//

Leia em: < 1 minuto

Sem burocracia, com agilidade e economia. O primeiro emplacamento de veículo online projetado pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) da Bahia figura entre os novos serviços do órgão que investe em inovação tecnológica e avança no processo de atendimento digital ao cidadão.

Para o novo serviço, o valor total do desembolso é composto pelo valor da alíquota do IPVA, a taxa de licenciamento e a cobrança da estampadora selecionada.

O Detran tem orientado as concessionárias a seguir os requisitos necessários para validação eletrônica, com informações de saída do estoque, conforme o Projeto Renave 0 Km, e campo de restrição preenchido para o caso de veículo financiado (alienação fiduciária).

Para realizar o serviço online, acesse o site do Detran na aba Serviços, clique em Portal de Serviços, insira a identificação do usuário, siga em serviços para veículos e, na sequência, primeiro emplacamento online.

Acesse o website do Detran clicando aqui! 

📷 Foto de Itailuan/Detran-BA
Leia em: 3 minutos

Não é de hoje que solitários e corajosos aventureiros de final de semana sobem a Serra do Córrego Grande, em Ibicaraí. Cortando trilhas, pequenos córregos e passando por fazendas de cacau até o topo da serra, passando pelas fazendas de Herlon, Seu Vital, Tupã, Abel de Furtuoso, até chegar ao topo da Serra, na fazenda de Pedro Gama e Ana.

É uma subida ‘bruta’, com intermináveis e íngremes ladeiras, na sua grande maioria calcetada para ‘facilitar’ a subida e a descida. Diz a lenda que “subir a Serra do Córrego Grande andando é para poucos”.

Depois de quase um mês convidando o povo, no “boca a boca” e via internet, Dominguinhos “Original” e Arnold Coelho criaram um grupo no WhatsApp e em menos de 24 horas mais de 50 pessoas aderiram ao grupo e aceitaram o desafio.

Na sequência foi feito uma vaquinha para a compra de carne e frango e produtos para um café da manhã, além da colaboração da prefeitura, que ofertou uma cesta de alimentos para o almoço e cinco vasos de água de 20 litros; o SAAE colocou um veículo com motorista de apoio e alguns empresários e amigos doaram uma quantia para a compra de frutas, refrigerantes e energéticos.

A subida teve início às 6h30min, e após três longas horas (e um cansativo e agradável sofrimento) finalmente todos os 47 integrantes chegaram ao destino, na Fazenda Bom Jesus da Lapa, de Pedro Gama e Ana.

A recepção foi calorosa, regada a um delicioso café da manhã. Na sequência muitos se aventuraram em subir um pouco mais (até a torre) para poder ver do alto as cidades de Barro Preto e Itabuna. Na sequência aconteceu mais um quilômetro de caminhada até a fazenda de Rui, onde existe uma belíssima represa, onde alguns aproveitaram para tomar banho e nadar.

Na parte final da aventura Pedro e Ana serviram um delicioso almoço com gostinho de roça, muito suco de goiaba e um café feito no fogo de lenha. Às 14 horas foi feita uma foto com parte do grupo e ficou firmado uma nova subida para o mês de setembro. Na sequência os aventureiros de final de semana fizeram a descida, que costuma ser mais fácil e não menos cansativa.

O resto dessa ‘epopeia’ fica por conta das centenas de fotos e vídeos que estão circulando na internet.

📷 Fotos de Adriana Maria e + 46 aventureiros insanos

//

O estado liderou a produção do minério que vem registrando grande variação de preço devido o conflito entre a Rússia e Ucrânia // Foto de Divulgação/Atlantic Nickel

Leia em: 2 minutos

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia vem gerando diversos impactos econômicos por todo o mundo. Dentre eles, nas últimas semanas, o mercado de commodities vem sendo altamente impactado com o aumento significativo dos preços, como por exemplo, o do Níquel. O minério registrou alta histórica, gerando uma série de preocupações, podendo inclusive ocasionar a suspensão da produção dos carros elétricos.

