//

Saulo já foi imunizado com as três doses da vacina contra a Covid-19

Leia em: 2 minutos

Nesta 2ª feira (17.janeiro), o cantor baiano Saulo Fernandes utilizou as redes sociais para anunciar que foi diagnosticado com a Covid-19 e, por esse motivo, cancelou a participação em algumas apresentações musicais.

Em texto publicado no Instagram, Saulo falou sobre o medo que sempre sentiu da doença e sobre a importância da imunização: “Sou asmático, fugi muito, me cuidei muito, fiquei louco, senti muito medo, profundo mesmo, e a cada dose de vacina, fui vivendo mais, acreditando mais, tomei as três e tomaria muitas outras, tomei a de gripe também! Se vacinem! Se vacinem! Só isso é verdade”.

O cantor de axé pediu desculpas aos contratantes e às pessoas que compraram ingressos esperando vê-los, mas afirmou que pretende voltar aos palcos em breve e com mais segurança: “Por hora, não tenho alegria suficiente para cantar as canções que canto, quando tudo melhorar, a gente puder comemorar, e estiver seguro para todas as pessoas, a gente vai se encontrar para ser abraço inteiro e protegido. Sinto muito, de verdade, pelas pessoas que compraram os ingressos, e peço perdão por todos os transtornos, aos amigos e contratantes, peço compreensão e desejo saúde para todas as crianças e pessoas”. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

Famílias de Ipiaú e Itabuna estão envolvidas na dolorosa situação

Leia em: 2 minutos

Duas famílias enlutadas e vivendo a dor de não dar um enterro digno aos bebês que vieram a óbito no último sábado (15.janeiro) no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna. Isso porque um erro dentro da unidade hospitalar fez com que a família de Itabuna enterrasse o bebê que, na verdade, pertencia à família de Ipiaú.

O casal natural de Ipiaú estava com o bebê internado no hospital há 45 dias. No sábado, receberam um telefonema informando que a criança, infelizmente, havia falecido, porém, chegando ao hospital, a mãe não reconheceu o corpo da criança que foi entregue a ela. Além disso, ele estava com uma etiqueta no braço em que outro nome estava escrito.

A partir daí, os dois se dirigiram ao Complexo Policial de Itabuna para registrar um boletim de ocorrência sobre o caso. Chegando lá, eles se depararam com outro casal que também alegava que havia recebido um bebê que não era deles, porém o sepultamento já havia ocorrido.

Agora, as duas famílias se uniram para solicitar que o corpo do bebê enterrado seja exumado. Além disso, o corpo da outra criança continua no necrotério da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna porque a certidão de óbito precisa ser corrigida para que, então, o enterro aconteça.

Em entrevista concedida à Record TV Cabrália, o provedor da Santa Casa, Francisco Valdece, reconheceu o erro e afirmou que uma investigação interna já foi iniciada para que o responsável ou os responsáveis pelo erro sejam identificados e penalizados. A instituição declarou, ainda, que está auxiliando as famílias durante todo o processo.

LEIA TAMBÉM ⤵️

Inscrições abertas para processo seletivo da creche e dos colégios da Polícia Militar da Bahia

Leia em: 3 minutos

A Prefeitura de Itabuna publica hoje (17.janeiro), na edição eletrônica do Diário Oficial, no Decreto nº 14.792, estabelecendo o Calendário Fiscal de 2022, definindo procedimentos para pagamento e fixa índice de atualização monetária dos tributos municipais.

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) poderá ser pago, em parcela única, com redução de 20% ao contribuinte que efetuar o pagamento do imposto de uma só vez, até a data de vencimento da cota única e não possua dívida com o erário Municipal ou esteja com exigibilidade suspensa.

De 10% ao contribuinte que efetuar o pagamento do imposto de uma só vez, desde que adimplente com o exercício anterior ou em até 10 parcelas, sem descontos, com vencimento da parcela única ou da primeira parcela, em 31 de março, e as parcelas restantes no último dia útil dos meses subsequentes. O valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 150,00.

O Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITIV) será recolhido em parcela única, nos termos dos Artigos 126 a 147 da Lei n°. 2.173/2010 e alterações posteriores. Apurada a base de cálculo, o imposto será calculado mediante aplicação da alíquota de 2%, para pagamento a vista antes do registro no Cartório de Imóveis ou em até seis parcelas.

O Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) será recolhido até o dia 10 do mês subsequente ao fato gerador. No que se refere às atividades sujeitas a valor fixo anual, o imposto será pago até o dia 31 de março, inclusive as atividades de Táxi, Mototáxi, Motofrete, carros de som e transporte escolar, cujo o imposto será pago até o dia 31 de março.

Quando se tratar de espetáculos artístico, musical, festival, recital e congêneres, o imposto será pago até 72 (setenta e duas) horas antes da realização do evento. Nos casos de atividades exercidas em caráter eventual no Município, o pagamento será efetivado antecipadamente à concessão da licença.

