VIXE❗ Em apenas uma semana, Arataca registra aumento de 1.200% nos casos de Covid-19

Novo decreto determina que a prefeitura deve avaliar cenário epidemiológico para autorizar realização de eventos

Leia em: 2 minutos

O município de Arataca apresentou um crescimento significativo nos casos de Covid-19 neste mês de janeiro. No último dia 19, havia apenas 7 casos ativos da doença e, uma semana depois, no dia 26, esse número subiu para 91, o que representa um aumento de 1.200%.

Nossa equipe entrou em contato com a secretária municipal de Saúde, Neuza Fonseca, para tentar entender o porquê desse “salto” tão grande em um intervalo de tempo tão curto. Segundo a secretária, a população deixou de respeitar as normas sanitárias: “Eu atribuo esse crescimento à população que não quer obedecer às regras. Tem muita festa e bebedeira! As pessoas acreditam que a doença não existe mais, que está tudo bem e não precisa usar máscara”.

Ainda de acordo com a titular da pasta, o município tem o compromisso de testar a população para entender o cenário e, por isso, não há subnotificação de casos: “De dezembro pra cá, nós já realizamos mais de 400 testes de detecção para a Covid-19. Ou seja, nós não deixamos de identificar e monitorar esses casos porque a população está sendo testada”.

RESTRIÇÕES
O poder público, após entender que há um surto da doença na cidade, publicou um decreto nesta 5ª feira (27.janeiro) com algumas medidas restritivas. A partir de agora, para ter acesso a prédios públicos do município, é necessária a comprovação da vacinação contra a Covid-19. Além disso, a realização de eventos de qualquer natureza precisa da autorização prévia da prefeitura que, nesse caso, vai avaliar o cenário epidemiológico antes de conceder a permissão.

Notícias mais lidas

Outros assuntos