//

ABSURDO❗ Com obras anunciadas em 2019, Centro de Cultura Adonias Filho está abandonado; Veja as fotos

Espaço foi fechado em 2017 por determinação do Ministério Público; obras de revitalização não foram concluídas até hoje

Leia em: 3 minutos

Nesta 6ª feira (25.março), a equipe do Pauta Blog esteve no Centro de Cultura Adonias Filho, no centro de Itabuna, e constatou a triste situação de abandono no local. O cenário é, realmente, desolador e não condiz com a promessa do Governo do Estado de que o espaço passaria por uma revitalização para voltar a ser palco de apresentações artísticas.

Em 2019, a ordem de serviço para obras no equipamento foi assinada pelo governador Rui Costa (PT), mas parece que não saiu do papel. Na placa colocada em frente ao local, é possível ler a informação de que a intervenção seria finalizada em 270 dias e custaria aos cofres públicos o valor de R$ 1.643.336,46.

Nas imagens capturadas pela nossa equipe, o que se vê é um matagal que tomou conta do que deveriam ser o jardim e o estacionamento. No interior das salas, não há indícios de que a obra esteja em andamento porque não há trabalhadores nem materiais de construção. As apresentações, que não acontecem desde o fechamento em 2017, ficaram apenas na memória de quem pode usufruir do espaço durante mais de 30 anos.

Na época do fechamento, que aconteceu por determinação do Ministério Público Estadual, o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil constataram que o equipamento apresentava falhas estruturais e não oferecia segurança para quem frequentava. Além do risco de desabamento de algumas paredes e muros, o local não contava com iluminação de emergência, detector de incêndio e tinha extintores inadequados.

Em sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores de Itabuna na última quarta-feira (23.março), o vereador Israel Cardoso (Agir) relembrou o assunto e criticou a morosidade do governo estadual em relação à obra: “Não é uma obra, mas um descaso tamanho G por parte do governador Rui Costa com a cultura de Itabuna. Eu venho aqui, após 916 dias dessa ordem de serviço, pedir ao Excelentíssimo governador Rui Costa que tenha um olhar especial com a cultura do nosso município”.

ATUALIZAÇÃO ÀS 15H44MIN DE SEXTA (25.MARÇO) ⤵️

O Pauta Blog deixa o espaço aberto para que o Governo do Estado e/ou a empresa responsável pela obra se manifestem sobre o assunto.

Notícias mais lidas

Outros assuntos