“A empresa do deputado da família Carletto não coloca os ônibus e a culpa é de Marão!”, dispara vereador Jerbson Moraes sobre transporte público de Ilhéus

"Ficar falando bem, pedindo voto para o PP e tomando pau, eu não vou fazer!", desabafa Jerbson sobre alianças partidárias

Leia em: 4 minutos

O presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), discursou no plenário da Casa e dedicou o tempo para rebater várias críticas que o prefeito da cidade, Mário Alexandre (PSD), conhecido como Marão, vem recebendo de políticos adversários. Jerbson classificou as declarações da oposição como resultado do jogo político do ano eleitoral: “Ano de eleição é discurso de desgaste para o governo. A política de desgaste dá a impressão para a oposição de captação mais fácil da simpatia popular. Isso é a política, é o jogo. Faz parte!”.

Sem citar nomes, Jerbson questionou as colocações dos adversários e elogiou a gestão atual do prefeito e disse que a cidade está melhor do que antes: 📌 “A Ilhéus em que nós vivemos, hoje, é muito diferente da do passado. O nosso grupo político foi reeleito pelo povo de Ilhéus com mais votos do que na primeira eleição. São fatos! (…) O povo julgou o prefeito Mário Alexandre. Eu fui defensor quatro anos desse governo e o povo me colocou como o mais votado dessa cidade. Eu fui julgado pelo povo também! Eu defendo o governo que mudou a história dessa cidade. Eu defendo o prefeito que enfrentou os políticos antigos dessa cidade, ganhou a eleição andando nessas ruas e foi reeleito com mais votos. Eu defendo o governo de um médico que cuidou desse povo por mais de 20 anos. Não enxergo, hoje, nenhum grupo político com capacidade de governar essa cidade como o grupo do prefeito Mário Alexandre”.

Segundo o presidente da Câmara, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, a cidade tem crescido em vários aspectos e isso é reflexo do trabalho árduo do gestor ilheense: 📌 “A cidade demonstra diante de uma pandemia e de uma crise uma arrecadação nunca vista antes e a gente quer retratar que essa cidade está abandonada? Me explique aí! (…) O prefeito tem que resolver tudo em 6 anos, o desgoverno de 50 anos! Mário Alexandre é culpado por coisas que ele não conseguiu fazer porque os outros não fizeram. Mário Alexandre tem que fazer mágica como se estivesse achando dinheiro na areia das praias. Como se não tivesse enfrentado crise do óleo, como se não tivesse enfrentado crise da pandemia, como se não tivesse enfrentado a catástrofe das chuvas. Em todas essas crises, ele foi exemplo e liderou regionalmente”.

Jerbson subiu o tom quando comentou sobre as alianças partidárias que precisam ser feitas, mas que, muitas vezes, não são recíprocas: 📌 “Ficar falando bem, pedindo voto para o PP e tomando pau, eu não vou fazer! Eu vou conversar com o prefeito porque eu não me sinto confortável. O que é isso? O PSD tem que tomar pau de todos os partidos e apoiar os partidos? Política não se faz assim, gente! O jogo da política não é esse! Se vamos caminhar juntos, a gente tem que alinhar porque é ano político e todo mundo tem seus interesses políticos”.

O vereador comentou, inclusive, sobre a necessidade de fortalecer os laços para que o pré-candidato a governador proposto pela base aliada seja eleito: 📌 “O candidato do PT, Jerônimo, não ganha sozinho! Não vira o jogo sozinho! A gente precisa ter essa consciência como a gente precisa, também, ter grupo político. Não adianta querer tomar um lugar dentro de um cenário político sem grupo. Não vai a lugar nenhum! A gente precisa das pessoas, das alianças e do fortalecimento para que possa, efetivamente, melhorar a qualidade de vida da população”.

Um dos assuntos mais comentados em Ilhéus é a novela envolvendo as empresas que operam o transporte público coletivo no município. Desde o início da pandemia da Covid-19, o serviço vem sendo duramente criticado, mas, segundo Jerbson, é um problema que não depende do prefeito: 📌 “A empresa do deputado da família Carletto, que está aí, não coloca os ônibus e a culpa é de Marão. Tem que falar a verdade para o povo, gente! Essas empresas são do grupo Carletto. A gente está brigando aqui na Câmara, inclusive, para eles colocarem 100% da frota e eles não querem colocar. Aproveitando a pandemia para o povo sofrer. Um contrato que não foi Marão que fez e a culpa é de Marão? O grupo econômico que se enriqueceu nessa cidade explora o serviço urbano até hoje, não coloca os ônibus na rua, fica baseado no contrato de pandemia e a culpa é de Marão?”.

Para finalizar, Moraes falou, mais uma vez, sobre o exemplo que se tornou a Princesinha do Sul da Bahia: 📌 “Ilhéus é um exemplo para todas as cidades da Bahia, mas isso não quer dizer que nós não temos problemas. (…) Ilhéus, hoje, é referência na saúde do estado e salva a região toda. Governo Marão que veio cuidar do seu povo, está cuidando e vai cuidar ainda mais!”.

Notícias mais lidas

Outros assuntos