//

Olga voltou a apresentar o jornal Bahia Meio Dia da Tv Santa Cruz nesta segunda-feira

Leia em: < 1 minuto

A apresentadora do jornal Bahia Meio Dia, da Tv Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia, Olga Amaral, utilizou as redes sociais nesta 2ª feira (2.maio) para comentar o acidente ocorrido no mês passado na BR-415, trecho entre Itabuna e Ilhéus. Na ocasião, a jornalista conduzia um veículo quando, infelizmente, atropelou um pedestre que, logo depois, foi a óbito.

Essa é a primeira vez que Olga se pronuncia publicamente sobre o ocorrido já que, desde o acidente, ela estava afastada do trabalho e do telejornal. Nos stories publicados no Instagram, ela agradeceu as mensagens recebidas e disse que precisou de um tempo para se recompor: “Recebi muitas mensagens, li muitas e não pude responder todas, mas todas com muita solidariedade e muito amor e emanando boas energias. Muita gente estava perguntando e hoje estou de volta ao Bahia Meio Dia. É um momento muito delicado, mas, com muita fé em Deus, a gente vai seguindo em frente”.

Equipe jurídica do deputado foi acionada para resolver o caso

Leia em: < 1 minuto

O deputado federal e presidente estadual do Republicanos, Márcio Marinho, utilizou as redes sociais para alertar a população sobre a utilização indevida do telefone do gabinete dele. Segundo o parlamentar, alguém estaria se passando pela equipe para enviar mensagens e fazer pedidos, mas a equipe jurídica já foi acionada para resolver o problema.

O alerta feito serve para que as pessoas não respondam nem enviem dados pessoais para o golpista. “Se alguém responder nesse número, não sou eu e nem minha equipe!”, diz a mensagem postada pelo deputado no Instagram.

População vive em situação caótica há mais de 3 anos

Leia em: < 1 minuto

Já faz mais de 3 anos que os moradores do distrito Bonfim de Feira, em Feira de Santana, precisam suportar um esgoto a céu aberto e que representa uma verdadeira ameaça à saúde da população. O vereador Luiz da Feira (PROS) apresentou a situação à Câmara de Vereadores do município e chamou a atenção dos colegas sobre o descaso do poder público.

Para quem não tem como morar em outro lugar, está cada dia mais difícil suportar o mau cheiro e a presença de insetos atraídos pela sujeira do local. Os moradores gritam por socorro e por providências, mas o prefeito Colbert Martins (MDB) ainda não atendeu aos pedidos.

O nítido abandono do distrito faz com que a população questione se o voto deles vale menos que os outros. Acho que não, né?

//

Professor Paulo Roberto Rezende (-à direita.) com dirigentes da Fecomércio

Leia em: < 1 minuto

Avançam os entendimentos entre a Prefeitura de Itabuna e a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) da Bahia visando a implantação de unidade do Sesc/Senac no município. Pelo projeto, a cidade pode ganhar um centro esportivo com mini-ginásio, academia de musculação e dança, salas para a prática de capoeira e até gabinete odontológico para atender os comerciários e a população.

O professor de Educação Física Paulo Roberto Rezende, o Paulão, se reuniu com o presidente da Fecomércio, Carlos de Souza Andrade, que também é presidente do Conselho Regional do Sesc/BA, o diretor regional José Carlos Bulhosa Baqueiro e o conselheiro Jehorvan Melo quando o tema foi debatido. Ficou definido que um representante da instituição virá a Itabuna nos próximos dias para audiência com o prefeito Augusto Castro (PSD).

A visita servirá para que sejam definidas áreas onde o centro esportivo seja construído para que a oferta de atividades e programas esportivos para crianças, adolescentes, jovens e adultos seja ampliada.

Leia em: 2 minutos

O Núcleo Cuidar, que acolhe crianças e adultos com síndromes neurológicas em Itabuna, aguarda a chegada de um fisioterapeuta, para auxiliar o dia-a-dia dos pacientes. Uma indicação foi encaminhada pelo vereador Israel Cardoso (Agir) à Secretaria Municipal de Saúde, após serem captadas as demandas daquela entidade.

“Mais do que celebrar os 17 anos dessa instituição, buscamos entender as dificuldades e, enquanto parlamentar, levar a conhecimento dos colegas, pra a gente buscar a solução, junto à Prefeitura. Também foi importante a participação da secretária de Educação, Janaína Araújo, e da representante da Secretaria de Promoção Social, Suse Mayre Moreira, que também é do Conselho de Assistência Social”, recordou.

