Augusto Castro, José Carlos Araújo, Sivaldo Reis, Geraldo Simões, Sandro Régis, Edson Negócios, Enderson Guinho, Rosemberg Pinto, Pancadinha, André Jatobá, Humberto Mattos

Leia em: 9 minutos

📝 Significado de “vendado”

Segundo o dicionário Michaelis, a palavra “vendado” quer dizer “que está portando uma venda” ou “incapaz de perceber o que ocorre ao seu redor”. Agora, entenda ⤵️

🥺 Gestão “vendada” (1)

O presidente do PL na Bahia e pré-candidato a deputado federal, José Carlos Araújo, disse que a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) está “andando com os olhos fechados, não está enxergando o que está acontecendo na cidade”, mas que só tira a “venda” para “eleger a mulher dele deputada”. P.S. da Coluna: Castro ainda não definiu nem a sigla e a oficialização da pré-candidatura da primeira-dama.

🥺 Gestão “vendada” (2) 

Traduzindo a “venda”: “Ele fica pra baixo e pra cima com a candidata debaixo do braço”, disse o ex-deputado José Carlos Araújo.

🥺 Gestão “vendada” (3)

O carlista José Carlos Araújo avalia a gestão do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). Ouça ⤵️

❤️‍🩹 Tomou as dores

O vereador do Partido Liberal de Itabuna, Sivaldo Reis, tomou as dores do prefeito Augusto Castro (PSD) e saiu em defesa da gestão. Reis deu a seguinte declaração ao site Políticos do Sul da Bahia: “Sou da base do prefeito Augusto Castro e aprovo o governo dele. O presidente do partido estadual visita a cidade de ano e ano, por isso não sabe a realidade da cidade”.

Um medalhão que entende da política itabunense afirmou à Coluna Balão que a atitude do edil é “passível de expulsão”. Mas, o vereador Sivaldo bateu forte ao dizer que José Carlos Araújo quase não vem à Itabuna. Será que é melhor perder o medo do perigo ou ser fiel ao prefeito?

✏️ Entrevista

Ouça alguns trechos da entrevista com o ex-prefeito Geraldo Simões. O petista de carteirinha não poupou nas palavras para ‘detonar’ a gestão do atual prefeito de Itabuna.

Trecho 1 ⤵️

Trecho 2 ⤵️

Trecho 3 ⤵️

Trecho 4 ⤵️

🔄 LÁ E CÁ? (1)

O deputado estadual Sandro Régis (DEM) declarou sobre a atuação de Augusto Castro (PSD) quando membro da Alba: “Foi um deputado muito firme na oposição [ao PT]”. Traduzindo o LÁ E CÁ?. “LÁ?” quando era oposição. “CÁ?” Castro já disse que vai apoiar Jaques Wagner “sem medo de ser feliz”.

🔄 LÁ E CÁ? (2)

Já no quesito política, o atual líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia relatou que o prefeito itabunense é querido pelo grupo de ACM Neto: “Augusto é muito querido entre nós, entre nosso grupo político”. Traduzindo o LÁ E CÁ?. “LÁ?”: “Tenho compromisso com o governador Rui Costa e com o senador Jaques Wagner sem medo de ser feliz”, disse Augusto. “CÁ?”: “Augusto é muito querido entre o grupo político [de ACM Neto]”, declarou o deputado Sandro Régis.

🔄 LÁ E CÁ? (3)

Nesse LÁ E CÁ…? Será que, nos bastidores, os petistas e aliados de Jaques Wagner estão satisfeitos com a relação do prefeito de Itabuna com o grupo Carlista?

🔄 LÁ E CÁ? (4)

Para o prefeito Augusto Castro, é simples (e ainda dá tempo de você) solucionar esse probleminha: Faça um vídeo declarando apoio a Lula e Wagner nas eleições deste ano.

Nos bastidores petistas, talvez, essa singela solução pode ajudar e, quiçá, tirar essa imagem do LÁ E CÁ? Porém, muita calma nessa hora! Para os petistas, é necessário abraçar a campanha também, assim como demonstra empenho para reeleger Paulo Magalhães e, possivelmente, conseguir uma vaga para a primeira-dama na Alba.

🔄 LÁ E CÁ? (5)

Em breve, traremos outras notinhas mais enfáticas. “LÁ E CÁ?” é coisa para quem tem traquejo.

