Presidente da ACI, Mauro Ribeiro reclama da morosidade do Desenbahia para liberar crédito emergencial

Segundo empresário, burocracia dificultou o processo e muitos empresários não conseguem saber se crédito foi liberado ou não

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O empresário e presidente da ACI (Associação Comercial de Itabuna), Mauro Ribeiro, concedeu entrevista ao Programa do Bené e falou sobre a morosidade do Desenbahia em liberar o crédito emergencial para comerciantes afetados pela enchente do Rio Cachoeira em dezembro do ano passado. Segundo Mauro, há reclamações de empresários de vários segmentos sobre a demora para receber os valores liberados pela instituição.

De acordo com o presidente da ACI, a burocracia dificultou bastante o processo de solicitação do empréstimo: “As queixas dos comerciantes vem desde o início. O número de documentos solicitados foi muito grande e a gente sabe que as empresas sofreram com as enchentes e muitas delas perderam documentações. Isso dificultou para que muitas empresas dessem entrada. 330 empresas conseguiram dar entrada, mas existe um número muito maior de empresas prejudicadas, mas nem todo mundo conseguiu dar entrada por conta dessa burocracia”.

Além disso, o empresário questiona a demora para que os empresários obtenham uma resposta positiva ou negativa do Desenbahia: “Quem deu entrada, precisa do empréstimo. O que a gente está cobrando e eu acho que é justo é a morosidade. O nome do empréstimo é emergencial, mas, pela demora, já não é mais emergencial porque já está com o prazo de um banco comum. O que as pessoas precisam é de informação e transparência no sentido de informar quem vai poder e quem não vai poder. É melhor você dizer um não do que ficar nessa incógnita”.

Questionado sobre o papel da Associação Comercial nesse processo de acolhimento dos comerciantes, Mauro salientou que, desde o início, o órgão vem trabalhando para orientar essas pessoas: “Desde o início, a gente tem orientado e incentivado. Eu mesmo levei alguns comerciantes no SAC para dar entrada e auxiliamos mesmo porque havia desencontro de informações. A partir do momento em que o comerciante deu entrada no Desenbahia, a gente não tem mais nada a fazer. Após dar entrada, nem protocolo fica”.

Ao falar sobre a demora para que o dinheiro seja disponibilizado, o empresário salientou que muitas empresas não têm como esperar mais ainda: “Se demorar mais, esse empréstimo não faz mais sentido. Diante da dificuldade, as empresas vão suportar dois meses, três meses, aguardando uma resposta de um empréstimo?”.

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