//

Leia em: < 1 minuto

A Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (ADASB) tem avançado nas estratégias para que os produtores rurais tenham o direito de participar ativamente do Sindicato Rural de Itabuna.

O presidente Pablo Nascimento, acompanhado da equipe jurídica da ADASB, representada pelo advogado Ruy Corrêa Soares Júnior, esteve na sede do Sindicato para protocolar o pedido de filiação.

Os representantes da ADASB foram recebidos pelo membro da Diretoria do Sindicato, Valdemir José dos Santos, que na oportunidade protocolou o pedido de cerca de 30 produtores rurais que são associados da ADASB.

“É de extrema importância essa filiação, pois reconhecemos a força que um Sindicato Rural tem, e por esse motivo almejamos participação direta na diretoria do Sindicato”, comentou o presidente Pablo Nascimento.

Situação piora quando chove porque solo encharca e risco de deslizamento é maior

Leia em: 2 minutos

Não é de hoje que uma tragédia anunciada pode acontecer em pleno centro da cidade de Itabuna. Na Avenida Juracy Magalhães, um barranco se tornou uma ameaça há alguns anos e, toda vez que chove e o solo encharca, a tendência é que a situação piore ainda mais.

Moradores da localidade relatam que não têm condições de deixar as moradias e partir para outro lugar, mas esperam que a prefeitura tome providências. Com a umidade do solo após as chuvas, pequenos deslizamentos de terra acontecem e o material fica espalhado pela avenida, que registra movimentação intensa diariamente.

Pelo visto, o poder público municipal tem conhecimento da situação já que equipes da Defesa Civil estiveram no local e colocaram uma lona preta para ‘tampar’ o barranco.

Ora, a intenção era voltar e resolver o problema? 

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

BOMBA❗ Eleição antecipada na Câmara de Itabuna pode virar ação do Ministério Público

Vereador que não concorda com ação dos colegas pretende acionar o MPE

Leia em: < 1 minuto

A possibilidade de que haja uma eleição antecipada na mesa diretora da Câmara de Vereadores de Itabuna pode virar alvo de uma ação no Ministério Público Estadual (MPE). Nos bastidores, alguns edis já comemoram, inclusive, o placar de votos, mas isso não tem agradado alguns colegas da Casa.

Um dos vereadores insatisfeitos já prometeu que, caso algo saia dos ritos e haja antecipação dos eleitos, ele vai acionar o Ministério Público para denunciar o que está acontecendo no Legislativo. Alguns ‘grupos’ teriam se formados nos últimos meses com o objetivo de garantir a vitória, mas pode ser que a Justiça seja acionada para investigar essas articulações.

💥 Um 2022 para chacoalhar o tabuleiro antes das eleições. Em suma, a comporta pode estourar.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

DENÚNCIA❗ Vereadores reclamam de morosidade da secretária de saúde de Itabuna para resolver impasses da pasta

//

Alunos convocados na primeira lista não compareceram para matrícula e deram lugar à convocação de suplentes

Leia em: < 1 minuto

A Polícia Militar divulgou a lista com os nomes dos alunos que foram convocados para o preenchimento das vagas remanescentes do 6º ano do Colégio da Polícia Militar de Itabuna. Essa segunda lista foi divulgada porque nem todos os estudantes contemplados na convocação anterior compareceram para realizar a matrícula e, por esse motivo, perderam o direito à vaga.

As matrículas devem ser efetuadas nos dia 09, 10 e 11 de fevereiro, das 8h às 12h e de 13h às 18h, obedecendo os protocolos sanitários para prevenção da Covid-19. Para ter acesso aos documentos necessários para matrícula, basta acessar o edital no site da Polícia Militar da Bahia.

✅ CLIQUE AQUI E BAIXE A LISTA COMPLETA!

18 mil quilos de couro bovino estavam em caminhão que seguia com destino à Ipirá

Leia em: < 1 minuto

Na manhã de hoje (9.fevereiro), agentes da Polícia Rodoviária Federal realizavam uma fiscalização na unidade operacional de Seabra, na região da Chapada Diamantina, quando deram ordem de parada para o motorista de um caminhão. Na vistoria no veículo, foi constatado que o veículo de carga transportava 18 mil quilos de couro bovino sem nota fiscal e sem documentação sanitária obrigatória.

Lembrando que todo trânsito de subprodutos de origem animal para fins industriais deve ser acompanhado do Certificado de Inspeção Sanitária constando a devida especificação do produto. O objetivo é garantir que o material é procedente de estabelecimentos de abate com inspeção veterinária oficial, atestando higiene, saúde e bem estar animal.

Segundo a PRF, o condutor do caminhão era um homem de 32 anos de idade que afirmou que recolheu o material em povoados de Ibotirama e que tinha como destino final a cidade de Ipirá. Diante da situação, o veículo e a carga foram encaminhados à Agência de Defesa Agropecuária da Bahia e à Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia para adoção dos procedimentos cabíveis.

