Parlamentar se filiou ao União Brasil nesta terça-feira; Miera já foi presidente do PSD de Lauro de Freitas e chegou a ser vice-líder do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia

Leia em: < 1 minuto

A deputada estadual Mirela Macedo oficializou, nesta 3ª feira (29.março), o apoio à pré-candidatura de ACM Neto ao Governo da Bahia. A parlamentar se filiou ao União Brasil na tarde de hoje e vai seguir na base do ex-prefeito de Salvador durante as eleições de 2022.

“É muito gratificante ter uma liderança feminina com todo esse peso e dedicação à vida pública. Tenho certeza que Mirela chega para fortalecer nosso grupo e realizar muitos projetos pela população da Bahia. Esse é mais um movimento que demonstra a força do nosso grupo”, disse o pré-candidato ACM Neto.

Para a deputada, esse será o início de uma caminhada vitoriosa: “Estou muito feliz por ter oficializado minha filiação ao União Brasil. Tenho certeza de que será o início de uma caminhada vitoriosa não só para mim, como para toda Bahia. Tenho fé em Deus que Neto será nosso próximo governador e que os baianos vão ter a oportunidade de viver em uma Bahia mais justa e desenvolvida”

De acordo com a lei vigente, toda carga é considerada como patrimônio, mesmo que presumidamente perdida após acidentes, e a apropriação dela é um crime previsto no Código Penal

Leia em: < 1 minuto

Ontem, 2ª feira (28.março), a PRF (Polícia Rodoviária Federal) prendeu o passageiro de um ônibus depois que ele furtou um televisor de 65 polegadas que estava em um caminhão envolvido em um acidente na BR-101, trecho de Itabela, no extremo sul baiano. De acordo com a lei vigente, toda carga é considerada como patrimônio, mesmo que presumidamente perdida após acidentes, e a apropriação dela é um crime previsto no Código Penal.

A PRF chegou até o homem depois de receber a informação de que havia acontecido um acidente nas imediações do povoado de Monte Pascoal e, no local, uma carreta que carregava equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos havia tomado e a população estava saqueando o material. De acordo com as informações levantadas no local do acidente, os policiais receberam uma denúncia que parte dos equipamentos foram colocados dentro de um ônibus que seguia em direção à cidade de Itabela.

Dando prosseguimento à diligência, a equipe de policiais conseguiu interceptar o veículo e, após a abordagem, encontrou um televisor de 65 polegadas que fazia parte das mercadorias saqueadas. O responsável por subtrair o aparelho foi identificado, preso e confessou o crime, mas as investigações continuam para prender todos os responsáveis apontados e já identificados no crime.

//

7 gerências e 140 postos de atendimento estão sem funcionar no estado

Leia em: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (28.março), os funcionários do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) na Bahia iniciaram uma greve por tempo indeterminado. A categoria alega que o governo federal não apreciou a pauta de reivindicações dos trabalhadores e se queixam que estão há 3 anos sem reajuste salarial, o que acumula um aumento de 19,9%.

Além disso, os servidores pedem a realização de novos concursos públicos já que alegam ter déficit de mil funcionários nas unidades do órgão na Bahia. A paralisação deixa 7 gerências do INSS e 140 postos de atendimento sem funcionar em todo o estado.

//

Ilustração: Programa previne hanseníase em Itabuna

Leia em: 2 minutos

Profissionais de Saúde, agentes comunitários e estudantes de medicina, continuam com as ações nas salas de espera nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, num trabalho da Secretaria Municipal de Saúde. Até o dia 1º, as equipes vão esclarecer a população sobre a importância de identificar os sinais e sintomas da Hanseníase, uma doença causada pelo Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen.

Entre os sinais da doença, estão manchas vermelhas, esbranquiçadas ou amarronzadas. Além de nódulos, caroços e placas que podem aparecer em qualquer parte do corpo, inclusive na orelha, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (frio e calor), tátil (ao tato) e à dor.

