O campeão da Série B e novo integrante da Série A do Baianão 2022 será conhecido no próximo domingo (8.agosto). O duelo decisivo será realizado às 15h, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus // Foto Hilton Oliveira/FBF

Leia em: < 1 minuto

O Botafogo largou na frente na corrida pelo título da Série B e o acesso à elite do futebol baiano em 2022. Neste domingo (1º.agosto), na partida de ida da decisão, no Estádio Pedro Amorim, em Senhor do Bonfim, a equipe da casa venceu o Barcelona, de virada, por 2 a 1.

O time de Ilhéus saiu na frente do placar com um gol contra. Após cobrança de escanteio, Muller desviou de cabeça para o próprio gol.

Mas, no segundo-tempo, o Botafogo se recuperou e conseguiu a virada. Vitinho, de pênalti, e Renilson marcaram os gols do triunfo.

Com o resultado, a equipe bonfinense ficou em vantagem na briga pelo título. Para ser campeão e retornar à Série A, o Botafogo só precisará de um empate na partida de volta.

Já o Barcelona precisará de uma vitória por dois gols de diferença, para conquistar o título inédito no tempo regulamentar, ou por um gol de diferença, para levar a decisão aos pênaltis.

Prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre; o vice-prefeito Bebeto Galvão; deputado federal Paulo Magalhães; presidente da Câmara de Ilhéus, Jerbson Moraes; e a primeira-dama Soane Galvão

Leia em: < 1 minuto

A política ilheense está unida no objetivo de fazer a primeira-dama Soane Galvão ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia.

Toda afinação está liderada pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (Marão), e do deputado federal Paulo Magalhães, ambos do PSD.

O Pauta.Blog manteve contato com o presidente da Câmara de Ilhéus, o advogado Jerbson Moraes (PSD), e ele garantiu: “seguimos firmes na construção da Ilhéus que sonhamos. E estamos unidos em prol da pré-candidatura da primeira-dama Soane Galvão”.

E continuo afirmando: “a política só faz sentido para o cidadão quando ela tem a capacidade de servir ao coletivo. E esta condição torna-se ainda mais viável quando um grupo é coeso, forte e preparado”, disse o vereador.

Nesta corrida rumo a apoiar Soane em 2022, também está o vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão (PSB). E Jerbson finalizou dizendo: “juntos e com determinação iremos transformar Ilhéus. Tudo isso é o que nos une”.

O arranjo político em Ilhéus parece estar totalmente definido: Paulo Magalhães para federal e Soane Galvão para estadual.

A tática de Marão segue a todo vapor para eleger a esposa, já que a mãe, a ex-deputada Ângela Sousa, não sairá candidata.

O empresário Gileno Alves e o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre

Leia em: < 1 minuto

Faleceu aos 95 anos, o empresário Gileno Alves de Araújo, vítima de dengue e varizes gástricas, na madrugada deste sábado (31.julho), no Hospital de Ilhéus.

Gileno estava internado desde a última 2ª feira (26.julho). E o enterro será neste sábado, às 15h, no Cemitério da Vitória, do Alto Teresópolis, em Ilhéus.

HISTÓRICO
Seu Gileno, era um querido e reconhecido empresário ilheense, proprietário da tradicional sorveteria Ponto Chic, inaugurada em 1952. Deixa esposa, um filho, uma nora, duas netas, um neto e uma bisneta.

NOTA DE PESAR
O prefeito Mário Alexandre (PSD) expressa as suas mais sinceras condolências a todos os familiares e amigos.

Empresário dedicado, íntegro, deixa muitas saudades para todos que tiveram a oportunidade de conhecer seu carisma e amizade.

Que Deus o acolha em sua morada eterna de amor e misericórdia.

//

Eduardo Kowalski e Ronaldo Abude

Leia em: < 1 minuto

Segundo o secretário Alcântara Pelegrini, das Relações Institucionais e Comunicação de Itabuna, afirmou ao programa Frequência Política, que o governo Augusto Castro (PSD) passa pela primeira baixa, ou nas palavras dele: “baixa grande”.

Isto porque, segundo Alcântara, o diretor e médico Eduardo Kowalski, do Hospital de Base, e o diretor administrativo da Fasi (Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna), Ronaldo Abude (Novo), ‘pediram para sair’ das respectivas pastas. Ambos alegaram questões pessoais como motivo das saídas.

A expectativa agora fica para quem o prefeito Augusto irá anunciar para a direção do Hospital de Base e da Fasi.

Com sete meses de gestão, o governo municipal, enfrenta a primeira ‘baixa’ na Saúde.

