//

As inscrições serão realizadas de 2 de maio à 2 de junho de 2022

Leia em: 2 minutos

Através do Edital Nº 44/2022 a Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz) abre inscrições para o Concurso Público de provas e títulos destinado ao provimento de cargos permanentes de Professor Auxiliar e Assistente, nível “A”. Estão disponibilizadas 49 vagas, sendo 4 para Professor Auxiliar e 45 para Professor Assistente.

Das vagas oferecidas por áreas de conhecimento/matérias, 30% deverão ser reservadas aos candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos, desde que a fração obtida deste cálculo seja igual ou superior a um, observando o disposto no Decreto n° 15.353 de 08/08/2014, que regulamenta o Artigo 49 da Lei n° 13.182, de 06/06/2014.

As inscrições para o Concurso serão realizadas no período de 2 de maio de 2022 até às 15h30min de 2 de junho de 2022 e só podem ser feitas exclusivamente pela internet, devendo o candidato preencher o formulário do requerimento de inscrição que se encontra no site da Uesc. Clique aqui!

O candidato deve pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 195,00, em favor da Uesc, Banco do Brasil, agência 3832-6, conta nº 991223-1 (ba scu uesc concurso público). Terão direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição os candidatos que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou ser doador(a) de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde

ETAPAS
Prova Escrita; Prova Didática (Aula Pública); Plano de Trabalho e Prova de Títulos. A Resolução Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) n° 62/2019, que é parte integrante deste Edital, que vai detalhar normas de avaliação e ponderação, sem prejuízo de normas complementares.

//

No período compreendido entre 2017 e 2021, foram destinados R$ 2.949.057,41 para fortalecer a produção agrícola na cidade

Leia em: < 1 minuto

Incentivar a atividade agrícola e ampliar o trabalho realizado pelos pequenos produtores rurais de Ilhéus são alguns dos objetivos do Programa Alimenta Brasil. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, atende agricultores tradicionais, assentados da reforma agrária e indígenas, beneficiando diversas entidades da rede socioassistencial certificadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social.

Dentre as entidades listadas estão as creches, escolas públicas, restaurantes populares e cozinhas comunitárias. O trabalho visa diversificar o plantio no município, além de promover renda e sustento do micro produtor e alimento na mesa de quem precisa, mantendo o auxílio às pessoas com insegurança alimentar e nutricional.

Conforme a SDE, em 2021, Ilhéus recebeu aporte de R$ 780 mil. No período compreendido entre 2017 e 2021, foram destinados R$ 2.949.057,41 para fortalecer a produção agrícola na cidade.

Referência estadual, o programa desenvolvido pela Prefeitura Ilhéus atende cerca de sete mil famílias em situação de risco alimentar, promovendo a segurança nutricional do público assistido. Os agricultores fornecem os alimentos, entre frutas, verduras e hortaliças e o Município se encarrega de entregar diretamente às instituições ligadas à rede de proteção social.

//

Leia em: 2 minutos

No dia em que o Brasil completa 522 anos de história, o campus da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz) completa 48 anos de implantação. Nomeado de Professor Soane Nazaré de Andrade – um dos idealizadores da instituição -, o local tem 38 hectares e foi inaugurado em 1974 após uma doação do agricultor Manoel Nabuco.

No Campus, é possível fazer um passeio pelo conhecimento começando pelo prédio central, o Edifício José Haroldo Castro Vieira, em forma de torre, cercado de árvores e arbustos, gramados e flores, onde está a Reitoria com os serviços administrativos. Nos pavilhões Adonias Filho, Pedro Calmon, Jorge Amado, Waldir Pires, Max de Menezes, Júlio Cascardo, Ciências Exatas e Tecnológicas, funcionam dezenas de laboratórios, salas de aula, auditórios, departamentos, colegiados de cursos de graduação, pós-graduação e gabinetes de professores. Além destes, existem os modernos e recém-inaugurados Complexo de Laboratórios para as Ciências Exatas (CLCE), o anexo do Centro de Biotecnologia e Genética (CBG) e o imponente prédio que vai receber o Núcleo de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Bahia (Nepab).

Já a área externa urbanizada, com mais de 50 mil m² de alamedas, acessos, iluminação em led, jardins bem cuidados e estacionamento, convida ao Centro de Arte e Cultura, onde estão a Biblioteca Central, livraria e o auditório principal. Pelas mesmas alamedas espaçosas, encontram-se também a Base Ambiental, o Restaurante Universitário, o Parque Desportivo e o Hospital Veterinário.