Edson Negócios: Sim ou não na política❓ 

O empresário de Itabuna, Edson Negócios, está sendo sondado para concorrer a um cargo político nas eleições de outubro deste ano. Alguns partidos e, até mesmo, lideranças políticas, o procuraram para saber se ele tem interesse em ingressar na vida pública.
Ao Pauta Blog, Edson confirmou que vem sendo procurado por algumas pessoas atuantes no cenário e que se sente lisonjeado, mas, por enquanto, pretende continuar se dedicando apenas aos negócios.

Entretanto, soubemos que o empresário vem estudando alguns cenários. Será que vai entrar na política?

📶 Bastidores 1

A Câmara de Itabuna está com as articulações a todo vapor. Está escrito nas estrelas que o motivo é a formação da nova mesa diretora.

📶 Bastidores 2

Tem vereador dizendo que, se a mesa diretora for antecipada na Câmara de Itabuna, ele vai acionar o Ministério Público. Será que vai subir o tom?

📶 Bastidores 3

Tem vereador dormindo com a calculadora na mão. Haja conta pra fazer!

📶 Bastidores 4

Também tem edil “gargantando” até o placar. Antecipar as eleições é golpe?

📶 Bastidores 5

Tem vereador que, às 00h, detona o colega e, no minuto seguinte, já está abraçando. Ora com metralhada, ora no amor. É coisa, viu!

💥 Bolsonaro é um irresponsável, diz Vilas-Boas

O pré-candidato a deputado federal, Fábio Vilas-Boas (90% pelo MDB), declarou, em entrevista ao Pauta Blog: “Inexperiente, todos nós somos, o mundo inteiro é diante da pandemia. Não é por falta de experiência, o problema do presidente é muito mais grave. É negligência e é dolo, ou seja, vontade de querer fazer o mal, vontade de querer ver as pessoas morrerem. Eu tenho várias declarações no sentido de que as pessoas não deveriam usar máscara nem distanciar-se nem vacinar-se. (…) Ele quer que o povo morra. O que nós temos, em Brasília, é um irresponsável travestido de presidente da República”. Leia!

💪 Quebra de braço em Ilhéus

O prefeito Marão (PSD) conseguiu uma articulação para arquivar a CEI dos Transportes em Ilhéus. Mas, isso só foi possível porque o presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD), resolveu levar a questão para apreciação plenária. Em sessão ordinária realizada na primeira semana de fevereiro, a Câmara de Vereadores aprovou o arquivamento da CEI por 13 votos a 7. Marão provou que, politicamente, sabe ganhar uma quebra de braço.

💤 Líder ‘do não argumento’ 1

O deputado estadual, Rosemberg Pinto (PT), disse, na rede social, que a pesquisa que aponta o pré-candidato ACM Neto como preferido ao governo do Bahia foi manipulada. Ora, um deputado que é líder do governador Rui Costa na Alba vai dizer que a pesquisa está certa?

💤 Líder ‘do não argumento’ 2

Se Rosemberg Pinto tem provas de que a pesquisa foi manipulada, por que não denuncia à Justiça Eleitoral? Ou o argumento é “só falar”? Lembrando que acusar sem provas é crime!

💤 Líder ‘do não argumento’ 3

Já que a pesquisa foi manipulada, por que não existe outra apontando o senador e pré-candidato Jaques Wagner como líder? Então, todas que foram publicadas anteriormente também foram?

🔮 O construtor 1

O prefeito Augusto Castro (PSD) vem anunciando obra aqui, obra acolá. Ele é enfático ao dizer que passou o ano de 2021 “planejando a máquina”.

🔮 O construtor 2

O que causa estranheza é que o prefeito passou o ano passado sem deslanchar (até pessoas ligadas ao governo já assumiram isso à Coluna Balão) e agora, do dia para noite, tudo mudou. Haja cimento e asfalto!

🔮 O construtor 3

Referente às obras anunciadas pelo prefeito, três fontes confessaram à Coluna Balão que o mais difícil é saber se ele vai cumprir tudo o que está prometendo. É mais difícil prometer ou finalizar?

🔮 O construtor 4

Da série “vai completar aniversário das obras aqui, obras acolá”: Avenida Manoel Chaves, licitação da Zona Azul, volta às aulas, e contando…

🍳 Fritura mode ON

A estratégia do prefeito Augusto Castro (PSD) para tentar fritar o vereador Pancadinha (PMN) é anunciar obras no São Pedro e dizer que foram fruto de reivindicações do vereador e líder do governo na Câmara.