A disparada nos preços deve-se, principalmente, devido a Rússia ser o maior produtor mundial de níquel. No Brasil, a Bahia liderou a produção em 2021. Conforme dados obtidos pela Agência Nacional de Mineração (ANM), a produção de 2021 superou em 180% a de 2020.

A produção baiana é realizada pela Atlantic Nickel, única produtora de níquel sulfetado no país. A empresa encerrou o ano de 2021 com desempenho operacional e financeiro recorde, após 11 embarques e 110.409,75 toneladas exportadas.

De acordo com a Atlantic Nickel, a projeção é dobrar a capacidade produtiva, com o início da operação subterrânea na Mina Santa Rita, prevista para 2028, o que vai elevar o tempo de vida útil da mina de oito para 34 anos. Conforme a avaliação econômica preliminar, cerca de US$ 355 milhões devem ser investidos nos primeiros cinco anos desta nova fase. Além disso, a descoberta de um novo depósito com potencial significativo de recursos de níquel, no mesmo cinturão geológico, onde já funciona a Mina Santa Rita, deve elevar a produção de níquel no estado, nos próximos anos.

INOVAÇÕES EM PESQUISA
Sempre atenta às novidades tecnológicas e com o intuito de ampliar ainda mais o conhecimento geológico do estado, a CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral) iniciou, este ano, mais um ciclo de levantamento aerogeofísico utilizando sistemas aerotransportados eletromagnéticos.

Inicialmente, o mapeamento acontecerá na Província Metalogenética do Norte da Bahia – PMNEB, especialmente na região de Campo Alegre de Lourdes, localizada no extremo norte do Estado da Bahia. Este novo trabalho, além de aplicar métodos mais modernos, obtém um detalhamento bastante expressivo para a descoberta de novas áreas mineralizadas.

//

Estádio de Pituaçu // Foto de Sudesb

Leia em: 2 minutos

Foi publicado no Diário Oficial do Estado, edição de sábado (19.março), a autorização para a realização de eventos sem limite de público em todo o território baiano. Isso inclui atividades como cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, eventos exclusivamente científicos e profissionais, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas, parques de diversões, espaços culturais, teatros, cinemas, museus, espaços congêneres e afins. O decreto entra em vigor a partir da data de sua publicação.

Ficam permitidas ainda as atividades 100% presenciais em escolas, faculdades e universidades públicas e privadas, além de academias e outros estabelecimentos voltados à realização de atividades físicas.

Em todos os casos, é necessário o respeito aos protocolos sanitários (a exemplo do uso de máscara e do distanciamento social). Será exigida também a comprovação de vacinação contra a Covid-19, com apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado COVID, obtido através do aplicativo “CONECT SUS” do Ministério da Saúde.

Os eventos esportivos coletivos profissionais, com a presença de público, devem ter acesso condicionado à comprovação da vacinação, contingenciamento de público nas regiões adjacentes, de modo a evitar aglomerações; controle dos fluxos de entrada e saída nas dependências do local e o respeito aos protocolos sanitários estabelecidos.

Está autorizada a presença de crianças não alcançadas pela Campanha de Imunização contra a Covid-19 nos eventos esportivos coletivos profissionais, nos espaços culturais como cinemas e teatros, bem como em museus, parques de exposições e espaços congêneres, desde que acompanhadas por mãe, pai ou responsável legal que atenda os requisitos estabelecidos.

Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, desde que haja controle dos fluxos de entrada e saída nas dependências do local, de modo a evitar aglomerações; ocorram em instalações físicas amplas, que permitam ventilação natural cruzada; haja respeito aos protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado, e o uso de máscaras.

Os bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos similares funcionarão com acesso condicionado ao atendimento da exigência de vacinação e respeito aos protocolos. A fiscalização ficará a cargo das prefeituras.

A lotação máxima permitida em cada estabelecimento comercial, de serviços e financeiro, como mercados e afins, bancos e lotéricas, deverá ser definida também por cada município, bem como a fiscalização dos protocolos.

O acesso a todo e qualquer prédio público da administração estadual segue condicionado à comprovação de vacinação contra a Covid. Isso inclui o SAC, o Detran, delegacias, visitas a hospitais e presídios e outras unidades de atendimento.

