Leia em: 2 minutos

Um grupo de mães do movimento “Volta às aulas Itabuna” foi recebido segunda-feira (10), no Plenário da Câmara de Itabuna, para apresentar um protocolo defendendo o retorno das aulas no formato híbrido. Elas levaram o documento atendendo a pedido do presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD), que planeja audiência para tratar do assunto junto com representantes do Executivo, do Ministério Público, além de técnicos nas áreas de saúde, educação e da sociedade organizada.

CAUSA COLETIVA
O formato híbrido para o retorno, como o nome sugere, prevê que metade de cada turma assista às aulas de forma presencial e o restante de maneira remota. Nos dias seguintes, alterna. Ou seja, todos teriam a oportunidade de desfrutar da sociabilidade com colegas e professores – algo viabilizado pelo convívio escolar e que tanta falta tem feito na rotina dos estudantes. Afinal, são mais de 400 dias sem aulas.

O pleito foi apresentado pela advogada Indira Riella; médica Carolina Barreto; fisioterapeuta infantil e psicanalista Natália Freire; neuropsicóloga Daniela Moreira; dentista Daniele Rocha e a funcionária pública Débora dos Santos. Com a exigência de que sejam adotadas medidas sanitárias nas unidades escolares, elas relataram sobre queixas de famílias que não têm estrutura para garantir o acesso dos filhos às aulas virtuais ou até a exposição deles à violência estando fora da sala de aula.

“Viemos explicar detalhadamente o propósito desse movimento, para que nossa representação, que é a Câmara, entenda o que nossas crianças estão passando. Nosso objetivo é demonstrar que o ambiente escolar é seguro; a mesma ciência que defende a vacina defende que o ambiente escolar é seguro e o retorno das aulas pode acontecer de maneira imediata sim!”, justificou Indira Riella.

Vice-presidente da Associação Somos Um, Daniele Rocha mostrou a roforma voluntária que a entidade garantiu na Escola Municipal Leonor Santos Pacheco, na Rua de Palha. E reiterou, sobre o protocolo que consideram semelhante ao adotado para abertura de academias, bares, restaurantes e igrejas: “Termômetro, álcool em gel, máscaras, salas divididas … os protocolos são simples e dá para serem seguidos”, afirmou.

Graças aos reparos assegurados, o local está pronto para a volta às aulas. Em relatos emocionados mostrados em vídeo, inclusive, mães daquela região fizeram questão de clamar para ver seus meninos na escola novamente.

Marcone Amaral (PSD), Rosemberg Pinto (PT) e Josias Gomes

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD), conseguiu uma verba no valor de 1 milhão para reformar o Centro de Abastecimento do município.

A verba virá através de uma emenda parlamentar do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) e foi assinado o convênio na Desenvolvimento Rural (SDR) sob o comando do secretário Josias Gomes.

A obra será executada pelo Consórcio Litoral Sul.

Além disso, a CIB incluiu agentes do sistema sócio-educativo, bem como pessoas com doenças crônicas e deficiência permanente a partir de 18 anos

Leia em: < 1 minuto

A Bahia recebereu nova remessa de vacinas contra Covid-19 produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com a empresa alemã BioNTech. A carga com 69.030 doses chegou em Salvador por volta das 0h45 desta terça-feira (11.maio).

Com mais este envio, a Bahia soma 95.940 imunizantes da Pfizer/BioNTech. Além dessas, o estado já recebeu 2.794.200 doses da Coronavac e 216.3950 Oxford/AstraZeneca, totalizando 5.054.090.

Será publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (12.maio) a ampliação dos grupos prioritários, o que incluirá a vacinação de lactantes, sem doenças crônicas, até o sexto mês de amamentação e trabalhadores de transporte aquaviário (lancha e transporte de passageiros).

A festa foi finalizada e o responsável pelo evento, acompanhado de um policial militar que também participava da festa, foi encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Conquista

Leia em: < 1 minuto

Cerca de 1.000 pessoas que se aglomeravam, em uma festa clandestina, na localidade de Pedra Branca, zona rural de Vitória da Conquista, foram flagradas por equipes da 92ª Companhia Independente da Polícia Militar, no fim de semana.