Leia em: 2 minutos

O diretor administrativo da Faculdade de Ilhéus, Alan Frisso, juntamente com o coordenador do colegiado do curso de Direito, professor Joilson Vasconcelos, reuniram-se com o Tenente-Coronel Valci Serpa, superintendente de Transporte, Trânsito e Mobilidade do Município (Sutram), Pedro Júnior, supervisor de Trânsito, e os gerentes das empresas de transporte coletivo, Carlos Bahia (Viametro) e Josemir Sobrinho (Viação São Miguel), com a finalidade de discutir estratégias de circulação do transporte público no retorno das atividades acadêmicas.

A reunião aconteceu na tarde de terça-feira, dia 8, na sede própria da instituição de ensino superior, localizada na Avenida Tancredo Neves, na zona sul da cidade. O início do semestre letivo para os alunos da Faculdade de Ilhéus terá início no dia 21 de fevereiro, de forma presencial.

Segundo o diretor Administrativo, Alan Frisso, “a receptividade por parte da Sutram e das empresas foi a melhor possível. Eles se colocaram totalmente à disposição para facilitar a mobilidade urbana. Ficou acordado que as empresas vão colocar dois fiscais para observar o fluxo de estudantes e se houver a demanda o número de veículos será aumentado. E a Sutram vai sinalizar a saída em frente à Faculdade de Ilhéus”, acrescenta.

Há uma preocupação com o retorno às aulas no modo presencial diante da perspectiva do aumento do número de estudantes no campus, com a chegada dos estudantes da Faculdade Madre Thais, que foi adquirida pela Faculdade de Ilhéus. Os estudantes dos cursos de Direito, Enfermagem, Administração e Engenharia Civil da Madre Thaís iniciam suas atividades no dia 21 e os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Logística e Serviço Social terão o início do semestre letivo no dia 3 de março.

DOIS ACESSOS
Tendo em vista o fluxo de trânsito na Avenida Tancredo Neves, à margem da Rodovia BA-001, foi acordado – para garantir a segurança dos estudantes – que o tráfego de ônibus será priorizado pela Avenida Nossa Senhora Aparecida, na Barreira. “E assim os estudantes terão à sua disposição duas portarias de acesso ao campus da Faculdade de Ilhéus, uma localizada na Avenida Tancredo Neves e a outra na Avenida Nossa Senhora Aparecida”, destaca Alan Frisso.

HORÁRIO NOTURNO
Vale ressaltar que o horário do início das aulas no período noturno na Faculdade de Ilhéus será antecipado para as 18h30min. E o término do turno de aulas vai ser alterado, consequentemente, para as 22 horas.

//

Erivaldo e Leilane Benevides são o casal responsável pela fábrica

Leia em: 2 minutos

Nesta 3ª feira (8.fevereiro), o casal de empresários Erivaldo e Leilane Benevides, responsáveis pela Benevides Chocolates Finos, com sede em Itabuna, recebeu alguns empresários da região para falar sobre o trabalho desenvolvido na fábrica. A equipe foi bastante elogiada pelo trabalho de excelência desempenhado com amor, comprometimento e transparência.

Erivaldo Benevides é advogado e contador e Leilane é funcionária do Banco do Nordeste. Juntos, tiveram a ideia de investir em um produto que é considerado paixão nacional e, praticamente, unanimidade nos paladares, mas com um diferencial: respeitando os sabores da região e levando o nome da marca Itabuna afora.

De acordo com a chocolatier Leilane Benevides, a ideia é vender um conceito diferente de como fazer a chocolate e dar a oportunidade para que as pessoas conheçam esse trabalho pioneiro. Ainda segundo Leilane, é preciso vender a imagem da região sul da Bahia: “Quero vender além do chocolate, quero vender a minha região. É desafiador, mas eu entendo que a gente tem que querer. O pessoal de fora vende a nossa imagem, por que a gente não pode vender? A gente pretende abrir a fábrica para visitação de escolas e turistas. Muita gente vem de fora, então a gente pode receber essas pessoas”.

Atualmente, a fábrica conta com uma espécie de aquário, onde é possível acompanhar o processo de produção do chocolate do início ao fim: “O nosso objetivo é mostrar a produção do chocolate para as pessoas, isso significa transparência. Para você fazer um bom chocolate, não precisa de ingrediente secreto, é cacau, açúcar do tipo demerara, até porque a gente preza pelo chocolate saudável. Não tem ingrediente secreto, tanto que a produção está aqui e a pessoa pode ver do início ao fim”.

Zé Ronaldo ex-prefeito de Feira de Santana por três mandatos

Leia em: 2 minutos

Em entrevistas concedidas à Rádio BOA FM e ao site Toda Bahia, o ex-prefeito de Feira de Santana por três mandatos (2004, 2012 e 2016), José Ronaldo (ainda DEM), mais conhecido como Zé Ronaldo, fez duras críticas ao senador e pré-candidato ao governo da Bahia, Jaques Wagner (PT). Segundo ele, o nome do petista só ganha destaque quando é associado ao ex-presidente Lula (PT) e isso não é garantia de nada.