👀 Vice de olho

O vice-prefeito de Itapé, André Jatobá (Podemos), está de olho em 2024. O primeiro motivo é que reside na cidade enquanto o prefeito Naeliton Pinto (PP), segundo a oposição declara, mora em outra cidade.

🎼 Político brasileiro

Humberto Mattos (PSD) que, atualmente, comanda a Agência de Regulação dos Serviços Públicos (Arsepi), autarquia ligada à Prefeitura de Itabuna, é, realmente, um político brasileiro. Já perdeu cinco vezes para prefeito de Itapé, mas ainda propagam que ele pode ser o “Futuro prefeito”. Já pode pedir música no Fantástico. Será que vai pedir música, novamente, em 2024?

👊 Pulso firme

O secretário de Esportes e vice-prefeito de Itabuna, Enderson Guinho (DEM), foi assediado pela base do governador Rui Costa (PT), mas decretou a curto tom: “Eu dei a minha palavra a ACM Neto que estaria com ele e não volto atrás!”.

🤏 Pulso frouxo

Enquanto Guinho permanecer com o foco na pré-candidatura de ACM Neto, o prefeito Augusto Castro (PSD) vai tentar dividir os votos de Guinho em Itabuna.

‼️ Falou e disse

Feira de Santana: o vereador Paulão do Caldeirão (PSC) pediu o afastamento do secretário de Saúde, Marcello Britto. “Pegue seu boné!”, falou e disse sem mandar recado.

🤕 Aos murros e ameaças

O presidente da Câmara de Feira de Santana, Fernando Torres (PSD), usou a tribuna para chamar para um round o colega Luiz Augusto de Jesus, o Lulinha (UB). Gargantou que daria uma surra no edil, mas, fora do plenário, porque ele não é vereador de desrespeitar o regimento interno. O ‘tempo’ fechou sem ser feriado!

📚 Educação modelo Castro 1

No retorno das atividades do Legislativo itabunense, o prefeito Augusto Castro (PSD) discursou por mais de duas horas sem parar. O prefeito falou tanto, tanto, que esqueceu de FALAR sobre a educação do município. Aliás, falou apenas por 3 minutos, mas nada com nada. Volta às aulas ao Deus dará.

📚 Educação modelo Castro 2

É notório que o pilar educação não é a área em que o prefeito deseja focar. Motivos: 1) Falta de reformas. Prova disso é o muro que matou duas pessoas (pai e filho) e, até hoje, não passou por intervenções. 2) Retorno das aulas é um faz de conta sem fim.

🍽️ Almoço com política em pauta

O delegado Almeida, defensor dos Direitos Humanos, o vereador Dando Leone (PDT) e o vereador Danilo da Nova Itabuna (PSL) juntos em um almoço em que não poderia faltar o sabor política.

Já Dando Leone está avaliando quem é o melhor candidato a ser apoiado nas eleições para deputados federal e estadual. Danilo segue lendo os cenários, mas, até agora, só cravou o voto em ACM Neto para o governo do Estado.

🧘‍♂️ o Guru da política

👉 Na próxima Coluna Balão, o Guru da Política vai comentar sobre uma pesquisa encomendada por um gestor que não quis acreditar no “resultad7o” e nem registrar. Chegou a surtar!

👉 Nervosinho❗ Recadinho inteligente: Com mi-mi-mi, não se constrói nada. Vá tra-ba-lhar!

👉 Bomba-relógio💣 Como dizia o ex-vereador e radialista Roberto de Souza, não convidem para a mesma mesa o presidente do PSD de Itabuna, Alcântara Pelegrini, e o presidente do PL de Itabuna, Fernando Netto. Um corre da bomba-relógio!

👉 É Itabuna❗ Tem vereador de Itabuna que está fechado com uma candidata em 2022, mas busca conversar com outra. Diz que está fechado aqui, mas quer ouvir a outra candidata? “É Itabuna, é?”

👉 Número$ 💰 O Guru da Política vem solicitando ao Pauta Blog para trazer alguns número$zinho da gestão de Itabuna. Quiçá esta semana, né?!

Envie a sua sugestão de pauta: matheus@pauta.blog.br

Notícias mais lidas

Outros assuntos