Comandante do Ministério seria atual vice-governador João Leão

Leia em: < 1 minuto

De acordo com o site O Bastidor, o apoio do PP baiano à candidatura de Jaques Wagner (PT) ao Governo do Estado está condicionado à recriação do Ministério das Cidades caso Lula (PT) seja eleito presidente do Brasil. O comandante do Ministério seria o atual vice-governador da Bahia, João Leão (PP).

Além disso, caso o acordo seja selado, o PT seria responsável por ajudar Cacá Leão a se consolidar como um dos deputados mais votados no Estado e, consequentemente, se tornar líder do partido na Câmara Federal.

Ainda segundo o site O Bastidor, o ex-presidente Lula ainda não teria aprovado o pedido do PP. Se o martelo for batido, Roberto Muniz (PP) seria vice na chapa de Wagner e Otto Alencar (PSD) tentaria mais um mandato no Senado.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

José Carlos Araújo dispara para Augusto Castro: “O mal é que quando o prefeito senta na cadeira, ele muda. Só quer fazer candidatos a deputado e não é hora pra isso”

Professores e prefeito estão negociando reajuste, mas, até agora, não houve acordo entre as partes

Leia em: 2 minutos

Ontem (9 de fevereiro), os professores da rede pública municipal de Coaraci protestaram pelas ruas da cidade por melhorias salariais. Segundo a categoria, o prefeito Jadson Albano (PP) não paga o reajuste do piso salarial desde 2019 e, agora, resolveu negociar com os profissionais, mas se recusa a pagar o atual piso e ofereceu apenas 13% de reajuste.

O Pauta Blog conversou com um dos professores do município e ele relatou que, mesmo nesse período de negociações, o objetivo é continuar pressionando o poder municipal para que haja melhorias no salário. Segundo ele, a categoria rejeitou a oferta de 13% de aumento e fez uma contraproposta de 20% até agosto e, posteriormente, reajuste referente ao piso de 2022, que é de 33,24%. O gestor está avaliando a situação e ainda não se posicionou sobre a oferta.

Ainda de acordo com o professor que conversou conosco, a ideia é que o salário fosse para R$ 3.845,00, bem diferente dos atuais R$ 2.557,00. Inclusive, o educador relembrou que o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas do prefeito Jadson por entender que o município não estaria pagando os valores adequados aos servidores públicos.

Deixamos o espaço aberto no Pauta Blog, caso o gestor queira se manifestar.

Leia em: 2 minutos

Na última sessão ordinária realizada na tarde de ontem, 4ª feira (09), de forma remota pela Câmara de Vereadores de Ilhéus, o presidente da Casa Legislativa, Jerbson Moraes (PSD), afirmou que com a segunda fase da duplicação da BA-001, os cabaneiros não precisam se preocupar e não correm risco de terem as suas cabanas derrubadas.

O presidente e advogado explicou durante a sua fala que existe uma liminar federal que proíbe que derrubem as barracas. “Queria também informar a vossas excelências que as barracas vão ser mantidas, até porque todos os barraqueiros daquela orla são meus clientes e existe uma liminar federal que proíbe a derrubada das barracas”, esclareceu o edil, que também lembrou que participou de reuniões onde defendeu esse posicionamento e o direito dos barraqueiros.

Jerbson ainda informou que tem participado de diversos encontros com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão, e com o seu assessor técnico, Vinícius Briglia, sobre o desenvolvimento do projeto. “Pedi ao prefeito que marcássemos uma audiência com todos os vereadores na Câmara para que ele possa apresentar os projetos da zona sul e da zona norte”, explicou o presidente.

Lembrando que em 2018, durante o primeiro mandato do vereador Jerbson Moraes, a demolição das cabanas foi evitada graças a uma liminar concedida a partir de solicitação do edil, que também é advogado. Para o parlamentar, os empregos e renda gerados a partir desses serviços são inegociáveis e insubstituíveis, e o setor deve ser aprimorado e não dizimado, como pretendia a medida do SPU.

//

Ação vai acontecer na Praia da Avenida a partir das 7h

Leia em: < 1 minuto

No próximo sábado (12.fevereiro), o Gap (Grupo Amigos da Praia) vai realizar um mutirão de limpeza na praia da Avenida, centro de Ilhéus. Desde as chuvas do mês de dezembro, essa localidade está com muito lixo e entulho ao longo da orla e essa situação, além de afetar as espécies marinhas diretamente, traz prejuízos ao setor turístico e econômico da cidade.

Uma pesquisa divulgada pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) mostra que a poluição plástica nos ecossistemas aquáticos cresceu, consideravelmente, nos últimos anos e deve dobrar até 2030. Essa situação traz consequências muito negativas para a saúde, a economia, a biodiversidade e o clima.

