Em Itabuna, Secretaria de Educação reúne diretores, vice-diretores e coordenadores na Pré-Jornada pedagógica

Teatro Municipal Candinha Dória será palco da abertura da Pré-Jornada Pedagógica // Foto de Pedro Augusto

Leia em: 2 minutos

Com o objetivo de socializar e coletar dados técnico-pedagógicos relativos ao início do ano letivo 2022, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Educação Básica (DEB), abre nesta 4ª feira (16.fevereiro), às 8 da manhã, no Teatro Candinha Dórea, a pré- jornada pedagógica reunindo diretores, vices e coordenadores da Rede Municipal de Ensino de Itabuna.

Durante a realização do evento, inicialmente será feita uma avaliação escolar do continuum letivo 2020/2021, seguida de discussão sobre diretrizes e estratégias para garantir ao estudante o direito de aprender. Ainda pela manhã, dentre os pontos a serem trabalhados, estão blocos de atividades, currículo mínimo, avaliação e aprovação dos alunos.

O DEB apresentará na pré-jornada dados da avaliação, bem como número de matrícula, índice de aprovados, reprovados do ano passado e a lista de desistentes. O evento continua na 5ª feira na UniFTC.

VESPERTINO
Alunos da Educação Especial farão uma apresentação de dança para abrir a programação no turno vespertino, seguida da discussão sobre o Plano Municipal de Educação (PME), as metas e estratégias e orientações para a eleição do Conselho Escolar de 2022.

Na 5ª feira (17.janeiro), também na UniFTC, o evento acontece para o mesmo público, mas divididos por grupos, sendo dois com a participação de diretores e vice-diretores e outros quatro  formados pelos coordenadores por etapa de ensino.

Na pauta, o protocolo de biossegurança e a participação de nutricionistas que abordarão temas relativos à alimentação saudável, armazenamento de alimentos, cardápio e orientações legais.

Também haverá informações para a formação dos Comitês Intersetoriais das unidades escolares, tendo como público-alvo os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A pré-jornada se encerrará com a apresentação e análise de documento de orientações pedagógicas do ano letivo de 2022, que incluem períodos letivos, avaliação e recuperação da aprendizagem, currículo, matriz curricular e avaliações internas da Rede Municipal de Ensino.

A diretora do Departamento de Educação Básica, professora Elisângela Melo, adianta que a pré-jornada é a preparatória para a XXXIV Jornada Pedagógica 2022 que será realizada na próxima 2ª feira (21.fevereiro), no teatro.

“Os dois eventos serão importantes para esse início do ano letivo, pela troca de experiência, aprendizados, discussões, reflexões e atualizações de dados que vão nortear a vida da escola e, por extensão, dos estudantes da Rede Municipal de Ensino”, afirma a diretora do DEB. Na abertura, da pré-jornada a orquestra da Guarda Civil Municipal fará uma exibição musical.

Notícias mais lidas

Outros assuntos