O trabalho desenvolvido  pelas equipes  integra as atividades do Janeiro Roxo, mês de combate à Hanseníase, mas que por causa da enchente e do surto da gripe precisaram ser adiadas. Qualquer médico clínico pode identificar os sintomas.

Profissionais da Secretarial Municipal de Saúde atuam na prevenção da Hanseníase.

A enfermeira sanitarista Moema Farias de Oliveira, explicou que a doença tem cura e pode ser diagnosticada nas próprias unidades de saúde através do teste de sensibilidade. Ela integra a Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde, responsável pelo Programa de Hanseníase.

“O  tratamento é realizado com antibióticos durante seis meses. O paciente deve ir uma  vez por mês à unidade de saúde e depois segue o tratamento em casa”, disse Moema. Atualmente, a cidade tem 31 pessoas em tratamento contra a doença nas UBS e USF. “Mas acreditamos que o número seja maior”, pondera Moema.

Nos próximos  dias 4, 6 e  8 de abril, as pessoas com suspeita da Hanseníase terão  atendimento médico no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo F-Sesp, que é unidade de referência. “Elas vão passar por uma triagem, das 8 às 12 horas”, informou a enfermeira sanitarista.

Moema ressalta que, em estágio avançado, a Hanseníase pode ser transmitida de pessoa para pessoa. Por isso, a importância do diagnóstico precoce. “Segundo o Ministério da Saúde, Itabuna tem características de endemicidade para a doença. Isso porque as pessoas com manchas procuram pouco a ajuda médica e o diagnóstico é tardio”, alerta a responsável pelo Programa de Hanseníase.

//

Duas empresas venceram a licitação e após a finalização do trâmite legal ficaram autorizadas a iniciar a entrega dos itens correspondentes aos lotes contemplados

Leia em: 2 minutos

A Secretaria de Educação vem a público prestar os devidos esclarecimentos a respeito do processo de aquisição dos gêneros alimentícios fornecidos às escolas da rede municipal de Ilhéus. Com relação ao questionamento sobre a falta de merenda, a secretaria explica que o Termo de Referência para licitação foi protocolado no setor competente há mais de seis meses e diante das dificuldades apresentadas, que incluem documentação irregular, preços e lotes fracassados, houve demora para conclusão do processo licitatório.

Devido à complexidade da logística no município e peculiaridades das unidades escolares, o Termo de Referência relacionado à Alimentação Escolar para o ano de 2022 foi elaborado por lotes, com o objetivo de facilitar e otimizar o cardápio confeccionado pelo Setor de Alimentação.

Conforme a Secretaria, duas empresas venceram a licitação e após a finalização do trâmite legal ficaram autorizadas a iniciar a entrega dos itens correspondentes aos lotes contemplados. A secretaria ressalta que as 57 unidades escolares pertencentes à rede estavam totalmente desabastecidas por conta do período de suspensão das aulas presenciais, provocada pela pandemia.

A empresa vencedora do lote secos/estocáveis iniciou a entrega no dia 21 de março, a partir das escolas da Zona Norte. O trabalho seguiu durante toda a semana e até o momento já atendeu 90% das unidades da Sede. Nesta 3ª feira (29.março), a empresa vencedora do lote dos hortifrutigranjeiros e produtos lácteos iniciará a entrega pelas escolas da zona rural, que também receberão os itens do lote secos/estocáveis e carnes, seguindo, logo após, para as escolas da Sede.

Com a garantia do fornecimento da merenda, as unidades poderão ofertar a alimentação de acordo com o cardápio elaborado pelo setor responsável, o qual já foi aprovado pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE). A Seduc reitera que busca incessantemente oferecer uma educação pública de qualidade e trabalha com afinco para atender a todos os cidadãos. A equipe gestora está à disposição da população para prestar esclarecimentos e sanar eventuais dúvidas.

