//

Reabertura oficial acontece às 16h de hoje

Leia em: < 1 minuto

A Maternidade Otaciana Pinto, anteriormente chamada de “Maternidade Ester Gomes”, foi reaberta hoje (27.janeiro) depois da assinatura da contratualização de 27 leitos com o Instituto de Gestão Aplicada (I.G.A) para a compra de serviços de pediatria e partos de risco habitual.

Segundo a prefeitura, houve dificuldades de negociação entre a Secretaria Municipal de Saúde e a direção da Maternidade. Por isso, a IGA assumiu o comando da unidade e será responsável por gerir os serviços médico-hospitalares às mães e aos bebês.

Inicialmente, o Hospital Manoel Novaes foi contratado para realizar partos, atendimentos de urgência e emergência na pediatria e obstetrícia de alto risco e funcionamento 24 horas. O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, unidade de urgência e emergência para toda a região, também recebeu alguns investimentos para continuar atendendo Itabuna e outros 120 municípios da região.

Já o Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi) vai passar a oferecer atendimento infantil. Por meio de uma emenda no valor de R$ 600 mil, a unidade vai passar por obras de requalificação onde, atualmente, funciona o gripário para crianças.

//

Ordem de serviço para construção de 1.100 moradias foi assinada hoje em Salvador

Leia em: 2 minutos

O Pauta Blog, mais uma vez, pediu a opinião dos leitores sobre o rumo político da cidade de Itabuna. Dessa vez, questionamos os seguidores sobre a atuação do prefeito Augusto Castro (PSD), que assumiu o governo em janeiro de 2021. Para 60% dos leitores, a gestão atual está aprovada, contra 40% que reprovaram o prefeito.

Desde o início da gestão, algumas polêmicas vieram à tona e foi levantada a hipótese de haver uma reforma administrativa com a troca de alguns secretários, mas, até então, isso não aconteceu. O prefeito tem adotado uma postura conservadora e manteve a mesma equipe de quando assumiu o mandato, mesmo recebendo algumas críticas de outros políticos sobre o desempenho dos subordinados.

Não se sabe se o prefeito escolheu dar uma segunda chance para todos ou se vai fazer uma surpresa mais cedo ou mais tarde. Em ano de eleição, é possível que Augusto esteja tentando “manter a linha” já que a esposa e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, tem tudo para ser candidata a uma vaga na Alba (Assembleia Legislativa do Estado da Bahia).

NOVAS MORADIAS
Nesta 5ª feira (27.janeiro), Augusto participou de uma reunião ao lado do governador do estado, Rui Costa (PT), em Salvador. Na ocasião, foi assinada a ordem de serviço para a construção de 1.100 moradias para moradores atingidos pela enchente do Rio Cachoeira. Cada residência vai custar em torno de R$ 70 mil, totalizando um investimento de 77 milhões de reais.

"A política é dinâmica e a gente precisa conversar com os partidos", declara Dal sobre possível mudança de legenda

Leia em: 2 minutos

O deputado estadual Adalberto Rosa, mais conhecido como Dal, já decidiu que vai tentar conquistar uma cadeira na Câmara dos Deputados nas eleições de outubro deste ano. Eleito em 2018 pelo PCdoB, atualmente, ele é filiado ao PP e tudo indica que vai vir mais uma mudança de legenda por aí.

Em conversa com o Pauta Blog, o parlamentar declarou que está em contato com outras siglas, mas o cenário ainda está indefinido: “A política é dinâmica e a gente precisa conversar com os partidos e com as pessoas para que a gente possa ver o que é melhor para a Bahia e para os baianos”.

Questionado sobre o próprio posicionamento em relação à sucessão estadual, o deputado se limitou a dizer que, por enquanto, apoia o governador Rui Costa (PT) porque faz parte da base aliada do governo: “Nesse momento, sou da base. Vamos saber mais na frente qual será o posicionamento do PP. (…) A gente está conversando com todo mundo e mantendo diálogo com todo mundo, mas não tem nada decidido”.

Mesmo com as indefinições de alianças partidárias, ele garante que está pensando no melhor para o povo: “A gente busca levar a mensagem que a gente quer promover melhorias para a Bahia através de uma vaga na Câmara Federal”.