Quem tiver interesse de participar do mutirão, pode se dirigir ao ponto de encontro na sede da ONG, que fica no fundo da Igreja São Sebastião, centro, a partir das 7h do próximo sábado. Para quem deseja participar, é recomendável utilizar roupas leves, protetor solar, bonés e sapatos fechados. Para mais informações, entre em contato pelo número 73 98850-1323.

Cão K-9 Kaleu ajudou os agentes rodoviários federais a capturarem os entorpecentes

Leia em: < 1 minuto

Na tarde de ontem (9.fevereiro), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu mais de 25kg de drogas em um ônibus que saiu de São Paulo (SP) com destino a Quixadá (CE). Segundo a PRF, ao iniciar os procedimentos de fiscalizações nas bagagens, o cão K-9 Kaleu sinalizou que, dentro de duas malas, havia drogas.

Ao ser verificado o conteúdo das bagagens, foram encontradas 21,3 kg de maconha e 4 kg de cocaína. Em seguida, foi identificada a passageira dona das malas e, após procedimento de busca pessoal, os policiais encontraram mais 2,2 kg de cocaína em uma mochila que ela carregava.

Ao ser questionada, a mulher de 46 anos informou que recebeu as malas de um desconhecido na rodoviária de São Paulo (SP) e que ganharia a quantia de R$2.000 para levar a droga até a cidade de Mombaça (CE). Foi dada voz de prisão em flagrante à passageira e ela foi encaminhada, juntamente com os entorpecentes, para a delegacia, onde responderá pelo crime de tráfico de drogas.

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

//

O serviço funciona às terças e quintas, nas unidades básicas de saúde Sarah Kubitschek, Hernani Sá e Euler Ázaro, das 18h às 20h

Leia em: < 1 minuto

Para ampliar a oferta e acelerar a aplicação do imunizante contra a Covid-19, a Prefeitura de Ilhéus disponibiliza às terças e quintas-feiras vacinação noturna nas unidades básicas de saúde Sarah Kubitschek, Hernani Sá e Euler Ázaro, das 18h às 20h. O serviço extra visa atender, principalmente, as pessoas que não conseguem comparecer aos postos no período diurno.

A Secretaria de Saúde informa que a 3ª dose será aplicada no público que recebeu a 2ª dose há quatro meses, com exceção das gestantes, que devem ter completado cinco meses da 2ª dose. A ação não será destinada às crianças, visto que a aplicação das doses pediátricas acontece às quartas e sextas-feiras, segundo comunicado prévio. O funcionamento dos demais locais está mantido, conforme os horários informados.

DOCUMENTAÇÃO
Para tomar a 1ª dose o público deve portar CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação, caso possua. Já para receber a 2ª dose é imprescindível a apresentação do CPF, cartão SUS e cartão de vacinação constando a primeira aplicação.

A dose de reforço será aplicada mediante apresentação do CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação constando as duas aplicações.

Vacinação noturna contra a Covid-19
Horário: Das 18h às 20h
Período: Terças e quintas-feiras

PONTOS
UBS Hernani Sá;
UBS Sarah Kubitschek (Malhado – Parque Infantil);
UBS Euler Ázaro (Teotônio Vilela)

//

Leia em: 2 minutos

Estudantes cegos ou com baixa visão começaram a receber um dispositivo que possibilita autonomia dos usuários, pois qualifica o processo de aprendizagem e valoriza as potencialidades de cada indivíduo. O OrCam MyEye é um aparelho que se anexa a um óculos convencional e faz a leitura automática de diversos elementos apresentados, como textos, telas, rostos e objetos. O Governo do Estado da Bahia realizou na cerimônia de início ano letivo, na segunda (7), a entrega de 100 equipamentos, cujo investimento foi de R$ 743.023,50.

De acordo com Marlene Cardoso, coordenadora de Educação Especial da Secretaria da Educação do Estado (SEC), a ação pretende atender a 1.346 estudantes matriculados na rede estadual de ensino. “A entrega será universalizada para 274 cegos e os 1.072 estudantes com baixa visão, em formato de uso contínuo. O uso das tecnologias assistivas na Educação é fundamental, pois qualifica o processo de aprendizagem e valoriza as potencialidades de cada indivíduo. Sendo assim, a aquisição dos equipamentos vai auxiliar no avanço da leitura e escrita para os estudantes com cegueira ou baixa visão, promovendo também ganhos psicológicos e sociais”.

O equipamento deixou a estudante Sara Almeida Carvalho entusiasmada. Matriculada no 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Carolina Maria de Jesus, em Feira de Santana, ela acordou buscando rótulos de produtos para testar o equipamento. “Logo que levantei fui fazer uns testes e pude ler uma receita que estava em uma caixa de farinha de trigo. A sensação é indescritível! É como se tivesse recebido um novo olho. Os óculos serão muito importantes para a minha vida, sinto que ganhei autonomia para ler tudo. Estou na expectativa de receber os livros da escola para começar meus estudos”.

