Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Rio do Antônio, Gerson Martins, do PP, declarou apoio ao pré-candidato ao Governo do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, após reunião realizada em Salvador nesta 3ª feira (10.maio). Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor rio-antoniense disse ter feito a opção por Jerônimo “para nossa Bahia continuar em frente”.

Jerônimo aproveitou a oportunidade da manifestação pública de apoio para reforçar a mobilização para a plenária do Programa de Governo Participativo (PGP) do território da Bacia do Paramirim, do qual faz parte a cidade de Rio do Antônio. A reunião acontece em Guanambi neste domingo (15), às 9h, no Recreio Tênis Clube. “Quero pedir ao nosso povo de Rio do Antônio e aos vereadores para nos ajudar nessa ‘caminhada’ que vai ter em Guanambi”, afirmou o prefeito na reunião, que teve participação do presidente estadual do PT, Éden Valadares.

Leia em: < 1 minuto

De acordo com informações divulgadas pelo site Política Livre, a Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE-BA) ingressou com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) para que o debate eleitoral programado para o dia 7 de agosto pela Band Bahia não aconteça. De acordo com a PRE, é crime eleitoral realizar o debate entre pré-candidatos ao governo do Estado antes do dia 16 de agosto.

Ainda na ação, a PRE pede que, caso o debate aconteça, seja aplicada uma multa de R$ 100 mil à emissora de televisão. Segundo os procuradores, ‘’a lógica do sistema conduz à inexorável interpretação de que tais eventos, notadamente porque inseridos no espectro de propaganda eleitoral, devem se submeter ao regime próprio desses atos de campanha”.

A PRE aponta, ainda, que “antes do dia 16 de agosto, qualquer iniciativa que contemple pedido de votos atrai a configuração de ilícito eleitoral e aplicação da respectiva pena de multa por propaganda antecipada, nos termos do artigo 36-A da Lei n. 9.504 – o que é praticamente inevitável em um típico debate eleitoral, que resta, advirta-se, absolutamente esvaziado com tais limitações”.

A homologação de candidaturas pode ser realizada até o dia 15 de agosto e, por esse motivo, a PRE acredita que um debate realizado no dia 7, ou seja, uma semana antes da data final, pode interferir porque, depois dessa data, nem todas as pré-candidaturas podem ser mantidas.

//

Comemorações foram marcadas por inaugurações importantes para a cidade

Leia em: 3 minutos

Na última 2ª feira (9.maio), Arataca esteve em festa pelos 37 anos de emancipação política do município. Para começar, foi celebrada uma missa na Paróquia Nossa Senhora da Conceição para agradecer pelo desenvolvimento da cidade e o prefeito Ferlú Mansur (PSD), ao lado de secretários e demais membros da equipe, fez questão de marcar presença.

Após a celebração religiosa, houve uma desfile cívico organizado pela Guarda Civil Municipal, além do hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Arataca. O ato patriótico foi acompanhado por autoridades, mas também pela população que vibrou com a apresentação.

Como presente para os moradores, foi reinaugurado o Centro de Saúde Nossa Senhora da Conceição, que funciona como maternidade e é uma obra feita com recursos próprios do município. Também foi entregue uma ambulância nova para reforçar a frota existente e, assim, melhorar o serviço prestado à população.

Ainda dentro do cronograma de aniversário de Arataca, os moradores do Bairro de Otacílio foram contemplados com a obra de pavimentação de uma das ruas. Em seguida, foi assinado o contrato para a pavimentação das Ruas do Coqueiro e São Vicente, além da Travessa São Vicente.

Feliz em participar de mais um momento histórico em Arataca, Ferlú agradeceu a confiança depositada no projeto dele: “Os eleitores me elegeram para governar com sensibilidade, amor, honestidade e compromisso. Acredito que estamos no caminho certo para honrar esse voto de confiança depositado em nossa gestão. Arataca merece tudo isso e mais um pouco!”.

