As contas tiveram parecer pela reprovação por causa da abertura irregular de crédito suplementar por excesso de arrecadação

Leia em: < 1 minuto

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia recomendaram a rejeição das contas da prefeitura de Laje, de responsabilidade do ex-prefeito Binho de Mota, relativas ao exercício de 2023. As contas tiveram parecer pela reprovação por causa da abertura irregular de crédito suplementar por excesso de arrecadação.

O parecer também indicou que o ex-gestor não complementou o saldo remanescente dos exercícios de 2020 e 2021, relativo ao investimento na manutenção e desenvolvimento do ensino municipal, em descumprimento ao que determina a Emenda Constitucional nº 119/2022. Além disso, Binho de Mota não comprovou o recolhimento integral de multas impostas pelo TCM em processos anteriores.

Pelas irregularidades, o ex-gestor foi multado em R$ 4 mil, mas ainda cabe recurso da decisão.

📷 Reprodução Redes Sociais

Vereadores ''se estranharam'' durante sessão ordinária desta terça-feira

Leia em: < 1 minuto

A sessão ordinária desta terça-feira (12.agosto) na Câmara Municipal foi marcada por um momento de tensão entre os vereadores Ronaldão (Republicanos) e Danilo da Nova Itabuna (UB). Tudo começou quando Danilo disse que a gestão municipal não inaugurou grandes obras no aniversário de 115 anos da cidade, comemorado no dia 28 de julho.

Logo depois, Ronaldão disse que Itabuna vai continuar sendo uma ‘’cidade polêmica’’ porque, mesmo com grandes feitos, é alvo de críticas da própria população, que prefere valorizar outros municípios menos desenvolvidos. Ronaldão subiu ao tom ao dizer que sempre estará disposto a elogiar a cidade onde cresceu em vez de colocá-la em um lugar de inferioridade.

Durante a declaração de Ronaldão, Danilo chegou a pedir uma parte para se pronunciar novamente e, quem sabe, explicar a declaração anterior, mas foi ignorado pelo colega que estava visivelmente chateado com o posicionamento do edil. Vale lembrar que, atualmente, Ronaldão é o líder do governo municipal na Casa Legislativa.

Ex-presidente realizará exames em hospital particular de Brasília, mas defesa deverá apresentar atestado médico

Leia em: < 1 minuto

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, autorizou o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), a deixar a prisão domiciliar para fazer exames médicos em um hospital particular de Brasília. Na decisão, o ministro determinou que a defesa do ex-presidente terá até 48 horas após a realização dos exames para apresentar o atestado médico.

O pedido para que Bolsonaro fosse liberado para ir até o hospital foi feito pela defesa do ex-presidente. Segundo os advogados, os exames são necessários para dar seguimento ao tratamento de medicamentos em curso.

Vereador repercutiu declaração feita pelo prefeito Augusto Castro durante entrevista

Leia em: < 1 minuto

Durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Itabuna, o vereador Zé Alberto (PSB) classificou a construção do novo aeroporto da cidade como uma obra de extrema importância para o município. O político repercutiu a fala do prefeito Augusto Castro (PSD), que garantiu que o equipamento é considerado prioridade para a gestão municipal.

Para Zé Alberto, esse é mais um passo para que Itabuna se consolide como um polo econômico na região Sul da Bahia, o que pode atrair ainda mais investimentos para a cidade.

Jerônimo posou ao lado dos novos titulares das pastas de Administração e Ciência, Tecnologia e Inovação

Leia em: < 1 minuto

O governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou hoje (12.agosto) duas mudanças no secretariado estadual. As substituições acontecerão nas pastas da Administração e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Na Secretaria de Administração, Rodrigo Pimentel assume o lugar de Edelvino Goés. Já na pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcius Gomes, até então chefe de gabinete de André Juazeiro, o substitui na função.

As alterações devem constar na edição do Diário Oficial do Estado dessa quarta-feira (13.agosto). De acordo com Jerônimo, as substituições são muito importantes para a oxigenação da equipe.

📷 Divulgação GOV BA

Adolescente foi apreendida e, posteriormente, será enviada para FUNDAC

Leia em: < 1 minuto

Na manhã desta terça-feira (12.agosto), a Polícia Civil de Itabuna cumpriu um mandado de busca e apreensão contra uma adolescente de 15 anos. A jovem é investigada por ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio qualificado contra a própria mãe.

De acordo com as investigações, no dia 8 de maio, a garota tentou envenenar a própria mãe no Bairro Novo São Caetano. A vítima contou à polícia que a garota colocou veneno em dois pães que ela comeria, mas a ação foi percebida a tempo e a mulher foi levada para o Hospital de Base para receber atendimento médico.

A apreensão da adolescente foi decretada pela Vara da Infância e da Juventude da comarca de Itabuna e realizada na presença da genitora e da advogada da jovem. Após os procedimentos legais, a garota será encaminhada à Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC).

28 servidores municipais terão que ser exonerados em um prazo de até dez dias

Leia em: < 1 minuto

O Ministério Público do Estado da Bahia recomendou que o prefeito de Itapetinga, Eduardo Hagge (MDB), exonere 28 servidores contratados de forma irregular. Segundo o órgão, foi constatado que os casos se enquadram como nepotismo e a recomendação é que as exonerações ocorram em um prazo de dez dias.

