//

Franco de Aldemir e Kaçulo: Contas são referentes a 2020; além da rejeição, foram aplicadas multas aos ex-prefeitos das cidades

Leia em: < 1 minuto

Na sessão realizada hoje (12.maio), os conselheiros do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) da Bahia rejeitaram as contas de governo e de gestão das prefeituras de Esplanada e Gongogi relativas ao exercício do ano de 2020. As contas são de responsabilidade dos ex-prefeitos Francisco da Cruz (conhecido como Franco de Aldemir) e Edvaldo dos Santos (conhecido como Kaçulo), respectivamente.

De acordo com o TCM, as contas foram consideradas irregulares porque não havia recursos em caixa para pagamento das despesas com restos a pagar no último ano do mandato do gestor, o que viola a Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso, o TCM aplicou multa de R$ 3 mil para o ex-prefeito de Esplanada e R$ 8 mil para o ex-prefeito de Gongogi.

O TCM determinou, também, a formulação de representação ao Ministério Público da Bahia para que seja apurada a ocorrência de crime contra as finanças públicas, mas ainda cabe recurso das decisões.

Soane Galvão (PSB) e o vereador Professor Gurita (PSD)

Leia em: < 1 minuto

A pré-candidata a deputada estadual pelo PSB, Soane Galvão recebeu da Câmara de Vereadores de Ilhéus uma Moção de Congratulações pelos serviços prestados ao município. A iniciativa de autoria do vereador professor Gurita (PSD) foi subscrita por 12 vereadores.  O autor da Moção destacou o trabalho de Soane nas 2 secretarias municipais que comandou na gestão do prefeito Mário Alexandre.

“Com muito orgulho recebi a notícia da Moção de Congratulações pelos serviços que prestei ao município de Ilhéus. Quando fui Secretária de Desenvolvimento Social, conseguimos implantar um atendimento humanizado, fortalecer e ampliar serviços que beneficiaram milhares de famílias. Já na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, incentivei a ciência e a tecnologia, atraimos novos empreendimentos, dei total apoio aos microempreendedores e o número recorde de carteiras assinadas foi alcançado. Agradeço a todos os vereadores que foram fundamentais para o êxito das ações desenvolvidas”, mencionou Soane na mensagem dirigida, especialmente aos que subscreveram a Moção.

Foram eles: O presidente da Câmara, Jerbson Moraes, Paulo Carqueija, Eder Júnior, Nerival, Ivete, Edvaldo Gomes, Nino Valverde, Kaique Souza, Dr. Aldemir, Abraão, Baiano do Amendoim, Luciano Luna e Ivo Evangelista.

//

MP determinou a suspensão do Processo Seletivo Simplificado que estava em andamento

Leia em: < 1 minuto

Uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual fez com que a Justiça determinasse que a prefeitura de Poções, no sudoeste baiano, suspendesse o Processo Seletivo Simplificado que estava em andamento e, assim, aproximadamente, 600 pessoas fossem dispensadas dos cargos.

Hoje (12.maio), os funcionários demitidos realizaram um protesto contra a decisão judicial em frente ao Fórum Professor Raimundo Brito. O grupo caminhou pacificamente pelas ruas da cidade segurando cartazes e falando palavras de ordem.

Segundo os manifestantes, as pastas da Saúde, Infraestrutura, Educação e Assistência Social foram afetadas diretamente e a população.

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Uauá, Marcos Lobo, do PDT (Partido Democrático Trabalhista), declarou apoio ao pré-candidato ao Governo do Estado pelo PT (Partido dos Trabalhadores), Jerônimo Rodrigues, na manhã desta 5ª feira (12.maio), em foto publicada em suas redes sociais.

“Estive com nosso futuro governador, Jerônimo Rodrigues, debatendo projetos e ações futuras para Uauá continuar nesse ritmo forte de desenvolvimento”, escreveu o prefeito no Instagram.

Interessados devem acessar o edital publicado no site da instituição

Leia em: < 1 minuto

Foi publicado no site oficial da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz) o novo edital referente ao Concurso de Professor(a) Auxiliar e Assistente. O processo havia sido suspenso desde que o Ministério Público da Bahia orientou a retificação do edital a fim de destinar o percentual de vagas reservadas aos candidatos autodeclarados negros e pessoas com deficiência.

O novo edital detalha os critérios que vão ser utilizados para garantir a aplicação da reserva de vagas e informa, ainda, quais são os documentos necessários para a comprovação que garantem a participação na reserva de vagas.

As inscrições vão ser reabertas no próximo dia 16 e seguem até o dia 9 de junho. Para mais informações, basta acessar a página.