Para o reitor da Uesc, professor Alessandro Fernandes, a instituição abriga o que há de mais precioso na região: “Hoje, esse Campus, pujante na universalidade do conhecimento, nos orgulha da sua comunidade acadêmica de professores, técnico-administrativos, estudantes e parceiros, em um trabalho crescente em prol da sociedade regional. (…) A nossa Universidade é um patrimônio da sociedade baiana, é formadora de grandes quadros, é defensora da ciência e tem um papel muito maior do que somente entregar diplomas; este Campus é lugar para transformar vidas, para transformar a sociedade”.

Leia em: < 1 minuto

Ontem (19.abril), o diretório municipal do PSB em Itabuna realizou uma reunião para definir estratégias mirando as eleições de outubro. O grande objetivo do encontro foi trabalhar a pré-candidatura a deputado estadual do ex-secretário de Gestão e Inovação de Itabuna, José Alberto Lima, além da reeleição da deputada federal, Lídice da Mata.

De acordo com o diretório, eles trabalham para que a região cacaueira tenha mais representatividade na Assembleia Legislativa da Bahia trazendo mais recursos que ajudem a alavancar o crescimento dessa área. No caso de José Alberto, o partido acredita que ele tem força por ter se destacado à frente da secretaria e, em relação à deputada Lídice, tem uma história política relevante por ter sido a primeira mulher prefeita de Salvador e primeira senadora representando a Bahia.

No encontro que definiu o planejamento que vai ser adotado a partir de agora, estavam presentes o secretário da Seagrima, Moacir Smith Lima, o ex-secretário da Seagri, João Carlos Oliveira, o presidente da Fundação Marimbeta, Valter Silva, e o tesoureiro do PSB em Itabuna, Marivaldo Ferreira da Silva.

Netinho divulgou declarações falsas sobre aborto atribuídas à Manuela

Leia em: < 1 minuto

A Justiça concedeu uma liminar favorável à ex-deputada federal Manuela D’ávila (PCdoB) depois que o cantor Netinho veiculou uma declaração falsa sobre aborto atribuída a ela. O artista vai ter que pagar R$ 20 mil para Manuela por danos morais, mas não vai precisar se retratar publicamente sobre o assunto.

Na decisão, o juiz acolheu, parcialmente, o pedido da ex-parlamentar e reconheceu que Netinho foi o autor das falsas declarações divulgadas nas redes sociais desde o ano de 2018. Um das declarações divulgadas por Netinho dizia respeito à suposta posição de Manuela sobre a legalização do aborto de que, com a prática, as mulheres “não teriam filhos de vagabundos”.

Eduardo Bolsonaro foi eleito deputado federal pelo estado de São Paulo

Leia em: < 1 minuto

Na última 2ª feira (18.abril), após a homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil realizada na Câmara de Vereadores de Salvador, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) recebeu o Título de Cidadão das mãos do vereador Alexandre Aleluia (PL). Eduardo é natural da cidade do Rio de Janeiro, mas foi eleito deputado pelo estado de São Paulo.

O pré-candidato a governador da Bahia, João Roma (Republicanos), marcou presença no ato, além do atual ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, e do ex-deputado federal e pai do vereador que propôs a homenagem, José Carlos Aleluia (União Brasil).

//

Geraldo Júnior deixou a base de Bruno Reis e ACM Neto para ser vice de Jerônimo Rodrigues

Leia em: 2 minutos

Desde que o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), deixou a base do pré-candidato a governador, ACM Neto (União Brasil), para ser vice na chapa de Jerônimo Rodrigues (PT), o clima não está dos melhores dentro da Casa Legislativa. Dessa vez, um grupo composto por 22 vereadores solicitou que o Ministério Público da Bahia atue para impedir que Geraldinho, para os mais íntimos, altere a composição das comissões permanentes sem observar o critério da proporcionalidade dos assentos dos partidos.

O documento que chegou ao MP-BA afirma que as “Comissões Permanentes, são, por assim dizer, o coração da Câmara Municipal de Salvador. Fragmentam-se pelas diferentes temáticas, valendo destacar a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final e Finanças, Orçamentos e Fiscalização, comissões imprescindíveis para o controle da constitucionalidade e respeito às diretrizes orçamentárias mínimas das proposituras legislativas sob análise do Poder Legislativo”. Segundo os vereadores que assinam o documento, esses colegiados foram alterados, de maneira autoritária, pelo presidente da Casa.