Por volta de 1h da manhã, as equipes foram acionadas através de denúncias anônimas sobre um evento ilegal, com som alto, em um Haras, e deram início a averiguação.

“Prontamente acionei os policiais de nossa inteligência que, descaracterizados, foram acompanhar de perto a movimentação da festa. Após confirmação, fomos até o local”, contou o comandante da unidade, tenente-coronel Eduardo Viana Moreira Júnior.

No local, equipes da Ronda Rural daquela unidade e das Rondas Especiais (Rondesp) Sudoeste identificaram o dono do evento e solicitaram que o público presente, sem máscara e desrespeitando o decreto estadual para evitar a disseminação do novo coronavirus, se retirasse.

“Fico impressionado como essas festas ainda acontecem em meio a pandemia. Estamos preparados para encerrar qualquer tipo de evento que coloque em risco a vida”, concluiu o oficial.

residente da Câmara de Ilhéus, vereador Jerbson Moraes (PSD)

Leia em: 2 minutos

O presidente da Câmara de Ilhéus, vereador Jerbson Moraes (PSD) anunciou em uma emissora de rádio que, ainda esta semana, vai se reunir com assessores e técnicos da instituição para formatar modelo e criar o roteiro para dar início ao Programa “Câmara Itinerante”. Autor do Projeto de Resolução já aprovado em plenário, Jerbson assegura que a Câmara Itinerante é instrumento voltado para a interiorização do Poder Legislativo, de suas atividades e interação com a comunidade. 📌“Vamos visitar bairros, distritos e levar o legislativo para despachar perto do povo”, assegura.

O Programa será desenvolvido durante o ano, podendo ser realizado no período das Sessões Ordinárias, constituindo reunião Legislativa de Trabalho informal em diversas localidades do município.

O Programa “Câmara Itinerante” tem como objetivos popularizar os trabalhos legislativos, propiciando o contato direto do vereador com a população de cada região urbana e rural. 📌“Também buscamos promover a integração entre o Poder Legislativo e a comunidade, abrindo a perspectiva de trabalharmos juntos a partir da discussão comum dos problemas comunitários”, afirma. A iniciativa também pretende propiciar ao vereador conhecer de perto o comportamento de cada comunidade, suas reações, opiniões e anseios, atuando como interlocutor no estudo de seus problemas e encaminhando suas propostas aos setores competentes da Administração.

A participação popular é outro ponto de destaque do projeto. 📌“Em todas as reuniões de trabalho serão convidadas a participar lideranças comunitárias, assim como os agentes públicos, renomados profissionais liberals, empresários, autoridades classistas, eclesiásticas, da segurança, judiciarias, enfim, todos cidadãos identificados como agentes ativos que residam naquela localidade”, exemplificou o presidente da Câmara.

O projeto, segundo Jerbson Morais, pretende romper barreiras entre o parlamentar e a sociedade, já que, segundo sua análise, o cidadão desconhece, na maioria das vezes, a realidade dos trabalhos desenvolvidos no plenário do Poder Legislativo. 📌 “Partindo dessa premissa, haverá uma conscientização da comunidade da importância de sua participação política, além de apresentar a Câmara como uma instituição mais transparente para o cidadão”, assegura Morais.

//

Iniciativa trará grandes especialistas para apresentar tendências e oportunidades para os pequenos negócios

Leia em: < 1 minuto

Começou ontem, segunda-feira (10.maio), a Semana do MEI, uma semana inteira com oficinas práticas e palestras com especialistas para microempreendedores individuais (MEI) e para quem deseja abrir o próprio negócio. Entre 10 e 14 de maio, o Sebrae oferece uma programação totalmente online e gratuita para todo o país, com a participação de 45 palestrantes. Ainda dá tempo, os interessados podem garantir sua inscrição pelo endereço www.semanadomei.com.br.

