Messi atuou por 17 temporadas e marcou 672 gols pelo clube

Leia em: < 1 minuto

O clube catalão anunciou na tarde de hoje a saída do atacante, que estava sem contrato desde o fim da última temporada.

Após quase 21 anos entre categorias de Base e profissional Lionel Messi não é mais jogador do Barcelona.

Fernanda Ludgero sinalizou: A necessidade de fortalecer a parceria com as Secretarias e Diretorias de Saúde dos municípios que encaminham pacientes para o Hospital de Base

Leia em: 2 minutos

Nas últimas 24 horas, o Hospital de Base conseguiu melhorar o fluxo de pacientes internados na emergência, depois da reativação de mais uma enfermaria. A diretora-presidente da Fasi (Fundação de Atenção à Saúde), Fernanda Ludgero, lembra que o hospital passou um longo período com uma média de 60 pacientes internados no Pronto-Socorro, à espera de um leito na unidade hospitalar.

A nova presidente, que assumiu o cargo na esta semana e comemora a reativação da enfermaria A, antes destinada a pacientes clínicos com a Covid-19. A enfermaria A conta com 38 leitos, sendo que neste primeiro momento, 15 foram reativados e os demais serão disponibilizados, gradativamente.

Por ser um hospital ‘portas abertas’, atendendo pacientes de 22 municípios do Sul do Estado, o Hospital de Base atende além da sua capacidade. Por isso, todo o sistema fica estrangulado.

“São 200 leitos lotados e cerca de 60 pacientes rotineiramente internados na emergência, o que estava levando ao Hospital de Base a trabalhar com 130% de sua capacidade instalada para funcionamento” acrescenta Fernanda Ludgero.

“Destes 22 municípios, pelo menos 15 contam com hospitais que podem atender pacientes classificados como casos leves e moderados. Além disso, têm condições de aceitar pacientes estáveis que estiverem no Hospital de Base para dar continuidade ao tratamento”, finaliza.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

Ex-prefeito de Ibicaraí, Luiz Brandão (PSD)

Leia em: 2 minutos

Os conselheiros do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) acataram recurso ordinário apresentado pelo ex-prefeito de Ibicaraí, Luiz Jacome Brandão Neto, mais conhecido como Lula Brandão (PSD), para alterar o mérito do parecer – de rejeição para aprovação com ressalvas – das contas relativas ao exercício de 2019. O gestor comprovou, no recurso, a recondução dos gastos com pessoal ao limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Com a reforma da decisão foi excluída a multa imputada no valor de R$ 54 mil. O conselheiro José Alfredo Rocha Dias, relator do recurso, manteve, no entanto, a segunda multa imputada no valor de R$ 5 mil.

A decisão foi tomada pelo voto da maioria dos conselheiros presentes à sessão de ontem, 5ª feira (5.agosto). Os conselheiros Paolo Marconi e Fernando Vita, votaram por negar provimento ao recurso, mantendo o mérito parecer do julgamento original, pela rejeição. Isto porque, eles não concordam com a aplicação da Instrução nº 03 do TCM – que permite a exclusão desses gastos do cômputo de pessoal –, o que reduziu o valor dessas despesas. Contudo, a maioria dos conselheiros seguiu o voto do relator do recurso, conselheiro José Alfredo.

O ex-prefeito apresentou, nesta fase, nova documentação comprovando que um processo de pagamento, no valor de R$325.558,45 (Fundeb 60%), foi indevidamente computado no índice de pessoal referente ao exercício de 2019, vez que se trata de despesa do mês de dezembro de 2018. Assim, excluído do referido índice esse valor, o percentual de gastos com pessoal passa a ser de 53,80% no 3º quadrimestre, cumprindo o limite de 54% previsto na LRF. Foram mantidos os índices de 55,62% e 53,85% para o 1º e 2º quadrimestre do exercício de 2019, respectivamente.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

Sexta da Oportunidade acontece amanhã (6.agosto) com dicas e orientações para tomada de decisões

Leia em: 2 minutos

A agência do Sebrae em Itabuna realiza nesta 6ª feira (6.agosto), de forma presencial, a Sexta da Oportunidade, evento que busca qualificar o potencial empreendedor, abordando temas ajustados aos de quem quer abrir um próprio negócio. O encontro acontecerá na Rua Paulino Vieira, 175, centro, próximo ao Banco do Brasil, a partir das 14h.