Há quem diga que o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), que não está nada satisfeito com a saída de Geraldinho da base municipal, está mexendo os pauzinhos para tornar a atuação do agora adversário a mais complicada possível. Em entrevista recente, Geraldo chegou a afirmar que se arrepende de “não ter ido antes para a base do governo do estado”, o que é uma demonstração clara de que não sente saudades do passado. Será que, até outubro, ele muda de opinião outra vez?

Juiz determinou retirada de trecho da entrevista do Youtube e aplicação de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento

Leia em: < 1 minuto

Na semana passada, o governador Rui Costa (PT) concedeu uma rápida entrevista à Rádio Metrópole e, em determinado momento da conversa, divulgou dados de uma suposta pesquisa de intenção de voto no estado da Bahia. O problema é que a pesquisa que, segundo Rui, aponta que o pré-candidato a governador, Jerônimo Rodrigues (PT), lidera em algumas regiões do estado, não foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Por esse motivo, nessa terça-feira (19.abril), o desembargador do TRE, Vicente Oliva Buratto, proferiu uma decisão liminar em favor do partido União Brasil e determinou “imediata suspensão da divulgação de trecho da entrevista realizada pelo Sr Governador do Estado da Bahia […] no qual houve a divulgação de resultado de pesquisa que, a princípio, não detém regular registro junto à Justiça Eleitoral”.

Ainda na decisão liminar, o magistrado justifica que a divulgação de tais dados “pode, potencialmente, retratar cenário político eleitoral que não, necessariamente, possui respaldo na realidade dos fatos”. O juiz determinou que o trecho da entrevista seja, inclusive, removido da plataforma Youtube e, caso não aconteça, vai ser aplicada uma multa diária de R$ 5 mil.

//

Lojas fecham na quinta e retomam funcionamento na sexta e no sábado // Foto de Clodoaldo Ribeiro

Leia em: < 1 minuto

O Sicomércio, Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus, divulgou os horários de funcionamento dos estabelecimentos nesta semana. Na 5ª feira (21.abril), feriado nacional de Tiradentes, as lojas não vão funcionar, assim como aconteceu na semana passada durante a sexta-feira santa (15.abril).

Na 6ª feira (22.abril), as lojas voltam a funcionar em horário normal e, no próximo sábado (23.abril), graças a um acordo firmado com o Sindicato dos Empregados, o comércio vai funcionar das 9h às 13h. Segundo o Sicomércio, o combinado foi feito quando as lojas não abriram as portas no dia 28 de fevereiro e, em troca, elas devem manter as atividades no sábado.

Ainda no comunicado emitido pelo Sicomércio, a entidade informa que será cobrada a taxa assistencial no mês de maio. O valor não foi descontado nos anos de 2020 e 2021 por causa da pandemia da Covid-19, mas, a partir de agora, a cobrança volta a acontecer.

Prefeito Ferlú Mansur inaugura Creche em Anuri

Leia em: 2 minutos

Ontem (19.abril), o prefeito de Arataca, Ferlú Mansur (PSD), tirou mais uma obra do papel em prol da população da cidade de Arataca. Dessa vez, a Creche Escola Rural de Anuri foi inaugurada com a promessa de beneficiar ainda mais a comunidade carente do município já que, na última segunda-feira (18.abril), a creche de Arataca também foi inaugurada.

O lindo espaço vai acolher crianças da primeira infância e ajudar os responsáveis a contar com um apoio imprescindível na educação dos pequenos. Com muito entusiasmo, a primeira-dama do município, Aika Barros, marcou presença na inauguração e demonstrou felicidade com mais essa conquista: “A partir de agora, as crianças vão ter mais um espaço seguro e acolhedor em nossa cidade. É muito importante que as mães e pais consigam ter esse apoio do poder público para conseguirem seguir as vidas sem deixar de lado a preocupação com uma boa educação dos filhos”.

Ferlú estava satisfeito com mais uma ação importante do governo sendo colocada em prática: “Durante a campanha, a gente prometeu que ia inaugurar espaços como esse e, felizmente, estamos cumprindo o que estava no papel, que é cuidar do povo de Arataca”.

Primeira-dama Aika Barros marcaou presença na inauguração do espaço.

Notícias mais lidas

Outros assuntos