//

Leia em: 2 minutos

Ao participar das homenagens da Câmara Municipal de Ilhéus aos 42 anos de fundação do Colégio Vitória, ocorridas ontem (22.março) à tarde, no Plenário Gilberto Fialho, a diretora Ana Carolina Melo, destacou que a longevidade da instituição de ensino está diretamente ligada ao modelo de escola que promove o encontro dos diversos e de todas as demandas da sociedade.

“Costumo dizer que nós procuramos sempre que a instituição escola seja mais do que o lugar de se aprender história, geografia, português ou matemática. Escola é o exercício da vida e tem que ser assim. Muitas vezes somos criticados por isso. Mas fazemos valer essa posição filosófica da escola”, afirmou.

A homenagem ao Colégio Vitória foi proposta pelo vice-presidente da Casa, vereador Fabrício Nascimento (PSB) e aprovada por todos os vereadores. Ana Melo lembrou que, ao receber a placa comemorativa à data, no plenário da Câmara, sentiu-se em sua própria casa, pelo fato de a Câmara ser a Casa do Povo, “como nós somos”.

Entre os vereadores, lembranças marcantes da instituição. O presidente Jerbson Moraes e os irmãos foram estudantes da escola. O vereador Alzimário Belmonte, o Gurita, atuou como professor de educação física. A vereadora Ivete Maria teve os seus três filhos educados na instituição. Eles fizeram questão de destacar a importância da escola na formação dos jovens da região.

Durante a homenagem, o nome da educadora Adélia Melo, uma das fundadoras da Escola, foi lembrado e destacado como um dos pilares mais importantes destes 42 anos do Colégio Vitória. “Agradeço a lembrança de minha mãe e posso falar a todos vocês que, agora aposentada, ela está se dedicando à reedição dos livros didáticos sobre a história de Ilhéus”, anunciou Ana Carolina. Trata-se do único material didático que existe no município para atender a Lei do ex-vereador Nizan Lima dos Santos, aprovada pela Câmara, que instituiu a obrigatoriedade do estudo da história local pela rede de ensino de Ilhéus.

A homenagem ao Colégio Vitória ocorreu um dia antes das comemorações do Dia Nacional pelo Piso Salarial dos Professores, que ocorre hoje. “Esta quarta, portanto, é um dia de reflexão e de luta, porque a dimensão do salário destes profissionais tem a ver com a sua valorização”, ressaltou Ana Carolina, concluindo que nestes 42 anos a chancela de solidez, da filosofia do propósito educacional que move a instituição ao longo da história é, sem duvida, o grande legado da instituição de ensino a Ilhéus e ao sul da Bahia.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Jurista toma posse na Academia de Letras de Ilhéus, nesta sexta, dia 25

//

Leia em: 2 minutos

O jurista Manoel Carlos de Almeida Neto (foto) tomará posse como novo membro da Academia de Letras de Ilhéus, na próxima 6ª feira (25.março), em solenidade que ocorrerá às 18h30min, na sede da entidade, localizada no Centro Histórico do município. O novo membro da ALI passará a ocupar a Cadeira 39, antes pertencente ao fundador da instituição, José Cândido de Carvalho Filho, que foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Manoel Carlos é doutor e pós-doutor em Direito pela USP (Universidade de São Paulo), com mestrado pela Ufba (Universidade Federal da Bahia). Advogado e vice-presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB, o novo membro da ALI foi professor da Faculdade de Direito da USP (2020-2022) e da Faculdade de Direito da UESC (2005-2006), secretário-geral da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

É autor das obras “O novo controle de Constitucionalidade Municipal” (editora Forense), “Direito Eleitoral Regulador” (RT), “Juiz Constitucional” (RT), dentre outras. A posse de Manoel Carlos de Almeida Neto na Academia de Letras de Ilhéus coincide com o lançamento nacional da sua mais recente obra literária, “O Colapso das Constituições do Brasil: uma reflexão pela democracia”, considerado pelo ex-presidente da República e membro da Academia Brasileira de Letras, José Sarney, um “trabalho insubstituível na literatura de nosso Direito Constitucional”. É o ex-presidente da República quem assina o prefácio do livro.