O uso da máscara segue obrigatório no transporte público intermunicipal.

O homem foi levado para a sede do 8º BPM e entregue, junto com os materiais, para uma guarnição da PMMG, que já estava em Porto Seguro

Leia em: < 1 minuto

Fuzis, metralhadoras, carabinas, pistolas, carregadores, granadas e munições. Todos esses materiais foram apreendidos por equipes da Polícia Militar de Porto Seguro), após serem furtados de diversas unidades da PM de Minas Gerais (MG) por um dos integrantes da corporação, no sábado (19.março).

As informações sobre a fuga do policial com os armamentos foram repassadas pela polícia mineira durante a manhã, alertando as equipes que atuam no Extremo-Sul do estado. Ao longo do dia outros informes davam conta de que o veículo que ele usava, um Volkswagen Virtus, de cor prata e placa QWR 8744, havia passado pelo município de Teixeira de Freitas e seguia sentido Porto Seguro.

Conforme explicou o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Alexandre Costa, contatos com equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também foram realizados para que o veículo fosse acompanhado e localizado.

As guarnições esperaram o momento em que o homem retornava para veículo quando foi abordado sem nenhuma reação ou tentativa de fuga.

Foram encontrados dois fuzis calibres 7,62, uma metralhadora, duas carabinas de numeração 5,56, mesma quantidade de espingardas e pistolas, calibres 12 e 40, respectivamente, 20 carregadores de diversas numerações, 309 munições para as armas e do tipo de impacto controlado, 10 granadas, um colete balístico, seis algemas, R$ 1,5 mil, câmera GO-PRO, notebook e binóculo.

Prefeito Augusto Castro estava apostando as fichas na eleição da primeira-dama, mas matemática política tirou Andrea do páreo

Leia em: 4 minutos

A guerra é na Ucrânia, mas um míssil político explodiu em Itabuna, impactou a Bahia e vai ficar guardado na história grapiúna com a notícia da desistência da pré-candidatura da primeira-dama, Andrea Castro, à deputada estadual. O fato estrondoso ocorreu na tarde do último dia 14 e o Pauta Blog foi abençoado ao anunciar, com exclusividade, a informação de que a atual secretária municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza não seria mais candidata neste ano.

Quem acha que Augusto Castro (PSD) é apenas um prefeito, está enganado. Em priscas eras, ele chegou a ser publicitário (chegou a ter um escritório), mas a patente de político profissional é a mais apropriada já que, com aposentadoria ou não, são 36 anos de estrada.

O prefeito de Itabuna, ao analisar o cenário friamente, teve que se posicionar diante das eleições de outubro mesmo confirmando, há 30 dias, que a esposa seria, sim, pré-candidata. Para quem respira política durante 24 horas por dia, Augusto teve que movimentar o tabuleiro de forma brusca e o peso era tão grande que foi necessário o consentimento do senador e líder do PSD na Bahia, Otto Alencar.

De supetão, veio o anúncio da retirada da pré-candidatura de Andrea Castro, conhecida pelos íntimos apenas como Dea. A surpresa é que Augusto já tinha “costurado” apoios com dezenas de municípios ao melhor estilo de prefeito “cinquentário-das-cidades-costuradas”. No mundo da política, quem é ágil é tido como um trator para articular, mas, na contramão do que já tinha “tratorado”, vamos aos (possíveis) fatores que motivaram a decisão. Veja:

1️⃣ Ser político profissional não foi bastante e o prefeito, por tabela, precisou se especializar em matemática. Uma conta que, diga-se de passagem, não é para qualquer um! Para quem já foi deputado por duas vezes e suplente por uma vez, existe mais facilidade em acessar os “caminhos das pedras”. Análise 1: a matemática dos caminhos não obteve um denominador para somar.