Leia em: 2 minutos

Membros da Associação de Fibromiálgicos de Itabuna e Região (Afir) pediram o fim do assédio em ambientes de trabalho, médicos e familiares. “Quem tem dor, tem pressa”, frisou a presidente da Afir, Sônia Newman, ao cobrar respeito para com as pessoas diagnosticadas com fibromialgia (doença sem cura que afeta diversas partes do corpo humano, causando dores intensas).

A fibromialgia foi o tema da sessão especial promovida pela Câmara no último dia 10, a pedido do vereador Israel Cardoso (Agir). Ele é o autor da norma que obriga órgãos públicos e empresas privadas de Itabuna a incluírem fibromiálgicos nas filas de atendimento preferencial.

Na sessão, fibromiálgicos de Itabuna relataram discriminações por conta da doença. Ive Porto citou a dificuldade para conseguir emprego. “Estou desempregada há oito anos, limitada pela fibromialgia. Tentei estudar, mas tive que abandonar. É cruel ter que provar que a nossa dor existe”, desabafou. Também sem trabalhar, Gleuce Guimarães declarou que até “dentro de casa a gente é discriminada. Tem dia que é muito difícil, que não quero levantar da cama com dor” comentou emocionada.

Para o advogado previdenciário, Eduardo Barreto, tem sido desafiador convencer a justiça de que o laudo médico não é a única prova para constituir direito relacionado com a incapacidade laboral. “É preciso levantar o histórico de vida da pessoa, o que a incapacita ou tira do mercado de trabalho, como nos casos de fibromialgia”. Já o psicólogo Paulo Carvalho reforçou que a saúde mental ajuda no controle da dor. “Não se brinca com saúde mental, busque logo apoio”, orientou Carvalho.

📷 Foto de Pedro Augusto

Fabíola é grande aliada do prefeito Ferlú Mansur e da população de Arataca

Leia em: < 1 minuto

A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), grande aliada de Arataca e do prefeito Ferlú Mansur (PSD), parabenizou o município pelos 37 anos de emancipação política completados no último dia 9. Por meio de uma moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Fabíola reiterou o compromisso de continuar trabalhando pela cidade.

No documento, a deputada relembrou o histórico de desenvolvimento econômico da região de Arataca desde o século XIX, ligado diretamente ao cultivo e ao comércio do cacau. Sendo assim, a contribuição do município para a região Sul da Bahia é grandiosa e muito importante para o estado.

“Meu abraço de parabéns à população arataquense pela passagem do seu aniversário de emancipação político-administrativa, comemorado neste dia 9 de maio”, completou Fabíola Mansur na moção.

Gestor está em busca de recursos para viabilizar reforma e reabertura do Hospital São Lucas

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), utilizou as redes sociais para informar que está em Brasília ao lado do deputado federal e pré-candidato à reeleição, Paulo Magalhães (PSD).

De acordo com o gestor, o objetivo da viagem é conseguir recursos para reformar e reabrir o Hospital São Lucas em um projeto 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

//

Otto postou foto na rede social Instagram e disse que publicação foi pedido dos eleitores

Leia em: < 1 minuto

O senador e pré-candidato à reeleição, Otto Alencar (PSD), resolveu inovar na pré-campanha e postou uma foto no Instagram utilizando o famoso óculos modelo juliet da Oakley. Segundo o político, a publicação foi um pedido do eleitorado: “A galera pede, a gente entra na onda! Gostaram?”.

O que um político não faz em ano eleitoral, né?

Leia em: 2 minutos

“A Bahia acumula mais de 75 mil homicídios em 16 anos de governos petistas e o governador Rui Costa agora quer botar a culpa no presidente Bolsonaro pela desenfreada violência em nosso estado?”, questiona o pré-candidato ao governo baiano, o ex-ministro e deputado federal, João Roma, assinalando o fracasso da política de segurança do PT.

O pré-candidato bolsonarista lembra que é obrigação constitucional dos estados garantir a segurança pública e o governo federal já destinou mais de R$ 100 milhões a Bahia para esse fim desde 2019. “O governador Rui Costa, por sua vez, não executou nem 20% desse montante em capacitação e equipamentos para as polícias Militar e Civil”.

Para Roma, o pior dos pecados é não assumir a própria responsabilidade e transferi-las a terceiros. “Esse comportamento covarde não cabe a um governante”, afirma, ressaltando a necessidade de ser adotada uma nova postura no governo da Bahia.

“É imprescindível que o governante tome a responsabilidade pra si e resolva os problemas. É assim que estamos vendo o presidente Bolsonaro atuar. Dessa forma que pretendemos governar a Bahia. Não é postura de líder se esconder atrás de propagandas e não encarar de frente a realidade”, diz o ex-ministro da Cidadania.

Notícias mais lidas

Outros assuntos