Exportação brasileira de rochas ornamentais atingiu recorde em 2021; Bahia teve crescimento de 42% nas exportações

Leia em: 2 minutos

Com vasta utilização na construção civil, arquitetura, arte e decoração, as rochas ornamentais são muito utilizadas em revestimento nas construções comerciais, residenciais e públicas. A ampliação no uso e a beleza das pedras brasileiras e baianas são alguns dos motivos que impulsionaram as exportações em 2021, que atingiram recorde histórico.

Dados da Associação Brasileira de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS) mostram que as exportações brasileiras de rochas ornamentais tiveram um grande desempenho em 2021. O faturamento atingiu US$1,34 bilhão, superando o recorde histórico de US$1,30 bilhão registrado em 2013. Nesse cenário, a Bahia também teve um grande destaque e o estado teve um incremento de 42% nas exportações, o que ajuda a colocar o Nordeste como o novo grande polo da atividade produtiva de rochas ornamentais.

Aliado a isso, a produção baiana conquista mais espaço a cada ano. Em 2021, o estado foi o terceiro maior produtor do país, atrás apenas do Espírito Santo e de Minas Gerais e, junto com o Ceará, que está na quarta posição, são responsáveis por 76% da produção nacional. Atualmente, a Bahia é responsável pela produção de diversas rochas a exemplo do granito, do pegmatito, do travertino, do arenito e, especialmente, de quartzitos.

Dentre os materiais mais famosos do mundo, a Bahia destaca-se por ser a única produtora de granitos azuis: o Azul Bahia, o Azul Macaúbas e o Azul Imperial. Ainda é possível encontrar em terras baianas o famoso mármore Bege Bahia ou Travertino Bahia. Único em todo o país, é uma rocha bastante requisitada pela beleza e sofisticação, bem como pela semelhança ao mundialmente famoso mármore Travertino Romano.

Os primeiros registros de produção do Bege Bahia datam da década de 1950, em Juazeiro. Só na década de 1960 que teve início a exploração das primeiras reservas no então distrito de Ouro Branco, em Jacobina, que viria a se tornar o município de Ourolândia. Mesmo em um cenário com tantas riquezas minerais, o mármore Bege Bahia ainda é uma exceção já que é uma das únicas rochas que passam por processo de beneficiamento no próprio Estado.

Atualmente, grande parte do que é produzido na Bahia é levado para o Espírito Santo, onde o processamento industrial agrega quatro vezes o valor da rocha bruta que, posteriormente, é exportado e, em muitos casos, volta para ser comercializado nas marmorarias baianas. O beneficiamento em outro estado também influencia nas estatísticas de exportação, vez que são computadas no sistema Comex Stat, da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), como fonte produtora, o estado que beneficia a rocha.

📷 Foto de Mármores Bahia/Divulgação

Itabuna apresenta desaceleração da transmissão do coronavírus

Leia em: 1 minuto

O Comitê Emergencial de Crise para Pandemia de Covid-19 da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) divulgou a 44ª edição do Boletim do Observatório da Epidemia do Novo Coronavírus no Sul da Bahia. O período analisado foi entre os dias 21 de janeiro e 18 de fevereiro de 2022 e pode ajudar a subsidiar a decisão relativa à mudança de fase no retorno gradual das atividades administrativas presenciais.

De acordo com a análise apresentada, ao longo da pandemia, o risco de ser infectado pelo coronavírus em Itabuna (18.024,7 casos/100.000 habitantes) foi muito superior à média estadual (9.923,2 casos/100.000 habitantes) e nacional (13,259,7 casos/100.000 habitantes). Já quanto ao risco de infecção nas duas últimas semanas (05/02 a 18/02), Itabuna (35,60 casos/100.000 habitantes/dia) apresentou valor inferior à média da Bahia (39,32 casos/100.000 habitantes/dia) e a do Brasil (58,78 casos/100.000 habitantes/dia). Além disso, na comparação com as duas semanas anteriores (22/01 a 04/02), o município registrou desaceleração da transmissão (-17,9 %).

Em relação ao risco de morrer em decorrência da Covid-19 ao longo do período da pandemia, Itabuna apresentou coeficiente de mortalidade (347,2 óbitos/100.000 habitantes) superior à média nacional (303,8 óbitos/100.000 habitantes) e estadual (193,3 óbitos/100.000 habitantes). Já nas duas últimas semanas (05/02 a 18/02), a cidade (0,23 óbitos/100.000 habitantes/dia) apresentou valor inferior à média da Bahia (0,34 óbitos/100.000 habitantes/dia) e do Brasil (0,41 óbitos/100.000 habitantes/dia). Para concluir, na comparação com as duas semanas anteriores (22/01 a 04/02), houve variação positiva (+16,7%).

