//

A gratificação, que também será paga a policiais militares e peritos, representará um investimento de R$ 13 milhões por parte do governo da Bahia

Leia em: 2 minutos

Dois mil policiais civis receberão valores que podem chegar a R$ 1,8 mil, como parte do Prêmio de Desempenho Policial (PDP) aos servidores das unidades que ajudaram a reduzir a criminalidade em suas áreas de atuação.

Pela Polícia Civil, foram contempladas as seguintes unidades:

1ª DT/Barris, 6ª DT/Brotas, 7ª DT/Rio Vermelho, 11ª DT/Tancredo Neves, 12ª DT/Itapuã, 14ª DT/Barra, 16ª DT/Pituba, 17ª DT/Madre de Deus, 18ª DT/Camaçari, 19ª DT/Itaparica, 20ª DT/Candeias, 21ª DT/São Francisco do Conde, 22ª DT/Simões Filho, 23ª DT/Lauro de Freitas, 24ª DT/Vera Cruz, 26ª DT/Vila de Abrantes, 27ª DT/Itinga, 28ª DT/Nordeste de Amaralina, 33ª DT/Monte Gordo, 34ª DT/Portão, 37ª DT/São Sebastião do Passé, DT de Salinas das Margaridas, DHPP (RISP Atlântico), Depom (RISPs Atlântico e RMS), Draco (RISPs Atlântico e RMS), Depin (RISP Chapada), 1ª Coorpin (Sede e DTs da AISP 37), 2ª Coorpin (DT da AISP 48), 6ª Coorpin, 9ª Coorpin, 10ª Coorpin, 12ª Coorpin, 13ª Coorpin, 14ª Coorpin, 15ª Coorpin, 20ª Coorpin, 22ª Coorpin, 25ª Coorpin, Deam Camaçari, Deam Candeias, Deam Itabuna, Deam Jequié, Deam Vitória da Conquista, DH Camaçari, DH Itabuna, 1ª DH/Atlântico, DH Vitória da Conquista, DHM, DAI Salvador e DTE Salvador.

Os valores a serem recebidos vão de R$ 371 a R$ 1,8 mil, com base nos resultados alcançados, e estarão disponíveis nas contas dos 13 mil servidores contemplados no dia 17 de maio. O PDP reconhece e valoriza, desde 2011, os profissionais que atuam na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

A interrupção temporária da vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades, independente do tipo de imunizante

Leia em: < 1 minuto

Em atendimento à orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e ao Programa Nacional de Imunizações, a Secretaria de Saúde da Bahia determinou a interrupção temporária da vacinação de gestantes e puérperas com a vacina contra Covid-19 fabricada pela AstraZeneca/Oxford/Fiocruz.

A vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades deverá prosseguir com as demais vacinas contra Covid-19 em uso no país, visto que o perfil risco/benefício da vacinação neste grupo é altamente favorável (Sinovac/Butantan e Pfizer). Para vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades, a mulher deverá comprovar a condição de risco (comorbidade) por meio de exames, receitas, relatório médico, prescrição médica.

Em relação ao cumprimento do esquema vacinal para as gestantes que já foram vacinadas com a primeira dose, orientações detalhadas serão emitidas em Nota Técnica pelo Programa Nacional de Imunizações.

Tags: , , ,

A solenidade teve ainda uma benção ecumênica, com a participação do Padre Adelício Lopes Santos, na oportunidade representando o Bispo da Diocese de Eunápolis, Dom José Edson e do Pastor Antônio Cintra

Leia em: < 1 minuto

Para celebrar o aniversário de 33 anos da emancipação político-administrativa de Eunápolis, a Prefeitura Municipal realizou na manhã desta quarta-feira (12), uma celebração, na praça da bandeira.

A solenidade que aconteceu com número reduzido de pessoas, respeitando os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, com o ato cívico de Hasteamento das Bandeiras do Brasil, da Bahia e de Eunápolis.

