Leia em: < 1 minuto

📷 Foto do Instagram de Enderson Guinho

Ontem (17.fevereiro), o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e o vice-prefeito e secretário de Esportes e Lazer, Enderson Guinho (UB), entregaram a quadra poliesportiva da Praça Rio Cachoeira, centro da cidade. O equipamento estava passando por intervenções desde o ano passado e, agora, voltou a ser utilizado por esportistas da cidade.

Além do futsal, outros esportes como vôlei e basquete podem ser praticados na quadra. O local passou a ter, também, traves flexíveis que impedem que os atletas tenham lesões e uma rampa que oferece acessibilidade para cadeirantes.

De acordo com a secretaria de Esportes e Lazer, outras quadras devem passar pelo processo de revitalização daqui pra frente, como as dos bairros Banco Raso, Fátima e São Pedro.

Quadras dos bairros Banco Raso, Fátima e São Pedro também devem passar por intervenções // 📷 Foto de Pedro Augusto

Erasmo assume que serviço precisa melhorar, mas diz que os vereadores têm cobrado isso do Executivo

Leia em: < 1 minuto

O presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Erasmo Ávila (PSD), declarou, em entrevista ao Jornal Impacto, apresentado pelo radialista Oziel Aragão na Rádio BOA FM, que o transporte público coletivo da cidade ainda precisa de melhorias. O vereador foi questionado por um ouvinte que indagou se a prefeitura “está esperando o próximo ano para resolver esse problema” e classificou o transporte como “o pior que Itabuna já teve”.

Ávila disse que o papel dos vereadores é cobrar respostas do Executivo e que isso tem sido feito constantemente, mas assumiu que o serviço não é dos melhores: “Tem que buscar melhorias. Não está bom ainda! Pior estava porque, na gestão passada, foi quase 1 ano sem transporte. Nós estamos fazendo o possível. A função do Legislativo é cobrar e a gente tem cobrado. Na semana passada, o prefeito entregou mais 10 ônibus, mas acredito que tem que melhorar, realmente. A gente vai estar cobrando, intensivamente, para que a gente tenha uma melhora no transporte coletivo”.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Lula e Augusto Castro, Rui Costa, Jaques Wagner, João Leão, Davidson Magalhães, Ferlú Mansur, Otto Filho, Fabíola Mansur, Danilo da Nova Itabuna, Jadson Albano e Desenbahia

"Fomos pegos de surpresa. Até sexta-feira, a vontade do governador era de continuar no governo até o final", afirma Davidson sobre mudanças na chapa majoritária

Leia em: 2 minutos

O ex-deputado estadual e atual secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães (PCdoB), declarou, em entrevista ao site O Tabuleiro, que a candidatura do senador Jaques Wagner (PT) ao governo da Bahia pode estar com os dias contados. Segundo Davidson, o PCdoB foi pego de surpresa com a notícia, mas a reunião realizada nesta semana com a presença do ex-presidente Lula (PT) pode ter cravado a mudança na corrida eleitoral até o Palácio de Ondina.

Ainda de acordo com Davidson, que faz parte da base aliada, o PCdoB solicitou uma reunião com o governador para entender o atual cenário: “Estava havendo o encaminhamento em um sentido e a reunião deu outro rumo à sucessão de governador na Bahia. É claro que alterou, substancialmente, não dentro da composição das nossas forças. O PCdoB, primeiro, vai se inteirar porque nós não estivemos ainda com o governador atual nem com os principais atores e políticos. Nós estamos aguardando para pedir uma conversa da direção do partido, tanto com o governador, como com esses protagonistas e outras forças políticas, o vice-governador João Leão, do qual sou muito amigo, o senador Otto Alencar, que temos uma boa relação, para nos inteirar dessas articulações porque não estávamos participando disso. Queremos ver os novos rumos e o mais importante é manter esse bloco de forças da Bahia unido para o projeto continuar na Bahia e para dar sustentação à candidatura do ex-presidente Lula”.

Davidson disse, também, que, até semana passada, Rui estava convencido a terminar o mandato e não se candidatar a nenhum outro cargo neste ano: “Pelas indicações que se tem, eu acho difícil a manutenção da candidatura do Jaques Wagner tendo em vista que o governador atual está se licenciando para ser candidato a senador. Então, nós temos dois candidatos do PT na mesma chapa? (…) O que estamos acompanhando pela imprensa é que está colocada a candidatura do governador atual para o Senado. Nós solicitamos uma audiência com o governador para nos inteirarmos dessa realidade porque fomos pegos de surpresa. Até sexta-feira, a vontade do governador era de continuar no governo até o final”.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

ANÁLISE❗ O governador correria que anda a passos de tartaruga

Deputado federal Marcelo Nilo vs o deputado estadual Rosemberg Pinto

Leia em: 2 minutos

O deputado federal e ex-presidente da Alba (Assembleia Legislativa da Bahia), Marcelo Nilo (PSB), criticou duramente a aprovação da Lei Rosemberg, proposta pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT). Segundo Nilo, a lei representa uma tentativa de enfraquecer a atuação do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) da Bahia.