A Taxa de Licença e Localização (TLL) será recolhida de uma só vez, antes do licenciamento da atividade. A Taxa de Fiscalização do Funcionamento (TFF) poderá ser paga até o dia 31 de outubro em cota única ou dividida em até duas parcelas iguais para 30 de outubro e 30 de novembro.

Os contribuintes terão até o dia setembro de cada exercício financeiro para fornecerem, à Secretaria da Fazenda e Orçamento, os dados necessários para o cálculo do valor da TFF a ser lançada para pagamento.

Também foram definidos pelo Decreto, a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP), a Taxa de Vigilância Sanitária (TVS), a Taxa de Licença para Exploração de Atividades em Logradouros Públicos (TLE), a Taxa de Licença de Execução de Obras e Urbanização de Áreas Particulares (TLO), a Taxa de Promoção e Publicidade (TLP), inclusive no circuito do Carnaval e festas juninas, a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) e a Taxa de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos e de Utilidade Pública, delegados (TRFC).

Pelo Decreto, também ficam atualizados monetariamente, pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – Especial (IPCA-E), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE), acumulado no período de janeiro a dezembro de 2021, no percentual de 10,42%, a partir de 1° de Janeiro de 2022, os valores definidos em Lei de composição das bases de cálculo dos tributos municipais, preços públicos, rendas, penalidades acessórias, créditos tributários ou não, em favor da municipalidade, bem como a Planta Genérica de Valores do IPTU – PGV – e outros acréscimos legais estabelecidos em quantias fixas.

Aplica-se a atualização os valores referentes a tributos, rendas, jetons, multas, e seus acréscimos legais, bem como a outros valores também estabelecidos em quantias fixas. A Unidade Fiscal Municipal – UFM -, para o Exercício de 2022, terá no valor de R$ 140,64.

Por meio de Portaria, a Secretaria Municipal de Fazenda e Orçamento, regulamenta a documentação referente aos processos de ITIV. Os contribuintes ficam obrigados a apresentar cópia simples da seguinte documentação: RG e CPF do comprador e do vendedor; da procuração devidamente registrada, se houver; Certidão Negativa de Débitos do Imóvel; Certidão de Inteiro Teor caso o imóvel seja próprio; Em caso de terreno aforado, apresentar o contrato de compra e venda mais o aforamento. As guias de ITIV devidamente preenchida e assinada pelas partes, igual consta no documento de identificação apresentado. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

Governador Rui Costa, Deputada estadual Fabíola Mansur, Secretário de Governo Renato Freitas, Secretário de Obras e Transportes Hyan Vitor, Prefeito Fernando Mansur e Deputado federal Otto Filho

Leia em: 2 minutos

Nesta 2ª feira (17.janeiro), o prefeito de Arataca, Fernando Mansur (PSD), também conhecido como Ferlu, esteve em Salvador para receber uma ambulância tipo van das mãos do governador do estado, Rui Costa (PT). Ao todo, 28 veículos foram entregues a vários municípios por meio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O equipamento vai ser responsável por melhorar o atendimento aos moradores da cidade e dos distritos de Anuri, Itatingui, Vila Jequié e também na zona rural. A ambulância é resultado de uma emenda de autoria do deputado federal Otto Filho (PSD) e da deputada estadual Fabíola Mansur (PSB).

O prefeito, muito agradecido, salientou que uma das prioridades do município é conseguir melhorias na área da saúde: “Fomos a Salvador em busca de recursos para o nosso povo e estamos voltando com essa ambulância que vai auxiliar na melhoria do serviço que é ofertado. O trabalho continua em prol dos moradores de Arataca, que confiam em nosso trabalho”. 

Secretário de Obras e Transportes Hyan Vitor, Secretário de Governo Renato Freitas, Secretária de Saúde Neuza Fonseca, Prefeito Fernando Mansur, Deputado federal Otto Filho e Deputada estadual Fabíola Mansur

LEIA TAMBÉM ⤵️

Inscrições abertas para processo seletivo da creche e dos colégios da Polícia Militar da Bahia

//

Seis cidades serão contempladas. São: Itambé, Ibicaraí, Ipiaú, Ibirataia, Ubatã e Macarani

Leia em: 2 minutos

O governador Rui Costa assinou nesta 2ª feira (17.janeiro), no Parque de Exposições de Salvador, convênios com seis municípios atingidos pelas chuvas de dezembro de 2021 para a construção de casas, por meio do Programa Bahia Minha Casa. A ação é parte da determinação de dar prioridade e rapidez aos projetos de reconstrução das áreas afetadas pelas enchentes. O trabalho será uma parceria entre as secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano, via Companhia de Desenvolvimento Urbano, e de Relações Institucionais. Têm prioridade no atendimento as famílias desabrigadas em municípios que elaboraram os cadastros de moradores de bairros destruídos pelos temporais.