Uma fonte ligada ao Pauta Blog afirmou que o deputado pode estar ‘de malas prontas’ para se juntar ao grupo de ACM Neto (DEM). O parlamentar, no entanto, negou, mas disse que está “conversando com todo mundo”.

Novo decreto determina que a prefeitura deve avaliar cenário epidemiológico para autorizar realização de eventos

Leia em: 2 minutos

O município de Arataca apresentou um crescimento significativo nos casos de Covid-19 neste mês de janeiro. No último dia 19, havia apenas 7 casos ativos da doença e, uma semana depois, no dia 26, esse número subiu para 91, o que representa um aumento de 1.200%.

Nossa equipe entrou em contato com a secretária municipal de Saúde, Neuza Fonseca, para tentar entender o porquê desse “salto” tão grande em um intervalo de tempo tão curto. Segundo a secretária, a população deixou de respeitar as normas sanitárias: “Eu atribuo esse crescimento à população que não quer obedecer às regras. Tem muita festa e bebedeira! As pessoas acreditam que a doença não existe mais, que está tudo bem e não precisa usar máscara”.

Ainda de acordo com a titular da pasta, o município tem o compromisso de testar a população para entender o cenário e, por isso, não há subnotificação de casos: “De dezembro pra cá, nós já realizamos mais de 400 testes de detecção para a Covid-19. Ou seja, nós não deixamos de identificar e monitorar esses casos porque a população está sendo testada”.

RESTRIÇÕES
O poder público, após entender que há um surto da doença na cidade, publicou um decreto nesta 5ª feira (27.janeiro) com algumas medidas restritivas. A partir de agora, para ter acesso a prédios públicos do município, é necessária a comprovação da vacinação contra a Covid-19. Além disso, a realização de eventos de qualquer natureza precisa da autorização prévia da prefeitura que, nesse caso, vai avaliar o cenário epidemiológico antes de conceder a permissão.

Afastamento de Guinho vai durar 11 dias e a pausa é para recarregar as energias

Leia em: < 1 minuto

O vice-prefeito de Itabuna, Enderson Guinho (DEM), solicitou licença da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Segundo uma fonte ligada ao Pauta Blog, desde o fim do ano passado, com a enchente do Rio Cachoeira, o ritmo de trabalho ficou muito intenso para o vice-prefeito.

Um medalhão afirmou ao nosso blog que o objetivo da pausa é recarregar as energias para retornar “a todo vapor” e ir em busca de melhorias para a cidade. Vale ressaltar que Guinho é pré-candidato a deputado federal.

O afastamento, com duração de 11 dias, foi publicado no Diário Oficial do Município desta 5ª feira (27.janeiro). Para o lugar de Guinho, o prefeito Augusto Castro (PSD) nomeou o atual Diretor de Incremento ao Esporte, Maico Franco, para responder pela pasta interinamente.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

PESQUISA ELEITORAL❗ ACM Neto lidera com 52% contra 29% de Jaques Wagner

Já no formato da pesquisa que liga o nome do candidato ao aliado dele no cenário nacional, Wagner lidera com 46%

Leia em: 2 minutos

A primeira pesquisa eleitoral de 2022 foi divulgada nesta 5ª feira (27.janeiro) pelo Instituto Opnus, contratado pelo Grupo Metrópole. O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 22 de janeiro deste ano e, no total, 1.500 pessoas foram consultadas por telefone. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

No primeiro formato de pesquisa estimulada, que é quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, ACM Neto (DEM) aparece em primeiro lugar com 52% dos votos. Em segundo, está o senador Jaques Wagner (PT) com 29%. O Ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), alcança apenas 5% e fica com o terceiro lugar. Já Marcos Mendes (PSOL) soma apenas 1%.

No segundo cenário, a pesquisa indicou os candidatos, mas também fez a ligação entre eles e os nomes do cenário nacional. Dessa forma, Wagner, com o apoio de Lula (PT), assume a dianteira com 46% das intenções de voto. Já ACM Neto, apoiado por Ciro Gomes (PDT), fica em segundo com 33%. Ligado ao presidente Jair Bolsonaro (PL), João Roma permanece na terceira posição com 11% e Marcos Mendes, na coligação com Guilherme Boulos (PSOL), mantém os mesmos 1%.