“Hoje Eunápolis completa 33 anos e aqui compartilho meus parabéns e a minha gratidão por ser filha desta terra. Com amor e responsabilidade, peço a Deus a direção para trabalhar por nossa gente, resgatar esse respeito e esse crescimento de Eunápolis. Com o comércio pujante que temos, com o agronegócio forte que temos, com nosso povo ordeiro e acolhedor, tenho certeza que vamos dar a volta por cima, porque Eunápolis nasceu pra ser grande”, disse a prefeita Cordélia Torres (DEM).

Após o discurso, a Prefeita Cordélia Torres pediu a todos que fizessem 1 minuto de silêncio, em respeito às vítimas da Covid-19. Para homenagear os eunapolitanos que perderam a vida para Covid-19, foram soltos 147 balões, representando cada uma das vítimas da doença no município.

Estiveram presentes, o vice-prefeito, Wanderson Barros; o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Maecio; o comandante da 7ª Cia Independente de Polícia Militar, Major Wagner Ribeiro; o delegado Moisés Damasceno, coordenador da 23ª Corpin; o presidente nacional do Movimento Jovens Progressistas, Neto Carletto; além de vereadores, secretários do município e representantes da sociedade civil.

Secretário de Esportes e Lazer; e vice-prefeito de Itabuna, Enderson Guinho (DEM)

Leia em: < 1 minuto

As obras de requalificação da Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, no Bairro São Caetano, devem começar ainda neste mês, segundo o engenheiro civil Patrick Monteiro, responsável pela obra. O anúncio da requalificação do equipamento esportivo e de lazer foi feito pelo governador Rui Costa, recentemente, durante visita a Itabuna quando anunciou um pacote de obras.

O engenheiro lembra que há um estudo detalhado sobre a reforma deste importante equipamento, e que todos os trâmites necessários estão sendo providenciados com celeridade, atendendo ao pedido do governador Rui Costa (PT) e do prefeito Augusto Castro (PSD).

A previsão é de que em seis meses a obra seja entregue à população com ginásio de esportes reformado, com piso moderno, piscina, campo de areia, duas quadras poliesportivas, um campo futebol society e uma pista de atletismo em volta.

O secretário de Esportes e Lazer, vice-prefeito Enderson Guinho (DEM) destacou a fundamental ação do governo estadual para que a cidade volta a ter o complexo esportivo responsável pela formação esportiva de gerações.

“Há anos que era uma obra aguardada. Sua realização vai atender ao desejo de muitos atletas e desportistas porque vai servir às necessidades de esporte, lazer e entretenimento, inclusive de alunos das redes municipal e estadual de ensino e da juventude como um todo”, disse Guinho.

Hilton Coelho está firme nas fiscalizações

Leia em: 2 minutos

O deputado Hilton Coelho (PSOL) deu entrada em uma representação junto ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra o prefeito de Salvador, Bruno Reis. “Acionamos o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa do MP-BA em razão das falas inverídicas do prefeito Bruno Reis em relação à pandemia do coronavírus. Segundo o parlamentar, Bruno Reis tem soltado inverdades em relação à vacinação de grupos de professores. “Questionamos de forma absoluta essas e outras falas do executivo municipal”, afirma o parlamentar.

Hilton Coelho lembra que o processo de vacinação é lento e a primeira dose, para atingir 100% dos docentes, exige certo tempo. “As falas do prefeito dão a entender que se trata de processo imediato. Ora, a imunização completa das trabalhadoras e trabalhadores da educação só ocorrerá algumas semanas após a segunda dose dos imunizantes, que variam de acordo com o tipo da vacina”.

