PESQUISA ELEITORAL❗ ACM Neto lidera com 52% contra 29% de Jaques Wagner

Já no formato da pesquisa que liga o nome do candidato ao aliado dele no cenário nacional, Wagner lidera com 46%

Leia em: 2 minutos

A primeira pesquisa eleitoral de 2022 foi divulgada nesta 5ª feira (27.janeiro) pelo Instituto Opnus, contratado pelo Grupo Metrópole. O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 22 de janeiro deste ano e, no total, 1.500 pessoas foram consultadas por telefone. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

No primeiro formato de pesquisa estimulada, que é quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, ACM Neto (DEM) aparece em primeiro lugar com 52% dos votos. Em segundo, está o senador Jaques Wagner (PT) com 29%. O Ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), alcança apenas 5% e fica com o terceiro lugar. Já Marcos Mendes (PSOL) soma apenas 1%.

No segundo cenário, a pesquisa indicou os candidatos, mas também fez a ligação entre eles e os nomes do cenário nacional. Dessa forma, Wagner, com o apoio de Lula (PT), assume a dianteira com 46% das intenções de voto. Já ACM Neto, apoiado por Ciro Gomes (PDT), fica em segundo com 33%. Ligado ao presidente Jair Bolsonaro (PL), João Roma permanece na terceira posição com 11% e Marcos Mendes, na coligação com Guilherme Boulos (PSOL), mantém os mesmos 1%.

A pesquisa do Instituto Opnus mediu, também, a rejeição dos candidatos ao governo na Bahia. Entre todos os postulantes ao Palácio de Ondina, João Roma é que possui a maior rejeição: 42%. Marcos Mendes aparece em segundo com 40 pontos percentuais, seguido por Jaques Wagner, que obteve 36% de rejeição. O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, teve apenas 24% de rejeição.

A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BA-07451/2022.

Notícias mais lidas

Outros assuntos