//

Ácido haloacético foi encontrado em concentração maior que a permitida; veneno utilizado em culturas de algodão também foi encontrado em água fornecida para Itabuna

Leia em: 2 minutos

Uma pesquisa do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), ligado ao Ministério da Saúde, a partir de dados sobre a qualidade da água consumida pelos baianos entre os anos de 2018 e 2020, aponta que, em 7 de 196 cidades do estado, surgiram índices acima do permitido de substâncias cancerígenas. As cidades de 👉 Camaçari, Cruz das Almas, Itabuna, Itiruçu, Jequié, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista foram as que apresentaram contaminação.

Em Cruz das Almas, somente dois testes de qualidade foram realizados e os dois identificaram água imprópria. Em Itiruçu, de dois, um teste foi reprovado. Dois dos 14 testes feitos em Lauro de Freitas foram reprovados. Já em Camaçari, a testagem foi muito maior, do total de 3.677, apenas um identificou água contaminada. Em Itabuna, 33 das 2.085 amostras foram reprovadas. Na cidade de Vitória da Conquista, duas das 275 amostras estavam contaminadas. Já em Jequié, 247 amostras tiveram as substâncias tóxicas encontradas acima do limite. Em seis das sete cidades, os componentes encontrados acima do patamar de segurança foram os ácidos haloacéticos.

Classificados como subprodutos da desinfecção da água, os haloacéticos são formados quando o cloro é adicionado ao tratamento. Os ácidos são seguros desde que mantidos abaixo da concentração recomendada pelo Ministério da Saúde. A Agência Nacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica os ácidos haloacéticos como potencialmente cancerígenos para os humanos e, se consumidos em altas concentrações, podem gerar problemas no fígado, testículos, pâncreas, cérebro e sistema nervoso.

Segundo a Embasa, os períodos de muita chuva entre os anos analisados podem ter sido responsáveis pela concentração de substâncias acima do permissível. Em nota, a Embasa afirmou que realizou 34.500 análises de amostras de água no período contemplado pela pesquisa do Sinagua e que apenas 0,1% delas estavam em não conformidade com a legislação estabelecida.

O metamidófos, veneno utilizado em culturas de algodão, foi proibido de ser utilizado no Brasil desde 30 de junho de 2012, mas foi encontrado na água potável de Itabuna. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirma que a substância é responsável por prejuízos ao desenvolvimento do embrião, além de ser altamente tóxico para os sistemas endócrino e reprodutor.

O OUTRO LADO DA EMASA
Em nota, a Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento), que atua em Itabuna, contestou os dados da pesquisa do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua). Segundo a companhia, o laboratório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foi contratado para verificar a qualidade da água e atestou que os metamidófos e ácidos haloacéticos estavam dentro dos padrões estabelecidos. Com informações do Correio 24 horas.

Vereador Manoel Porfírio (PT) é o atual líder do governo municipal

Leia em: < 1 minuto

Acabou a lua de mel do vereador e líder do governo municipal na Câmara de Vereadores de Itabuna, Manoel Porfírio (PT) com o prefeito Augusto Castro (PSD)?

O edil estava cuspindo verdades na última sessão da Câmara e fez duras críticas à administração pública municipal. Ao declarar que “precisa-se abrir a caixa-preta da Emasa”, em outras palavras, ele deixou claro que tem coisas impróprias acontecendo dentro do órgão.

📌 Será que os vereadores vão solicitar uma investigação por lá?

📷 Vídeo do Canal no Youtube do site www.nachapaquente.com.br

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

BOMBA❗ “Precisa-se abrir a caixa-preta da Emasa! Qualquer secretário, se brincar com a gente, tem que colocar sentado nessa cadeira e sabatinar o porquê a pasta não está andando!”, dispara vereador Manoel Porfírio; Escute o áudio!

//

Jerbson Moraes, Pietro Lazzeri e Bebeto Galvão

Leia em: 2 minutos

Ampliar e fortalecer parcerias para desenvolver ainda mais o município de Ilhéus. Essa foi a tônica do encontro realizado 5ª feira (10.março), com a presença ilustre do embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri. O diplomata foi recepcionado pelo vice-prefeito Bebeto Galvão e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Jerbson Moraes. A visita serviu para reforçar o diálogo e consolidar o trabalho que já vem sendo feito pela atual gestão nas mais diversas áreas.

Bebeto Galvão ressaltou que a reunião atende uma solicitação do prefeito Mário Alexandre e representa um momento favorável para a atração de investimentos e fomento, em especial, aos setores de infraestrutura, agronegócio sustentável e turismo.