O legislador destaca que “de forma acintosa o prefeito Bruno Reis chamou de falsa a informação e denúncias feitas por entidades de representação dos docentes sobre escolas que, recém-abertas às aulas presenciais, foram fechadas por casos de contaminação pelo coronavírus. A situação em duas escolas comprovou-se grave e desmentiu a posição da Prefeitura de Salvador. Na Escola Municipal Professora Eufrosina Miranda e no Centro Municipal de Educação Infantil Mário Altenfelder, profissionais testaram positivo e os tais protocolos não foram cumpridos. O prefeito Bruno Reis (DEM) e o secretário de Educação, Marcelo Oliveira, em lugar de resolver a situação, preferiram tentar desacreditar a denúncia a chamando de “fake news”.

E completa: “A atuação do Ministério Público é fundamental para que se restabeleça a verdade. A inverdade não pode se tornar um instrumento de ação administrativa em Salvador”, conclui Hilton Coelho.

Governador Cláudio Castro

Leia em: < 1 minuto

O governador Cláudio Castro virou alvo de um pedido de impeachment do deputado federal David Miranda (PSOL-RJ) em função da operação policial no Jacarezinho, que resultou em 28 mortes, entre elas a de um policial.

Segundo o parlamentar, Castro cometeu crime de responsabilidade por descumprimento da decisão do STF e permitir a operação da Polícia Civil no Jacarezinho.

A petição do deputado, que foi protocolada na Alerj junto ao presidente da casa André Ceciliano, com base no artigo 146 da Constituição Estadual do Rio de Janeiro, que diz que é crime de responsabilidade do governador que atentar contra: a existência da União, do Estado ou dos Municípios; o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e do Ministério Público; o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais; a segurança interna do país ou do estado, entre outros.

Secretária Andrea Castro

Leia em: < 1 minuto

Duas mil e quinhentas famílias em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza recebem, a partir da manhã desta quarta-feira, dia 12, em caráter emergencial, cestas básicas distribuídas pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna. A distribuição integra o “Comida na mesa”, uma ação da Prefeitura local.

A distribuição será realizada nos CRAS da Rede de Apoio da Secretaria, a partir dos cadastros previamente realizados. “As famílias cadastradas estão sendo contactadas pela Equipe de Abordagem para comparecem, em dia e turno específicos, no CRAS de referência, de acordo ao bairro de cada família”, explicou a secretária Andrea Castro.

Nesta quarta-feira, as cestas básicas são distribuídas na sede do CRAS-CEU–Centro de Referência de Assistência Social-Centro de Artes e Esportes Unificados, no bairro Urbis-4.

Rui destacou a importância de garantir a valorização das forças de segurança do Estado. “O prêmio é pago para as unidades que alcançaram as metas de redução de violência. O objetivo é reconhecer e valorizar o desempenho de servidores no combate ao crime”, afirmou

Leia em: < 1 minuto

A Bahia irá aplicar mais de R$ 13 milhões no pagamento do Prêmio por Desempenho Policial (PDP) para servidores da segurança pública que contribuíram para a redução da criminalidade em suas áreas de atuação.

Serão contemplados mais de 13 mil policiais militares, civis e técnicos, com valores que podem chegar a R$ 1,8 mil por pessoa. O governador Rui Costa fez o anúncio na terça-feira (11.maio), durante o programa Papo Correria. Os recursos estarão disponíveis nas contas dos servidores no próximo dia 17 de maio.

Os valores a serem pagos variam entre R$ 371 e R$ 1,8 mil, calculados com base nos resultados alcançados. No total, serão contemplados aproximadamente 10,6 mil profissionais da Polícia Militar e 2 mil da Polícia Civil, além de mais de 200 peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

As inscrições podem ser feitas ainda na sede da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, no Estádio Municipal

Leia em: < 1 minuto

O Projeto Social Lazer do Bem iniciará aulas gratuitas de futevôlei para o público masculino e feminino, na faixa etária de 12 a 17 anos. As aulas e treinos serão nos períodos da manhã e tarde, às segundas e quartas-feiras, na quadra da Praça da Bíblia.

