"Se você chegar e me falar quem foi que chegou até você, eu posso proceder e falar o porquê", declara Nem Bahia quando questionado pelo Pauta sobre retirada de assinatura

Leia em: 2 minutos

Algo curioso, mas não surpreendente, aconteceu nos bastidores da apuração de notícias do Pauta Blog. Quarta (3.maio), nós noticiamos que dois vereadores de Itabuna – Nem Bahia (PP) e Cosme Resolve (PMN) – retiraram as assinaturas da proposta de emenda que pretende beneficiar os músicos da cidade e entramos em contato com as partes envolvidas para entender o que havia motivado as desistências. No primeiro momento, nossas ligações não foram atendidas, mas, horas depois, Nem Bahia retornou a chamada. Clique aqui e entenda!

O vereador sentiu-se à vontade para dizer que apenas explicaria o motivo da retirada da assinatura se o Pauta divulgasse quem repassou a informação. “Se você chegar e me falar quem foi que chegou até você, eu posso proceder e falar o porquê. (…) Eu tô dizendo que, se você me falar, eu posso chegar e conversar de boa”, retrucou o edil ao ser indagado sobre a notícia.

A quem interessar possa, mais ainda ao vereador desinformado, um bom jornalista não revela a fonte a menos que ela autorize a divulgação. Esse direito, inclusive, está expressamente assegurado pela Constituição Brasileira que diz que está “resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”.

Depois de tentar barganhar, Nem Bahia limitou-se a declarar: “Assumo que retirei [a assinatura]”. Questionado se gostaria de explicar o motivo, ele foi bastante enfático: “Não, não, não, não, não!”.

Caso o vereador mude de ideia e queira justificar a mudança de opinião em relação à proposta de emenda que pretende destinar 50% da verba dos eventos realizados em Itabuna para a contratação de artistas locais, o espaço do Pauta Blog está aberto para mais esclarecimentos.

DÊ PLAY E ESCUTE O ÁUDIO ⤵️

Leia em: 2 minutos

A prefeita de Ibicaraí Monalisa Tavares assinou, 4ª feira (4.maio), escritura pública de compra e venda de um terreno de 2,5 hectares, onde será construído um conjunto habitacional com 150 casas populares para os moradores que foram atingidos pela maior enchente dos últimos 50 anos em Ibicaraí, deixando centenas de desabrigados.

O terreno adquirido pela prefeitura fica na Fazenda Paraíso, no fundo da Cerâmica Ibicaraí, de Temer Habib, no bairro do Paletó, e faz parte do espólio de Lícia Margarida Weyll, representado pelo procurador legal e inventariante Augusto da Silva Weyll (Guga).

O custo do terreno foi de R$ 210.000,00 (duzentos e dez mil reais), onde o município deu uma entrada de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais) e parcelou o restante R$ 90.000,00 (noventa mil reais) em três parcelas de R$ 30.000,00 (trinta mil reais).

De acordo com a Procuradora do Município de Ibicaraí, Kayse Matheus, o processo de compra e aquisição do terreno seguiu todos os trâmites legais, passando pelo crivo do Poder Legislativo Municipal.

“A compra desse terreno foi mais um passo importante no processo de construção dessas 150 moradias. O Governo do Estado nos ofertou as casas, mas a contrapartida do município foi de comprar o terreno e tocar a obra. Conseguimos resolver também uma solicitação dos moradores do bairro do Paletó, que pediram a preservação do terreno do campo, que segundo eles é um espaço de esporte e lazer. Estou muito feliz pois estamos cumprindo o que prometemos e estamos reconstruindo o que as águas de dezembro destruíram. Quem perdeu sua casa em breve ganhará uma nova”, disse a prefeita Monalisa Tavares.

Na oportunidade estavam presentes a prefeita Monalisa Tavares, Augusto da Silva Weyll (Guga), os secretários Odemir Céo (Finanças), Adriana Assis (Administração), Yanca Soares (Infraestrutura), Kayse Matheus (Procuradora) e o escrevente do Cartório Brayan.

Dupla de colombianos foi presa em flagrante no Bairro Colina Verde

Leia em: < 1 minuto

Em uma operação deflagrada pela Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano, foi possível apreender R$ 4.875,00, além de cartelas de jogos de azar, equipamentos para sorteio, computador, megafones, recibos de contribuição e drogas. Na operação, dois suspeitos de 29 e 41 anos de idade foram presos.

De acordo com informações cedidas pela polícia, o flagrante aconteceu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no Bairro Colina Verde. Quando os policiais chegaram ao local, se depararam com a dupla, que é natural da Colômbia, e foi autuada por ocultação ou dissimulação de bens e valores, loteria não autorizada e consumo pessoal de drogas.