2️⃣ O prefeito é mestre na leitura política e, com o recuo do senador Otto Alencar para concorrer ao governo do Estado, pode ter chegado à conclusão de que a nominativa não seria boa como estava no script. Análise 2: “Porém, a escolha da chapa majoritária da coalizão governista compromete a composição da chapa proporcional”, elencou Augusto Castro em nota de esclarecimento sobre a desistência. Suponho, também, que Andrea seria candidata pelo PSD e a linha de corte ficou muito alta.

3️⃣ O prefeito mensurou as diversas pesquisas, seja com a intenção de votos da primeira-dama como candidata ou como avaliação da gestão municipal. Um fator de grande peso. Análise 3: Augusto ia cair de cabeça (porque sabe “tratorar” na campanha) e, com isso, a rejeição em Itabuna poderia chegar a um patamar irreversível.

4️⃣ Mesmo após 14 meses de governo, onde todas as forças estavam concentradas e/ou moldadas para turbinar a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Augusto enxergou que somente isso não era necessário e recuou para ampliar as ações para as demais secretarias. Análise 4: O prefeito vem garimpando nomes para assumir/trocar/ajudar/oxigenar a gestão.

5️⃣ Agora, vamos ao fator de maior peso, na minha opinião. A primeira-dama, simplesmente, pode não ter se identificado com a locomotiva municipal e admitiu que vai desembarcar do governo para reativar as atividades profissionais na advocacia e no empresariado. Análise 5: Simples, sem aptidão, fica difícil amar a vida pública.

Com larga experiência na política, comenta-se, nos bastidores, que foi uma decisão assertiva do prefeito Augusto Castro. Com essa mudança de planos, o gestor pretende ditar um novo rumo no Centro Administrativo Firmino Alves e, com mais da metade do tempo de gestão pela frente, pode voltar a sonhar com a reeleição.

O que falta para mudar a rota? Pelos conhecimentos e experiências adquiridos na Engenharia Civil, posso afirmar que é planejamento. Planejamento é datar o início e o final da obra e/ou ação. Não é falar por falar do planejamento, mas, sim, concretizar.

UMA RECEITA SIMPLES QUE PODE AJUDAR O PREFEITO DE ITABUNA:
a) Reunir-se com os secretários municipais uma vez por mês e acolher as sugestões deles, pois são visões importantes e de quem quer ajudar a gestão. Além de ter mais acesso à cidade, ouvindo lideranças, caminhando ou estudando o tema;

b) Cobrar um planejamento de cada pasta e quais ações (datadas!!!) vão efetuar naquele mês. Avaliar as ações com cada secretário e seguir um checklist do que foi atendido ou não dentro do prazo proposto;

c) Dar autonomia ao secretariado.

Resumindo, dá um trabalhão e tem que ser bom de Excel (para usar uma metodologia simples: baseline). E, claro, essa receita é (apenas) um pitaco, mas pode trazer bons resultados.

A partir de agora, o prefeito vai correr para emplacar um nome novo como pré-candidato a deputado estadual com o intuito de desbancar os favoritos que estão em jogo (deputado estadual e federal) e que não são do grupo político ao qual ele pertence.

Para quem está fora do barco e, realmente, estamos, vamos sentar e observar os movimentos gerenciais e políticos do prefeito de Itabuna.

Matheus Vital é editor de Política do Pauta Blog. Envie a sua sugestão de pauta: matheus@pauta.blog.br

Pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto e o pré-candidato ao Senado Federal, João Leão

Leia em: 3 minutos

Nesta sexta-feira (18.março), o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo do estado da Bahia, ACM Neto (UB), concedeu entrevista à Rádio Metrópole e falou, claro, sobre o cenário de sucessão estadual. Na conversa, Neto se mostrou satisfeito com a aliança firmada com o PP, comentou sobre o cenário presidencial, além de declarar não ter pressa para anunciar a chapa majoritária.