A Lei diz que ”a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”. Dessa forma, o MP recomendou que seja efetuada a exoneração de todas as demais pessoas que se encontrem nessa condição e que seja promovida a rescisão dos contratos temporários de pessoas que se encaixem nessas situações.

O MP disse, também, que muitas dessas contratações realizadas irregularmente se destinaram a preencher cargos inexistentes na estrutura administrativa municipal. O órgão enviou reiterados ofícios, requisitando cópia de processo seletivo simplificado porventura realizado para as contratações por tempo determinado dessas 28 pessoas, mas a prefeitura não disponibilizou, apesar de afirmar que teriam sido precedidas de processo seletivo.

A Justiça recomendou que o prefeito pare de nomear para o exercício de cargos comissionados, função de confiança ou função gratificada, bem como efetuar contratação temporária de pessoas que se encaixem em situação de nepotismo.

Operação foi deflagrada para desarticular esquema de corrupção envolvendo auditores-fiscais tributários da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo

Leia em: 2 minutos

O dono e fundador da Ultrafarma, Sidney Oliveira, foi preso na manhã desta terça-feira (12.agosto) em uma operação do Ministério Público de São Paulo para desarticular um esquema de corrupção envolvendo auditores-fiscais tributários da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo. Além dele, também foram presos o diretor estatutário do grupo Fast Shop, Mario Otávio Gomes, e os auditores fiscais da Fazenda estadual paulista, Artur Gomes da Silva Neto e Marcelo de Almeida Gouveia.

De acordo com o MP, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão, além de sequestro de bens dos investigados. A investigação começou há seis meses e já concluiu que o esquema existe desde 2021, mas o MP apura se antes disso já havia algo ocorrendo.

Segundo o MP, os empresários pagavam os auditores para que facilitassem o ressarcimento de créditos de ICMS junto à Sefaz. Todas as empresas varejistas contribuintes têm direito ao ressarcimento, porém o procedimento é complexo e tem prazos longos.

O promotor de Justiça Roberto Bodini disse que as investigações dão indício de que outras empresas do setor varejista também podem ter utilizado o mesmo esquema para conseguir a liberação desses créditos tributários.

Um dos pontos de partida da investigação foi a constatação de um salto patrimonial expressivo em uma empresa que estava no nome da mãe do auditor-fiscal. Com a quebra de sigilo bancário e fiscal, o MP percebeu que até junho de 2021 essa empresa não tinha nenhum tipo de atividade operacional. No início das investigações, a participação de um segundo fiscal era secundária, no entanto, novas provas coletadas nas diligências, como altos valores em moeda e criptomoedas, foram comprovadas sua participação no esquema.

Com um dos alvos da operação, foram apreendidas duas sacolas com esmeraldas, além de R$ 1 milhão em dinheiro. Os valores totais ainda estão sendo contabilizados. Também foram presas duas mulheres, contadoras, que auxiliavam o auditor-fiscal nos pedidos de ressarcimento.

📷 Divulgação Ultrafarma

No discurso de abertura, o prefeito destacou a importância da iniciativa para o futuro de Ilhéus

Leia em: < 1 minuto

Começou ontem (11.agosto) a Semana de Inovação de Ilhéus 2025, evento que promete movimentar o cenário tecnológico, econômico, acadêmico e empresarial da região. O prefeito Valderico Junior (UB), como anfitrião, abriu oficialmente as atividades ao lado de representantes das organizações parceiras, como Sebrae, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Sindicato das Indústrias de Informática e Eletrônicos de Ilhéus e Itabuna (Sinec), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (Cepedi).

Em seu discurso de abertura, o prefeito destacou a importância da iniciativa para o futuro de Ilhéus: “Essa semana não é apenas um evento. É um movimento. Um movimento que vai gerar conhecimento, inspirar soluções e aproximar setores para que possamos desenvolver ainda mais a nossa cidade. Este é o propósito: fazer com que a inovação esteja a serviço das pessoas e que Ilhéus continue crescendo de forma sustentável, inteligente e inclusiva”.

A primeira noite da Semana de Inovação contou com o espetáculo “CACAU – Memórias com Cheiro de Chocolate”, que contou a trajetória da cidade a partir da cultura cacaueira. Em seguida, o público acompanhou duas palestras de destaque, com Sabrina de Branco, vice-presidente global de Sustentabilidade do Grupo Domtar, e Mônica Burgos, empresária, advogada e sócia-fundadora da Avatim.

A programação segue até a próxima sexta-feira (15.agosto) com atividades gratuitas, que incluem novas palestras, painéis, oficinas e rodadas de negócios.

📷 Nadson Carvalho

Torneio especial foi realizado no último sábado para marcar entrega do equipamento esportivo

Leia em: < 1 minuto

A prefeitura de Uruçuca entregou uma quadra esportiva totalmente revitalizada, garantindo mais um espaço de lazer e prática esportiva para a população. A inauguração foi marcada por um torneio especial, que reuniu atletas, moradores e amantes do esporte em um clima de celebração.

O novo espaço foi modernizado para oferecer melhores condições de uso, com estrutura adequada para diversas modalidades e um ambiente seguro e confortável para o público.

A prefeita Magnólia Barreto (UB) destacou a importância da obra para a comunidade: “Quadra novinha entregue para nossa população, estreando com um torneio especial! Seguimos valorizando o esporte e ampliando mais espaços para lazer em nossa cidade. Agora, contamos com cada um de vocês para manter tudo limpo e organizado”.

Notícias mais lidas

Outros assuntos