Enderson Guinho, Capitão Azevedo e Isaac Nery: quem vencerá?

Leia em: 2 minutos

Enderson Guinho (União Brasil) disse, em entrevista à Rádio Interativa no início deste mês, que conversou com ACM Neto (União Brasil) sobre ser o único pré-candidato a deputado federal do grupo na região sul do estado. Pelo andar da carruagem, parece que o pré-candidato ao governo da Bahia esqueceu a conversa.

De acordo com o vice-prefeito de Itabuna, o diálogo com o pré-candidato ao governo do estado sinalizou que ele não teria adversários diretos: “Quando eu tive a primeira conversa com ACM Neto, na verdade, eu perguntei a ele qual era a ideia do partido e, inclusive, das candidaturas aqui na nossa região. Inclusive, também, cheguei a conversar com Azevedo e perguntei a ele. Eu tinha, no princípio, a ideia de ser candidato a deputado estadual, mas, em diálogo com o prefeito, eu abri para ser federal e tinha conhecimento de que não teria outra candidatura. Eu achava que Azevedo não seria candidato nem a federal nem a estadual, mas ele afirmou que vai ser a estadual e, para federal, só tem a minha candidatura mesmo”.

Dizem que o “o combinado, não sai caro”, mas, no último fim de semana, o nome do primeiro adversário direto de Guinho ganhou força. Está rolando o zum-zum-zum de que Capitão Azevedo vai concorrer a uma vaga na Câmara Federal com o apoio do ex-prefeito de Salvador. A notícia ainda não é oficial porque o Capitão não se pronunciou, mas fontes ligadas ao Pauta Blog já dão como certa a informação.

Já na manhã desta 2ª feira (28.março), o médico, ex-candidato a prefeito e ex-secretário de saúde de Itabuna, Dr. Isaac Nery (Republicanos), utilizou as redes sociais para dizer que se encontrou com Neto. Na oportunidade, o pré-candidato a governador gravou um vídeo declarando apoio à pré-candidatura de Nery. Da reunião, também participaram o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), e o deputado federal e líder do Republicanos na Bahia, Bispo Márcio Marinho.

Se nada mudar, ACM Neto vai ter que subir no palanque com três pré-candidatos a deputados federais em Itabuna. Parece que o ex-prefeito de Salvador está adotando a estratégia de querer agradar a todos ao mesmo tempo. Será que é por isso que ainda não conseguiu cravar o nome do vice na chapa?

Haja agenda para encaixar tantos compromissos com tantos apadrinhados! Como diria o saudoso radialista e ex-vereador Roberto de Souza, “confusão, confusão❗”.

João Roma, Dr. Isaac Nery e ACM Neto

Leia em: 2 minutos

Há quase um ano, em entrevista ao Pauta Blog, Dr. Isaac Nery (Republicanos) disse que votaria em João Roma (de saída do Republicanos para se filiar ao PL) caso ele se firmasse como pré-candidato a governador da Bahia. Ainda na entrevista, o ex-candidato a prefeito de Itabuna afirmou que votaria no presidente Jair Bolsonaro (PL) outra vez se ele se candidatasse à reeleição.

Hoje, no entanto, o médico utilizou as redes sociais para publicar um vídeo ao lado do pré-candidato a governador, ACM Neto (União Brasil). No registro, o ex-prefeito de Salvador assegura a aliança para que Nery seja pré-candidato a deputado federal, ou seja, Nery mudou de rota mesmo com Roma confirmando que vai marchar rumo ao Palácio de Ondina.

A pergunta que fica é se Nery mudou de direção porque ACM Neto vem liderando as pesquisas de intenção de voto ou por que o partido Republicanos vai acompanhar o líder do União Brasil na Bahia? Fato é que política é movimento e cooperação, então, talvez o ex-candidato a prefeito de Itabuna se sinta mais seguro estando ao lado dos, até o momento, melhores favorecidos.