O ministro do STF, Ricardo Lewandowski é outra personalidade a falar do livro. “Com rigor acadêmico e destacada originalidade, esta obra do professor Manoel Carlos de Almeida Neto, fruto de longa e proveitosa pesquisa de pós-doutorado na Faculdade de Direito da USP, revisita os últimos duzentos anos da história político-institucional do País para desvendar os fatores reais do poder que deram vida e decretaram a morte das distintas Constituições brasileiras, propiciando aos leitores uma reflexão sobre as raízes sociológicas determinantes da fragilidade de nossa democracia”, escreveu. Na semana de lançamento nacional, o livro ocupou a 12ª posição no top 100 de vendas pelo site Amazon, no segmento “Especialidades profissional e técnico”.

Uma das academias de letras mais antigas do Brasil, a Casa de Abel, fundada em 1959, já reuniu personalidades como Adonias Filho, Jorge Amado, Zélia Gatai, João Mangabeira, Orlando Gomes, entre outros imortais. A solenidade de posse do novo acadêmico deve reunir personalidades da cultura e literatura baiana.

//

MPE aponta que Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros encontraram irregularidades em escola

Leia em: < 1 minuto

O Ministério Público Estadual (MPE) acionou a prefeitura do município de Juazeiro para que sejam implantadas medidas que garantam aos alunos e professores da Escola Herbert Mouze Rodrigues condições seguras e adequadas. Na ação, o MPE aponta irregularidades constatadas pela Vigilância Sanitária e pelo Corpo de Bombeiros na instituição, a exemplo de condições insatisfatórias em relação às obrigações sanitárias, saúde pública e de segurança coletiva.

O MPE solicita ao Judiciário que obrigue o Município a implantar refeitório, sala específica para brinquedoteca, Departamento para Material de Limpeza, lavanderia e rouparia. Além disso, que sejam adequadas as salas de aula com área mínima de 1,50 m² por criança, instale banheiros para professores, implante salas para funcionamento da secretaria, coordenação pedagógica e de educação.

Para garantir a segurança dos professores e alunos, o Ministério Público requer, também, que a Justiça determine ao Município a aquisição de extintores de incêndio, instalação de sistema de iluminação, implantação de sistema de sinalização de incêndio e que possua alvará sanitário atualizado.

📷 Foto de Divulgação/Prefeitura de Juazeiro 

De acordo com a polícia, servidor federal atuava em parceria com advogada da área previdenciária

Leia em: 2 minutos

Nesta 3ª feira (22.março), a Polícia Federal, em ação conjunta com a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério do Trabalho e da Previdência, deflagrou a Operação Marco Reverso, de combate a um esquema de fraudes executadas na Previdência Social. De acordo com a PF, o esquema era chefiado por um servidor público federal nas agências de Mutuípe e Amargosa com a ajuda de uma advogada da área previdenciária.

Segundo as investigações, desde 2016, o servidor realiza a concessão de benefícios mediante a inserção de períodos de atividades urbana e rural fictícios, além de realizar agendamentos e antecipações de atendimentos em desacordo com as normas da Autarquia Previdenciária. As investigações apontam, ainda, que o servidor realizava os atendimentos em detrimento do sistema de agendamento do INSS, burlando a impessoalidade e atuando indevidamente nos processos e, dessa forma, os benefícios, ao serem deferidos, geravam pagamentos retroativos em valores altos, em parcela única, com grande prejuízo à Autarquia Federal.

A PF suspeita que a concessão indevida dos benefícios acontecia em parceria com uma advogada com atuação na área previdenciária. Os valores decorrentes dos citados pagamentos indevidos eram, em sua maioria, transferidos pelos segurados à citada advogada.

Hoje, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Santo Antônio de Jesus e Amargosa, que foram expedidos pela Justiça Federal de Jequié. Além disso, o servidor federal foi afastado das atividades. O prejuízo estimado aos cofres púbicos supera os R$ 3 milhões de reais, relativos a quarenta e sete benefícios com constatação de fraude.