O projeto é organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Escola de Futvôlei El Tchaca, que seguirá todos os protocolos de segurança em saúde recomendados em decretos municipais e estaduais. Portanto, inicialmente as vagas serão limitadas a 12 pessoas por horário.

“O esporte é essencial à qualidade de vida, por isso, estamos estimulando os jovens nesta modalidade, embora, as condições atuais ainda exijam muitas restrições. Nosso prefeito Jânio Natal faz questão de apresentar alternativas seguras neste período pandêmico, para que a chama do espírito atlético dos nossos talentos não se apague, além de proporcionar mais qualidade de vida”, explica o secretário de Esportes e Lazer, Hélio de Paula.

O conjunto de dados pode significar o início de reversão de ciclo de redução do fluxo comercial, que se expandiu 20,1% no quadrimestre, com aproveitamento da retomada do comércio mundial. Em tempos de pandemia e de medidas de restrição à circulação de pessoas, a exportação gera oportunidades de negócios, com efeitos domésticos positivos na geração de riqueza e renda

Leia em: 2 minutos

As exportações baianas atingiram US$ 840,5 milhões em abril, com aumento de 55,5% em comparação a igual mês de 2020. Apesar do efeito base que explica parte importante da sua magnitude, a alta na exportação em abril reflete a recuperação do comércio internacional e a intensa demanda chinesa e asiática, que contribuiu para elevar preços e puxar o embarque de commodities. Isso ocorre sobretudo com a soja, que voltou em grande volume aos portos após o atraso na colheita e dos derivados de petróleo, cujos preços médios tiveram aumento significativo.

As informações, divulgadas nesta segunda-feira (10), foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan).

As importações alcançaram US$ 727,8 milhões no mês e aumentaram 91,4% em relação a abril de 2020. Também sob o efeito da base baixa de comparação, as compras externas foram puxadas principalmente por combustíveis e pela recomposição de insumos que sofreram desabastecimento no mercado externo e interno. Isso aconteceu mesmo com câmbio depreciado, porque o desabastecimento também contribuiu para elevar preços no mercado interno.

As exportações do complexo soja (grão, farelo e óleo) aumentaram 34,2% no mês passado e responderam por 26% das vendas totais do estado ao exterior, em abril. Os fortes embarques do grão, em março e abril, ocorreram após um atraso da safra recorde, que reduziu a exportação no início da temporada.

As projeções para as exportações de soja são as melhores possíveis para a atual safra, considerando o valor baixo dos estoques globais, o aumento da produção na Bahia e a forte demanda asiática, sobretudo da China. O mercado chinês representou quase 57% das vendas do setor esse ano, com um crescimento de 18,6% ante igual período de 2020.

Já o valor das exportações de derivados de petróleo teve alta de 433,5% sobre abril do ano passado, impactado por uma alta dos preços, que se elevou em média 113,1% comparado ao mesmo mês de 2020. Novamente o mercado asiático (Cingapura) respondeu por mais de 90% das compras.

No acumulado até abril, as exportações baianas acusam crescimento de 7,5%, influenciadas muito mais pela alta dos preços médios dos produtos exportados (33,4%), com destaque para soja, derivados de petróleo, produtos metalúrgicos e minerais. Os volumes embarcados avançaram muito menos em alguns segmentos e chegaram a registrar baixa no total do período (-19,4%), em função do atraso na colheita das lavouras de soja nos primeiros dois meses de 2021 e dos embarques menores de derivados de petróleo.

Os países asiáticos lideram os mercados de destino com 50% de participação no total de vendas até abril. Mas outros parceiros econômicos importantes da Bahia, que demandam produtos locais, como Estados Unidos (+17,4%), Argentina (+15,4%) e União Europeia (+6,5%), também vivem em um contexto de recuperação econômica, resultando numa demanda crescente de diversos produtos da pauta estadual. 

Tags: , ,

Notícias mais lidas

Outros assuntos