O material apreendido seguiu para a perícia no Departamento de Polícia Técnica e os colombianos permanecem à disposição da Justiça.

Leia em: < 1 minuto

Em sessão realizada ontem (3.maio), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) emitiram um parecer rejeitando as contas das prefeituras de Ibipitanga e Guaratinga relativas ao exercício do ano de 2020. As contas são de responsabilidade de Edilson Santos Souza e Christine Pinto Rosa, respectivamente.

No caso de Ibipitanga, de acordo com o TCM, as contas foram reprovadas porque não houve comprovação do recolhimento de multa imputada ao gestor em processo anterior e, em Guaratinga, não existia recursos em caixa para pagamento das despesas com restos a pagar no último ano da gestão.

Além de ter as contas rejeitadas, Ibipitanga vai precisar pagar R$ 1,5 mil em multa. Já no caso de Guaratinga, no extremo sul baiano, os conselheiros determinaram a formulação de representação ao Ministério Público Estadual (MPE) para que seja apurada a ocorrência de crime contra as finanças públicas e aplicação de multa no valor de R$ 4 mil reais. Em ambos os casos, ainda cabe recurso das decisões.

Em junho, um evento para conceder honrarias aos policiais que ajudaram no combate à pandemia vai acontecer em Itabuna

Leia em: 2 minutos

O sétimo encontro de veteranos da Policia Militar do Sul e Extremo Sul da Bahia aconteceu no último fim de semana em Buerarema. Na reunião, ficou definida a ativação do núcleo feminino, além da realização de ações estratégicas de levantamento de fundos em benefício de outros praças.

O comandante Souza Neto, além do Capitão Tadeu e o empresário Renilson do Guincho, anfitrião do evento, participaram do encontro. Também marcaram presença o pré-candidato a deputado federal, Dr Isaac Nery (Repubalicanos), o enfermeiro José Messias, e o subtenente Saul Rios.

O momento foi recheado de boas lembranças por parte dos policiais da reserva e da ativa. O comandante Souza Neto, inclusive, palestrou e enalteceu a corporação da Polícia Militar da Bahia que tem feito história ao longo dos anos. Na palestra, o comandante lembrou que tempos ainda mais difíceis estão por vir, mas a união de todos pode amenizar a situação.

Para o mês de junho, a coordenação programou um evento para conceder honrarias aos policiais que se dedicaram às ações de combate à pandemia da Covid-19. A homenagem vai acontecer na sede do 15º Batalhão da Polícia Militar, em Itabuna.

Leia em: < 1 minuto

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itabuna desta 4ª feira (4.maio) vai ser presidida pelo vereador Sivaldo Reis (PL).

O Pauta Blog tentou manter contato com o presidente da Casa, vereador Erasmo Ávila (PSD), para entender o porquê da mudança, mas nossa ligação não foi atendida.

//

Leia em: 2 minutos

Entre as inúmeras dúvidas das pessoas a respeito da nova reforma, talvez essa seja a mais intrigante.

A Coligação é um “flerte”, um namorinho ou uma paquera na “balada”. Já a Federação é um casamento, um compromisso mais formal que deve durar mais tempo.

A primeira é a reunião de partidos utilizada para o momento da conquista de votos, entretanto, no dia da eleição, a união acaba e, no dia seguinte, há liberação para estar em lados opostos da política. No caso da segunda, é uma união mais programática que precisa de estatuto único e deve durar, no mínimo, 4 anos.

É importante destacar, também, que a Federação de partidos se equipara aos partidos políticos em direitos e deveres e possui regras sobre fidelidade partidária. Além disso, podem ser impostas sanções parlamentares para quem não cumprir orientação de votação.

Se algum partido integrante da Federação, por exemplo, deixar o grupo antes do prazo mínimo de 4 anos, vai ficar limitado quanto à utilização dos recursos partidários durante o período restante do mandato.

Fica a esperança de que tenhamos escolhas melhores com essas inovações legislativas. 


Dr. Wagner Ayres é economista e advogado com especialização em Direito Público e Administração Pública.

*A análise do colunista não reflete, necessariamente, a opinião de Pauta.blog.br

Caso segue para votação em plenário do STF

Leia em: < 1 minuto

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Kassio Nunes Marques, recusou a liminar apresentada pelo partido União Brasil para anular a eleição que reelegeu o vereador Geraldo Júnior (MDB) como presidente da Câmara de Vereadores de Salvador. No voto, o ministro submete a decisão ao plenário do STF.

Na ação apresentada pela legenda, é dito que o também pré-candidato a vice governador da Bahia foi beneficiado pela alteração da Lei Orgânica que viola o princípio republicano e o pluralismo político. O ministro entendeu que Geraldo vai tomar posse no próximo ano e, por isso, não há “extrema urgência” ou “risco de lesão grave” Com informações do site Política Livre.