Isso porque a lei limita a punição a gestores públicos pelo TCM quando não houver comprovação de desvio de recursos em benefício próprio ou de familiares e quando não for comprovado que o gestor agiu com dolo no ordenamento de despesas. Inclusive, o MPE (Ministério Público Estadual) apontou que a lei é inconstitucional e pediu que a PGR (Procuradoria-Geral da República) ingresse com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal).

Em entrevista concedida à Rádio Metrópole ontem (17.fevereiro), Nilo declarou como absurda a aprovação da lei: “Essa lei é um absurdo proposta por Rosemberg. Ele tá querendo fazer média e enfraquecer a atuação do TCM. Hoje, existem vários mecanismos para impedir que o político roube e que bom que existe isso. Então, não podemos deixar o tribunal, que investiga, deixar de cumprir seu trabalho”.

Já Rosemberg Pinto concedeu entrevista ao programa Frequência Política e disse que, quem critica a lei, não a conhece: “Não tem nada de inconstitucional. Se eles acham que é inconstitucional, eu não tenho nenhum problema. O debate sobre a constitucionalidade ou inconstitucionalidade dos projetos e das leis deve ser no Supremo Tribunal Federal, que é o local adequado para tirar essas dúvidas. Alguns oportunistas ficam usando de má fé dizendo que a lei é para proteger ou atingir alguém e não é verdade. Quem fala isso, não leu a lei e não conhece a lei”.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

ANÁLISE❗ O governador correria que anda a passos de tartaruga

Resultado da pesquisa deve ser divulgado no próximo dia 23

Leia em: < 1 minuto

A Record TV encomendou uma pesquisa eleitoral ao Instituto Real Time Big Data para avaliar o cenário baiano para as eleições de outubro, onde um novo governador será eleito, além dos senadores. O resultado deve ser divulgado no próximo dia 23.

De acordo com o instituto, 1.200 eleitores com 16 anos de idade de diferentes cidades do estado estão sendo consultados para saber em que vão votar. O objetivo é entender quais candidatos estão sendo melhor aceitos pela população.

Pesquisas divulgadas anteriormente apontaram que, em relação ao cargo de governador, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), tem vantagem sobre o atual senador, Jaques Wagner (PT). Mesmo que tudo ainda esteja no campo das especulações, o resultado vai funcionar como termômetro para que os postulantes aos cargos se mobilizem.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

ANÁLISE❗ O governador correria que anda a passos de tartaruga

//

Leia em: < 1 minuto

Nesta 5ª feira (17.fevereiro), o Ministério Público Estadual deflagrou uma nova fase da Operação Saneamento e cumpriu dois mandados de prisão preventiva em Porto Seguro, região extremo sul do estado. O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) denunciou dois fiscais ambientais e mais três pessoas envolvidas em um esquema de propina para licenças ambientais.

O Gaeco requer que a Justiça decrete a indisponibilidade de ativos no valor de R$ 500 mil dos denunciados em razão da prática de crimes de corrupção passiva na Secretaria de Obras e de Meio Ambiente de Porto Seguro, além da manutenção cautelar de afastamento do cargo de um deles.

De acordo com a denúncia, foram coletadas evidências da existência de um esquema de corrupção na Secretaria de Obras e Meio Ambiente desde as gestões de 2016 e 2017. Além disso, foi identificada uma associação criminosa que pode ser dividida em um núcleo público, formado pelos dois fiscais ambientais e mais um antigo secretário municipal, e um núcleo privado, formado por duas pessoas que se associaram no intuito de angariar, de forma ilícita, vantagens pecuniárias decorrentes da atividade de fiscalização ambiental.

Para o MP, houve recebimento de vantagens indevidas para a concessão de licenças ambientais e de implantação para instalação de empreendimentos imobiliários na região. O esquema foi denunciado por empresários do ramo de construção civil, que apresentaram documentos que evidenciam a negociação do valor da propina.

Leia em: 2 minutos

O vereador Dr. Tandick Resende (PTB) cobrou, na sessão plenária da terça feira (15), uma solução definitiva para a questão dos alunos que estão matriculados nas unidades escolares de Maria Jape, que por conta da necessidade de reparos estruturais no prédio escolar, não poderão efetivamente retornar às aulas presenciais.

O parlamentar relatou que visitou as escolas no início do ano passado, algumas vezes acompanhado pelo Ministério Público, e que, desde naquela época, a precariedade dos equipamentos já chamava a atenção. O vereador também relatou que o governo municipal já tinha ciência do problema há muito tempos, pois foram enviadas várias indicações e requerimentos de seu gabinete ao governo, informando a situação das escolas de Maria Jape, e até hoje, segundo o vereador, a situação não foi resolvida.