Interessados podem se inscrever por meio dos telefones 73 3613-9734 ou 99974-2262. O encontro respeitará todos os protocolos de segurança exigidos em virtude da pandemia, como o uso de máscaras, distanciamento e álcool em gel.

Dados da pesquisa Sobrevivência das Empresas (2020), realizada pelo Sebrae com base em dados da Receita Federal, revelaram que 29% dos MEI do país fecham as portas em até cinco anos de atividade. Já entre as microempresas e as empresas de pequeno porte, a taxa de mortalidade é de 21,6% e 17%, respectivamente. Por isso, a importância de receber orientação logo no início das atividades.

De acordo com o gerente regional adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michelangelo Lima, os encontros trazem esclarecimentos para as tomadas de decisões. “A Sexta da Oportunidade é um momento voltado especialmente para quem está abrindo um novo negócio refletir sobre uma série de questões importantes na tomada de decisões, até para verificar se vale a pena mesmo ou não iniciar um novo negócio”, explicou Michelangelo.

Dentre os temas trabalhados estão as causas de mortalidade das empresas, como construir um modelo de negócio, realizar um plano e as tendências de negócios, aspectos da formalização e os indicadores de viabilidade. “E uma tarde na qual se tem a oportunidade de tirar muitas dúvidas que pairam principalmente para aquelas pessoas que querem empreender e que ainda não tem experiência”, informou o gerente.

//

Gupo de influenciadores digitais de Itabuna para apresentar a campanha do McDia Feliz 2021

Leia em: 3 minutos

Na tarde de ontem 5ª feira (4.agosto), o Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Gacc Sul Bahia reuniu um grupo de influenciadores digitais de Itabuna para apresentar a campanha do McDia Feliz 2021 e convidá-los para serem os embaixadores digitais contribuindo para a divulgação e venda de tíquetes antecipados de Big Mac.

O encontro aconteceu na Casa de Apoio Clara Kaurak e contou com a participação do Presidente da FICC, Aldo Rebouças, da secretária Municipal de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara e dos influenciadores Alba Matos, Cris Mel, Diego Raniery, Diego Pitanga, Geysa Bahia, Laísla Orarra e Neto Lima. O time irá usar a influência digital para incentivar a compra de suvenir da campanha e também dos tíquetes antecipados.

Com o tema: “25 anos cuidando 25 horas por dia”, o Gacc Sul Bahia reforça a visão da instituição que é promover o atendimento humanizado e gratuito em saúde, assistência social, educação e cidadania em tempo integral para crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer das regiões sul, extremo sul e sudoeste da Bahia. “Eu estou muito feliz em mais um ano poder estar junto com o Gacc para poder ajudar a Instituição e as crianças que tanto precisam”, declarou Mariana Alcântara.

Aldo Rebouças que também integra o time de Embaixadores falou da importância em ajudar o projeto: “É uma causa muito nobre e poder participar é muito gratificante também. Sabemos do trabalho que é desenvolvido pela Instituição e da assistência que é dada às crianças, por isso, estamos aqui para colaborar”, reforçou Aldo.

Este ano, os tíquetes antecipados estão limitados, por isso, a importância de adquirir com antecedência pelo WhatsApp (73) 99114-0758. A campanha acontece no dia 23 de outubro das 10h às 22h e toda a renda do Big Mac nas cidades de Itabuna e Vitória da Conquista serão revertidos para o Gacc Sul Bahia para a compra de cateter venoso central de inserção periférica, mais conhecido como cateter de PICC para os pacientes em tratamento.

SOBRE O MCDIA FELIZ
O McDia Feliz é o principal evento beneficente do McDonald’s e, atualmente, é uma das maiores mobilizações em prol de crianças e adolescentes no Brasil. A campanha é realizada no país desde 1988, gerando recursos para as instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald, que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes com câncer. Em 2018, o projeto ampliou seu impacto para beneficiar outra causa de grande importância para o país, a Educação, contribuindo para as ações do Instituto Ayrton Senna. Desde sua primeira edição, mais de R$ 300 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz.