Questionado sobre as pesquisas que apontam ACM Neto (DEM) como líder na corrida eleitoral ao Palácio de Ondina, mas também mostram uma mudança de cenário quando o nome do ex-presidente do Brasil é ligado a Wagner, Zé Ronaldo declarou que não acredita nessa interferência. Para o ex-prefeito de Feira, votos para governadores e presidentes são independentes: “Acho que o povo não tem esse negócio, não. O voto de governador é um e o de presidente é outro. A escolha é independente. Eles estão sonhando com a história que aconteceu em 2006 (primeira eleição de Wagner para governador, derrotando Paulo Souto, do DEM), mas o raio não cai duas vezes no mesmo lugar”.

Zé Ronaldo disse acreditar na vitória de ACM Neto por ele ser escolhido ‘pelo coração’ dos eleitores: “Tenho certeza de que o cidadão está colocando ACM Neto disparado na frente e vai escolher o candidato a presidente do coração. Uma coisa não está vinculada a outra”.

Para finalizar, o aliado carlista disse que confia nos projetos e ideias de ACM Neto e não de alguém que só pontua quando é ligado à figura de outra pessoa: “Como eleitor, quero votar em um candidato que tenha projetos, ideias e propostas, que diga o que fez ao longo da vida. ACM Neto tem o discurso que transformou Salvador em oito anos em uma das melhores capitais do Brasil. Foram oito anos sendo o melhor prefeito do país. Para se eleger governador, tem que ter projeto e não se atrelar a outra pessoa, com todo respeito. Isso é até triste!”.

//

Projeto vai ser analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Leia em: < 1 minuto

O projeto de Lei 3472/21 quer reduzir para zero as alíquotas do PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) que incidem sobre a venda de cacau de categoria superior (bruto ou torrado) e derivados (manteiga, gordura e óleo). Para ter direito ao benefício, o produtor tem que ter o Selo Verde Cacau que, assim como o PL, foi criado pelo deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT).

O órgão ambiental federal é responsável por conceder o Selo Verde, que atesta a conformidade da produção com as leis ambientais e a exploração de forma sustentável. A criação desse Selo também está em tramitação na Câmara Federal.

A legislação considera de categoria superior o cacau classificado como de alto padrão de qualidade pelas características físicas, químicas e sensoriais, de acordo com processos de análise e certificação reconhecidos pelo poder público. Essa proposta de redução das alíquotas vai ser analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

De acordo com Félix Mendonça Júnior, o projeto vai estimular a produção do cacau de qualidade: “Trata-se de uma medida de estímulo à produção do cacau de qualidade superior e dos produtos derivados, sem esquecer-se da necessidade de conservação da diversidade ecológica e dos valores associados, mantendo-se o máximo possível as funções ecológicas da floresta”.

//

Para ter acesso ao PIS, trabalhador precisa estar inscrito no programa há 5 anos e ter trabalhado por, pelo menos, um mês de carteira assinada no ano anterior

Leia em: 2 minutos

Em decreto publicado pelo Governo Federal no dia 10 de dezembro do ano passado, ficou definido que o pagamento do abono PIS começaria a ser feito hoje (8 de fevereiro) para trabalhadores nascidos no mês de janeiro. Além disso, as pessoas que moram nas cidades afetadas pelas chuvas nos estados da Bahia e de Minas Gerais podem começar a sacar o benefício a partir desta data, independentemente do mês de nascimento.

Na Bahia, as cidades que decretaram estado de calamidade pública até o início de dezembro do ano passado estão na lista para que os trabalhadores recebam o PIS. São elas: 📌 Anagé, Camacã, Canavieiras, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio de Souza, Mascote, Medeiros Neto, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.

Mesmo com várias cidades baianas tendo amargado estragos causados pelas chuvas do mês de dezembro, elas não constam na relação de municípios contemplados no decreto. Isso porque a decisão do Governo Federal foi publicada no dia 10 de dezembro, onde outro temporal já havia afetado algumas áreas do estado. Depois, as chuvas arrasadoras atingiram cidades do sul baiano, mais precisamente entre os dias 24 e 25 de dezembro, mas, até então, não foi publicado um novo decreto para incluí-las na lista.

Para ter direito ao PIS, o trabalhador precisa estar inscrito no programa há, pelo menos, cinco anos. Também é necessário ter tido, no mínimo, um mês de atividade remunerada com carteira assinada no ano interior, recebendo até dois salários mínimos, em média. Outro requisito é que o trabalhador conste na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do ano-base do abono. No caso de 2022, o ano-base é 2020.

Notícias mais lidas

Outros assuntos