“Em nome do governo, agradeço a visita do senhor Pietro Lazzeri. Dialogamos com a comitiva suíça sobre assuntos relacionados à nossa riqueza histórica, seu ativo ambiental, as matrizes econômicas, bem como oportunidades de negócios e os largos investimentos públicos que têm mudado a infraestrutura da cidade. O embaixador manifestou interesse e apresentou a decisão de levar uma missão à Suíça, a fim de realizar uma troca e discutir temas relevantes ao município”.

O presidente Jerbson Moraes frisou que a parceria é fundamental para promover o estreitamento das relações institucionais. “A pedido do prefeito Mário Alexandre realizamos esse encontro, importante para intensificar o intercâmbio entre o Executivo, Legislativo e a Embaixada Suíça, com vistas ao desenvolvimento econômico, social e cultural de Ilhéus e da Bahia”.

O embaixador comentou sobre as potencialidades do município e reiterou o apoio ao poder público para elaborar um pauta de interesse comum. “Muito obrigado às autoridades de Ilhéus pela excelente acolhida. Ilhéus tem um grande potencial: história, turismo, cacau, chocolate e natureza. Feliz em fortalecer as relações entre a Suíça e a cidade de Jorge Amado”. A declaração de Lazzeri foi feita por meio das redes socais.

Carga estava sendo transportada em carro de passeio; motorista foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos

Leia em: < 1 minuto

Uma carga clandestina de cigarros foi apreendida pela Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Itabuna na BA-263, trecho de Itapetinga, no sudoeste baiano. O material estava sendo transportado em um carro de passeio e conduzido por um homem que foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.

De acordo com informações cedidas pela polícia, no veículo, foram encontrados mais de 1,3 mil maços de cigarros de marcas nacionais. O material apreendido foi apresentado à delegacia de polícia civil para ser periciado.

Outros dois nomes eram apontados como possíveis candidatos, mas o de Jerônimo ganhou força

Leia em: < 1 minuto

Tudo indica que o secretário de Educação do estado, Jerônimo Rodrigues, vai ser o nome lançado pelo PT para concorrer ao governo do estado nas eleições de outubro. Isso porque, dos três nomes apontados pelo partido, o de Jerônimo é o que soa melhor aos ouvidos do governador Rui Costa.

Nesta sexta-feira (11.março), Jerônimo negou que seja o preferido e disse que a decisão é do partido: “Possa ser que tenha os movimentos internos construindo isso, mas a palavra final é do Partido dos Trabalhadores”. Com informações de Bahia Notícias.

📷 Foto de Divulgação/Instagram

//

Uso da máscara continua sendo obrigatório em locais fechados

Leia em: < 1 minuto

A prefeitura de Porto Seguro, no extremo sul baiano, publicou um decreto nesta 6ª feira (11.março) em que retira a obrigatoriedade da utilização de máscaras de proteção contra a Covid-19 em ambientes abertos. Continua sendo obrigatório, no entanto, o uso dos equipamentos em locais fechados, a exemplo do transporte coletivo e de espaços de trabalho com mais de uma pessoa.

De acordo com a prefeitura, a decisão foi tomada com base na diminuição dos casos da doença no município, assim como o alto índice de pessoas imunizadas contra o coronavírus. Ainda segundo o poder público, o protocolo de retirada do uso do equipamento já está sendo seguido em outras partes do país.

Giovani Damico pretende suprir curto tempo em TV e rádio com intensa mobilização nas ruas e debates

Leia em: 2 minutos

A menos de sete meses das eleições, o PCB (Partido Comunista Brasileiro) anunciou pré-candidatura ao Governo da Bahia, nesta 6ª feira (11.março). Professor de geografia da rede estadual de ensino, Giovani Damico pretende suprir o curto tempo de visibilidade na cadeia de rádio e televisão com intensa mobilização nas ruas, com pautas que, segundo ele, não são discutidas pelo grupo que governa o estado e pelo grupo que lidera as pesquisas para esta eleição. “O PT, ao optar por negociar suas bandeiras históricas, cedeu cada vez mais terreno a um bloco carlista, hoje hegemônico em nosso estado”, disse Damico, que em 2020 foi candidato a vereador em Salvador. Pelas regras da Justiça Eleitoral, partidos que não têm cadeiras na Câmara dos Deputados disputam os 10% do tempo de propaganda eleitoral que são divididos de maneira igualitária.

Entre as pautas as quais o pré-candidato do PCB se refere como espinhosas para seus concorrentes que terão mais visibilidade midiática, estão segurança pública e educação. A dificuldade dos pré-candidatos adversários, para Damico, tem a ver com as conexões que cada um destes temas tem um com o outro, o que levar a proposições simplistas para problemas complexos. “Não há política de segurança pública que seja eficiente sem uma política de emprego e renda, associada ao acesso à educação e proteção dos direitos dos jovens e adolescentes, prevenindo assim o ingresso de novos jovens ao mundo da criminalidade. Reduzir a criminalidade é garantir outras oportunidades, encarando o crime como problema social, e não de indivíduos a serem combatidos”.

