//

Detran-BA passa a aceitar Pix como forma de pagamento de suas taxas

Leia em: < 1 minuto

O Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito da Bahia) passou a aceitar, ontem 2ª feira (2.agosto), o Pix como forma de pagamento de suas taxas visando modernizar e facilitar o atendimento ao cidadão.

Para as taxas referentes à renovação da Carteira de Habilitação (CNH), Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), Permissão Internacional para Dirigir (PID) e registro e transferência de veículos, estão valendo durante o processo de retomada de todos os prazos do órgão.

Os boletos, a partir de agora, estão sendo emitidos com QR-Code para a viabilização do pagamento, através de qualquer instituição bancária. Vale lembrar que a quitação das taxas acontecia por meio de aplicativos e caixas eletrônicos do Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

//

Fotógrafo Heitor Rodrigues realiza trabalho com os vaqueiros desde 2014

Leia em: 3 minutos

O fotógrafo Heitor Rodrigues mergulhou na Cultura Vaqueira de Uauá, cidade do Norte baiano, a 430 Km de Salvador. Vivenciando, desde 2014, as expressões de um povo, suas labutas, celebrações, composições de um universo densamente rico. Desse encantamento, nasceu o projeto Pirilampos da Caatinga que utiliza a fotografia como um fomento à preservação da memória e a valorização dessa manifestação artística e cultural.

O livro Pirilampos da Caatinga conta com prefácio do também fotógrafo Ricardo Prado. Tem 144 páginas e é ilustrado por 145 fotografias em preto e branco, mesclado com epígrafes oriundas de conversas informais, cordéis, depoimentos, fragmentos de lembranças e soneto. Devido a pandemia da Covid-19, o livro será lançado no próximo sábado, dia 7, através de live do canal Youtube: Pirilampos da Caatinga, às 19h30min. Data que compõe a comemoração do início da semana da Cultura Nordestina.

Além disso, haverá uma exposição fotográfica virtual na plataforma digital Flickr e uma galeria de imagens no site do projeto, com duração de acesso atemporal, servindo como um espaço de memória coletiva e de valorização cultural dos vaqueiros. “Os registros etnográficos incluem as Missas do Vaqueiro, nos anos 2014 e 2015, escutas e observações de sua lida, visitas as comunidades rurais de Ipoeira Grande, Santana, Umbuzeiro, Área, Pedra do Olho D’Água e Logradouro do Juvenal”, revela Heitor Rodrigues.

Pirilampos da Caatinga, livro que retrata os vaqueiros do sertão de Uauá

O fotógrafo lembra que o ofício de vaqueiro é registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia, desde 2011, por sua importância histórica na formação cultural do território baiano. “Outro ponto que chama a atenção, envolve a origem da palavra que nomeia o município. Uauá vem do dialeto Tupi Guarani, que significa vagalume, pairando a mística de que, quem nasce na ‘Terra da Luz’ não é um habitante qualquer, mas sim um Ser Pirilampo, ou seja, com luz própria”, explica.

O processo de produção do livro foi realizado em total conformidade com as orientações da Organização Mundial de Saúde para a prevenção e contenção da pandemia da COVID-19. O projeto tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo do Governo Federal.

Cabe destacar que, como contrapartida, retribuição e fomento à Cultura Vaqueira, um percentual dos 500 exemplares da primeira edição, serão destinados para todas as 22 escolas do município de Uauá, além de associações, comunidades e aos vaqueiros que participaram do projeto. Outra parte será disponibilizado para venda, pelo valor de R$ 100,00 e pode ser adquirido através do e-mail e pelo site. A versão digital pode ser acessada, gratuitamente, no site da P55 Edição.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

Augusto Castro e a enfermeira Fernanda Ludgero, nova presidenta do Hospital de Base

Leia em: 2 minutos

A enfermeira Fernanda Ludgero assume a Presidência do Hospital de Base Luiz, enquanto Roberto Gama Pacheco Júnior a Diretoria Administrativa da Fasi (Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna). O prefeito Augusto Castro empossou na manhã de hoje, 3ª feira (3.agosto), os novos integrantes.

“Já iniciamos as tratativas para um financiamento de R$ 8 milhões com o intuito de modernizar e aumentar a oferta de serviços do hospital, junto com R$ 2 milhões que serão disponibilizados pelo Governo Federal e R$ 1 milhão pelo Governo da Bahia. Portanto, teremos R$ 10 milhões para requalificarmos todo o hospital. A região contará com um novo e ampliado Hospital de Base”, anunciou Augusto Castro.