"Esse tipo de discurso confirma que essa turma está desesperada porque eles não têm o que falar de mim", declara o pré-candidato a governador da Bahia

Leia em: 2 minutos

Nesta 3ª feira (3.maio), o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato a governador da Bahia, ACM Neto (União Brasil), concedeu coletiva de imprensa ao lado do vice-governador João Leão (PP) e do deputado federal Cacá Leão (PP). Na ocasião, Neto oficializou a retirada da pré-candidatura do vice-governador ao Senado e a substituição dele por Cacá, além de comentar as provocações dos adversários.

O pré-candidato a governador foi questionado sobre as críticas feitas pelos adversários sobre a pré-candidatura dele e sobre a postura adotada durante a pré-campanha. Com tranquilidade, Neto respondeu que a oposição está ‘perdida’, mas que ele não perde tempo porque a prioridade é pensar na Bahia: “Quando eu vejo na imprensa, é tanta doidice e mostra que essa turma tá perdida! Não vou atacar ninguém! Estou fazendo minha pré-campanha só construindo coisas boas, mas essa turma tá perdida! Um dá uma entrevista pela manhã dizendo que ACM Neto está a serviço do PT. O outro dá uma entrevista à noite dizendo que ACM Neto tem que se assumir Bolsonaro. Pelo amor de Deus, se definam! Estou dizendo isso porque acho que somente quem tem clareza do debate que está fazendo, nesse momento, sou eu! Estou debatendo a Bahia, estou cuidando dos problemas da Bahia e tô olhando o futuro do nosso estado. Eu não perco um milímetro do meu tempo com nada que não seja a Bahia!”.

Neto comentou, também, sobre os índices negativos do estado ao longo dos últimos anos em diversos segmentos e salientou que isso, sim, é importante e merece ser debatido: “Eu não estou acusando ninguém de nada, eu nem estou falando porque podia estar falando que fulano foi isso ou fez aquilo, que beltrano foi isso ou fez aquilo, eu não tô falando de nada. O meu tempo, em vez de eu ficar falando essas bobagens, eu dedico o meu tempo para mostrar que a Bahia tem, infelizmente, a pior educação pública do Brasil, que a Bahia é o estado mais violento desse país, que muita gente morre esperando na fila da regulação, que perdemos importância econômica no Brasil e no Nordeste e esses empregos estão indo embora. Isso é o que importa ao povo! Eu não preciso provar nada para ninguém! (…) Esse tipo de discurso confirma que essa turma está desesperada porque eles não têm o que falar de mim”.

Dupla havia assinado proposta de emenda de autoria do vereador Pancadinha, mas foi pressionada a retirar os nomes

Leia em: 2 minutos

Na semana passada, os vereadores Cosme Resolve (PMN) e Nem Bahia (PP) assinaram a proposta de emenda de autoria do vereador Fabrício Pancadinha (Solidariedade) e que quer destinar 50% da verba dos eventos realizados em Itabuna para a contratação de artistas locais. Depois de muita pressão de algumas “forças ocultas”, a dupla voltou atrás e decidiu, misteriosamente, retirar as assinaturas do documento.

Uma fonte confidenciou ao Pauta Blog que os dois estão com medo do que poderia ser publicado nas próximas edições do Diário Oficial do Município caso mantivessem o apoio ao projeto do colega. Será que tinha tábua de graxa pelo meio e a simples retirada das assinaturas abafou o caso? É um verdadeiro “fazer de conta” que pensa no povo quando, na verdade, é “farinha pouco e meu pirão primeiro”.

Um vereador relatou ao Pauta que também foi assediado para retirar o nome da proposta de emenda, mas bancou a decisão. Ainda por cima, classificou como 👉COVARDES os edis que não sustentaram a escolha. Cá pra nós, fica difícil defender quem decide olhar para os próprios interesses em vez de pensar nas pessoas que os ajudaram a estar na Casa Legislativa. Só lembrando que 2024 é logo ali!

Nós tentamos manter contato telefônico com os vereadores Cosme e Nem, mas, até o fechamento dessa edição, nossas ligações não foram atendidas. O espaço está aberto para esclarecimentos. 

Atualização às 18h41min de 3 de maio de 2022: o vereador Nem Bahia (PP) retornou a ligação para o Pauta Blog e afirmou que retirou a assinatura, porém não quis se manifestar o porquê mudou de ideia em menos de 15 dias.

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

ESPECIAL❗ Na Câmara de Vereadores, secretários municipais de Itabuna apresentam proposta de empréstimo de até 30 milhões de dólares

Notícias mais lidas

Outros assuntos