Para conseguir melhorar os índices sociais do estado, caso seja eleito, o professor sugere não propor aliança com grandes empresários, latifundiários e milionários, que seriam os causadores dos problemas enfrentados pela população, segundo ele. “Não estamos fechados a discutir projetos e eventuais alianças, mas estas só serão possíveis se forem transparentes e coerentes com tudo o que defendemos”.

//

Leia em: < 1 minuto

O edifício do Palácio dos Esportes, situado na Praça Castro Alves, no Centro Histórico de Salvador, foi arrematado, na manhã desta 3ª feira (8.março), por R$ 9 milhões, em leilão do Governo do Estado. Venceu o certame a empresa Praia do Castelo Empreendimentos Turísticos Ltda, ligada ao Grupo Hiper Ideal. A empresa irá instalar no imóvel um equipamento voltado para o turismo, mas o projeto ainda será apresentado no prazo de 90 dias, como determina o edital do leilão.

O evento aconteceu no auditório do Espaço Crescer, no edifício da Secretaria da Administração, Centro Administrativo da Bahia. O certame teve o comando da leiloeira oficial Ivana Montenegro Castelo Branco Rocha, escolhida por sorteio eletrônico. Dois licitantes participaram, mas apenas a empresa vencedora ofertou lance.

A alienação do Palácio do Esportes foi autorizada pela Assembleia Legislativa da Bahia, com a aprovação da Lei Autorizativa nº 14.304/2021, que condicionou a venda do imóvel à implantação de um empreendimento turístico. O edital liberou o imóvel para abrigar projetos como hotéis, restaurantes, centro de convenções, espaços para atividades artísticas e culturais, dentre outras correlatas.

Este foi os bastidores da sessão na Câmara de Vereadores de Itabuna

Leia em: 5 minutos

Na mesma mesa, não!

Não convidem para a mesma mesa o vereador Danilo da Nova Itabuna (União Brasil) e o presidente do PSD de Itabuna e secretário municipal de Relações Institucionais e Comunicação, Alcântara Pelegrini. Nos bastidores, comenta-se que os dois bicudos não se beijam.

Zangado 1

O presidente da Câmara de Itabuna, Erasmo Ávila (PSD), ficou zangado ao ouvir o colega Manoel Porfírio ‘descascando a batata’ para cima do Governo Municipal.

Zangado 2

Ávila é aliadíssimo ao prefeito Augusto Castro, ambos do PSD, mas ainda não entendeu que a função de todo vereador, inclusive dele, é legislar, fiscalizar e cobrar aquilo que não está sendo bem gerido pelo Executivo. No entanto, se algum vereador fala mal do prefeito durante a sessão, ele fica zangadinho. É Itabuna, é?

Sem dó 1

Por falar nisso, quem bateu sem dó na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) foi o vereador e líder do governo municipal na Casa, Manoel Porfírio (PT). O edil fez duras críticas a alguns setores da administração pública municipal nessa 4ª feira (9.março) durante sessão na Câmara de Vereadores.

Sem dó 2

No discurso, Manoel Porfírio relembrou, também, que o papel dos vereadores é se atentar ao que não está dando certo na gestão porque “o dono do mandato é o povo”.

Birra

O petista Manoel Porfírio disse, ainda, que não estava birrado, mas mandou o recado: “Peça ao prefeito [Augusto Castro] para tirar o líder do governo se não está servindo!”. Acabou a lua de mel?

Caixa-preta 1

O vereador Manoel Porfírio salientou que é preciso transparência nas decisões que são tomadas, principalmente em órgãos que prestam serviços essenciais, a exemplo da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa): 📌 “1 ano e 2 meses e o povo quer que a gente se posicione sobre o transporte público, sobre a saúde, sobre diversos pontos e sobre a Emasa e a falta de água. (…) Precisa-se abrir a caixa-preta da Emasa!”.

Caixa-preta 2

Porfírio foi questionado por um eleitor em um aplicativo de mensagens sobre a caixa-preta: “Quero ver é o vereador(es) investigar a fundo essa informação. Tem coragem? Mandar recado é muito interessante”. Manoel respondeu: “Se necessário! O tom agora é de ação!”. O povo quer saber se vai apenas subir o tom ou propor investigação? Ou a população pode esperar os dois?

Caixa-preta 3

Simples e fácil: o edil Manoel Porfírio jogou no ventilador a existência de uma caixa-preta, mas tentou recuar dizendo que “o tom agora é de ação”. Abrir a caixa-preta não é uma ação? Se falou, tem que sustentar: “Tem que abrir a caixa-preta para a sociedade e é papel desta Casa fazer isso!”. Pois sim, vereador!

Caixa-preta 4

Nos bastidores, o prefeito Augusto Castro (PSD) “garganta” que a caixa-preta não vai dar em nada.