LEIA TAMBÉM A COLUNA BALÃO DA POLÍTICA⤵️

Azevedo, Paulo Magalhães, Eures Ribeiro, Geraldo Simões, Júnior Brandão, Sousa Lino, Valderico Reis

//

A justiça garantiu a permanência da sala da Ordem dos Advogados, na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher

Leia em: < 1 minuto

A Justiça Federal emitiu uma Liminar ontem, 6ª feira (30.julho), garantindo a permanência da sala da Ordem dos Advogados – Seccional de Itabuna, na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, no bairro Góes Calmon. A decisão aconteceu após a Comissão da Mulher OAB – Subseção de Itabuna ter acionado a justiça contra um comunicado da Secretaria de Segurança Pública, que teria dado o prazo até o dia 1º de agosto para a desocupação do espaço.

O fato causou comoção e o apoio dos profissionais da área, que conseguiram o deferimento da Justiça federal pela permanência do espaço, que há dois anos, além de ser reservado aos profissionais do direito, serve de amparo e garantia da luta contra a violação dos direitos das vítimas de toda espécie de violências.

“No ano em que a Lei Maria da Penha completa 15 anos, a luta pela efetivação dos direitos e pela reparação dos efeitos devastadores da violência só se mantém acirrada. E, a Comissão da Mulher não se furtará a manter o combate contra violações que atinjam o direito da mulher e as prerrogativas dos profissionais que militam na área”, declarou a presidente da Comissão, Andréa Peixoto.

Rui Costa (PT) tomou a segunda dose da vacina da Pfizer // Foto de Eudes Benício

Leia em: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19, da Pfizer, na tarde desta 6ª feira (30.julho), na Unidade da Saúde da Família no bairro da Federação, em Salvador.

“Tem que tomar a segunda dose, pois só assim vamos estar protegidos de verdade dessa doença que já causou tanta tristeza. Não pode perder o prazo. Tem que ser com vacina no braço para nossa vida seguir com muita saúde”, afirmou Rui.

Até o início da tarde desta sexta-feira, a Bahia havia aplicado 6.263 milhões de primeiras doses da vacina e 2.503 milhões de segundas doses. O estado já está próximo a 60% da população com 18 anos ou mais (estimada em 11.148.781) com, pelo menos, a primeira dose.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.
Leia em: 2 minutos

O Ministério Público Estadual conduziu uma série de visitas em 24 escolas do município de Cruz das Almas, por meio do promotor de Justiça Adriano Freire de Carvalho.

As ações de vistoria integram o projeto institucional ‘Saúde + Educação: Transformando o Novo Milênio’, cujo objetivo é fiscalizar e promover a melhoria da qualidade dos serviços de saúde e educação no estado baiano.

Nas visitas, foram encontradas escolas sem a adaptação necessária para o cumprimento dos protocolos de segurança contra a pandemia: sem pias ou com pias insuficientes, sem material de higiene e limpeza, sem álcool em gel, com ausência de capinagem em áreas de recreação, janelas e portas danificadas, sem ventilação adequada, com geladeiras e fogões sem condições de uso e goteiras.

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura, a previsão é que as aulas retornem ao modo semipresencial a partir do dia 2 de agosto, de forma escalonada. Para garantir o retorno seguro das atividades escolares, o promotor de Justiça Adriano Freire informa que a Secretaria de Educação será notificada de todas as inconsistências encontradas e será expedida uma recomendação para que as escolas sem condições de segurança não recebam alunos.

“Uma atuação importantíssima para garantir o retorno seguro às aulas na rede pública, preservando a saúde de professores, funcionários e alunos. Fiscalizaremos o cumprimento dos protocolos sanitários e as escolas que não cumprirem os critérios de segurança não poderão funcionar até o saneamento das inconsistências”, destaca o promotor de Justiça.

Quatro equipes foram organizadas para a realização das inspeções, com participação de membros do MP, Defensoria Pública, Vigilância Sanitária, Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APBL), Secretaria de Educação do Município, Conselho Municipal de Educação e da Secretaria de Infraestrutura do Governo da Bahia (Seinfra). Também acompanharam as visitas os vereadores Pablo Rezende, Maria Cedraz, Ricardo Pinheiro, Nádia Moura, Pedro Melo, Thiago Chagas, Raimundo de Gino, e a secretária de Educação de Cruz das Almas, Geisa Novais.

Durante as visitas são observados aspectos relativos à estrutura física das escolas, a oferta de alimentação regular, disponibilidade de biblioteca, sala de informática, quadra de esportes, além das questões pedagógicas e de educação inclusiva. Quesitos referentes aos protocolos de segurança para retorno às aulas presenciais também foram acrescentados no Sistema do Milênio. Outros municípios participarão desse movimento quando realizada a primeira Ação Simultânea de 2021, que teve sua programação prejudicada em razão da pandemia.