//

Serviço fica até a próxima sexta-feira no Centro Cultural Glauber Rocha, no Bairro Brasil; no sábado, a carreta vai estar no distrito de José Gonçalves

Leia em: < 1 minuto

Desde a manhã da última 2ª feira (7.março), a carreta do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) está disponibilizando atendimento itinerante para a população de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O projeto “TRE-BA em todo lugar” vai atender cidadãos que precisam regularizar pendências com a Justiça Eleitoral ou solicitar o primeiro título de eleitor.

De acordo com o órgão, essa ação amplia os canais de atendimento disponibilizados pela Justiça na Bahia e tem o objetivo de garantir que as pessoas realizem o alistamento eleitoral ou regularizem os títulos até o dia 4 de maio. Quem perder o prazo, não vai conseguir votar nas eleições gerais previstas para outubro deste ano.

A carreta está no Centro Cultural Glauber Rocha, localizado no Bairro Brasil, até esta 6ª feira (11.março). No sábado (12.março), o serviço vai ser disponibilizado no Colégio Moisés Meira, no distrito de José Gonçalves, zona rural de Vitória da Conquista.

//

Aula inaugural da Uesc está marcada para a próxima segunda-feira

Leia em: 2 minutos

As aulas presenciais da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz) retornam na próxima 2ª feira (14.março) e o Restaurante Universitário, conhecido popularmente como R.U, vai continuar cobrando o valor de R$ 1,00 nas refeições para a comunidade acadêmica. Diariamente, 1.000 refeições vão ser fornecidas no restaurante.

De acordo com o reitor da instituição, professor Alessandro Fernandes, o local está preparado para seguir as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19: “Preparamos o nosso restaurante universitário para que possamos atender de maneira confortável e evitar aglomerações. Para isso, também vamos garantir que o aumento no valor das refeições que acontecerá para a Universidade não será repassado aos estudantes. Desta forma, a Reitoria garante o subsídio para que os estudantes continuem com o preço da alimentação inalterado”.

O retorno seguro às atividades presenciais, administrativas e acadêmicas, vai atender às normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias federal, estadual, municipal, às diretrizes e aos protocolos constantes no relatório da Comissão de Biossegurança da Universidade Estadual de Santa Cruz. As orientações de Biossegurança vão ser distribuídas em diversos pontos do campus universitário, em especial em locais de maior fluxo, como pavilhões de salas de aula, cantinas, laboratórios, entre outros.

O reitor da Uesc solicitou às empresas que fazem o transporte coletivo no eixo Ilhéus-Itabuna para a Universidade e para a comunidade do Salobrinho que ampliem a quantidade de veículos disponibilizados nessas linhas, bem como estendam o horário de funcionamento. Por outro lado, foi solicitado às prefeituras da região que forneçam o transporte escolar para os estudantes.

//

O veículo foi adquirido com recursos liberados por emenda do deputado federal Paulo Magalhães

Leia em: < 1 minuto

Durante agenda em Salvador na 2ª feira (7), o prefeito Mário Alexandre (PSD) recebeu das mãos do governador Rui Costa (PT) as chaves de uma ambulância, adquirida com recursos liberados por emenda do deputado federal Paulo Magalhães. O veículo é mais uma importante conquista para a saúde e amplia a frota municipal, com foco na assistência emergencial aos usuários do SUS em Ilhéus.

“Uma entrega importante que reforça o compromisso com a qualidade dos serviços oferecidos à população. Agradeço ao deputado Paulo Magalhães, que mais uma vez atende ao nosso pleito e contribui de forma valorosa para que possamos avançar em áreas importantes como saúde e infraestrutura”, afirmou Mário Alexandre.

O parlamentar declarou que o seu mandato está à disposição do povo e destacou a parceria com o Executivo para direcionar mais recursos à cidade. A entrega aconteceu no Parque de Exposições da capital baiana e contou com as presenças do deputado Paulo Magalhães, da secretária da Saúde do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro, e diversas autoridades políticas.

ACM Neto convidou Valderico Junior para se candidatar e elogiou postura do empresário

Leia em: < 1 minuto

O empresário e presidente municipal do União Brasil em Ilhéus, Valderico Junior, foi convidado a se candidatar a deputado federal nas eleições de outubro deste ano. De acordo com Valderico, o convite partiu do ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo do estado, ACM Neto (UB).

Nas redes sociais, o empresário publicou um vídeo ao lado de ACM comentando sobre o convite e sobre o desejo de “renovar a política”. Ainda segundo Valderico, ele ainda vai ter algumas reuniões antes de tomar a decisão definitiva: “Fui convidado a concorrer à Câmara de Deputados Federal pela Bahia. Juntos com o projeto de fortalecer a nossa região e renovar a nossa política. A Bahia pode muito mais. Tenho a certeza que com o nosso próximo governador iremos de fato ter a Bahia que tanto queremos. Agora é voltar pra casa, conversar com a família, conversar com os amigos, conversar com nossas lideranças e pensarmos juntos sobre essa nova oportunidade”.

