Jerbson Moraes, presidente da Câmara de Ilhéus

Leia em: < 1 minuto

A Câmara de Vereadores de Ilhéus realizou nesta terça-feira, 19, o pagamento antecipado dos salários dos servidores da Instituição referente ao mês de abril, assim como os salários dos Vereadores. Nesta 4ª feira (20.abril), a Casa Legislativa realizou o pagamento do Vale-alimentação, que virou obrigatório nesta última gestão do Presidente Jerbson Moraes (PSD).

A medida é mais uma demonstração de compromisso e respeito com os servidores, “o pagamento do salário em dia além de valorizar o funcionário ajuda na geração de renda da cidade e movimenta o comércio local”, ressaltou o vereador Jerbson Moraes, que vem mantendo o pagamento dos funcionários em dia desde o início de sua gestão. Lembrando que nesta quinta-feira, 21, é feriado nacional de Tiradentes e os “servidores passarão com dinheiro na conta”, destacou o gestor.

“Sempre trabalhamos para pagar todos os nossos servidores dentro do prazo, além do vale alimentação. Aqui na Casa Legislativa acontecia de pagar o salário dos vereadores antes e o dos servidores deixava atrasar, acabar com essa prática foi uma das ações que tivemos. Sabemos da importância do recebimento do salário em dia”, finalizou Jerbson.

Prefeito Ferlú Mansur e primeira-dama AiKa Barros marcaram presença na inauguração do espaço

Leia em: 2 minutos

Na última segunda-feira (18.abril), a população de Arataca recebeu, das mãos do prefeito Ferlú Mansur (PSD), uma obra extremamente importante para o município: a Creche Escola Maria Ivany dos Santos. A necessidade de construção de creches na cidade é uma demanda antiga e, junto com o planejamento da secretaria municipal de Educação, foi possível concretizar esse sonho da comunidade.

A partir de agora, a população carente pode contar com um espaço aconchegante e seguro para as crianças que precisam estar longe dos pais e/ou responsáveis, ainda que por pouco tempo. Profissionais capacitados estão dispostos a atuar na creche para que a passagem dos pequenos pelo local seja um momento prazeroso e acolhedor.

Durante o evento de inauguração, que contou com a presença do prefeito e da primeira-dama Aika Barros, além da secretária de Educação, Conceição Maria, a comunidade pode entender como vai funcionar a dinâmica da creche. Outros secretários, vereadores, membros do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal de Educação puderam conferir de perto a importância desse equipamento instalado em Arataca.

Para Ferlú Mansur, essa é mais uma prova de que a Educação é um dos pilares da gestão municipal: “Pais e mães podem ficar despreocupados porque a creche vai ser um ambiente de amor e carinho. A Educação, desde o primeiro momento, é essencial na vida de qualquer pessoa e aqui na cidade não vai ser diferente”.

//

Prefeitura ofereceu reajuste salarial de 14,42%, mas categoria cobra piso nacional de 33,24%

Leia em: < 1 minuto

Os professores da rede pública municipal de ensino de Eunápolis, no extremo sul baiano, paralisaram as atividades porque não aceitam a proposta de reajuste salarial oferecida pela prefeitura. Enquanto a categoria cobra o piso anunciado pelo governo federal, que é de 33,24%, a prefeitura oferece 14,42%.

Na semana passada, a APLB/Sindicato enviou um ofício à prefeita Cordélia Torres (União Brasil) informando que, caso o reajuste não fosse pago nos moldes do que foi anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), as atividades seriam interrompidas no município. De lá para cá, não houve mudança na oferta feita pelo poder público e, nesta terça-feira (19.abril), as aulas foram suspensas.

//

Leia em: < 1 minuto

O pré-candidato ao Governo do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, retomará neste fim de semana a agenda de discussões do Programa de Governo Participativo (PGP). No sábado (23), Jerônimo estará acompanhado dos pré-candidatos a vice-governador, Geraldo Júnior, e a senador, Otto Alencar, em Valença (Território do Baixo Sul), na Associação Atlética de Valença, na Rua Doutor Heitor Guedes de Melo, Centro, às 9h. No domingo (24), o petista estará em Serrinha (Sisal), na AABB, também às 9h.