SOBRE O GACC SUL BAHIA
Fundado em 06 de outubro de 1996, o GACC Sul Bahia, é uma instituição sem fins lucrativos, reconhecida como utilidade pública municipal, estadual e federal, inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Estadual de Assistência Social e Conselho Nacional de Assistência Social. Participa da União Norte/Nordeste de Entidades de Apoio à Criança com Câncer e é filiada ao CONIACC.

O GACC Sul Bahia é especialmente direcionado ao atendimento de famílias de baixa renda, com a finalidade de garantir o direito ao tratamento do câncer com melhor qualidade de vida, atendendo crianças e adolescentes residentes do interior do estado da Bahia, abrangendo as áreas da região sul, extremo sul, sudoeste e oeste baiano.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

Avenida do Cinquentenário conta com cerca de 130 ambulantes

Leia em: 2 minutos

A Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda de Itabuna iniciará o cadastramento dos vendedores ambulantes da área central da cidade. O processo será dividido em duas etapas, sendo que a primeira nesta 5ª feira (5.agosto), nos principais locais de concentração: Avenida do Cinquentenário e praças Adami e Otávio Mangabeira (Camacan).

A outra, na próxima 3ª feira (10.agosto), com a participação de outras secretarias municipais. Nos dois dias, o trio de prepostos ou fiscais da Secretaria estará munido de crachás. Eles vão atuar sempre entre as 8 e 10 horas.

A proposta da Prefeitura de Itabuna é traçar o perfil dos ambulantes e o tipo de produto que comercializam ao longo da Avenida do Cinquentenário e suas transversais, e, principalmente, promover a reorganização do comércio informal de modo que atenda aos anseios tanto dos ambulantes quanto dos comerciantes, conforme o plano de ação da atual gestão municipal.

O secretário Ricardo Xavier, lembra que essa proposta já foi amplamente discutida durante reuniões ao longo de dois meses promovidas por uma comissão formada por representantes das secretarias municipais de Planejamento, Transporte e Trânsito, Saúde, Infraestrutura e Urbanismo e Segurança e Ordem Pública. Representantes do comércio formal e informal também participaram para apresentar suas demandas.

Ricardo disse que o diálogo foi importante, porque o poder público, a classe empresarial e os ambulantes chegaram a um consenso após as discussões em vários momentos. Cada segmento foi ouvido individualmente e de forma coletiva sobre o tema na busca pelo reordenamento do comércio na área central, abrindo calçadas e passeios para os transeuntes.

“Acreditamos que com as mudanças que deverão ocorrer, a partir da conclusão do cadastramento, todos os segmentos devem ser beneficiados e a cidade como um todo”, concluiu o titular da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

A reunião envolveu os seguintes órgãos: ACI, Sindicom, CDL, Secita e a UniFTC

Leia em: < 1 minuto

O presidente da ACI (Associação Comercial e Empresarial) de Itabuna, Mauro Ribeiro, juntamente com representantes do Sindicom (Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista), da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e do Secita (Sindicato dos Empregados no Comércio), assinaram nesta ontem 5ª feira (4.agosto), um convênio com a UniFTC, garantindo aos associados, descontos em cursos da instituição.

Terão acesso aos descontos, associados e seus dependentes diretos (esposa, marido e filhos) e indiretos (enteados e afilhados), desde que a comprovação do vínculo do dependente com o empregado se dê através da empresa conveniada, por meio de uma declaração em papel timbrado da empresa, comprovando o vínculo do dependente com o empregado.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

Ilhéus aguarda nova remessa da vacina para retomar a estratégia por faixa etária

Leia em: 2 minutos

A Prefeitura de Ilhéus informou que a aplicação da primeira dose contra a Covid-19 está suspensa nesta 5ª feira (5.agosto) por falta de imunizante.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a cidade aguarda nova remessa da vacina para retomar a estratégia por faixa etária, que nesta etapa contempla pessoas com idade igual ou superior a 28 anos.