A pesquisa do Instituto Opnus mediu, também, a rejeição dos candidatos ao governo na Bahia. Entre todos os postulantes ao Palácio de Ondina, João Roma é que possui a maior rejeição: 42%. Marcos Mendes aparece em segundo com 40 pontos percentuais, seguido por Jaques Wagner, que obteve 36% de rejeição. O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, teve apenas 24% de rejeição.

A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BA-07451/2022.

//

Apenas registros de flagrante e levantamentos cadavéricos estão sendo realizados hoje

Leia em: < 1 minuto

Nesta 5ª feira (27.janeiro), os policiais civis de toda a Bahia estão realizando uma paralisação de 24 horas e apenas registros de flagrante e levantamentos cadavéricos estão sendo realizados pelos profissionais. A categoria cobra reajuste nos salários, plano de carreira e obrigatoriedade do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para que as pessoas tenham acesso às delegacias.

O Sindpoc, Sindicato dos Policiais Civis da Bahia, informou que uma lei aprovada em 2009 faria com que os salários de investigadores, escrivães e peritos técnicos de nível médio fossem equiparados ao nível superior, mas isso não aconteceu. Segundo a categoria, o governo do estado não encaminhou o projeto à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e os servidores continuam recebendo os vencimentos abaixo do que seria obrigatório por Lei.

Na Bahia, atualmente, há 5.500 policiais civis para atender aos 417 municípios de todo o estado. Nesse caso, a recomendação é que houvesse, ao menos, 11 mil agentes atuando no território baiano.

//

Matrículas devem acontecer entre os dias 2 e 5 de fevereiro

Leia em: < 1 minuto

Nesta 5ª feira (27.janeiro), foi realizado o sorteio eletrônico para preenchimento das vagas nas creches e nas unidades do colégio da Polícia Militar da Bahia neste ano. Para ter acesso à lista dos contemplados no sorteio,➡️ basta acessar o site.

As matrículas dos alunos sorteados vão acontecer entre os dias 2 e 5 de fevereiro. Para a creche, são 30 vagas disponíveis e, para os colégios, há 2.973 vagas em toda a Bahia, sendo 2.484 para o Ensino Fundamental e outras 489 para o Ensino Médio.

Vereadores de Itabuna: Porfírio, Erasmo e Danilo

Leia em: < 1 minuto

O vereador Danilo da Nova Itabuna (PSL) convidou o presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD), e o líder do governo Augusto Castro, Manoel Porfírio (PT), para almoçar na casa dele.

Para quem conhece os três vereadores, sabe que tanto o prato principal como a sobremesa tiveram sabor de política. Mas, tudo indica, inclusive, que a comporta vai estourar neste ano.

Comporta? Sim! Isso porque, de um lado, está Danilo, que vai seguir com ACM Neto (DEM) rumo à conquista do Palácio do Planalto. Do outro, estão Ávila e Porfírio dando as mãos para apoiar Jaques Wagner (PT).

Mudando de assunto: Nos bastidores, os comentários são de que não se pode prever o curso de uma campanha (de 2023) que, na verdade, já começou.

//

Estado tem até 5 dias úteis para se manifestar sobre recomendação do MPE

Leia em: < 1 minuto

O MPE (Ministério Público Estadual) recomendou ao Estado da Bahia que realize o planejamento para a oferta de leitos pediátricos destinados ao tratamento da Covid-19. A recomendação considera o agravamento dos indicadores epidemiológicos, ou seja, o crescimento dos casos da doença no estado.

Segundo dados disponíveis na Central Integrada de Comando e Controle da Saúde – Covid-19, atualmente, estão ativos 60 leitos de enfermaria pediátrica e 29 leitos de UTI pediátrica. Destes, 30 leitos de enfermaria e 20 leitos de UTI pediátrica estão localizados em Salvador.

A recomendação foi enviada na última terça-feira (25.janeiro) e, de acordo com o MPE, o estado tem o prazo de cinco dias úteis para se manifestar sobre a recomendação, assim como enviar informações sobre as providências adotadas para cumprir a medida.

Também na última 3ª feira (25.janeiro), promotores de justiça se reuniram com representantes da Secretaria de Saúde do Estado para discutir a atuação situação dos leitos pediátricos. Na ocasião, foi pautado o crescimento de casos ativos da doença neste início de ano em razão do avanço da variante ômicron, que já é responsável por mais de 76% dos casos sequenciados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia.

Notícias mais lidas

Outros assuntos