Como nas duas primeiras discussões do PGP, em Irecê e Seabra, estão previstas no evento de Valença e Serrinha as participações de lideranças políticas, como deputados, deputadas, prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras e representantes de diversas classes e associações.

Presidente deve passar pelas cidades de Salvador e Porto Seguro

Leia em: < 1 minuto

De acordo com informações do site Bahia Notícias, o presidente Jair Bolsonaro (PL) pretende visitar a Bahia na próxima sexta-feira (22.abril). A informação foi repassada pelo ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento.

Inicialmente, o presidente deve passar pela capital Salvador e, em seguida, marcar presença na cidade de Porto Seguro, no extremo sul do estado. No dia em que o Brasil comemora 522 anos de história, Bolsonaro pode, ainda, participar de uma motociata no município, evento que reúne várias pessoas a bordo de motocicletas.

//

O fotógrafo Flávio Alvarenga será mestre no Wedding Brasil que acontece entre os dias 3 e 5 de maio em São Paulo

Leia em: 2 minutos

O baiano Flávio Alvarenga, filho de Guanambi, região sudoeste da Bahia, está entre os fotógrafos mais renomados do Estado e um dos mais premiados do mundo. Com mais de 300 fotos premiadas (nacional e internacionalmente), ele será um dos palestrantes no maior congresso para fotógrafos e filmmakers da América Latina: Wedding Brasil. O evento acontecerá entre os dias 3 e 5 de maio no Pro Magno Centro de Eventos – São Paulo.

Flávio, que atualmente mora em Itabuna, ministrará — na arena Hands-On, filme e edição — a palestra “Vencendo a insegurança na direção de casais”. No evento, o fotógrafo revelará como desenvolveu uma técnica própria e exclusiva para dirigir os casais e compartilhará de seu conhecimento com os demais congressistas e colegas de profissão.

O congresso, que está na décima segunda edição, espera receber mais de 4 mil participantes em três dias de evento e contará com 120 palestras, oito palcos e cerca de 50 expositores.

Flávio Alvarenga esteve como palestrante no ano de 2019 no Wedding Brasil e destaca a importância de retornar ao evento mais importante do segmento: “É um momento de muita alegria e realização pessoal. É uma forma também de reconhecimento do trabalho que venho desenvolvendo ao longo desses anos. Estar como palestrante, pela segunda vez, no maior evento de fotografia da América Latina é, sem dúvida, um momento ímpar em minha carreira”, declarou Flávio Alvarenga.

QUEM É?
Teve sua primeira experiência em um estúdio fotográfico aos 15 anos como design e diagramador; aos 17, decidiu ser fotógrafo. Dedicou-se, nos primeiros anos, à fotografia de moda e, em seguida, optou por se especializar em fotografia de casamento, com um estilo exclusivo e autoral que vem desenvolvendo em oito anos de prática.

Premiado pelas maiores associações de fotografia de casamento, a exemplo da FEARLESS, Inspiration e FineArt — que também premiou fotógrafos renomados como Anderson Marque, Wellington Fugisse, Nayara Andrade, David Hofman, Paulo Guanais e Érika Bittencout — Flávio foi indicado como fotógrafo revelação em 2016 pela Inspiration Photographers e como melhor fotógrafo do ano em 2020 e 2021. Ganhou por dois anos seguidos o prêmio Photosintese (2017 e 2018) em primeiro lugar e foi palestrante no ano de 2019.

Em 2019, Flávio foi convidado para ministrar um workshop no Japão, mas em virtude da pandemia o evento foi adiado e deve acontecer agora em 2022. Ele também estará em Cancún no dia 18 de maio desse ano fotografando o casamento de Fernanda e Renato. Ele também já tem agenda confirmada para maio de 2023 no México.

//

Eliene também era secretária de Saúde do município

Leia em: < 1 minuto

Nesta terça-feira (19.abril), a vice-prefeita da cidade de Laje, Eliene Batista (PP), de 37 anos de idade, faleceu em Salvador. Ela estava internada desde o último domingo (17.abril) após sofrer um AVC, mas lutava contra uma leucemia promielocítica aguda desde o início deste mês.

