Caixa Econômica informou que o fluxo é intenso por causa do pagamento do Auxílio Brasil

Leia em: < 1 minuto

Há vários dias, quem passa pelo centro de Itabuna se depara com longas filas formadas em frente às agências da Caixa Econômica Federal. Pessoas de várias idades se aglomeram nas filas e alegam que precisam chegar aos bancos antes do amanhecer para garantir uma vaga e receber atendimento.

Questionada, a Caixa Econômica informou que está realizando o pagamento do benefício social do Auxílio Brasil e, por esse motivo, o fluxo tem se intensificado nas últimas semanas. Enquanto isso, a população que, obviamente, precisa, se sujeita à exposição para garantir o dinheiro para pagar as contas do dia a dia.

O Pauta Blog esteve no local, por volta das 13h30min, e as filas permaneciam gigantescas.

DÊ PLAY E ASSISTA O VÍDEO ⤵️

Pastores Gilmar Santos e Arilton de Moura são os principais alvos da investigação

Leia em: < 1 minuto

Nesta 6ª feira (25.março), a Polícia Federal instaurou um inquérito para investigar a atuação de pastores evangélicos na liberação de recursos ligados ao Ministério da Educação (MEC). O inquérito foi instaurado após uma solicitação da Controladoria-Geral da União, que investiga a suspeita de pagamento de propinas aos pastores para obtenção de verbas do MEC.

Segundo a polícia, os prefeitos de algumas cidades têm acusado os pastores de pedirem propina para liberar os valores referentes ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os alvos principais são os pastores Gilmar Santos e Arilton de Moura, ligados à igreja Assembleia de Deus e que estariam direcionando recursos especiais para municípios indicados por eles.

Resgate aconteceu na praia de Busca Vida, em Camaçari

Leia em: < 1 minuto

Na manhã de hoje (25.março), quatro pessoas foram resgatados da praia de Busca Vida, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, por militares que estavam a bordo do helicóptero do Graer (Grupamento Aéreo). Os militares chegaram à praia depois de receber a informação de que o grupo estava se afogando.

Duas turistas de Brasília foram puxadas por uma corrente de retorno e, ao ver a situação, o funcionário de um hotel e um pescador entraram no mar na tentativa de salvá-las. A primeira vítima foi resgatada, mas a dupla não conseguiu salvar a segunda mulher.

Em seguida, um turista de São Paulo utilizou um caiaque para entrar na água com outras duas pessoas e tentar salvar a segunda turista. Foi quando a embarcação virou e o grupo começou a se afogar. Nesse momento, o helicóptero do Graer chegou ao local e socorreu as vítimas que, felizmente, não precisaram de atendimento médico e passam bem.

Ponto viciado de lixo no final de linha do Novo São Caetano // Fotos de Roberto Santos

Leia em: 2 minutos

A Prefeitura de Itabuna fez mais uma vez a manutenção da área verde existente no final de linha do Bairro Novo São Caetano, imediações da estação da Coelba. Mas, o que chamou atenção foi um novo ponto de entulhos e lixo no lado oposto da rua.

“A Prefeitura faz o seu trabalho. Mas as pessoas que fazem o descarte irregular do lixo são as mesmas que depois ligam para a Prefeitura para reclamar”, afirma o presidente da Associação de Moradores do Novo São Caetano, Roberto Menezes. Segundo ele, o lixo depois prejudica eles mesmos porque atrai insetos e animais peçonhentos.

O diretor de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Lázaro Pellegrini, destaca a preservação das vias públicas e lamenta a falta de cidadania e consciência de quem despeja todo tipo de material nestes locais, tais como lixo doméstico, móveis, etc.

Lázaro enfatiza que o trabalho de limpeza pública é realizado diariamente com muito empenho pelas equipes para tentar acabar com pontos de descarte irregular de lixo e entulho. “Havia cerca de 146 pontos viciados em janeiro do ano passado que foram reduzidos a 46 em toda a cidade. Por isso é necessária a colaboração da população”, afirma o diretor.

Presidente da Associação de Moradores do Novo São Caetano, Roberto Menezes

//

Contas eram de responsabilidade do ex-prefeito José Carlos Simões

Leia em: < 1 minuto

Ontem (24.março), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) votaram pela rejeição das contas referentes ao exercício de 2020 da prefeitura de Mucuri, no extremo sul baiano. Segundo o TCM, as contas de responsabilidade do ex-prefeito da cidade, José Carlos Simões, apontam que havia ausência de recursos em caixa para pagamento das despesas com restos a pagar no último ano do mandato do gestor.

Além de contrariar o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, não houve recolhimento de multas impostas pelo TCM em processos anteriores. Foi proposta a aplicação de multa no valor de R$ 10 mil reais ao ex-gestor e formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o político, para que seja apurada ocorrência de crime contra as finanças públicas. Cabe recurso das decisões.

Ferlú esteve com Ednaldo no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Arataca, Ferlú Mansur (PSD), parabenizou o presidente eleito da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, pela conquista alcançada nesta semana. Ednaldo é ex-presidente da Federação Baiana de Futebol e, agora, encara o desafio de comandar a CBF pelos próximos quatro anos.

Ferlú disse que todo o estado está orgulhoso da vitória de Ednaldo e espera que ele faça um bom trabalho à frente da confederação: “A eleição de Ednaldo é motivo de alegria para todos nós. Ele é do Nordeste, é baiano, é do interior e de Vitória da Conquista. Não poderia ser melhor! Espero que seja um exemplo de honestidade e comprometimento com o serviço”.