2ª DOSE
A segunda dose continua sendo aplicada normalmente nas unidades de saúde, conforme horário específico, e no CMAE, das 8h às 12h e das 13h às 15h.

O público com segunda dose marcada até o dia 5 de agosto pode se dirigir aos pontos mencionados para completar o esquema vacinal.

A Secretaria de Saúde informou que a segunda dose não será antecipada. A pessoa deve comparecer na data indicada no cartão, obedecendo ao intervalo necessário entre as duas aplicações.

É imprescindível a apresentação do CPF, cartão SUS e do cartão de vacinação constando a primeira aplicação do imunizante.

LOCAIS PARA VACINAÇÃO DA 2ª DOSE
📌 CMAE (antigo Colégio Fênix), Av. Canavieiras, 275, Cidade Nova, Das 8h às 12h e das 13h às 15h
📌 ESF Nossa Senhora da Vitória, das 13h às 15h30;
📌 ESF do Ilhéus II, UBS do Hernani Sá e UBS de Olivença, das 8h às 11h30;
📌 UBS do Nelson Costa, das 13h às 16h
📌 UBS Sarah Kubitscheck, das 13h às 16h30
📌 UBS Conquista, UBS Santa Dulce dos Pobres (Avenida Princesa Isabel) e ESF do Basílio, das 8h às 11h30;
📌 CAE III (antigo Sesp), das 13h às 16h30
📌 UBS Euler Ázaro e ESF do Salobrinho, das 8h às 11h30;
📌 UBS do Banco da Vitória, das 13h às 16h30

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

Vereador de Ilhéus, Gurita (PSD)

Leia em: < 1 minuto

Líder do governo na Câmara e membro da Comissão Permanente de Transportes, Trânsito e Mobilidade do Legislativo, o vereador Alzimário Belmonte, mais conhecido como Gurita (PSD), chama a atenção para o significativo aumento de protestos que vêm ocorrendo na cidade, com reclamações dos usuários do serviço público de transporte coletivo, que consideram alto o valor da tarifa e têm, em contrapartida, um serviço de má qualidade.

“As empresas de ônibus não estão cumprindo o que está estabelecido no contrato com a Prefeitura”, reconhece Gurita, defendendo o urgente cancelamento da parceria. A Comissão Permanente da Câmara de Vereadores já realizou quatro Audiências Públicas este ano para tratar do tema. A série de encontros contou com a participação de especialistas em mobilidade urbana, empresários, representantes das empresas, sindicatos e associações, além membros do parlamento.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

//

Com a certificação do profissional, a equipe da comissão conta com mais um captador de tecido ocular humano para transplante, melhorando a logística deste procedimento no hospital

Leia em: 2 minutos

O Banco de Olhos da Bahia com o apoio da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), realizou o XX Curso de Formação para Captadores de Tecido Ocular Humano para Transplante. A capacitação ocorreu no Centro de Ciências da Saúde do campus universitário de Santo Antônio de Jesus, com carga horária de 20h.

A discussão envolveu a questão para melhorar o número de doações e captações, criar vínculos com setores intra-hospitalares e adotar estratégias de fortalecimento nesse processo. Na parte prática da capacitação, aconteceu a orientação dos alunos com a simulação prática da captação de córneas, abordando as técnicas corretas, acondicionamento do tecido em recipiente coletor estéreo, entre outras.

O curso formou enfermeiros como captadores de córneas certificados pelo Banco de Olhos da Bahia para atuação na Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) de suas unidades hospitalares.

O Hospital Regional Costa do Cacau de Ilhéus, enviou para a formação o enfermeiro Wagner Campos, que já atua na CIHDOTT da unidade. Palestrantes e monitores: Enfermeiras Carolina Sodré e Laís Ramos, enfermeiro Gabriel Neto e o psicólogo Fabrizio Góes. Apoio da UFSB, servidores Linsmar da Silva Veiga e Nanci Silva Santos.

Acompanhe o Pauta Blog pelo Instagram e/ou mande-nos uma mensagem pelo WhatsApp: (73) 8869-7877.

Notícias mais lidas

Outros assuntos