//

Caged aponta Ilhéus como o melhor resultado na geração de emprego nos últimos 12 anos // Foto de Clodoaldo Ribeiro

Leia em: < 1 minuto

Ilhéus é a única cidade da Costa do Cacau inserida na categoria A do Mapa do Turismo Brasileiro 2022-2023. A classificação, conferida pelo Ministério do Turismo desde 2019, possibilita ao município buscar investimentos junto ao governo federal para melhoria dos pontos históricos, além de pleitear apoio a eventos voltados ao incremento do fluxo turístico.

A permanência na categoria também reflete o empenho da gestão do prefeito Mário Alexandre para solicitar recursos direcionados à requalificação de importantes patrimônios, com foco no projeto “Ilhéus Rumo aos 500 Anos”.

Dos oito municípios pertencentes à região da Costa do Cacau, Ilhéus é o único que integra a categoria A. Conforme atualização feita este ano, a cidade atendeu com êxito todos os critérios do Ministério do Turismo.

A categorização tem como objetivo identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis: quantidade de estabelecimentos de hospedagem; quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagem; quantidade estimada de visitantes domésticos; quantidade estimada de visitantes internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.

//

As secretarias de Segurança e Ordem Pública; Infraestrutura e Urbanismo; Saúde; Transporte e Trânsito e Indústria, Comércio, Emprego e Renda, por meio dos fiscais e agentes, adotarão as medidas necessárias, tendo em vista o disposto neste Decreto, em conjunto com a Polícia Militar da Bahia, nos termos do que dispõe o Decreto Estadual n° 21.027, de 10 de janeiro de 2021 // Vista panorâmica de Itabuna. Foto de Roberto SantosFoto Roberto Santos

Leia em: 2 minutos

Assinado prefeito Augusto Castro (PSD) na 2ª feira (28.março), o Decreto nº 14.857 torna facultativa a utilização de máscara de proteção contra o novo coronavírus em ambientes abertos. Além disso, autoriza no município os eventos e atividades com a presença de público com até 10 mil pessoas.

Com isso, também fica autorizado a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local, respeitando o limite de pessoas, em logradouros públicos ou privados, eventos urbanos e rurais, circos, parques de exposições, passeatas, solenidades de formatura, cerimônias de casamento e afins, desde que permitam o cumprimento dos protocolos de segurança e saúde.

Em locais fechados, bem como transporte individual e/ou coletivo, é obrigatório o uso de máscaras de proteção contra o coronavírus.

A realização de eventos que não tornem obrigatórias a utilização de máscara de proteção durante a sua ocorrência, fica condicionada à presença de público limitada e ao atendimento, pelo público, artistas, colaboradores e equipe técnica, acerca da exigência da comprovação da vacina, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos.

COMPROVANTE DE VACINAÇÃO
A vacinação deverá ser comprovada mediante apresentação da carteira fornecida no momento da imunização ou do Certificado Covid-19, obtido através do aplicativo Conect SUS do Ministério da Saúde, que contenha a confirmação de, no mínimo: duas doses da vacina ou dose única, para o público geral; uma dose da vacina para crianças e adolescentes, observado o prazo de agendamento para 2ª dose; doses de reforço subsequentes da vacina para o público alcançado por esta etapa da Campanha de imunização contra a Covid-19.

Fica autorizada a presença de crianças não alcançadas pela Campanha de Imunização nos eventos desportivos coletivos profissionais, nos espaços culturais como cinemas e teatros, bem como em museus, parques de exposições e espaços congêneres, quando acompanhadas por responsável legal, desde que atenda ao quanto disposto no Decreto.

SERVIÇOS
Bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos que não exista a obrigatoriedade de utilização da máscara de proteção facial durante todo o tempo de permanência, funcionarão com acesso condicionado ao atendimento ao Decreto, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos.

Estabelecimentos comerciais, de serviços e financeiros, tais como: mercados, farmácias, agências bancárias, lotéricas e afins, deverão controlar, de forma rigorosa, a capacidade de lotação, considerado o tamanho do espaço físico, de forma a organizar filas e o fluxo de pessoas, coibindo qualquer tipo de aglomeração, respeitando todos os protocolos sanitários.

//

Missão vai ajudar a avaliar resultados do projeto Renova Cacau na região de Ilhéus

Leia em: 2 minutos

Um grupo de 35 especialistas, consultores, técnicos e representantes da cadeia cacaueira do Brasil vai se reunir em Ilhéus, entre os dias 5 e 7 de abril, para uma missão técnica coordenada pelo CocoaAction Brasil, iniciativa da Fundação Mundial do Cacau (WCF) que visa fomentar a sustentabilidade da cadeia, em parceria com o Projeto Renova Cacau. Na agenda, estão previstas palestras, reuniões e visitas a fazendas de cacau para acompanhar os resultados da renovação de lavouras.