O Pauta Blog procurou Dr Isaac para entender o porquê da mudança de planos, mas, até o fechamento dessa edição, não obtivemos retorno.

Dr Isaac publicou vídeo ao lado de ACM Neto assegurando parceria na pré-candidatura ao governo do estado.

Na foto: Bruno Reis, ACM Neto, Dr Isaac Nery e o Bispo Mário Marinho.

Novos membros vão atuar no biênio que se inicia no dia 1º de janeiro de 2023 e segue até o dia 31 de dezembro de 2024

Leia em: < 1 minuto

Em documento assinado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Erasmo Ávila (PSD), e endereçado aos demais vereadores da Casa, está convocada para o próximo dia 7 a eleição da mesa diretora. A escolha dos novos membros vai acontecer na Sala da Biblioteca Plínio de Almeida, localizada no térreo da Câmara, às 14h.

A nova mesa diretora vai atuar no biênio que se inicia no dia 1º de janeiro de 2023 e segue até o dia 31 de dezembro de 2024. De acordo com Ávila, a chapa dele vai ser registrada no dia 6 de abril e, provavelmente, deve ser a única a concorrer.

Historicamente, Hagge é aliado ao grupo de ACM Neto; convite para fazer parte da majoritária pode ter crescido os olhos do gestor

Leia em: < 1 minuto

De acordo com o site Política Livre, o prefeito reeleito da cidade de Itapetinga, no sudoeste baiano, Rodrigo Hagge (MDB), está sendo cotado para ser vice na chapa de Jerônimo Rodrigues (PT) na tentativa de ser governador da Bahia. No entanto, o gestor afirma que não participou das negociações que enxergam no nome dele uma boa opção para formar a chapa.

Questionado sobre a decisão de pender para o lado do PT e desfazer a aliança com o grupo ligado a ACM Neto (União Brasil), Hagge declarou: “Duas decisões extremamente difíceis. A primeira de fazer parte de uma chapa majoritária; a segunda, a renúncia após uma reeleição com mais de 70% dos votos válidos e com muitos projetos por fazer”.

Mesmo com tais declarações, Hagge não descartou a hipótese, ou seja, pode ter interesse em estudar a situação. O que chama a atenção é que o prefeito faz parte da cozinha política de Neto e, agora, pode deixar de lado a parceria em prol de uma causa maior. A atitude pode ser uma grande prova de que não existe fidelidade ao melhor estilo “farinha pouca, meu pirão primeiro!”.

Ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo e o pré-candidato ao governo do Estado, ACM Neto

Leia em: 2 minutos

O ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (PL), esteve em Salvador a semana passada, onde se reuniu com o pré-candidato ao governo do estado, ACM Neto (UB), e com o ex-presidente do PL na Bahia e ex-deputado federal, José Carlos Araújo. Este último, inclusive, é um grande incentivador do nome de Azevedo na região sul do estado.

O encontro rendeu bons frutos para o Capitão, que voltou à Itabuna animado em disputar as eleições deste ano. Uma fonte do Pauta Blog confirmou e agora é oficial: Capitão Azevedo é pré-candidato a deputado federal.

Outra fonte ligada a Salvador afirmou que o astral de Azevedo já está diferente e, até fim desta semana, podem surgir novidades sobre o atual cenário da política partidária. Reviravolta, no mínimo, impressionante, diante do que foi divulgado anteriormente, mas parece que Neto tem mesmo um poder de articulação invejável.

Em Itabuna, alguns nomes já estão com a pulga atrás da orelha e preocupados com o que pode acontecer. Isso porque Capitão Azevedo tem muita força política nas comunidades e pode usar esse fator para conseguir muitos votos até outubro.

Ex-deputado federal José Carlos Araújo participou da reunião, a semana passada em Salvador, e é um grande incentivador de Azevedo. Zé Ronaldo também esteve presente.

Notícias mais lidas

Outros assuntos