📷 Foto de Jairlan Santos
Leia em: 2 minutos

A conjuntura econômica do Brasil e da região no pós pandemia foi analisada pelo professor titular do Departamento de Economia da Uesc, Elson Mira, durante a reunião ordinária da ACI (Associação Comercial de Itabuna), 2ª feira (9.maio), que ainda contou com a presença dos secretários de Segurança e Ordem Pública (Sesop), Humberto Mattos e de Planejamento, Sônia Fontes para apresentar as ações de ordenamento do comércio informal.

Mira apresentou dados atualizados de empregos do mês de março deste ano, em que o setor terciário lidera com 79,7%. Segundo ele, desde a crise do cacau, o setor terciário domina a economia de Itabuna. “Em termos de emprego, geração de renda, PIB, o comércio e serviços são os setores das principais atividades econômica de Itabuna”, destacou o professor.

Sobre as ações para o ordenamento do comércio informal, o secretário Humberto Mattos destacou que está planejando ações em conjunto com outras secretarias municipais visando a retirada do comércio ambulante de alimentos da avenida Cinquentenário e do seu entorno para a praça Adami, até que a praça Camacan seja reformada para receber esse público.

O secretário ainda ressaltou a importância do apoio da classe empresarial e da sociedade para solucionar um problema que é antigo. Sônia Fontes falou que o ordenamento está na pauta de prioridades da Prefeitura Municipal e destacou que ações de médio prazo para a retirada dos ambulantes estão sendo organizadas, e uma das alternativas é realocar no antigo Cesp.

A reunião contou com a presença de empresários e lideranças da sociedade civil que parabenizaram a iniciativa do presidente da ACI, Mauro Ribeiro na promoção de debates importantes para o setor. Segundo o empresário, “a análise atualizada da economia atual vai ajudar na aplicação de investimentos específicos. Aliado a isso, o ordenamento do comércio local vai contribuir para um melhor ambiente de negócios na cidade”, explicou Mauro.

//

Ações de combate ao mosquito vão ser realizadas nos Bairros Pontalzinho, Novo Horizonte e Santo Antônio a partir de amanhã

Leia em: < 1 minuto

A secretaria de Saúde de Itabuna continua monitorando a situação do município em relação aos casos de doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti. As chamadas arboviroses estão em alta e, com 860 casos confirmados de dengue do início do ano até hoje (10.maio), foi decretado o estado de epidemia no município.

O alerta é para que a população adote as medidas necessárias para impedir a proliferação do inseto, como evitar armazenar água em recipientes sem tampa, limpar caqueiros e pratos de animais e não armazenar pneus e garrafas de forma que seja fácil acumular líquidos. O agente de endemias de cada residência deve ser o próprio morador!

A partir de hoje (11.maio), mais ações de combate ao Aedes Aegypti vão ser deflagradas em Itabuna. Primeiramente, os Bairros Pontalzinho, Novo Horizonte e Santo Antônio vão ser visitados pelos agentes para orientar moradores sobre a importância de impedir que o inseto encontre oportunidade para procriar.

Além disso, pessoas que desejem descartar pneus de forma correta no Ecoponto localizado no prolongamento da Rua Professor Alício de Queiroz, no Bairro Santo Antônio, é possível acionar as equipes da prefeitura pelo Disk Dengue (73 3612-8324).

Engenheira agrônoma Cilene Nascimento assume presidência da Fundação Marimbeta

Leia em: < 1 minuto

Dando continuidade às mudanças no time de secretários do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), foram publicadas exonerações e nomeações no Diário Oficial do Município. Como o Pauta Blog havia anunciado desde a semana passada, a ordem vinda do gabinete é adequar a atuação dos secretários às expectativas do gestor municipal.

Para o cargo de diretora-presidente da Fundação Marimbeta, foi escolhida a engenheira agrônoma Cilene Nascimento. Anteriormente, ela era diretora do Departamento de Meio Ambiente e Gestão dos Recursos Hídricos, ligado à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

//

Leia em: < 1 minuto

A Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) investiu R$ 4 milhões e concluiu a obra de recapacitação da Linha de Transmissão Catu/Camaçari IV, entre as subestações de Catu e Camaçari, na Bahia. O empreendimento foi disponibilizado para operação comercial no último dia 5 de maio.