Iniciado em 2014, o Projeto Renova Cacau é realizado pela Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz) em conjunto com a empresa Mondelēz International, o Centro de Inovação do Cacau (CIC) e produtores. A iniciativa instalou, no sul da Bahia, 32 áreas experimentais em lavouras com cacaueiros antigos e pouco produtivos, provando que é possível renovar lavouras e torná-las economicamente rentáveis. Nos últimos dois anos, o projeto vem apresentando excelentes rendimentos. Algumas áreas chegaram a alcançar produtividade acima de 3000kg/ha para alguns clones no ano de 2020, enquanto a média da produtividade na Bahia é de 217 kg/ha. Muitos agricultores já estão replicando os métodos adotados no experimento para renovar suas lavouras.

“Nesses dias de imersão no Renova Cacau, esperamos que o grupo técnico consiga perceber e sentir os resultados do projeto, que são bastante favoráveis. A opinião desses especialistas é muito importante para nós, pois tratam-se de técnicos que conhecem a fundo o cacau e podem nos ajudar nas discussões científicas. Por último, a missão também abre a possibilidade de ampliar o projeto aqui mesmo e para outras partes do Brasil”, destaca o agrônomo e professor Dário Ahnert, coordenador geral do Projeto Renova Cacau.

SOBRE O COCOAACTION BRASIL
O CocoaAction Brasil é uma iniciativa da Fundação Mundial do Cacau (WCF) que visa fomentar a sustentabilidade, com foco no produtor. Iniciada no Brasil em 2018, é única no setor e colabora para o alinhamento e desenvolvimento da cadeia de cacau no país, promovendo intercâmbio de conhecimentos e sinergias com trabalhos já existentes, de modo a melhorar a produtividade e rentabilidade dos produtores, com atenção especial para a sustentabilidade.

SOBRE O CENTRO DE INOVAÇÃO DO CACAU
O Centro de Inovação do Cacau (CIC) – iniciativa do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia e patrocinado pelo Instituto Arapyaú – realiza, desde 2017, análises variadas em amêndoas de cacau para ajudar no desenvolvimento do mercado, aproximando compradores de produtores de cacau de qualidade.

Vice-prefeito Enderson Guinho, prefeito de Itabuna, Augusto Castro e o deputado federal Paulo Magalhães

Leia em: < 1 minuto

Após rumores de que o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), teria outra carta na manga e anunciaria, em breve, um novo nome para apoiar na pré-candidatura a deputado federal, o Pauta Blog checou a informação diretamente com o gestor do município.

Prontamente, Augusto negou a especulação: “Conversa fiada! Não existe isso, não! Aqui é Paulo e Guinho! Não tem conversa de mais ninguém, não!”.

Ou seja, compromisso selado, martelo batido e ponta virada para Augusto Castro. O prefeito disse que vai pedir votos para o vice-prefeito Enderson Guinho (União Brasil) e o deputado federal Paulo Magalhães (PSD).

Presidente municipal do PCdoB, Wenceslau Junior quer reunir Charliane e Augusto

Leia em: < 1 minuto

A ex-vereadora de Itabuna, Charliane Sousa (PCdoB), que tem se posicionado como oposição ao prefeito da cidade, Augusto Castro (PSD), foi convidada pelo presidente municipal do partido ao qual pertence, Wenceslau Junior, para dialogar com o gestor municipal. O convite tem o objetivo de aparar as arestas entre a dupla já que a legenda faz parte da base do prefeito.

Em contato com o Pauta Blog, Charliane disse que aceita o convite porque as críticas são construtivas e feitas pensando na população: “Irei com toda certeza pois as minhas críticas são para a melhoria da cidade e gostaria muito de ter a oportunidade de tecê-las para o gestor”.

Reuniões na capital do estado podem definir futuro político de Manu Berbert

Leia em: < 1 minuto

A empresária e publicitária itabunense Manuela Berbert foi sondada pelo União Brasil para ser candidata à deputada estadual nas eleições gerais de outubro. Porém o martelo não foi batido ainda.

Manu, como é popularmente conhecida, é uma grande protagonista do cenário político feminino de Itabuna. Recentemente, assumiu a gestão da ala feminina do partido na cidade e tem trazidos bons resultados para a legenda por ser um exemplo de mulher forte, autêntica e empreendedora.

Segundo uma fonte do Pauta Blog, informou, que a estratégia do partido é que, aqui na região, Manu faça dobradinha com o vice-prefeito de Itabuna, Enderson Guinho (União Brasil). A dupla, inclusive, já demonstrou ter bastante entrosamento político e tem caminhado para conquistar o eleitorado jovem com novas ideias e perspectivas.

A conferir os movimentos desta semana.

//

O grupo Buriti tem ainda a maior estrutura logística da região Sul do Estado, com um centro de distribuição de 6.200m² e uma frota própria com 11 caminhões, que realizam a entrega de mercadorias de forma gratuita em toda região sul e sudoeste do estado.

Leia em: 2 minutos

A Revista Anamaco, da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, lançou sua 332º edição, no mês de Março/2022, com o 22º Ranking Nacional das Lojas de Material para Construção, a pesquisa tem como resultado, as maiores empresas de varejo no segmento em todos os estados. Entre os quase 10 mil revendedores na Bahia, a Buriti aparece na 19º colocação e em 1º lugar no Sul do Estado.