EMENDA PARLAMENTAR
Funcionando na Travessa Juarez Távora, no bairro São Caetano, o “Cuidar” atende a 224 famílias, cujos pacientes são crianças, adultos e idosos. O vereador lembrou, ainda, o fato de já ter viabilizado – junto ao deputado federal Raimundo Costa – uma emenda de R$ 170 mil para suprir algumas necessidades da entidade.

“Sendo R$ 70 mil para um veículo, que já está sendo licitado pela Secretaria de Promoção Social, e R$ 100 para equipamentos, através da Secretaria de Saúde. O núcleo está passando por uma (re)construção, é possível que ainda esse semestre recebam os equipamentos. Eles tiveram prejuízo de material por conta da enchente”, detalhou.

Citando os pares presentes à referida sessão, o edil reiterou que cada um seguirá honrando o título de “Amigo do Núcleo Cuidar”. “Contamos com a presença da vereadora Wilma [PCdoB], vereadores Gilson [PL], Kaiá [Avante], Marcelo [Cidadania], Manoel Porfírio [PT]…”, enumerou.

Para Fernando Gomes, "o que falta em Azevedo é determinação, mas ele tem outras qualidades"

Leia em: 2 minutos

Mesmo afirmando que não tem mágoas de Capitão Azevedo (PDT), Fernando Gomes (Agir) disse que o ex-aliado político é alguém “sem determinação”. Em outras palavras, Fernando declarou que o Capitão não tem vontade própria e costuma ser levado pela situação porque aceita ordens até ocupando um cargo importante como o de prefeito.

Um grande exemplo disso é que, recentemente, Azevedo se filiou ao PDT para, provavelmente, ser candidato a algum cargo nas eleições de outubro. Logo depois, ele mesmo não sustentou a decisão e chegou a dizer que ainda estava analisando as propostas de outros partidos sendo que já havia assinado a ficha de filiação. A declaração, é claro, pegou mal!

Seguindo a linha de raciocínio de Fernando, não é difícil concordar que o Capitão acata sugestões de terceiros já que o ex-presidente do PL na Bahia, José Carlos Araújo, afirmou que foi o responsável, juntamente com o pré-candidato a governador, ACM Neto (União Brasil), por convencê-lo a se tornar um pedetista. Quando negou que havia se filiado, ficou claro que estava contrariado com o rumo da prosa.

Mais uma vez, o militar parece ter aceitado o que impuseram a ele, mas, como tomou um “chá de sumiço” e o Pauta Blog não consegue manter contato telefônico, não há como tirar essa dúvida. O espaço continua aberto, Capitão!

LEIA TAMBÉM NO PAUTA BLOG ⤵️

Ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes declara sobre eleições de outubro: “Eu sou amigo de Rui Costa! Não sou amigo do PT, eu não sou petista. Hoje, eu não tenho candidato a nada!”; Ouça algumas partes❗

ACM Neto foi quem convidou Valderico a concorrer às eleições deste ano

Leia em: 2 minutos

Na noite de ontem (28.abril), cerca de 500 pessoas se reuniram na Associação Desportiva 19 de março, em Ilhéus, para acompanhar o lançamento oficial da pré-candidatura do empresário Valderico Junior a deputado federal pelo União Brasil. O pré-candidato a governador pelo partido, ACM Neto, esteve no evento e foi o responsável por incentivar Valderico a participar das eleições deste ano.

Além de Neto, marcaram presença o atual vice-governador e pré-candidato ao Senado Federal, João Leão (PP), o ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), o deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos), o deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) e o ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União Brasil).

No palco, ACM elogiou a postura de Valderico e disse que o objetivo é reescrever a história da Bahia. Neto salientou, inclusive, que o grande diferencial do futuro governo vai ser o povo: “Vou governar a Bahia ao lado do povo porque o povo da Bahia é o nosso grande padrinho. O povo da Bahia é o nosso grande protetor. O povo da Bahia é o nosso grande aliado e é para vocês que eu me comprometo em lutar para oferecer o melhor governo de todo o Brasil”.

Leia em: < 1 minuto

O pré-candidato a governador da Bahia, ex-ministro e deputado federal João Roma (PL), se reuniu com empresários baianos em almoço de adesão no restaurante Ferreiro, no Salvador Shopping, nesta 6ª feira (29.abril).

O ambiente desfavorável aos negócios no estado e na capital pautou o encontro com a presença de centenas de empreendedores.

