Proposta de emenda do vereador Pancadinha quer destinar 50% da verba dos eventos para contratação de artistas itabunenses

Os vereadores de Itabuna que apoiam: Proposta está sendo analisada pela Câmara e, se aprovada, segue para sanção do prefeito

Leia em: 3 minutos

Uma proposta de emenda à Lei Orgânica do Município que sugere que, da verba destinada à cidade de Itabuna para a realização de shows e festejos, 50% do valor seja destinado para a contratação de artistas itabunenses, está sendo analisada pela Câmara de Vereadores. Atualmente, esse valor é de 30%, mas a ideia do edil Fabrício Pancadinha (Solidariedade) é aumentar esse percentual.

Para o vereador, a proposta tem o objetivo de valorizar a classe artística da cidade: 📌“Aqui em Itabuna, a gente quer incentivar os artistas e colocar uma emenda que já existe, é de 30% e a gente quer mudar para 50%, que toda verba destinada para atividades culturais e eventos em Itabuna, que seja destinado 50% da verba para contratação de artistas da nossa cidade. Essa é uma forma da gente incentivar a cultura da nossa cidade que é um celeiro muito grande de artistas”.

Segundo Pancadinha, até o momento, ele e outros 8 vereadores assinaram o documento, mas é necessário de mais apoio para que a emenda seja aprovada: 📌“Caso seja aprovado, já passa a valer a partir da festa de São Pedro. Temos a assinatura de 8 vereadores e esperamos a colaboração dos outros vereadores também para que olhem por essa classe. Necessitava de 8 assinaturas para ir para as Comissões e, agora, precisa de mais 6 para ser aprovado. Depois daí, vai para a mão do prefeito sancionar ou não. Aí fica na mão do prefeito, né?”.

O cantor Ítalo Carloni (foto 👆), que tem 25 anos de carreira e é um dos 600 músicos cadastrados que atuam na cidade, comemorou a iniciativa: 📌 “Essa é uma vitória para os artistas aqui da terra porque, realmente, nós passamos dificuldades na pandemia e, agora, com essa proposta do nosso amigo, músico e vereador Pancadinha, ele deu o primeiro passo para ajudar essa família. Os músicos são uma família e a gente precisa um do outro para criar situações para que ninguém passe fome”.

A radialista e cantora Rose Oliveira (foto 👆) relembrou que o segmento de eventos foi um dos mais prejudicados desde o início da pandemia da Covid-19, portanto, essa mudança na emenda é essencial: 📌“É um projeto de lei que beneficia a classe artística da nossa cidade, que anda esquecida por tantos governos que vieram anteriormente. No período da pandemia, a gente foi a primeira classe a parar e passamos por determinadas situações em que muitos de nós precisamos vender nossos materiais de trabalho para se sustentar e pagar as contas. Esse projeto vem para beneficiar e, além do mais, muitos eventos realizados aqui são feitos com músicos de fora esquecendo que Itabuna é um berço cultural imenso e daqui saíram grandes nomes para o Brasil e o exterior”.

Alguns músicos que estão buscando esta aprovação para alavancar a classe artística de Itabuna.

Notícias mais lidas

Outros assuntos