Segundo a polícia, homem não aceita o fim do relacionamento e ficou transtornado ao saber que vítima o denunciaria

Leia em: < 1 minuto

Nessa 2ª feira (21.março), um homem foi preso depois de agredir e ameaçar de morte a companheira na cidade de Ipiaú. Segundo a polícia, foi a vítima quem acionou os policiais depois que o homem a ameaçou e fugiu ao perceber que ela iria acionar as forças de segurança.

Após receber a denúncia, a polícia iniciou diligências e conseguiu capturar o suspeito. Ainda de acordo com a polícia, o homem não aceita o fim do relacionamento e ficou transtornado quando soube que a mulher iria denunciá-lo. Ele foi preso em flagrante e permanece à disposição da justiça.

Leão enaltece parceria com deputado que teve mais de 140 mil votos nas últimas eleições

Leia em: < 1 minuto

Em entrevista concedida ao podcast ancorado pelo jornalista Zé Eduardo, o vice-governador João Leão (PP) confirmou a pré-candidatura ao Senado Federal e o nome do escolhido para ser suplente. Leão enalteceu a parceria com o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) e salientou que é uma honra participar das eleições dessa maneira.

“O meu primeiro suplente, eu já participei e escolhi. Batemos o martelo e vai ser o deputado federal Ronaldo Carletto. Olha quem vem para a minha suplência: um deputado que teve 140 e tantos mil votos na última eleição”.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Mauro Ribeiro, Bené e Porfírio, Piçarra, Marão e Gurita, Israel Cardoso, Valderico Junior, Charliane Sousa, Geraldo Simões, Ricardo Xavier, Marcelo Souza

Acidente envolvendo dois caminhões foi provocado por tentativa de ultrapassagem em local proibido // 📷 Fotos e vídeo da PRF.

Leia em: 2 minutos

Na manhã de hoje (22.março), um grave acidente envolvendo dois veículos de carga foi registrado na BR-116, trecho do município de Cândido Sales, no sudoeste baiano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, que atendeu a ocorrência, houve uma colisão frontal entre dois caminhões e, após a batida, um deles despencou da ponte.

O condutor do veículo que despencou ficou preso às ferragens e a equipe de resgate teve bastante dificuldade para retirá-lo do local. Até o momento, a informação é que ele teve lesões graves e seria encaminhado ao Hospital Geral de Vitória da Conquista.

Ainda de acordo com a PRF, o acidente foi provocado por uma tentativa de ultrapassagem em local proibido. Após a manobra arriscada, o motorista teria perdido o controle da direção e caído da ponte.

Parte do combustível de um dos caminhões ficou espalhado na pista e o trânsito ficou bastante lento no local, mas equipes da PRF controlaram o tráfego. A carga de um dos veículos também ficou espalhada e, infelizmente, a população chegou a saquear o material.

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

Leia em: 2 minutos

A major Carina Fernanda da Silva Cunha, 43 anos, é a primeira mulher a liderar uma Cipe (Companhia Independente de Policiamento especializado) da PM e entra para a história da corporação depois de assumir o comando da Cipe Litoral Norte, sediada na cidade de Esplanada.

Gerir uma tropa especializada é, para a oficial, mais um, de tantos outros desafios enfrentados na carreira. “A sensação agora é de responsabilidade e de honrar esse compromisso. Eu sei que fiz uma trajetória muito digna para chegar até aqui. Reconheço o meu empenho. Falar de si é mesmo é difícil, mas a minha trajetória diz tudo”, recordou a comandante.

Carina ingressou na corporação em 1998 e em 2001 entrou para a turma de oficiais. Viveu a maior parte da vida em contato com a PM. Em 1994, quando tinha 15 anos, passou a ser estudante do Colégio da Polícia Militar (CPM), em Salvador, onde fez parte de uma das primeiras turmas da instituição de ensino a ter garotas.

Como policial, Carina acumula passagens pela 42ª Companhia Independente da PM (CIPM/Lençóis), pelos subcomandos da 55ª CIPM (Ipiaú) e da 81ª CIPM (Itinga) no Batalhão de Polícia Rodoviária (Itabuna), Batalhão de Guardas, 10ª CIPM, além de também já ter atuado como ajudante de ordens, na fiscalização e gestão de contratos e na coordenação de recursos humanos.

