Alberto Linha ficou com 47% dos votos enquanto Pancadinha garantiu 53%

Leia em: 2 minutos

Ainda é muito cedo para mensurar o patrimônio de votos do secretário municipal de Gestão, José Alberto Lima, mas, em enquete realizada pelo Pauta Blog na rede social Instagram, ele obteve um bom desempenho enfrentando o vereador Fabrício Pancadinha (no PMN, porém de malas prontas para embarcar no Solidariedade, possivelmente). Lima é o escolhido do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), para disputar uma vaga na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia) após a desistência da candidatura da primeira-dama Andrea Castro.

O secretário Alberto obteve 47% dos votos e Pancadinha venceu a enquete abocanhando 53% da preferência do público. Nas últimas semanas, Alberto Lima turbinou a agenda com atendimentos e entrevistas realizadas em emissoras de rádio e televisão, além de blogs. Nesse mesmo período, Pancadinha correu para se manter em evidência e não perder o rebolado diante do novo nome.

O prefeito Augusto Castro já pensa em fazer Alberto dobrar com o deputado federal e candidato à reeleição, Paulo Magalhães (PSD). Já Pancadinha vai garantir parceria com o empresário Alipinho da Doce Mel (Solidariedade), que vai concorrer à Câmara Federal.

Estamos a sete meses das eleições gerais, mas tudo indica que esses dois nomes vão medir forças em Itabuna e região para se posicionar na ponta e garantir a preferência do eleitorado. No caso de Pancadinha, o apoio do pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) pode fazer muita diferença enquanto Alberto vai marchar ao lado do pré-candidato da base aliada, Jerônimo Rodrigues (PT).

Guinho garantiu 67% da preferência do público enquanto Azevedo teve apenas 33% dos votos

Leia em: < 1 minuto

Enderson Guinho (União Brasil) vinha surfando sozinho como o único pré-candidato a deputado federal pelo grupo de ACM Neto (União Brasil) na região Sul do estado, mas surgiu o inesperado lançamento do nome do ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (de saída do PL e buscando um novo ninho), para concorrer com o atual vice-prefeito da cidade. Por essa, Guinho não esperava.

Guinho tem grande influência nas redes sociais enquanto Azevedo figura como alguém bastante querido nas comunidades grapiúnas. Guinho tem bastante força entre os jovens católicos e Azevedo circula entre os mais experientes de todas as outras religiões. No quesito carisma, é difícil dizer quem ganha já que o vocabulário simples e o jeito de falar do povo são características observadas nos dois. Políticos cativantes e, por que não dizer, bem aceitos pela população?

Na enquete realizada no Instagram do Pauta Blog, o atual vice-prefeito garantiu 67% da preferência dos leitores e o Capitão ficou com apenas 33%. Ainda é cedo para cravar, mas as pesquisas apontam os dois na dianteira rumo à Câmara Federal.

//

Leia em: < 1 minuto

“Estamos quase chegando lá”, afirmou a diretora do Instituto Couto Maia, Ceuci Nunes, sobre o fim da pandemia do coronavírus. Ela destacou que poucos países têm registrado aumento do número de casos atualmente e que o avanço da vacinação tem barrado o espalhamento do vírus e reduzido o número de óbitos e internamentos pela doença.

A médica infectologista também apontou que o Governo do Estado deve retirar em breve a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos, mas alertou que “algumas pessoas não vão tirar a mascara tão cedo”, como idosos e pessoas com comorbidades. Ela ainda acredita que as pessoas manterão o equipamento de proteção em locais fechados e poucos ventilados por algum tempo.

//

O uso da proteção continua obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados // Foto de ACM

Leia em: < 1 minuto

O prefeito Colbert Filho anunciou a liberação do uso das máscaras em qualquer ambiente ao ar livre a partir desta 3ª feira (29.março), em Feira de Santana. Contudo, o uso da proteção continua obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público, como salas de aula e locais de trabalho. A informação foi transmitida durante coletiva de imprensa, nesta segunda.

“Apenas 32% das pessoas tomaram a terceira dose, então a recomendação para aqueles que ainda não foram vacinados com a dose de reforço é procurar uma unidade de saúde para estar completamente imunizado”, afirma Colbert Filho.

A infectologista Melissa Falcão ressalta que a flexibilização poderia ter sido ampliada para qualquer ambiente, tanto aberto quanto fechado. No entanto, devido a baixa adesão à terceira dose não foi possível.

“Precisávamos que a população estivesse com a imunização completa com a dose de reforço. A intenção do município é fazer com que os casos graves zerem. Por isso, sempre pedimos para tomar a terceira dose”, pontuou.

A infectologista destacou ainda que “aquelas pessoas que tenham sintomas respiratórios devem continuar usando a máscara”. A medida vale também para quem convive ou trabalha com alguém que apresente sintomas respiratórios. É recomendado ainda que as pessoas com comorbidade continuem usando a máscara.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde 97% das pessoas tomaram a primeira dose; 81% a segunda dose e apenas 32% receberam a terceira dose, até o momento.

