//

Leia em: 2 minutos

A saúde recebe atenção especial da gestão do prefeito Mário Alexandre, que tem garantido investimentos e modernização de unidades, tornando Ilhéus um polo regional na Bahia. Além disso, os avanços expressivos na área são resultado do empenho da atual gestão, que desenvolveu um trabalho de referência no enfrentamento da Covid-19.

O prefeito destacou que somada aos investimentos e aplicação de recursos, a administração municipal iniciou a elaboração do projeto para implantação do Centro Integrado de Saúde, cuja proposta é reunir os serviços prestados na Policlínica Municipal Halil Medauar, Núcleo de Assistência Especializada (NAE) e no Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE).

“O nosso objetivo é ampliar o fluxo de atendimento na nossa cidade para oferecer, no mesmo local, mais serviços à nossa população”. O secretário de Saúde, por sua vez, explicou que a construção do estabelecimento vai fornecer atendimentos em diversas especialidades, incluindo salas de pequenos procedimentos, Raio-X, ultrassom, Ecocardiograma, ginásio adulto e infantil, brinquedoteca e acessibilidade para cadeirantes.

O modelo implantado na cidade pretende oferecer resposta rápida na resolução das demandas específicas apresentadas pela população. A estrutura centralizada contribui também para facilitar o acesso dos usuários aos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Centro Integrado de Saúde funcionará na Avenida Itabuna, no prédio da antiga Faculdade Madre Thaís. O local também já foi sede do centro de distribuição direta da Ambev.

//

Leia em: < 1 minuto

A ViaBahia divulgou hoje (13.maio) um parecer do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que autoriza o aumento nos valores dos pedágios das BRs 116 e 324. De acordo com a concessionária que administra as rodovias, os valores vão passar de R$ 4,30 para R$ 5,10 e de R$ 2,40 para R$ 2,90, respectivamente.

A partir de agora, a empresa aguarda o cumprimento da decisão por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que os reajustes entrem em vigor. A ANTT, por sua vez, informou que vai analisar o teor da decisão quando for notificada e vai se manifestar perante o Tribunal.

Na delegacia, homem confessou o crime e disse que agrediu a vítima depois de descobrir traição

Leia em: < 1 minuto

A Polícia Civil de Itororó capturou o homem suspeito de agredir fisicamente a própria companheira e, inclusive, arrancar um dos olhos da mulher com as próprias mãos. O suspeito de 46 anos de idade estava foragido desde o dia do crime quando ele abandou um veículo em uma estrada vicinal.

Segundo a polícia, o homem estava escondido em um matagal quando foi localizado. Após ser encontrado, ele foi conduzido à delegacia, onde confessou o crime e disse que descobriu uma traição da esposa e, por isso, a agrediu.

Ainda de acordo com informações da polícia, o suspeito alegou que arrancou o olho da mulher com as próprias mãos e, em seguida, ele a trancou em casa e fugiu. Ele permanece à disposição da justiça e deve responder pelos crimes de lesão corporal gravíssima e cárcere privado.

//

Mulheres que sofrem Fibromialgia tiveram aula especial de hidroginástica no CISO

Leia em: < 1 minuto

Cerca de 40 mulheres portadoras de fibromialgia participam das aulas de hidroginástica todas as terças e quintas-feiras, às 11 horas, no Projeto Aquático da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer que acontece no Parque Aquático do Ciso (Colégio Sesquicentenário). Hoje em comemoração ao Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia, houve uma aula especial para os portadores.

A fibromialgia é uma síndrome crônica que causa dores no corpo provocando espasmo muscular, formigamento, disfunções de equilíbrio, fadiga, distúrbios no sono, etc. Por recomendação médica, praticar exercícios físicos, principalmente a hidroginástica, ajuda a melhorar os sintomas ocasionados pela síndrome.

Além disso, na tarde desta quinta-feira, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, junto com a Afir (Associação dos Fibromiálgicos de Itabuna e Região), houve uma homenagem simbólica aos pacientes assistidos pelo Projeto da Prefeitura de Itabuna. Na oportunidade, foram entregues 20 carteirinhas de atendimento preferencial aos portadores da doença assistidos pelo município.

A Lei nº 2.550, de 12 de julho de 2021, sancionada pelo prefeito Augusto Castro (PSD), dispõe sobre o atendimento preferencial aos portadores de fibromialgia, desta forma, as pessoas acometidas pela doença garanhão o direito à emissão da carteira que identifica os portadores dando a eles o direito a atendimento preferencial nos órgãos públicos e estabelecimentos comerciais e de serviço localizados na cidade.

Pré-candidato ao Governo da Bahia marca presença região Sul do estado

Leia em: < 1 minuto

O pré-candidato ao Governo da Bahia ACM Neto (União Brasil) visita os municípios de Una, Itabuna e Itajuípe neste final de semana. A agenda de encontros com lideranças políticas locais e com a população da região Sul começa amanhã, 6ª feira (13.maio), e segue até sábado (14).

ACM Neto estará acompanhado do deputado Cacá Leão (PP), que assumiu a pré-candidatura ao Senado pela chapa do ex-prefeito de Salvador.

Em Una, ACM Neto será recepcionado pelo prefeito Tiago Birschner (PP). No sábado, já em Itabuna, Neto inicia a agenda com reunião junto aos empresários locais. Em seguida, participa de ato político de lançamento da pré-candidatura do vereador Pancadinha (Solidariedade), que vai disputar o cargo de deputado estadual, em evento na AABB do município. A agenda será finalizada à noite, em Itajuípe, onde ACM Neto participa de reunião política no Salão Paroquial do município.