Por trás da farda, também existe a Carina Fernanda graduada em enfermagem pela Universidade Católica de Salvador, especialista em emergência e UTI pela Faculdade Social da Bahia, faixa roxa de judô pela Federação Baiana de Judô e praticante de atividades físicas. Agora, a oficial tem como meta prestar um bom serviço à população dos 63 municípios que são de responsabilidade da Cipe Litoral Norte.

📷 Foto de Rafael Rodrigues/SSP

//

Leia em: 2 minutos

A Prefeitura de Itabuna em parceria com a Agral (Academia Grapiúna de Letras) vai realizar o 1º Concurso Literário 2022 para alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. O Edital nº 4.979, que divulga as regras do certame, foi publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Municipal do dia 15.

As inscrições ao concurso, que contará com duas modalidades (poesias e crônicas), serão realizadas, exclusivamente pelo e-mail academiagrapiunadeletras@outlook.com. Poderão ser  feitas no período  entre os dias 16 de abril e 15 de maio. Será necessário preencher um formulário próprio que foi disponibilizado em anexo ao edital.

A diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Educação, Elisângela Melo, ressalta a importância dessa parceria entre a Prefeitura e a AGRAL que tem como objetivo  estimular a produção literária e revelar talentos nas áreas de poesia e crônica nas escolas públicas municipais.

“Essa parceria com a Agral, na pessoa do presidente Samuel Mattos, vem contribuir para a autoestima e motivação dos alunos que terão a oportunidade de demonstrar seu talento diante da comunidade”, comentou. A professora Elisângela Melo completa dizendo que o concurso também contribui de forma efetiva para a valorização da escola pública.

CRONOGRAMA E REQUISITOS
Entre os dias 18 e 28 de maio, a Academia Grapiúna de Letras vai fazer a seleção dos trabalhos inscritos. Já o resultado do Concurso Literário, seguido de premiação, ocorreu no dia 31 de maio, no Teatro Municipal Candinha Dória. O 1º colocado será premiado com um notebook, o  2ª receberá um smartphone e o terceiro colocado uma caixa acústica com bluetooth.

Para participar, o candidato deverá apresentar currículo vitae simplificado (formato PDF); RG e CPF, digitalizados em PDF; e dois arquivos diferentes do poema ou crônica (inédito) também no formato PDF, sendo um com a identificação do candidato e outro sem o nome. O trabalho deverá ser apresentado no formato Word, fonte Arial 12, espaçamento duplo e número de linhas variando entre 60 e 120.

Leia em: 2 minutos

O governador Rui Costa (PT) voltou a reunir um grande número de prefeitos do PP, desta vez durante agenda na cidade de Gandu, nesta 3ª feira (22.março).

No ato na cidade de Gandu, participaram 9 prefeitos do PP, incluindo o gestor do município, Léo de Neco, que anunciou apoio a Rui Costa e a Jerônimo Rodrigues. Outros 8 prefeitos marcaram presença no palanque do governador.

Participaram do ato a prefeita Kitty, de Taperoá; Naeilton, de Itapé; Tom, de Itamari; Ulysses, de Piraí do Norte; Rosa, de Teolandia; Jadson, de Coaraci; Jairo, de Valença; e Irmão Enoc, de Camamu.

Patrick, de Jitaúna, se desfiliou do PP no último domingo (20), quando anunciou ao lado de Rui Costa a ida para o Avante. Além disso, participaram 12 vice-prefeitos.

Os deputados Fabíola Mansur (PSB), Euclides Fernandes (PDT) e Fátima Nunes (PT) também foram ao evento. Na cidade, Rui anunciou, entre outros investimentos, a construção de uma nova escola estadual com 36 salas, biblioteca, auditório, laboratórios, campo society com arquibancada, pista de atletismo e outros equipamentos.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Mauro Ribeiro, Bené e Porfírio, Piçarra, Marão e Gurita, Israel Cardoso, Valderico Junior, Charliane Sousa, Geraldo Simões, Ricardo Xavier, Marcelo Souza

Notícias mais lidas

Outros assuntos