Ao lado da pré-candidata a deputada federal Roberta Roma (PL), o ex-ministro da Cidadania reiterou o seu compromisso de colocar a Bahia de mãos dadas com o Brasil.

“A exemplo do que vem fazendo o presidente Bolsonaro no Brasil, vamos desonerar o setor produtivo na Bahia”, afirmou Roma.

Recuperar o protagonismo do estado baiano no cenário nacional é o objetivo do pré-candidato bolsonarista.

“Vamos promover o desenvolvimento social e econômico de mãos dadas com o setor produtivo e o povo da Bahia”, asseverou João Roma, que também estava acompanhado dos pré-candidatos a deputados estaduais Vítor Azevedo e Rosalvinho.

Durante os dias de operação, polícia acabou com 173 mil pés de maconha

Leia em: < 1 minuto

Entre os dias 5 e 14 deste mês, policiais federais da Bahia e de Pernambuco deflagraram a Operação Phaseoli II com o objetivo de identificar e erradicar plantios de maconha no sertão dos dois estados. Além da PF, militares da Bahia e do Distrito Federal, além de integrantes do Corpo de Bombeiros participaram da operação.

Durante os dias, as forças de segurança intensificaram as fiscalizações terrestres e aéreas e, nesta fase, foi possível acabar com cerca de 173 mil pés de maconha. De acordo com a polícia, os plantios foram localizados em Santo Sé/BA, Abaré/BA, Jaguarari/BA, Dormentes/PE e Juazeiro/BA.

Com a destruição das plantações, a polícia evitou a produção de 57 toneladas da droga, gerando um prejuízo de, aproximadamente, R$ 60 milhões de reais para o crime organizado.

Projeto do reservatório de 5 milhões de litros que será erguido no bairro Novo Jaçanã

Leia em: 2 minutos

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), autorizou o presidente da Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento), Raymundo Mendes Filho, a iniciar o processo de licitação para a execução de obras e serviços de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água Potável de Itabuna. O Edital de Licitação nº 019/2022, foi publicado ontem (28.abril). As obras, prioridade da atual Administração municipal, estão orçadas em R$ 26 milhões.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), autorizou o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Raymundo Mendes Filho, a iniciar o processo de licitação para a execução de obras e serviços de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água Potável de Itabuna. O Edital de Licitação nº 019/2022, foi publicado ontem, dia 28. As obras, prioridade da atual Administração municipal, estão orçadas em R$ 26 milhões.

Segundo o prefeito Augusto Castro, a falta de investimentos na Emasa é a principal causa para o fornecimento irregular de água. “Estamos realizando uma obra que vai resolver o problema do abastecimento de água de Itabuna em 90%. Esse é o maior investimento realizado nos últimos 40 anos pela empresa. Com essa obra, a dona de casa vai abrir sua torneira a qualquer hora e terá a água jorrando”, garante.

De acordo com presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, o novo sistema de abastecimento vai potencializar a atração de novas empresas para a cidade, principalmente com chegada do Porto Sul e da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste).

“A ampliação do sistema de abastecimento de água, além de resolver um problema crônico que afeta a população da cidade, será uma das marcas da administração do prefeito Augusto Castro. Com essa obra, Itabuna estará pronta para atrair novos investimentos e gerar muitos empregos”, diz entusiasmado o presidente da Emasa.

O deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) já destinou emenda no valor de R$ 4 milhões para que a obra seja imediatamente iniciada e assumiu o compromisso de lutar por mais recursos em Brasília.

Segundo a previsão, até 2041, mais de 143 mil habitantes de Itabuna serão atendidos com o novo sistema.

NOVO SISTEMA DE ABASTECIMENTO
O novo sistema de abastecimento de água de Itabuna consiste na ampliação da estação elevatória de água tratada, na Eta (Estação de Tratamento de Água), com o acréscimo de duas motobombas. Além disso, haverá a implantação de 6.049 metros de rede adutora.

Na rodovia BR-101 e na Avenida José Soares Pinheiro em direção à zona sul será aplicado a tecnologia não destrutiva, garantindo que o pavimento, por onde a rede vai passar, não sofrerá danos.

Além disso, serão construídos dois reservatórios. Um, no bairro Novo Lomanto, com capacidade para armazenar 3 milhões de litros de água. Outro, no bairro Novo Jaçanã, que vai acumular 5 milhões de litros de água.

Notícias mais lidas

Outros assuntos