Em Salvador, uma primeira escola já foi inspecionada de forma remota na terça-feira, 27, e nenhuma irregularidade foi encontrada. A visita virtual foi acompanhada pela promotora de Justiça Rosa Patrícia Salgado, gerente do projeto Saúde + Educação, junto com a assistente social do MP, Candice Moraes, e a servidora Jocélia Silva de Oliveira.

Jacky Godman tem como inspirador o campeão e colega de equipe Isaquías Queiroz

Leia em: < 1 minuto

O atleta itacareense Jacky Jamael Nascimento Godman, estará representando o Brasil na canoagem nas Olimpíadas, fazendo a parceria do C2 ao lado do medalhista olímpico Isaquías Queiros dos Santos, de Ubaitaba. A estreia será neste domingo (1.agosto), às 22 horas. Em seguida a dupla brasileira seguirá para as quartas de final, prevista para a meia noite.

A participação do itacareense nas Olimpíadas de Tóquio movimentou a cidade e a expectativa é de trazer para o Brasil uma importante medalha olímpica.

E se depender de determinação, a dupla brasileira já é medalha de ouro. Jacky Godman tem como inspirador o campeão e colega de equipe Isaquías Queiroz. “Eu aprendo com ele sobre remada, sobre sua experiência nos campeonatos, suas conquistas, é importante ter um cara como ele na equipe, que te passa confiança, conversa com a gente muito, sempre tá ali tentando ajudar. Ele é exigente. Ele pega. Ah, faz isso, faz aquilo, faz isso, faz aquilo mas é bom, é muito bom isso”, relata Jacky.

E sintonia entre eles não falta. Eles correm juntos, almoçam juntos, carregam a canoa juntos. Tudo em busca da sintonia absoluta na tranquilidade da base de treinos do Brasil, local que recebeu as provas de canoagem nos Jogos de Tóquio em 64. Até mesmo no treino individual, Isaquías parece sincronizado com o novo companheiro de remadas.

//

A programação está prevista para ocorrer no mês de agosto, com mais de 280 vagas

Leia em: 2 minutos

A Unidade Regional do Sebrae em Ilhéus divulgou a agenda de cursos e eventos para Ilhéus e Itabuna, no mês de agosto. Essas serão as primeiras turmas do ano com calendário presencial. A entidade disponibiliza mais de 280 vagas em capacitações gratuitas, nas áreas de inovação, empreendedorismo e atendimento a clientes.

Os eventos integram a programação da Sexta da Oportunidade, que irá abordar temas sobre “Como planejar o seu negócio”. Serão oficinas voltadas à orientação de candidatos a empresários, abordando temas como definição do modelo de negócio, processo de abertura e legalização de empresa, características dos empreendedores de sucesso e etapas para a construção do plano de negócio. As capacitações acontecem todas as sextas, alternando entre as duas cidades.

Também no mês de agosto, acontece a Partida JOIN, um jogo de Inovação, tecnologia de gestão desenvolvida a partir de temas como inovação aberta, métodos ágeis e design thinking, contemplando jogos e métodos que estimulam, de forma lúdica e colaborativa, a equipe a “sair da caixinha” e inovar.

E, fechando a programação dos encontros presenciais, o Sebrae também oferta palestras com o tema Jornada do Cliente, mostrando como conhecer o caminho que um comprador faz até à empresa e a forma como traçar estratégias de marketing e vendas, educar melhor as pessoas sobre o produto e atrair o cliente certo.

Vagas de emprego para quem quer trabalhar em Itabuna

Tenente-coronel BM, Manfredo Santana, do 4º GBM e o prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD), que também é presidente da Amurc

Leia em: < 1 minuto

O tenente-coronel BM, Manfredo Santana, comandante do 4° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Itabuna, e o prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD), que também é presidente Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc), se reuniram nesta quinta-feira (29 de julho), para discutir a instalação de hidrantes públicos nos municípios que compõem a área de competência do 4° GBM (até 160 km de distância) e da Amurc.

Os hidrantes são imprescindíveis para o reabastecimento das viaturas de combate aos incêndios, protegendo vidas humanas e patrimônios. Logo, ficou acordado que as instalações dos hidrantes serão firmadas em parceria com as prefeituras e com as concessionárias de água municipais ou estadual.

A parceria entre a Amurc e o 4° GBM fortalece os laços entre as prefeituras municipais, as associações representativas municipais e os órgãos estaduais de Segurança Pública.

DÊ PLAY E ASSISTA O VÍDEO 👇

Notícias mais lidas

Outros assuntos