//

Espaço foi fechado em 2017 por determinação do Ministério Público; obras de revitalização não foram concluídas até hoje

Leia em: 3 minutos

Nesta 6ª feira (25.março), a equipe do Pauta Blog esteve no Centro de Cultura Adonias Filho, no centro de Itabuna, e constatou a triste situação de abandono no local. O cenário é, realmente, desolador e não condiz com a promessa do Governo do Estado de que o espaço passaria por uma revitalização para voltar a ser palco de apresentações artísticas.

Em 2019, a ordem de serviço para obras no equipamento foi assinada pelo governador Rui Costa (PT), mas parece que não saiu do papel. Na placa colocada em frente ao local, é possível ler a informação de que a intervenção seria finalizada em 270 dias e custaria aos cofres públicos o valor de R$ 1.643.336,46.

Nas imagens capturadas pela nossa equipe, o que se vê é um matagal que tomou conta do que deveriam ser o jardim e o estacionamento. No interior das salas, não há indícios de que a obra esteja em andamento porque não há trabalhadores nem materiais de construção. As apresentações, que não acontecem desde o fechamento em 2017, ficaram apenas na memória de quem pode usufruir do espaço durante mais de 30 anos.

Na época do fechamento, que aconteceu por determinação do Ministério Público Estadual, o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil constataram que o equipamento apresentava falhas estruturais e não oferecia segurança para quem frequentava. Além do risco de desabamento de algumas paredes e muros, o local não contava com iluminação de emergência, detector de incêndio e tinha extintores inadequados.

Em sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores de Itabuna na última quarta-feira (23.março), o vereador Israel Cardoso (Agir) relembrou o assunto e criticou a morosidade do governo estadual em relação à obra: “Não é uma obra, mas um descaso tamanho G por parte do governador Rui Costa com a cultura de Itabuna. Eu venho aqui, após 916 dias dessa ordem de serviço, pedir ao Excelentíssimo governador Rui Costa que tenha um olhar especial com a cultura do nosso município”.

ATUALIZAÇÃO ÀS 15H44MIN DE SEXTA (25.MARÇO) ⤵️

O Pauta Blog deixa o espaço aberto para que o Governo do Estado e/ou a empresa responsável pela obra se manifestem sobre o assunto.

58% dos leitores são contra a antecipação enquanto 42% são a favor

Leia em: < 1 minuto

O Pauta Blog utilizou a rede social Instagram para saber a opinião dos leitores sobre a antecipação da eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Itabuna. O resultado foi que 58% do público que participou disse ser contra a antecipação enquanto 42% disse ser a favor da medida.

Já faz algum tempo que os vereadores vêm estudando a possibilidade de antecipar a eleição, mas, até o momento, a sociedade itabunense não conseguiu entender o porquê da decisão. O que se comenta, nos bastidores, é que o presidente da Casa, vereador Erasmo Ávila (PSD), tem medo de que a eleição da mesa aconteça após as eleições gerais de outubro e, por esse motivo, perca força e não consiga ser reeleito para o cargo.

Alguns políticos da cidade, consultados pelo Pauta Blog, informaram que a antecipação é legal, mas pode caracterizar uma motivação que não está clara até agora.

O Pauta Blog tentou entrevistar o vereador Erasmo por três vezes, justamente para que ele explique à sociedade o motivo da “agonia”, no entanto, até o momento, nós não conseguimos. Continuamos à disposição para que o povo entenda o que está acontecendo nos bastidores da Casa Legislativa!

Leia em: < 1 minuto

O Ministro da Cidadania, João Roma (ex-Republicanos), resolveu se filiar ao Partido Liberal. O anúncio veio pela rede social. Roma tentou de todas maneiras permanecer no Republicanos, mas o prazo ficou curto para reverter o quadro, onde o partido já havia declarado apoio ao ex-prefeito de Salvador ACM Neto na pré-candidatura ao governo da Bahia.

Se o script não mudar, João Roma será candidato ao governo da Bahia, e com isso, dará palanque ao presidente da República, Jair Bolsonaro, também do PL.

//

Acompanhando o prefeito participaram da reunião os secretários do Planejamento, Sônia Fontes; de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr; da Fazenda e Orçamento, Davi Dultra e, pelo Estado, o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcante, o presidente da Conder, José Trindade e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Leia em: < 1 minuto

Os projetos de reforma e ampliação do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, da nova Feira do São Caetano e a duplicação do trecho da BR-415 localizado no município foram entregues ao governador Rui Costa pelo prefeito Augusto Castro, em reunião nesta 5ª feira (24.março), em Salvador. Além de imediatamente encaminhar os projetos para avaliação das áreas técnicas do Estado, o governador confirmou que está ultimando os estudos para autorizar o início da construção das 1.100 casas destinadas às famílias desabrigadas pela enchente do Rio Cachoeira em dezembro passado.

“São projetos fundamentais, que vão impactar de forma significativa na infraestrutura de atendimento a nossa população”, avaliou o prefeito, acrescentando que no encontro o governador também informou que está sendo finalizada a liberação de recursos para a pavimentação das vias danificadas pela enchente, num total de R$ 10 milhões em asfalto.

Augusto Castro destacou a atenção do governador em levar para a reunião dirigentes e técnicos das áreas relacionadas com os projetos, demonstrando o seu interesse em atender com a maior brevidade possível, as reivindicações apresentadas.

Notícias mais lidas

Outros assuntos