Caixa-preta  5

De um leitor do Pauta Blog na rede social Instagram: “Hum…a EMASA tem caixa-preta? Pensei que tivesse apenas caixa d’água. Manda abrir e mostra para a população”. Será que os vereadores vão solicitar a abertura da caixa-preta ou ficar apenas de blá-blá-blá?

BOMBA❗ “Precisa-se abrir a caixa-preta da Emasa! Qualquer secretário, se brincar com a gente, tem que colocar sentado nessa cadeira e sabatinar o porquê a pasta não está andando!”, dispara vereador Manoel Porfírio; Escute o áudio!

O PT tem dono!

O experiente vereador Ronaldão (PL) detonou: “O dono do partido político PT na Bahia se chama Wagner”, declarou indignado sobre as mudanças no cenário de sucessão estadual.

Vereador sem noção

Tem um grupo de vereadores de Itabuna comemorando a operação tapa-buraco na cidade como se isso fosse a grande realização da gestão. A verdade é que é preciso se contentar com o que tem, se não, nem isso.

Resolveu sumir

O vereador Cosme Rosa (PMN) resolver sumir da última sessão na Câmara de Itabuna. Ele é popularmente conhecido como “Cosme Resolve”. Será que “resolveu” fazer jus ao nome?

Mudo e surdo

Muitos vereadores de Itabuna entram nas sessões mudos e saem calados e surdos. Alguns não conseguem abrir a boca nem para opinar, sugerir ou questionar. Para eles, tudo está um mar de rosas nos bairros, comunidades e/ou na cidade inteira. Só pode!

Pancada na Cultura

O vereador Pancadinha (PMN) abriu o microfone na última sessão para dizer que o secretário e responsável pela Ficc (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania), Aldo Rebouças, “não mostrou para que veio”.

Regular pra quê?

O vereador Israel Cardoso (Agir) detonou a falta de agilidade na regulação dos pacientes de Itabuna quanto ao Governo do Estado. Afirmou que tem pessoas com mais de 40 dias aguardando um leito. Fica a pergunta: regular pra quê, não é, Rui Costa (PT)?

Câmara sem força

A questão do transporte público de Itabuna é um problemÃO, não somente para a população, mas também para muitos vereadores. Acontece que eles até gritam sessão sim, sessão não, mas nada se resolve. Itabuna também ‘está diferente’ na Câmara de Vereadores?

Contas aprovadas 

O TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) da Bahia aprovou, com ressalvas, as contas relativas ao exercício de 2020 da Câmara de Itabuna, sob a responsabilidade do vereador Ricardo Xavier (Cidadania). Xavier deve retornar à Casa Legislativa ainda neste mês já que o prefeito Augusto Castro deve mudar o time do secretariado.

Recadinho

Um animal que carrega dois caçuás cheios de açúcar, quando chove, fica completamente lambuzado de doce. Entendeu ou não?

Matheus Vital é editor de Política do Pauta Blog. E-mail: matheus@pauta.blog.br

Ex-prefeita de Macajuba, Mary Dias e o ex-prefeito de Rio do Antônio, José Souza, mais conhecido como Deca

Leia em: 2 minutos

Em sessão realizada nesta quinta-feira (10.março), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) rejeitaram as contas das prefeituras das cidades de Macajuba e Rio do Antônio. Essas contas são relativas ao exercício de 2020.

No caso das contas de Macajuba, de acordo com o TCM, os gestores promoveram a abertura de créditos por superávit financeiro sem a indicação dos recursos correspondentes e, ainda, abertura de créditos adicionais especiais no montante de R$220 mil sem prévia autorização legislativa. Ainda segundo o TCM, a prefeita Mary Dias Sampaio não comprovou o recolhimento de multa imputada pelo TCM em processo anterior.

Já as contas de Rio do Antônio, segundo o órgão, foram consideradas irregulares pela ausência de recursos em caixa para pagamento das despesas com “restos a pagar” no último ano do mandato do gestor, em descumprimento ao artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal. A análise dos documentos, conforme o TCM, apontou que o ex-prefeito José Souza Alves promoveu a abertura de créditos adicionais amparado em “excesso de arrecadação” sem a comprovação de sua existência e não comprovou o recolhimento de multa da sua responsabilidade.

O TCM sugeriu aplicação de multa R$ 3 mil para Mary Dias Sampaio e de R$ 5 mil para Murilo Dias Sampaio, gestores de Macajuba, e de R$ 3 mil para o responsável pelas contas de Rio do Antônio pelas demais irregularidades apuradas durante as análises dos relatórios técnicos. Também foi determinada a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra os três gestores, para que seja apurada a prática de ilícito penal, mas ainda cabe recurso da decisão.

Notícias mais lidas

Outros assuntos