O radialista Mário Kertész questionou o político sobre o apoio recebido do vice-governador do Estado e líder do PP baiano, João Leão: 📌 “Representa muito! É bom a gente lembrar que, nos últimos anos, havia um tripé de sustentação da base do PT aqui na Bahia. Ganharam, praticamente, 4 eleições sustentados nesse tripé, que eram PT-PSD-PP, três mais importantes forças políticas. É óbvio que, trazendo pra cá um desses pilares, a gente muda a configuração política do estado. É importante dar o sinal da amplitude do governo que eu pretendo fazer. O PP tem na figura de João Leão uma grande expressão, mas tem 4 deputados federais, 8 deputados estaduais e mais de 100 prefeitos. (…) João Leão vai trazer conhecimento para uma futura gestão. Ele, no Senado Federal, lutando pelos recursos, projetos e para ajudar o governo, mas com conhecimento e experiência de sobra se, em outubro, as coisas derem certo”.

O ex-prefeito de Salvador criticou a postura do PT ao anunciar que Leão não assumiria o cargo de governador para que Rui concorresse ao Senado: 📌 “Esse fator contribuiu muito e até digo que fiquei surpreso juntamente com os baianos que entendem de política. O senador Wagner, ele, como todos nós, tem qualidades e defeitos, mas sempre foi apontado como uma pessoa muito experiente na política e ele é. (…) O que me surpreendeu e, certamente, isso causou perplexidade em Leão e na turma do PP, foi sequer dar um telefonema para Leão. Era o mínimo que a gente poderia esperar era a consideração de um telefonema”.

Para Neto, a saída de Leão da base do PT representa o fim de um ciclo: 📌 “Entendo, perfeitamente, Wagner ter decidido não ser candidato. É um direito que ele tem! Ninguém pode obrigar ninguém a ser candidato!. (…) Para o sujeito ser candidato, ele tem que querer muito, principalmente ao governo da Bahia, que é uma campanha dura e depois uma tarefa mais dura ainda. Eu respeito muito a decisão do senador Wagner, agora, a condução política do lado de lá acabou gerando esse elemento surpresa, que foi a possibilidade de aliança com o PP, que traz mais forças para nossa candidatura. (…) O que aconteceu do lado de lá é reflexo do encerramento de um ciclo porque esgaça mesmo. Então, é hora de mudar! Acho que essa própria desarrumação política reforça o que a gente vem pregando que é momento de dar início a um novo ciclo”.

Sobre a formação da chapa majoritária que vai disputar as eleições de outubro, Neto disse que está avaliando o cenário com tranquilidade: 📌“Eu sempre disse que eu não tinha pressa e que eu não ia marcar prazo nem estabelecer data para poder apresentar a chapa. Em função desse novo fato político da aliança com o PP, nós saímos na frente. Eu anunciei o acordo com Leão para ele disputar o Senado antes mesmo do outro lado anunciar a chapa ou a aliança. (…) Eu continuo sem ter pressa, mas consciente de que existem muitas expectativas. Tenho alguns partidos que desejam a vaga de vice, assim como pessoas se posicionando. A grande questão é se vamos anunciar até o dia 2 de abril ou depois disso. As conversas avançam, tenho tratado sobre o tema diariamente com tranquilidade”.

Até o momento, a base aliada de Neto já conta com mais de dez partidos: 📌“Nós temos o PP, o Cidadania e o Solidariedade, além do União Brasil, que é meu partido. Estamos com conversas avançadas com o PSDB, que é um parceiro histórico nosso aqui na Bahia. Estamos conversando bastante com o Republicanos, que está ao nosso lado desde 2013. Temos um diálogo muito bom com o MDB, parceiro nosso desde 2012, com o PDT, que se incorporou nesse diálogo em 2020, com o PSC, estamos conversando com o PROS e o Podemos. Nós temos um universo, mais ou menos, de 11 partidos”.

Ainda na entrevista, Neto disse que a terceira via, caso queira se consolidar, precisa ter organização e união: 📌 “Poder, pode! Tempo para isso, ainda tem. A política é muito dinâmica! Estamos em 18 de março de 2022, vamos voltar 4 anos no passado, talvez em 18 de março de 2018, poucos apostassem na eleição de Bolsonaro e ele se elegeu. O quadro político, hoje, no Brasil, é de polarização. As duas maiores candidaturas são a do ex-presidente Lula e de Bolsonaro tentando a reeleição. No meio, tem vários partidos e vários nomes. A questão é: essa turma consegue se entender? Se cada um for no lance de um projeto pessoal, é difícil ter a terceira via porque, com a pulverização, favorece os dois candidatos mais fortes. Mas, muita coisa pode acontecer. A eleição tem as suas surpresas!”.

