço da vacinação é essencial manter as medidas de prevenção, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento físico. Os dados também são divulgados no painel de acompanhamento da cobertura vacinal Covid-19 da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.
"Vereador é poder e eu fui eleito pelo povo. Eu não fui indicado nem nomeado pelo prefeito. Ser parceiro do governo é uma coisa, mas, ser puxa-saco de governo, nunca!", dispara Solon sobre fazer parte da base do governo municipal
O Pauta Blog entrevistou o vereador de Itabuna, Solon Pinheiro (Solidariedade), para fazer um balanço do primeiro ano de gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) e da atual Câmara de Vereadores. De início, o edil já declarou que não há mais lugar para erros do Executivo nem cordialidade do Legislativo com o que não está caminhando bem no município.
Vereador pela segunda vez, Solon se declara um político experiente e relata que a principal função de alguém que é eleito democraticamente é servir ao povo: “O político tem que gostar de gente e gostar de servir, independentemente de você estar no mandato ou não. Eu estando no mandato ou não, eu não mudo o meu comportamento com as pessoas, eu não deixo de atender e servir as pessoas”.
Ao avaliar a atual formação da Casa Legislativa, o vereador ponderou que o primeiro ano foi de adaptações, mas é preciso ter um olhar mais crítico a partir de agora: “O primeiro ano de mandato foi um ano de muita observação pra mim que já fui vereador. Você tem que ter muito pé no chão primeiro e falar pouco. Em 2022, a Câmara vai ser muito mais ousada, corajosa e não vai ser a Câmara de 2021”. OUÇA
Já sobre o Chefe do Executivo itabunense, Solon disse que, neste ano, a postura precisa ser diferente e não há motivos para a cidade continuar como está: “Em 2021, eu dei muita oportunidade para Augusto, eu acreditei muito nele. Pensei que, por ser o primeiro ano, vamos dar um tempo porque ele nunca foi prefeito. Eu percebi ele bem intencionado, mas, em alguns pontos do governo, ele errou muito. Meu sentimento é de que a tolerância acabou em relação ao governo. O que tinha que errar, já está no limite. Agora, é hora de acertar! A tolerância em relação a Augusto, em 2021, foi suficiente”. OUÇA
O edil citou, também, as críticas recebidas pela Câmara quando a reforma tributária proposta pelo prefeito em caráter emergencial foi aprovada. Segundo ele, o ato foi um voto de confiança, mas que precisa ser em prol da população: “A votação da reforma tributária foi uma oportunidade que nós tivemos de dar um crédito ao governo para que ele possa trabalhar. O problema não é você aumentar imposto, é esse imposto não ser convertido na melhoria do serviço público, na reforma de escola e do posto de saúde, na infraestrutura e em obras”. OUÇA
Mesmo fazendo parte da base do governo municipal, o vereador afirmou que não tem problemas em criticar a gestão porque a parceria não deve ser responsável por não enxergar as decisões ruins: “A gente não pode ser cabresto. A gente não pode ter aquele tipo de comportamento de que, porque é base, não pode criticar ou votar contra. Não existe isso! A gente tem que ser base do governo e, por ser base do governo, a gente tem, ainda mais, a obrigação de alertar os erros e criticar. O vereador não pode ser capacho do Executivo. Vereador não é funcionário de prefeito! Vereador é poder e eu fui eleito pelo povo. Eu não fui indicado nem nomeado pelo prefeito. Ser parceiro do governo é uma coisa, mas, ser puxa-saco de governo, nunca!”. OUÇA
Questionado pelo Pautasobre um atrito recente com o líder do governo durante uma sessão na Câmara, vereador Manoel Porfírio (PT), Solon reiterou que isso é normal e é preciso ter equilíbrio ao se posicionar: “Cabe ao líder ser equilibrado. Ser líder do governo, ele tem que ser o primeiro a equilibrar a base, não criar discórdia com a base. Se ele cria problemas, ele não está cumprindo a função de líder, que é promover a harmonia entre Legislativo e Executivo”. OUÇA
Sobre as eleições deste ano, Solon lembrou que isso não pode fazer com que os políticos esqueçam o compromisso com Itabuna: “Augusto tem que se preocupar com a cidade, não com as eleições de 2022. Ele tem que estar preocupado em harmonizar a base dele na Câmara, não discutir com vereador porque não apoia governador ou senador da chapa majoritária”.
Para finalizar, ele reiterou que já tem posicionamento em relação à sucessão estadual e vai marchar ao lado do ex-prefeito de Salvador: “Meu candidato ao governo vai ser ACM Neto. Não teria porque ser diferente porque já tenho uma relação política com ele há 20 anos. A gente sempre projetou isso, ACM Neto governador e, agora, chegou o momento. Neto governador, eu não tenho dúvida de que vai ser um dos melhores governadores da história dessa Bahia e do Brasil”.
COMO O VEREADOR AVALIA A GESTÃO DO PREFEITO AUGUSTO CASTRO. OUÇA