O tema da edição deste ano é “Uma nova visão para o futuro do seu negócio”, inspirado no bordão do empreendedor, influenciador digital e escritor, Rick Chester, que ficou conhecido nas redes sociais após viralizar com um vídeo no Youtube onde ensina como lucrar vendendo água no Rio de Janeiro. Ele será a grande atração do último dia da edição da Semana do MEI 2021, com a palestra de encerramento “Pega a Visão”.

Ao longo da semana, os inscritos terão a oportunidade de participar de uma jornada de conhecimento para encontrar inspiração para empreender, conhecer tendências e oportunidades de negócios, aprender como se planejar, como cuidar das finanças, além de interagir com especialistas convidados que trarão dicas para vender mais na internet.

//

A obra terá um investimento de quase R$ 20 milhões

Leia em: < 1 minuto

O governador Rui Costa assinou a ordem de serviço para a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) iniciar a construção de nova unidade escolar, em Itabuna, na última sexta-feira (7.maio).

Além das 24 salas de aula, a escola inclui sala multifuncional; auditório para 175 com lugares; camarins e área técnica; biblioteca; secretaria; diretoria; coordenação pedagógica; salas de professores e multimídia; laboratórios de línguas e de informática; dois laboratórios de ciências; e sala de dança e vivências corporais, além de refeitório, cozinha industrial, quadra poliesportiva coberta com arquibancada, campo de futebol society e piscina, entre outros equipamentos, com um investimento de quase R$ 20 milhões.

“Quando visitei anteriormente o Colégio Estadual Félix Mendonça, fiquei impressionado com o trabalho da equipe de gestores, professores e comunidade escolar, apesar do espaço limitado. Então, me comprometi com uma nova unidade que pudesse agregar ambientes culturais e esportivos à unidade”, destacou o governador Rui Costa.

Fisioterapeuta Lorenna Alves, mãe de Liz

Leia em: 3 minutos

Um projeto de humanização tem sido um bom aliado na recuperação de bebês prematuros internados nos leitos das unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Canguru do Hospital Manoel Novaes (HMN), em Itabuna. Implantado há pouco mais de cinco meses, o “Mãe Acompanhante” possibilita que as mamães fiquem maior tempo mais próximas de seus filhos, amamentando, dando carinho e acompanhando a assistência da equipe multidisciplinar da unidade.

Entre as mães que participam do projeto está a fisioterapeuta Lorenna Alves dos Santos, moradora do bairro da Conquista, em Ilhéus. A mãe de Liz, de 2.380 kg, aprovou a iniciativa do hospital pediátrico. “Não sei como estariam as nossas vidas se eu tivesse que passar o dia inteiro longe dela. Certamente eu ficaria aflita e ansiosa para saber, o tempo todo, informações sobre a minha filha”. A pequena Liz nasceu no dia 30 de abril.

“Mãe de primeira viagem”, Lorenna afirma que a experiência de participar do projeto é enriquecedora e que o desenvolvimento da bebê está sendo espetacular. A fisioterapeuta conta que o resultado está superando a expectativa da família. “Ficamos juntas por mais tempo. Isso tem contribuído para que a revolução dela ocorra de maneira mais rápida”, acredita. Ela se desloca de Ilhéus para Itabuna todos os dias da semana.

Quem também fez questão de ficar mais tempo perto da filha foi Eliana Queiroz da Cruz, moradora do Parque Verde, em Itabuna. Desde o dia 28 de abril que a mãe da pequena Iarley, que pesa 2.772kg, chega à unidade por volta das 8h para passar a maior parte do dia ao lado da pequena. “Deixo a unidade no início da noite, às 18h, com o coração partido. A saudade seria ainda maior se tivesse de passar mais tempo longe da minha bebê”, conta.

Eliana Queiroz da Cruz, moradora do Parque Verde

RESTABELECER VÍNCULO
A diretora técnica do HMN, a médica Fabiane Chávez, explica que o projeto ajuda a restabelecer o vínculo do bebê com a mãe, que foi temporariamente desfeito pelo fato dele ser prematuro ou por outra complicação de saúde que precise de internação na UTI Neo Neonatal. “Quando a mãe pode ficar com o filho em recuperação, o vínculo é refeito e a alta médica acaba sendo muito mais rápida”, observa.