PORTAS ABERTAS
Fernanda Ludgero, ressaltou seu o desafio de manter o Hospital de Base como ‘portas abertas’, mas cumprindo o seu perfil de urgência e emergência regional. “A nossa proposta é humanizar a porta de entrada aos pacientes que tenham perfil de atendimento do Base. Acredito no potencial de nossa equipe que está sendo formada e reafirmo que vamos começar nosso trabalhos com firmeza e dedicação”, afirmou.

Paulo Medauar, Lívia Mendes, Fernanda Ludgero, Roberto Pacheco, Andrea Castro e Fernando Júnior

NOVA DIRETORIA
Fernanda Ludgero, substitui o médico Eduardo Kowalski Neto. Pós-graduada em Auditoria em Organizações dos Setores Públicos, ela tem em MBA em Gestão Hospitalar e experiência de 16 anos na área de gestão pública, tendo passagens por vários cargos de coordenação nas esferas estadual e municipal.

Já Roberto Pacheco na Diretoria Administrativo da Fasi, substitui o empresário Ronaldo Abude Eustáquio. Ele já ocupou a Presidência e a Diretoria Financeiro da instituição. Também estiveram presentes ao ato o Diretor-Técnico Paulo Medauar e o Diretor Clínico Fernando Alves Pereira Júnior.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

Receba Andrade conquistou duas medalhas, prata na ginástica e ouro no salto

Leia em: < 1 minuto

Nos últimos dias foram conquistadas medalhas na natação, tênis e ginástica artística. Já são 10 medalhas conquistadas. A ginasta Rebeca Andrade é a primeira brasileira a subir duas vezes no pódio na mesma edição dos Jogos Olímpicos e a única campeã olímpica da ginástica artística feminina nacional. No último domingo ela recebeu o ouro na prova do salto. A paulista de 22 anos já havia ganhado a prata na ginástica individual e é uma das seis integrantes da seleção de ginástica artística classificada para Tóquio que recebe a Bolsa Pódio.

Tênis
Pela primeira vez na história, o tênis brasileiro recebeu uma medalha em Jogos Olímpicos. O bronze foi conquistado pelas paulistas Laura Pigossi, de 26 anos, e Luisa Stefani, de 23 anos. As duas derrotaram, de virada as russas Elena Vesnina e Veronika Kudermetova

Medalhistas
🥇 Ítalo Ferreira – surfe, medalha de ouro.

🥇 🥈 Receba Andrade – medalha de prata na ginástica e ouro no salto.

🥉 Luisa Stefani – dupla de tênis, medalha de bronze.

🥉 Laura Pigossi – dupla de tênis, medalha de bronze.

🥈 Rayssa Leal – skate streete, medalha de prata.

🥉 Daniel Cargnin – judô, medalha de bronze.

🥉 Mayra Aguiar – judô, medalha de bronze.

🥈 Kevin Hoefler – skate street, medalha de prata.

🥉 Fernando Scheffer – natação, medalha de bronze.

🥉 Bruno Fratus – natação, medalha de bronze.

Para quem mora de aluguel, é preciso apresentação de fotocópia do contrato de locação

Leia em: 2 minutos

A Prefeitura de Itabuna vai vacinar pessoas com idade a partir de 29 anos completos nesta 3ª feira e 4ª feira, dia 3 e 4, nas Unidades Básicas e de Saúde da Família com a primeira dose contra a Covid-19. A aplicação será realizada das 13 às 16 h.

Na 5ª feira e 6ª feira serão contemplados com a imunização contra o coronavírus, as pessoas com idade a partir de 28 anos. A documentação necessária é a carteira de identidade, CPF ou cartão do SUS e comprovante nominal de residência. Para quem mora de aluguel, é preciso apresentação de fotocópia do contrato de locação.

GESTANTES E PUÉRPERAS
Também nas UBS e USF nesta semana, das 13 às 16 h, serão vacinadas contra Covid-19 gestantes e puérperas com a vacina da Pfizer ou CoronaVac. A documentação necessária é RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante nominal de residência, relatório médico atestando a gravidez ou fotocópia do ultrassom ou do cartão de pré-natal (assinado e carimbado pelo médico ou enfermeiro). Para as puérperas também é preciso levar a fotocópia da certidão de nascimento da criança.