Já ACM Neto elogiou o trabalho realizado pelo presidente do partido em Ilhéus: “Valderico sabe que tem a nossa confiança e o nosso apoio para ser essa voz que nos representa com tanta capacidade trazendo ares de renovação política e, é claro, sonhando conosco de uma Bahia que pode muito mais no seu futuro e esse futuro vai ter um olhar e uma atenção muito especial para Ilhéus”.

Guinho defende que haja apenas um candidato a deputado federal em Itabuna pelo grupo de Neto, mas afirma que "decisão é individual"

Leia em: 2 minutos

O vice-prefeito de Itabuna e pré-candidato a deputado federal, Enderson Guinho (UB), esclareceu ao Pauta Blog que não pediu ao pré-candidato ao governo do estado, ACM Neto (UB), que impedisse a candidatura de Capitão Azevedo (PL) à Câmara Federal. Ainda de acordo com Guinho, ele consultou o ex-prefeito de Itabuna sobre a possibilidade de candidatura e o Capitão afirmou que a decisão ainda não havia sido tomada.

Guinho declarou, ainda, que apenas perguntou a Neto se haveria outro candidato em Itabuna na tentativa de sondar o cenário formado para outubro: “Eu não pedi a Neto que barrasse a candidatura de Azevedo, eu apenas perguntei a ele se haveria outro candidato a federal além de mim em Itabuna. Da mesma forma, eu perguntei ao Capitão se ele seria candidato e ele afirmou que ainda não tinha decidido”.

Segundo o ex-vereador Guinho, a preferência é que haja apenas um candidato a federal na cidade no sentido de não dividir votos e assegurar uma vitória com folga para priorizar, é claro, os interesses da cidade: “Defendo que haja apenas uma candidatura a federal em Itabuna do grupo de Neto, mas a decisão é individual”.

Ao que tudo indica, Capitão Azevedo vai tentar uma vaga na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia). Não parece que a decisão tenha sido tomada por um “pedido de desistência”, mas, sim, como uma estratégia de sobrevivência no cenário político uma vez que Azevedo vem amargando derrotas nos últimos anos. Interlocutores afirmam, inclusive, que o Capitão está confiante na vitória e não se arriscaria se não tivesse uma carta na manga.

Diretório municipal do PSD recebeu com alegria filiação do jovem

Leia em: < 1 minuto

De acordo com o site O Divergente, o digital influencer Barreto Souza se filiou ao partido PSD de Itabuna na tarde de ontem (7.março). O presidente do diretório municipal do PSD e secretário municipal de Relações Institucionais e Comunicação, Alcântara Pellegrini, ficou entusiasmado com o interesse do jovem no mundo da política.

Barreto Souza tem quase 70 mil seguidores na rede social Instagram e tem conseguido se comunicar com o público jovem de forma descomplicada e direta. A ida dele para o PSD significa uma nova cara no partido, mas também uma grande oportunidade para atrair cada vez mais jovens para o cenário de política partidária.

Droga estava escondida em imóvel abandonado no Bairro Morada dos Pássaros

Leia em: < 1 minuto

Na tarde de ontem (7.março), a Polícia Militar de Vitória da Conquista apreendeu cerca de 61 quilos de maconha no Bairro Morada dos Pássaros. De acordo com informações repassadas pela polícia, os entorpecentes foram encontrados dentro de um imóvel abandonado e, no local, não havia ninguém.

Ainda segundo a polícia, as equipes chegaram nesse local depois de receberem uma denúncia anônima sobre tráfico de drogas. Todo o material estava escondido em 80 tabletes prontos para comercialização e, no momento em que os policiais chegaram, uma dupla fugiu sem deixar vestígios.

A polícia informou, também, que o dono do imóvel alugou a estrutura para um dos suspeitos sem saber que ali se tornaria um local para a prática criminosa. O proprietário, inclusive, autorizou e facilitou a entrada dos agentes no local.

Os entorpecentes foram encaminhados para a delegacia de polícia civil de Vitória da Conquista e o suspeitos permanecem sendo procurados.

//

Mulheres protestaram contra a violência doméstica, machismo, racismo e fome

Leia em: 2 minutos

Na manhã de hoje (8.março), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, um grupo de mulheres realizou uma manifestação na Praça Adami, centro de Itabuna. O movimento feminista quis chamar a atenção da sociedade a respeito dos inúmeros casos de violência doméstica.

Dados do Instituto DataSenado mostram que 86% das brasileiras perceberam um aumento de violência contra elas e o número de casos é 4% maior do que o registrado em 2020, por exemplo. Além de protestar contra os casos de violência, as mulheres gritaram palavras de ordem pelo fim do racismo, do machismo e da fome.

Além de lembrar essa importante data de luta das mulheres, as enfermeiras e enfermeiros se manifestaram a favor da votação do PL 2564/2020, que cria o piso salarial nacional. O PL pode contribuir para a redução da desigualdade salarial em uma profissão que é 85% formada pelo público feminino e dar um pouco mais de dignidade à categoria que sofre com a desvalorização.

Notícias mais lidas

Outros assuntos