A médica afirma que já foi comprovado cientificamente que os bebês ganham peso mais rápido quando estão juntos das mães, que cuidam da alimentação, dando banho e trocando fralda. “Para os bebês e toda a família é reconfortante que as mães estejam acompanhando o progresso dos filhos. Esse processo é muito gratificante para a nossa equipe também, pois o foco aqui é prestar assistência de qualidade aos pacientes. Toda a vez que melhoramos a assistência para eles, estamos melhorando as nossas condições de trabalho também”, avalia.

Fabiane Chávez explica que não existe restrição para ingresso das mães no projeto de humanização. Elas só precisam ter disponibilidade de tempo para ficar ao lado dos bebês, que necessitam estar estáveis para a inclusão. “Mas o nosso plano é aumentar o número de participantes, com a inclusão de bebês que precisam de cuidados maiores por causa da gravidade no quadro de saúde. Estamos esperando somente que melhore essa situação da pandemia do novo coronavírus. A expectativa é que isso ocorra no próximo ano”.

De acordo com a psicóloga da UTI Neonatal do HMN, Thatyanna Rodrigues, o projeto tem ferramentas que contribuem para o fortalecimento do vínculo afetivo com o recém-nascido, reduzindo o estresse parental e familiar. “Além de preparar os pais para os cuidados com o recém-nascido e buscar neutralizar os efeitos decorrentes da separação”, detalha a profissional. As mães que participam do projeto ficam das 8 às 18h, todos os dias da semana, e têm direito a todas as refeições do dia.

//

A bebê com apenas 35 dias de vida foi salva após se engasgar

Leia em: < 1 minuto

Os Policiais Rodoviários Federais salvaram uma bebê com apenas 35 dias de vida, em Ceilândia. A pequena Gabriella estava engasgada, já há cerca de sete minutos sem respirar, quando os pais pararam e pediram ajuda. Ela estava desacordada, totalmente sem tônus muscular.

Os policiais fizeram a manobra de Heimlich na criança, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por qualquer corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar. Após a manobra e ventilação nasal, os sinais vitais voltaram na Gabriella, que começou a chorar. Ela estava engasgada com leite materno.

O Corpo de Bombeiro Militar do DF foi chamado e compareceu ao local. A criança, consciente, foi levada ao hospital para avaliação médica. Lá, fizeram aspiração nasal e tiraram um pouco de leite e secreção que ainda havia nas vias aéreas.

Segundo, informações, ela passa bem.

Uma justa e linda homenagem do jovem Thallys e dos vereadores de oposição

Leia em: 2 minutos

O jovem Thallys Ribeiro liderou uma ação em homenagem às mães carentes de Coaraci neste fim de semana, que contou com o apoio de Soares Neto e dos vereadores da bancada da oposição do legislativo de Coaraci: Thyara Lessa (PROS), Naarah Ribeiro (PROS), Antônio Marcos (conhecido como Aquino (PROS) e Ana Cruz (PDT).

Eles visitaram as mães carentes que residem nos bairros Maria Gabriela, Bela Vista, Berimbau, Jardim Cajueiro e Joia do Almada para prestar uma justa e linda homenagem.

Thallys Ribeiro comenta que em razão da pandemia da Covid-19 essas mulheres já vem sofrendo muito, inclusive privações alimentares, e que nada melhor do que confortar o coração com uma mensagem de afeto e apoio. “Foi muito boa essa visita porque além de prestar uma justa homenagem, também pudemos ouvir as demandas dessas comunidades, que por sinal são muitas”, comentou o jovem Thallys, de Coaraci.

E finalizou ressaltando o seu desejo de fazer mais pelo povo de Coaraci. “Quero trabalhar mais e ajudar a quem precisa de forma direta. Tenho certeza que a partir dessas demandas que neste dia pude escutar, irei traçar melhor minhas metas e projetos”.

Notícias mais lidas

Outros assuntos