TRABALHADORES DO COMÉRCIO DA CONSTRUÇÃO
Por isso, na quinta-feira, dia 5, haverá imunização contra Covid-19 dos trabalhadores do comércio da construção civil com idade a partir de 28 anos completos. A ação será na UniFTC, das 17 às 21 h. A documentação exigida é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante nominal de residência e fotocópia do contrato de trabalho ou do contracheque.

2ª DOSE OXFORD
Nesta semana, as pessoas que receberam a primeira dose da vacina Oxford/Astrazeneca entre os dias 3 a 11 de maio, terão a aplicação da 2ª dose nas Unidades Básicas e de Saúde da Família das 13 às 16 h. A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro da 1ª dose.

Na 3ª feira (3.agosto), serão imunizados com a segunda dose da vacina Oxford, profissionais da educação da rede particular com idade a partir de 55 anos. A ação será na Rede de Frio das 10 às 13 h. A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro da primeira dose.

Na 6ª feira (6.agosto), profissionais da saúde da assistência social e trabalhadores da saúde de clínicas e consultórios receberão a 2ª dose da vacina contra a Covid-19. A ação será na UniFTC das 10 às 14 horas e a documentação exigida é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro da primeira dose.

Crime aconteceu na noite de domingo (1º) no distrito de Castelo Novo. Vítima era lotada na 68ª CIPM e estava na corporação desde 2008

Leia em: < 1 minuto

Do G1 – Um policial militar foi morto a tiros na noite de domingo (1º.agosto), ao sair de um bar na localidade de Castelo Novo, zona rural de Ilhéus, sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, ele foi baleado quando seguia em direção a um carro e não era o alvo dos criminosos.

Adir Pires Fontes de Oliveira era lotado na 68ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em Ilhéus, e estava na corporação desde 2008. A unidade onde o soldado trabalhava publicou uma nota de pesar nas redes sociais, lamentando a morte.

Segundo a Polícia Civil, o agente estava de folga e não era o alvo dos bandidos, que procuravam por outro homem, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas e estava no mesmo local. Contudo, ao perceberem que Adir era policial, os suspeitos dispararam contra ele e fugiram logo em seguida.

Adir morreu na hora. Não há informações se a pessoa que era procurada pelos rivais foi baleada. Ainda segundo a Polícia Civil, o crime foi motivado por disputa entre facções criminosas.

O caso foi registrado pela Delegacia de Ilhéus, que apura o homicídio e mantém buscas pelos suspeitos, que ainda não foram identificados. Não foram informadas quantas pessoas participaram da ação.

//

Deputado federal Félix Mendonça cobra explicação do governador Rui Costa

Leia em: < 1 minuto

O presidente do PDT da Bahia, deputado federal Félix Mendonça (PDT), prestou solidariedade à chef Angeluci Figueiredo, que foi agredida psicologicamente pelo secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Em postagem no Twitter, o pedetista cobrou ainda uma manifestação por parte do governador Rui Costa sobre o episódio.

“Minha irrestrita solidariedade à chef, que foi vítima de uma agressão imperdoável por parte de uma autoridade do governo do estado que deveria dar o exemplo de respeito à vida. Isso não pode ficar impune. O governador precisa se manifestar”, escreveu Félix, sem citar o nome do secretário.

“Não podemos aceitar calados nenhum tipo de violência contra as mulheres, inclusive do ponto de vista psicológico. Isso não é erro, é crime. Esse é um problema crônico de nossa sociedade e que precisa ser combatido”, finalizou.

//

O serviço segue nas 13 unidades de saúde, de acordo com o horário de funcionamento das salas de vacinação

Leia em: 2 minutos

A Prefeitura de Ilhéus dá continuidade nesta 3ª feira (3.agosto) a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com idade igual ou superior a 30 anos.

As pessoas com segunda dose marcada até o dia 3 de agosto também podem comparecer às unidades de saúde, conforme horário específico, ou à Cruzada do Bem pelo Bem, das 8h às 14h, para completar o esquema vacinal.

A Secretaria de Saúde informa que a segunda dose não será antecipada. A pessoa deve comparecer na data indicada no cartão, obedecendo ao intervalo necessário entre as duas aplicações.

DOCUMENTAÇÃO
Para tomar a primeira dose o público deve portar CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação, caso possua. Já para receber a segunda dose é imprescindível a apresentação do CPF e cartão de vacinação constando a primeira aplicação do imunizante.