Pólvora estava acondicionada em pequenos tubos e escondida em fundo falso do baú do caminhão

Leia em: < 1 minuto

Policiais Rodoviários Federais apreenderam, 6ª feira (25.março), em Jequié, 115 caixas, contendo 25 mil tubos de pólvora, material explosivo, com peso total aproximado de 1.304 Kg, desprovido de qualquer documentação que comprovasse a licitude do transporte.

A carga foi deslocada da cidade de Lagoa da Prata, Minas e seria levada para Feira de Santana, onde entregariam para um empresário. Não souberam informar qual o valor da carga, muito menos o seu fim.

Leia em: 2 minutos

O deputado federal Zé Rocha afirmou neste domingo (27) que vai se filiar ao União Brasil para disputar a reeleição ao Congresso Nacional. O parlamentar acompanhou neste sábado (26.março) o pré-candidato ao Governo da Bahia ACM Neto em visita ao município de Santa Maria da Vitória, no Oeste do Estado.

Já se filiou ao partido o filho de Zé Rocha, Manuel Rocha, ex-prefeito de Coribe e pré-candidato a deputado estadual. “Neto esteve aqui em Santa Maria da Vitória, onde teve uma das maiores manifestações políticas havidas aqui, em prol da sua pré-candidatura ao Governo do Estado. Eu estarei filiando ao União Brasil na próxima semana para participar do partido de ACM Neto nessa campanha vitoriosa pra governador”, afirmou.

Ele reforçou que buscará seu décimo segundo mandato como parlamentar, sendo o oitavo para deputado federal. Ele lembrou ainda do início de sua caminhada política com o apoio do ex-senador Antônio Carlos Magalhães.

“Portanto, é uma alegria muito grande, porque eu iniciei na minha vida pública como deputado estadual sendo apoiado pelo seu avô, Antônio Carlos Magalhães. Militamos durante vários mandatos juntos e agora retorno para continuarmos essa caminhada, que eu sei que é importante para os baianos transformar a Bahia num estado melhor para se morar, para se viver”, disse.

Leia em: < 1 minuto

O suplente de deputado federal, Targino Gondim, troca o Partido Verde pelo Partido Republicanos, do Bispo Márcio Marinho que é presidente da sigla na Bahia.

No ato da filiação teve a presença do deputado federal Elmar Nascimento, líder do União Brasil na Câmara Federal.

Targino é pré-candidato a deputado federal.

ATUALIZAÇÃO ÀS 21H52MIN DE SÁBADO (25.MARÇO). Erramos: Targino já havia trocado o PV pelo Cidadania quando saiu candidato a vice-prefeito de Juazeiro, em 2020. Portanto, ele trocou o Cidadania pelo Republicanos.

O secretário Alberto Lima disse, também na Rádio Interativa, que irá desincompatibilizar do cargo. Augusto Castro aposta no nome de Lima que tem forte ligação com a comunidade católica e atua como diácono

Leia em: < 1 minuto

Na manhã deste sábado (26.março), em entrevista a Rádio Interativa, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), confimrou o nome do atual secretário de Gestão, José Alberto Lima Filho, para concorrer a uma vaga na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia).

Com vasta experiência na política, Castro pontuou: “Estamos lançando do nosso secretário de Gestão [Alberto Lima] para fazer uma representação no debate regional”.

No último dia 14 de março, o prefeito Augusto Castro, optou por retirar a primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, do tabuleiro político deste ano.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

EXCLUSIVO❗ Primeira-dama Andrea Castro desiste de pré-candidatura à deputada estadual

"Doeu, claro que doeu", declarou o Bonitão ao falar sobre saída da base

Leia em: < 1 minuto

A entrevista concedida pelo vice-governador do estado, João Leão (PP), ao jornalista Zé Eduardo no podcast PodZé, deixou bem claro o que o fez romper com a base aliada do governo. Leão chegou a dizer que “doeu, claro que doeu” acabar com a ligação existente durante tantos anos, mas que “agora, é olhar pra frente”.

Leão confirmou que soube da mudança de planos do PT apenas quando o senador Jaques Wagner (PT) concedeu entrevista ao jornalista Mário Kértesz e que, dias antes, o próprio Wagner esteve na casa dele e garantiu que o governador Rui Costa (PT) sairia do cargo para concorrer ao Senado Federal e, assim, ele assumiria a cadeira durante 9 meses. Ao declarar surpresa, mas, principalmente, decepção, o Bonitão resumiu: “Foram 14 anos de relacionamento jogados na lata de lixo!”.

Decisão vai ser tomada após reunião com senador e líder do PSD baiano, Otto Alencar

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Ilhéus, Marão (PSD), é o principal articulador da pré-campanha da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão, à deputada estadual. Como ele mesmo já definiu, “é um ajudador” para que ela consiga uma vaga na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia).

Na próxima semana, mais um passo importante vai ser dado na carreira política da primeira-dama. O prefeito ilheense deve se reunir com o senador e líder do PSD na Bahia, Otto Alencar, para definir por qual partido ela vai concorrer às eleições de outubro.

Notícias mais lidas

Outros assuntos