As duas linhas de transmissão, em circuitos simples, 230 kV, têm extensão de 25 quilômetros cada, e com as obras haverá aumento de 26% da capacidade energética e de transporte de energia, beneficiando diversos municípios da região, bem como o polo industrial de Camaçari, situado na região litorânea do estado.

A recapacitação tornará possível a ampliação de capacidade de intercâmbio energético no Sistema Interligado Nacional (SIN), inclusive, com a exportação de energia a partir do Nordeste para as outras regiões do Brasil.

Leia em: 2 minutos

Lorena Carvalho

O I Simpósio de Estética e Cosmética, promovido pela Faculdade de Ilhéus, será realizado no dia 19 de maio, a partir das 18h30min, no auditório da instituição. Organizado pelo colegiado do curso de Estética e Cosmética, o evento abordará o tema “Imagem pessoal”, por meio de três palestras com profissionais do setor.

A primeira exposição será às 19 horas, com a consultora de imagem e estilo, Luana Siqueira Blanco, que falará sobre “Como a imagem pessoal interfere na autoestima”. Em seguida, Luanna Vasconcelos de Oliveira, Micropigmentadora especialista em sobrancelhas, fará palestra sobre “O realce da beleza através do design de sobrancelha e micropigmentação”.

Luana Siqueira

O I Simpósio de Estética e Cosmética contará ainda com a participação da empresária Lorena Lohana Santos de Carvalho, que vai falar sobre “O poder da transformação capilar na autoestima”. Lorena é administradora, maquiadora, micropigmentadora, especialista em sobrancelhas e proprietária do Studio Lorena Carvalho.

O simpósio tem como finalidade promover a atualização profissional no ramo da estética. A inscrição pode ser feita através do link disponibilizado na BIO do Instagram da Faculdade de Ilhéus ou no site da instituição, e custa R$ 20,00 para estudantes da faculdade; R$ 30,00 para alunos de demais faculdades; e R$ 40,00 para profissionais. Mais informações através do telefone (73) 2101-1735 ou presencialmente.

Luanna Vasconcelos

//

Tiago Birschner do PP e ACM Neto do União Brasil

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Una, no Sul da Bahia, Tiago Birschner (PP), declarou apoio ao pré-candidato a governador ACM Neto (UB) e ao pré-candidato ao Senado Cacá Leão (PP), nesta 3ª feira (10). O prefeito, reeleito com o segundo maior percentual de votos no estado, 84,89%, convidou Neto e Cacá para um encontro político no município.

“Diante da decisão do Progressistas em marchar com o União Brasil, eu não poderia ficar em lado oposto ao meu partido e vou lutar juntamente com meu grupo, para que a cidade de Una seja a principal beneficiada diante dessa nova perspectiva. Lutarei ainda para que tenhamos uma esmagadora vitória no pleito de outubro. Aproveito para convidar esta chapa vitoriosa o quanto antes a visitar a cidade de Una, para juntos fazermos uma bonita festa de apresentação”, disse Tiago.

ACM Neto estará em Una nesta 6ª feira (13.maio) no Clube Social de Una, às 18h, com a presença do pré-candidato ao senado, Caca Leão.

//

Hacker está utilizando conta do religioso para vender produtos

Leia em: < 1 minuto

O pastor Genilson Souto teve a conta da rede social Instagram hackeada nesta 3ª feira (10.maio). O responsável pela invasão está utilizando o perfil do religioso para fazer postagens de vendas de produtos alegando que a renda vai ser revertida para uma instituição religiosa, mas essa informação é falsa.

Se você segue a conta @genilsonsouto67, cuidado! Não acredite nas postagens nem negocie com a pessoa que está se passando pelo pastor porque não passa de uma tentativa de obter lucros de forma criminosa.

Pastor Genilson é bastante conhecido em Itabuna e na região Sul da Bahia. Ele foi líder na Igreja Batista Teosópolis, localizada no Bairro Conceição, mas, atualmente, mora em Salvador.

Notícias mais lidas

Outros assuntos