Além de vice-prefeita do município, Eliene era secretária de Saúde e, anteriormente, foi secretária de Assistência Social e vereadora por dois mandatos. Considerada uma política influente e carismática, mesmo com a pouca idade, ela conseguiu alçar voos altos e pretendia continuar na vida pública.

Por meio de nota, a prefeitura de Laje declarou que Eliene ‘’deixa um legado e era uma pessoa adorável e deixará uma grande saudade nos corações de quem teve o prazer de conhecê-la’’.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos da jovem.

//

Roberto Frank foi reeleito com unanimidade e agradeceu a confiança dos desembargadores

Leia em: < 1 minuto

Nessa segunda-feira (18.abril), aconteceu a cerimônia híbrida que reelegeu o desembargador Roberto Maynard Frank como presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Como presidente reeleito com unanimidade, o desembargador vai conduzir a realização das Eleições Gerais 2022 no estado.

No discurso de posse, o desembargador agradeceu aos familiares e aos desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia, além de destacar a necessidade de uma gestão pública pautada na colaboração participativa e criativa. Ele comentou, também, sobre as eleições previstas para outubro deste ano: “Sinto-me imbuído de um propósito renovado, voltado à concretização dos mais caros valores deste Órgão: Justiça, Cidadania e Serviço. Haveremos de realizar eleições limpas e democráticas. Haveremos de garantir a soberania da vontade popular, com transparência, eficiência e segurança”.

//

TCM: Prazo acabou no dia 13 e, agora, as prefeituras precisam protocolar a solicitação de novo prazo

Leia em: < 1 minuto

De acordo com o TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) da Bahia, 15 dos 417 municípios baianos não cumpriram o prazo legal para envio dos dados utilizados para elaboração do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). O prazo acabou no dia 13 de abril e, agora, as prefeituras vão precisar protocolar a solicitação de um novo prazo para o envio dessas informações.

Vale ressaltar que o envio dos documentos é obrigatório e o não cumprimento pode acarretar em sanção administrativa. O objetivo do trabalho não é averiguar a efetividade da gestão ou estabelecer um ranking, mas obter, a partir da análise global dos dados municipais, indicadores que possam contribuir para o aperfeiçoamento do planejamento.

O IEGM é utilizado pelo TCM na elaboração e definição de pautas de fiscalização a serem realizadas nos diversos municípios, mas é uma importante ferramenta de planejamento para as administrações municipais, assim como de avaliação da gestão nas diversas áreas de interesse dos cidadãos.

Os municípios que ainda não enviaram a documentação são: Abaré, Aporá, Bonito, Central, Dário Meira, Firmino Alves, Gongogi, João Dourado, Manoel Vitorino, Maragogipe, Muquém do São Francisco, Piraí do Norte, Rio do Antônio, Sítio do Mato e Uibaí.

46 mandados de busca e apreensão, além de 9 mandados de prisão preventiva estão sendo cumpridos no Brasil e em Portugal

Leia em: 2 minutos

Na manhã de hoje (19.abril), policiais federais estão cumprindo 46 mandados de busca e apreensão, além de 9 mandados de prisão preventiva no Brasil e em Portugal. A Operação Descobrimento tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína nas duas nações.

No Brasil, os estados da Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco estão entre os alvos. Já em Portugal, os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Porto e Braga.

De acordo com a PF, as investigações começaram em fevereiro do ano passado quando um jato executivo pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo pousou no aeroporto internacional de Salvador para abastecer. Depois de ser inspecionado, foi constatado que, no interior da aeronave, havia 595 quilos de cocaína escondidos na fuselagem. Após essa apreensão, os policiais conseguiram identificar a estrutura da organização criminosa que atua nos dois países e é composta de fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares, transportadores e doleiros.

Ainda hoje, às 10h, a Polícia Federal vai conceder uma entrevista coletiva à imprensa na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal da Bahia, localizada na Avenida Antônio Carlos Magalhães, Bairro Itaigara, em Salvador.

Notícias mais lidas

Outros assuntos