Mamigo (PP), Aquino (Pros), Gil da Lagoa (PP), Naarah Ribeiro (Pros), ACM Neto, Leur, Cacá Leão, Thyara Lessa (Pros) e o ex-vereador Lessa

Leia em: < 1 minuto

Uma comitiva de políticos da cidade de Coaraci esteve com o pré-candidato a governador da Bahia, ACM Neto (União Brasil), em Salvador hoje (12.maio). Na ocasião, o deputado federal Leur Lomanto (União Brasil) também marcou presença e articulou a reunião com os vereadores e o vice-prefeito do município do Sul baiano, Miltinho do Axé (Avante).

No grupo de edis, estavam alguns antigos apoiadores do ex-secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e da ex-prefeita de Coaraci, Josefina Castro (PT). No entanto, o grupo estava insatisfeito com a coordenação da campanha do PT para o governo do estado, que estava sob responsabilidade do atual prefeito Jadson Albano (PP), e decidiu marchar ao lado de Neto.

Em Coaraci, o deputado e pré-candidato à reeleição Leur deve contar com o apoio de ao menos sete vereadores (Thyara Lessa, Gil da Lagoa, Mamigo, Aquino, Naarah, Ana Cruz e Nabor), além do vice Miltinho do Axé.

Marcos Vinicius, Gil da Lagoa (PP), Miltinho do Axé (Avante), Leur Lomanto, Naarah Ribeiro (Pros), Mamigo (PP) e Aquino (Pros).

Agenor e Katiana eram aliados da base do governo estadual, mas estão tentando selar acordo com ACM Neto

Leia em: < 1 minuto

O casal de ex-prefeitos do município de Arataca, Agenor Birschner (PP) e Katiana Oliveira (PP), está desesperado para voltar ao poder ou conseguir levantar a moral até as eleições de 2024. Isso porque a dupla resolveu “atirar para todos os lados”, e agora, resolveram apoiar ACM Neto (União Brasil) para governador da Bahia.

Em menos de um ano, eles mudaram de rumo algumas vezes. Em agosto do ano passado, chegaram a se reunir com o senador Jaques Wagner (PT) que, na época, era o possível candidato a governador da Bahia, para tentar selar a união. Já em março deste ano, durante uma visita do governador Rui Costa (PT) à cidade, não houve convite para o encontro em um sinal claro de que a parceria não estava firmada.

Preocupados com o rompimento com a base aliada do governo que, anteriormente, apoiava o projeto do casal, eles “correram” para o lado de Neto. Será que o coração do ex-prefeito de Salvador é bom ao ponto de esquecer que a dupla jamais aceitou apoiá-lo nos pleitos anteriores?

A Associação Comercial de Itabuna é presidida pelo empresário Mauro Ribeiro.

Leia em: < 1 minuto

Nesta quinta-feira (12.maio), às 19h, vai acontecer uma reunião na sede da ACI (Associação Comercial de Itabuna) para discutir as condições em que pode acontecer o empréstimo de 30 milhões de dólares requisitado pela prefeitura municipal. A sede da ACI localiza-se no Edifício União Comercial, na Rua São Vicente de Paulo, Centro.

Além de membros da sociedade civil organizada, a secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, e o presidente da Câmara de Vereadores, Erasmo Ávila (PSD), vão estar presentes para explicar em quais condições o crédito pode ser liberado para a gestão municipal.

O objetivo do encontro é apresentar os projetos onde pode ser aplicada a verba solicitada pelo município. O processo de liberação do dinheiro é longo e o pedido ainda está sendo analisado pelos vereadores.

//

Na ocasião, Marão voltou a apresentar projetos nas áreas de infraestrutura e saúde

Leia em: < 1 minuto

Durante audiência com o governador Rui Costa (PT) ontem (11.maio), o prefeito Mário Alexandre (PSD) solicitou prioridade na execução de obras direcionadas a Ilhéus. Na ocasião, Marão voltou a apresentar projetos nas áreas de infraestrutura e saúde.

A pauta girou em torno das propostas que visam dar continuidade ao fechamento do Canal do Malhado e à duplicação da Orla Sul, bem como requalificação da Zona Norte, com serviços de drenagem, asfalto, urbanização e sinalização completa.

“Agradeço ao nosso governador e amigo Rui Costa por tudo que tem feito para que a nossa cidade seja contemplada com investimentos que, sem dúvida, mudam para melhor a vida do nosso povo. Vamos continuar trabalhando, buscando o apoio e reforçando o diálogo com o governador e toda a sua equipe”, ressaltou Mário Alexandre.

Investigado teria mais de 130 arquivos com cenas de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes

Leia em: < 1 minuto

Na última 3ª feira (10.maio), a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão na cidade de Conceição do Coité referente a uma investigação sobre o armazenamento e disponibilização de conteúdo de pornografia infanto-juvenil na internet. De acordo com a polícia, o usuário de um perfil teria armazenado, disponibilizado, transmitido, publicado e divulgado 133 arquivos de imagem e vídeo de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes.

No local onde a PF esteve para cumprir o mandado, foi apreendido o aparelho celular do investigado, que vai ser submetido à perícia a fim de constatar o crime. Caso confirmado, ele vai responder pelos delitos previstos no artigo 241-A, caput, e 241-B, caput, contido no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Notícias mais lidas

Outros assuntos