VACINAÇÃO PARA A 1ª DOSE
Locais: Unidades de Saúde

VACINAÇÃO PARA A 2ª DOSE
👉Cruzada do Bem pelo Bem – das 8h às 14h
Endereço: Rua Teodoro Sampaio – Boa Vista (próximo ao Ginásio de Esportes Herval Soledade)

MÓDULO SUL
👉ESF Nossa Senhora da Vitória, das 13h às 15h30;
👉ESF do Ilhéus II, UBS do Hernani Sá e UBS de Olivença, das 8h às 11h30;
👉UBS do Nelson Costa, das 13h às 16h

MÓDULO NORTE
👉UBS Sarah Kubitscheck, das 13h às 16h30

MÓDULO CENTRO
👉UBS Conquista, UBS Santa Dulce dos Pobres (Avenida Princesa Isabel) e ESF do Basílio, das 8h às 11h30;
👉CAE III (antigo Sesp), das 13h às 16h30

MÓDULO OESTE
👉UBS Euler Ázaro e ESF do Salobrinho, das 8h às 11h30;
👉UBS do Banco da Vitória, das 13h às 16h30

//

O apresentador Oziel Aragão, Andreyver Lima e Lavínia Sizinio

Leia em: < 1 minuto

O experiente jornalista e radialista Oziel Aragão, estreia hoje 2ª feira (2.agosto) seu novo programa, na Rádio Boa FM.

O Programa Impacto será composto pelas participações também dos jornalistas Andreyver Lima e Lavínia Sizinio. O programa será de segunda à sexta das 12h às 14h e aos sábado das 10h às 12h.

A estreia do programa terá como entrevistados: Augusto Castro, prefeito de Itabuna; Andrea Castro, primeira-dama e pré candidato a deputada estadual; Erasmo Ávila, presidente da Câmara de Itabuna; e também do advogado Allah Goes, Pedro Arnaldo e Isaura Brandão.

A proposta do programa é levar informações atualizadas, de preferência, do público regional.

HISTÓRICO
O apresentador Oziel Aragão já passou pelo jornal impresso Diário Bahia, pelas rádios Difusora e Interativa.

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) desafiou ao colega deputado Paulo Câmera (PSDB)

Leia em: 2 minutos

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) lançou um desafio ao colega da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Câmera (PSDB), a provar que o governo do estado aumentou este ano a alíquota do ICMS, como insinuou o tucano, sugerindo que o aumento do preço da gasolina nas bombas dos postos fosse ocasionado pela inexistente medida.

Em vídeo gravado neste domingo (1º.agosto), o petista sugere que Câmera produz “fake news” e lembra que não houve mudança na alíquota do imposto na Bahia. Para isso, conforme prevê a Constituição, ressalta Almeida, o governo do estado deveria mandar um projeto de lei para Assembleia Legislativa, o que não aconteceu.

O deputado Robinson Almeida lembra ainda que o aumento sucessivo no preço dos combustíveis e do gás acontece em todo Brasil porque o governo Bolsonaro mudou a política de preço da Petrobrás, que passou a estar atrelada ao dólar e a variação da commoditie no mercado internacional, prejudicando o consumidor brasileiro.

“A Petrobras atrelou o preço dos combustíveis ao dólar. Por isso sobe sem parar. O governo Bolsonaro é o responsável por esses aumentos. Essa é a verdade! Vou fazer um desafio ao colega Paulo Câmera. Ele tem obrigação de saber, que, segundo a Constituição, o ICMS só pode ser aumentado por Lei aprovada pela Assembleia. Desafio a Paulo Câmera a apresentar a Lei, no Diário Oficial da Bahia, com os aumentos de ICMS. Então Paulo Câmera, caso você prove, eu renuncio ao meu mandato. Agora, se não provar suas acusações, você é quem perde o mandato. Topa ou vai continuar fazendo Fakenews?, desafiou Robinson Almeida, na gravação que circula nas redes sociais.

Na última 6ª feira (30.julho), o Sindicombustíveis também rebateu a desinformação de que os culpados pela elevação de preços dos combustíveis e gás de cozinha são o ICMS estadual e os revendedores.

O sindicato desmascarou a fake news reproduzida pelo deputado Paulo Câmera (PSDB) e pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). De acordo com o Sindicombustiveis, desde novembro de 2020 a Petrobras já realizou 12 elevações de preço nas refinarias.

O aumento estimado é de 65% devido aos reajustes feito pela companhia, em obediência a nova política de preço estabelecida pelo governo Bolsonaro, atrelada ao dólar e ao mercado internacional.

DÊ PLAY E ASSISTA ⤵️

Notícias mais lidas

Outros assuntos