O Ranking de Lojas da Revista Anamaco se consolidou como a principal referência deste mercado. É utilizado como ferramenta para análises, comparações e para que o varejo possa se conhecer melhor.

Para compor o ranking dos maiores lojistas em cada um dos estados brasileiros, a pesquisa conta com as indicações de 203 importantes indústrias atuantes no Brasil, que auxiliam no processo de apuração, através de levantamentos contábeis, durante o ano de 2021. A diretora de redação, Beth Bridi, explica que “aqui está o retrato do desempenho das empresas do varejo após um longo período de turbulência, de fechamento de portas, de reabertura, explosão nas vendas, alta dos preços, desabastecimento e transformação digital”.

Foram ranqueadas 6.410 empresas varejistas em todo o país, as informações são agrupadas, tabuladas e consolidadas para que o ranking aponte os principais varejistas de cada Estado brasileiro. Na Bahia, entre as 175 empresas, a Buriti conquistou nesta edição a 19ª colocação, sendo a 1ª no sul do estado.

“Esse reconhecimento reflete a evolução da Buriti, desde a sua primeira participação no ranking, em 2014, quando alcançou o 74º lugar. De lá para cá, investimos na melhoria da gestão, na qualificação de pessoas, na aplicação de estratégias de vendas. Além disso, somos o primeiro e-commerce de materiais para construção da Bahia, tendo a logística de entrega para mais de 40 cidades da região”, revelou o presidente Luiz Ribeiro.

Há 25 anos atuando como empresa especializada em materiais para construção na região, a Lojas Buriti possui 4 lojas no sul da Bahia, sendo duas em Itabuna, uma em Ilhéus e uma em Itacaré, além da sua primeira loja na região sudoeste localizada em Jequié. São mais de oito mil itens à disposição para todas as fases da obra, da construção ao acabamento.

//

Velório e sepultamento aconteceram hoje em Ilhéus

Leia em: < 1 minuto

Nesta terça-feira (29.março), o comerciante e militar aposentado José Maria Costa Gusmão, de 83 anos, faleceu em Ilhéus. Ele era pai do comunicólogo e blogueiro Emilio Gusmão e estava internado desde o último dia 12 no Hospital São José depois de sofrer uma fratura no braço direito.

Infelizmente, o idoso tinha algumas comorbidades que dificultaram a recuperação e o estado de saúde se complicou até que ele teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

Além de Emilio, José Maria deixa os filhos Thales, Marcos e Ivonete. Nossos sentimentos aos familiares e amigos!

Quinta, sexta e sábado, o atendimento é para o público em geral; no domingo, as crianças vão ser contempladas

Leia em: < 1 minuto

Na próxima 5ª feira (31.março), a carreta do SAC Móvel chega à cidade de Arataca para prestar vários serviços à população. O atendimento vai acontecer até o próximo sábado (2.abril) para o público em geral e, no domingo (3.abril), as crianças vão ser contempladas.

Entre os serviços disponibilizados, estão a emissão de RG, CPF e antecedentes criminais, além da Ouvidoria Geral do Estado. A iniciativa é do governo estadual por meio da Secretaria de Administração do Estado da Bahia.

Para o prefeito Ferlú Mansur (PSD), a novidade é bem-vinda e os moradores agradecem: “Esse projeto é muito importante e tem visitado várias cidades da região. Chegou a vez de Arataca e tenho certeza de que as pessoas vão aprovar a iniciativa que vai agilizar vários serviços essenciais para todos”.

Bando era suspeito de tiroteio no bar Inferninho e explosão a banco no centro de Ilhéus

Leia em: < 1 minuto

Em uma ação conjunta entre policiais militares da Cipe Cacaueira, 68º CIPM, 70º CIPM e Rondesp Sul, quatro homens morreram após atirarem contra as guarnições no Bairro Salobrinho, em Ilhéus, nesta 3ª feira (29.março). Segundo a polícia, o grupo já estava sendo monitorado, mas, hoje, uma denúncia anônima foi essencial para a localização do bando.

Ainda de acordo com a polícia, essa não foi a primeira vez que os suspeitos atiraram contra os militares e, provavelmente, eles são responsáveis por uma troca de tiros ocorrida no bar conhecido popularmente como “Inferninho”, localizado às margens da BR-415, entre Itabuna e Ilhéus, ainda neste mês. Na ação desta terça, além dos quatro suspeitos mortos, duas mulheres foram presas e armas e drogas foram apreendidas.

Os quatro suspeitos foram identificados como Fernando Domingos da Silva, mais conhecido como “Noronha”, Jackson Pablo Costa de Oliveira, conhecido como “Coiote Pablito”, Wellington “Cabeção” e Marcos Eduardo de Jesus Gomes, o “Neguinho Surfista”. A polícia informou, também, que esse grupo era investigado por ter participação na explosão de uma agência bancária no Centro Histórico de Ilhéus em fevereiro deste ano.

Notícias mais lidas

Outros assuntos