//

Leia em: 2 minutos

Na manhã desta 6ª feira (18.março), o vereador Israel Cardoso (Agir) reuniu-se com a gestores da Santa Casa de Itabuna. O parlamentar foi recebido pelo provedor Francisco Valdece, 1º secretário Sílvio Roberto e pelo diretor administrativo, Wagner Alves.

Israel Cardoso estava acompanhado do advogado Alah Góes (membro da Irmandade da SCM). Na oportunidade, o vereador declarou seu apoio aos serviços prestados pela instituição. “Conheci melhor o trabalho da Santa Casa, vi de perto o que está em andamento e fiquei muito satisfeito em perceber que as melhorias são visíveis. Não tenho dúvidas que a população de Itabuna só tem a ganhar com esse trabalho”, afirmou o vereador.

De acordo com o provedor, além de estreitar as relações institucionais, a visita mostra a transparência na gestão e aproxima o Poder Legislativo das mudanças que estão sendo concretizadas nos hospitais da Santa Casa, possibilitando que conheçam a fundo o trabalho da instituição, suas necessidades, seus custos, processos e suas metas e objetivos.

Francisco Valdece afirmou que o encontro com Israel Cardoso foi muito proveitoso. “Ele conheceu um pouco do trabalho que estamos desempenhando frente a administração da Santa Casa. O vereador também se prontificou em auxiliar em projetos que beneficiem a população. O apoio político se somará aos esforços que temos empenhado nos últimos anos” ressaltou o provedor.

Da esquerda Dr. Marival - PP, prefeito de Nova Canaã e na direita, Jorge Cheles - PP, prefeito de Potiraguá

Leia em: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) reuniu 38 prefeitos em sua ida a Vitória da Conquista nesta 6ª feira (18.março). Dentre eles, oito são do PP, partido do vice-governador João Leão que rompeu com o governo no início da semana.

Participaram do ato com Rui nesta sexta os prefeitos Oberdan Rocha, de Barra do Choça; Dr. Ricardo, de Tanque Novo; Jornandinho, de Bom Jesus da Serra; Dra. Aline, de Maetinga; Rebinha, de Ribeirão do Largo; Paulo Rios, de Tororó; Dr. Marival, de Nova Canaã; e João Francisco, de Tanhaçu.

Participaram da agenda do governador também o pré-candidato a governador do PT, Jerônimo Rodrigues, e o senador Otto Alencar (PSD), além dos deputados federais Lídice da Mata (PSB), Daniel Almeida (PCdoB), Jorge Solla (PT), Paulo Magalhães (PSD) e Waldenor Pereira (PT).

Em Vitória da Conquista, Rui anunciou a abertura de 128 novos leitos de saúde para a população. O Governo do Estado investiu 29,5 milhões no Novo Hospital Afrânio Peixoto e em mais 48 leitos e uma Sala de Politrauma no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Em visita ao município, o governador Rui Costa também entregou a reforma e a ampliação das duas unidades, que compõem a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

O almoço foi na Estância Santo Antônio, restaurante na saída de Itabuna para Ilhéus

Leia em: < 1 minuto

Nesta sexta-feira (18.março), o editor do Pauta Blog, Matheus Vital, participou de um almoço ao lado de figuras ilustres da cidade de Itabuna.

No encontro, estavam presentes (da esquerda para direita) o assessor parlamentar Moisés Calixto, juntamente com a jornalista Vitória Santana, Argélia Duarte, o casal de empresários Vitor Borbon e Lívia Macedo, além da embaixadora do Instituto Elos que Empoderam, Ellen Prince, e o vereador de Itabuna, Israel Cardoso (Agir).

O grupo discutiu vários temas relevantes para o município. Quem se arrisca em chutar a pauta desse almoço tão descontraído?

Notícias mais lidas

Outros assuntos