Do mesmo município, Juliane Rodrigues está sendo acompanhada pelo Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual Jonathas Telles de Carvalho. Com o uso do dispositivo, a técnica em informática já percebe mudanças na sua vida. “Adoro literatura e agora posso ler qualquer livro, seja no formato digital ou no papel. Não preciso mais de ajuda, nem dos programas de leitura de telas em computadores. Eu me sinto mais independente e, além disso, consigo saber o que tem nos rótulos dos produtos e embalagens, o que me dá autonomia de vida”.

Ana Lúcia Aleixo trabalha como manicure e acredita que seu filho João Vitor, 10 anos, vai aproveitar melhor os estudos. “Ele tem baixa visão severa e a nossa família não possui condições financeiras para adquirir o equipamento. Vejo o benefício como uma ferramenta que vai ajudá-lo a realizar melhor as atividades do dia a dia, principalmente nos estudos, porque terá mais facilidade de aprendizado e melhor desempenho”. Com o sonho de cursar Direito, a criança que estuda no Instituto Albert de Assis, em Salvador, garante: “Estou feliz! Será mais fácil na escola e estou reconhecendo o que está à minha volta. Isso é muito bom”.

Deputado federal Félix Mendonça e o administrador Ramon Setúbal

Leia em: < 1 minuto

O PDT da Bahia inicia neste sábado (12), na região sul, uma série de encontros visando discutir as eleições de 2022 e a elaboração participativa de um projeto regional de desenvolvimento a ser entregue ao candidato a governador apoiado pela legenda. A agenda começa em Itacaré, em evento comandado pelos presidentes estadual e municipal do PDT, respectivamente o deputado federal Félix Mendonça Júnior e o executivo de negócios Ramon Setúbal.

Segundo Félix, a ideia é percorrer todas as regiões do estado e promover, em março, um grande evento em Salvador com a presença do presidenciável pedetista Ciro Gomes. “Vamos debater o futuro que queremos para a Bahia, ouvir as nossas bases e colaborar também para a formação de novas lideranças. Nosso projeto terá como foco a melhoria da qualidade da educação pública no estado, que está entre as piores do país”, disse o deputado.

Nas próximas semanas, o PDT pretende realizar encontros em Itabuna, Acajutiba, Ribeira do Pombal, Itapetinga, Santo Antônio de Jesus, Araci e Euclides da Cunha. “Unidos, estamos trabalhando pela construção de um partido forte, capaz de atender aos anseios da sociedade tanto dos municípios como da Bahia”, emendou Ramon Setúbal.

//

Leia em: 2 minutos

A Settran deu início à preparação da infraestrutura para as vistorias dos veículos que operam neste ano o Serviço Autônomo de Transporte de Passageiros. Serão inspecionados em duas etapas, os veículos que operam com o transporte escolar. No dia 14 de fevereiro haverá curso de capacitação, já nos dias 21 e 23 serão realizadas as vistorias.

A capacitação será realizada no Departamento de Educação para o Trânsito da Settran, na Rua Jorge Amado, Bairro Lomanto. Já a inspeção veicular ocorrerá no Departamento de Transportes no mesmo local.

De acordo com o Calendário Anual de Vistoria Veicular, publicado por meio da Portaria de nº 11/2021, na edição Eletrônica do Diário Oficial do Município, os permissionários ou condutores que se ausentarem da Inspeção Anual ou do Curso de Educação para o Trânsito sofrerão penalidades legais previstas para situações específicas de cada modalidade.

A vistoria dos ônibus do transporte coletivo foi realizada nesta semana  nos dias 7 e 8. Já nos dias 9 e 10 de março haverá um Encontro Educativo Anual para os permissionários e condutores auxiliares dos serviços de táxi. Este treinamento será realizado no auditório das Faculdades Santo Agostinho (Fasa) no Bairro Nova Itabuna, seguindo um cronograma de dias e horários específicos por ordem de alvará ou agendamento prévio.

Enquanto a verificação documental e inspeção veicular para concessão do Alvará 2022 ocorrerá na sede da Settran, entre os dias 28 de março e 14 de abril, seguindo também uma tabela de horários estabelecida na Portaria nº 11/2021. No mês de maio, será a vez da vistoria dos carros de som. O cronograma prevê ainda vistoria veicular para os mototáxis também no mês de maio e seguindo o mês de junho. Já a categoria de motofrete será vistoriada nos meses de junho e julho.

Notícias mais lidas

Outros assuntos