“Tem uma escola em Maria Jape que nunca possuiu água potável encanada, nem barreira de proteção, as crianças tinham que conviver com os animais dentro do recinto escolar”, explica o parlamentar. O edil prosseguiu com a argumentação e apresentou dados de estudos da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que apontam um aumento de até 70% da pobreza de aprendizagem por conta do modelo de ensino à distância. Segundo Dr. Tandick, tal fato evidencia a urgência do retorno às aulas presenciais, para que os alunos não fiquem ainda mais prejudicados, o que não será possível sem um prédio provisório.

O edil questionou a falta de planejamento por parte do Executivo Municipal e cobrou aquilo que nas palavras do próprio parlamentar, considera o mínimo, que é o fornecimento de um local provisório para o início das aulas presenciais. “Estamos falando da educação das crianças da nossa cidade. Não podemos prolongar essa defasagem causada pelo ensino à distância, por falta de planejamento do governo em providenciar um local provisório para aula presencial”. finalizou Dr. Tandick.

//

Leia em: 2 minutos

A Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna em parceria com as secretarias de Esporte e Lazer, Promoção Social e Educação realizará uma ação especial para vacinação infantil neste sábado (19.fevereiro). A vacinação acontecerá das 9 às 15 horas na Praça Rio Cachoeira, Beira-Rio, no Bairro Góes Calmon.

O público-alvo são crianças de 5 a 11 anos com e sem comorbidade que serão imunizadas com as vacinas da Pfizer Pediátrica e Coronavac. Ao todo serão disponibilizadas 400 senhas.

O momento será de vacinação e de promoção do lazer das famílias, quando serão distribuídos chocolates às crianças imunizadas, bem como brinquedos e atividades recreativas com apresentação de personagens infantis e promovida orientação quanto aos cuidados para prevenção da Covid-19 nas escolas.

Dentre as ressalvas que precisam ser seguidas na imunização deste grupo infantil estão: a apresentação do cartão de vacina da criança, que deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de não ser os pais, responsável deverá levar uma cópia do documento do pai ou da mãe e autorização por escrito assinada). Os pais ou responsáveis deverão apresentar documento pessoal com foto.

Além disso, para crianças com comorbidade é preciso apresentar também o relatório médico que ficará retido. Outro ponto é que a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores. Os pais poderão optar por qual a vacina para as crianças sem comorbidade de 6 a 11 anos (Coronavac ou Pfizer Pediátrica). Já para aquelas com 5 anos e as com comorbidade a orientação é a Pfizer Pediátrica.

As doenças que são consideradas comorbidades são Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves: Doenças Cardiovasculares; Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática. Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são a Auditiva, visual, física e intelectual (crianças autistas estão incluídas nesta última categoria).

//

Leia em: < 1 minuto

Uma proposta assinada por mais de um terço dos vereadores deve ampliar de três para quatro as honrarias expressamente citadas na Lomi (Lei Orgânica de Itabuna). A homenagem “Cidadão Emérito” foi referendada de forma unânime pelo Plenário na quarta (16.fevereiro), e, por tratar-se de emenda à Lomi, só terá a tramitação concluída em, no mínimo, 10 dias após a primeira votação.

A honraria Cidadão Emérito será concedida a pessoas que tenham se destacado em qualquer atividade humana e ganhando notoriedade municipal, estadual, nacional ou mundial. As demais honrarias itabunenses são: Medalha Firmino Alves (entregue pela Prefeitura) além do Título de Cidadão Municipal e Comenda Otaciana Pinto (ambas pela Câmara de Vereadores).

A emenda também altera outros dispositivos da Lomi, alguns deles para corrigir omissões da Lei Maior do município. Com a proposta, passaram a ser fixados pela Câmara itabunense os subsídios do procurador-geral, secretários e presidentes de autarquias, fundações e empresas públicas. Hoje a Casa só estabelece a remuneração do prefeito, vice-prefeito e dos vereadores.

📷 Foto de Pedro Augusto

A iniciativa tem o objetivo de democratizar o acesso à internet na sala de aula

Leia em: < 1 minuto

Unidades escolares localizadas na zona rural de Ilhéus estão sendo contempladas com antena de acesso à internet. Por meio da Secretaria de Educação, a Prefeitura já levou conectividade a 60% das escolas do campo, que fazem parte do programa “Educação Conectada Rural”, do Ministério da Educação. A iniciativa tem o objetivo de democratizar o acesso à internet na sala de aula e fomentar o uso de tecnologias digitais no ambiente educacional.

Para o prefeito Mário Alexandre, o Programa complementa o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela atual gestão, com requalificação de unidades escolares, valorização do profissional da educação e ampliação da rede municipal de ensino.

As escolas municipais de Sambaituba, Banco Central, Japu e Areia Branca receberam as antenas de internet. Além de facilitar o trabalho desempenhado pelos gestores e docentes, a garantia do acesso à internet promove melhorias no processo de ensino e aprendizagem, diminuindo a evasão escolar e, consequentemente, cumprindo as metas propostas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Notícias mais lidas

Outros assuntos