Os seis primeiros contemplados são Itambé, Ibicaraí, Ipiaú, Ibirataia, Ubatã e Macarani; cujos prefeitos participaram de um encontro com a equipe de governo, no dia 5 de janeiro, e apresentaram a documentação necessária. No total, 485 unidades habitacionais serão construídas nas seis cidades, a um custo de R$ 35 milhões. Antes da assinatura, Rui se reuniu com o vice-governador e secretário do Planejamento do Estado, João Leão, além de prefeitos, secretários, parlamentares, entre outros convidados, para apresentar as ações e esclarecer dúvidas.

O governador explicou a importância da rapidez por parte dos municípios na elaboração dos cadastros dos beneficiários do projeto habitacional e da escolha das áreas onde serão construídos os imóveis. “Em alguns casos, as áreas são, inclusive, do Governo do Estado. Eu espero que, nos próximos dias, a gente consiga firmar mais convênios e contratos. Os municípios são livres para escolher como vão fazer as casas e a urbanização, se por licitação ou em mutirão”, afirmou Rui.

A prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares, informou que, no município, “em torno de 249 casas caíram ou estão em situação de risco. Então, a chegada desse convênio é uma grande alegria. Mais de 100 famílias já estão garantidas com esse convênio. Estou com muita fé que, a partir de agora, vamos começar a reconstruir nossa cidade e, sobretudo, dar um lar para essas famílias. A esperança de um novo tempo renasce em Ibicaraí”. 

LEIA TAMBÉM ⤵️

Inscrições abertas para processo seletivo da creche e dos colégios da Polícia Militar da Bahia

Leia em: < 1 minuto

Foi concluída neste domingo (16) a 1ª rodada do Baianão 1XBET 2022. Os dois jogos realizados terminaram empatados.

À tarde, no Barradão, Vitória e Juazeirense ficaram no 1 a 1. Patrik marcou para o Cancão de Fogo. Guilherme Queiroz fez para o Leão.

Já à noite, Unirb e Barcelona se enfrentaram no Antônio Carneiro, em Alagoinhas. O duelo terminou sem gols.

A 2ª rodada será iniciada nesta 4ª feira (19.janeiro). Às 19h15, o Bahia recebe o Unirb, na Arena Fonte Nova. Logo depois, às 21h30, será a vez de Doce Mel e Atlético se enfrentarem no Carmelito Barbosa Alves, em Cruz das Almas. 

📷 Foto de Pietro Carpi/EC Vitória

A ação beneficiou cerca de 60 famílias

Leia em: < 1 minuto

Esperança no recomeço e gratidão pelo acolhimento das famílias afetadas pelas chuvas em Ilhéus, sentimentos compartilhados durante entrega de donativos aos moradores de Vila Cachoeira, no último sábado (15). De acordo com a Prefeitura, foram distribuídos kits de roupas; botijões de gás; fogões; kits de limpeza e higiene pessoal; colchões de casal e solteiro; cestas básicas, incluindo carne de frango, e água mineral. A ação beneficiou cerca de 60 famílias e contou com a parceria da Frente Nacional de Negras e Negros (FNN), Rotary Club de Ilhéus e Teiú Indústria.

O prefeito Mário Alexandre frisou o trabalho de humanização e acolhimento a centenas de famílias neste momento de reconstrução. Conforme o gestor, o Município está realizando um levantamento para a desapropriação das casas localizadas na comunidade ribeirinha. Mário Alexandre percorreu as ruas do distrito e dialogou com os moradores sobre os problemas enfrentados por causa dos temporais. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

Leia em: < 1 minuto

As fortes chuvas que atingiram a região sul da Bahia em dezembro deixaram centenas de famílias desabrigadas, sobretudo em comunidades próximas à fábrica da Avatim, empresa brasileira de cosméticos e perfumaria com sede em Ilhéus. A Avatim agiu rapidamente disponibilizando uma equipe para resgate de pessoas ilhadas e seus pertences, além de distribuição de itens essenciais como alimento, água, roupas, colchões, material de limpeza e medicamentos.

“Percebendo a extensão dos danos e quantidade das pessoas afetadas, decidimos mobilizar nossos clientes e parceiros numa corrente do bem para socorrer a população local. Assim, criamos uma conta bancária específica para receber doações, que são administradas e distribuídas pela nossa equipe de auxílio às comunidades”, relata Mônica Burgos, sócia-fundadora da Avatim.

As ações foram amplamente divulgadas nas redes sociais oficiais da empresa, bem como nas páginas das mais de 200 franquias distribuídas pelo Brasil. Até o momento, foram entregues 100 colchões, 700 cestas básicas, 400 fardos de água mineral, 250 quilos de carne, 220 pacotes de fraldas, além de roupas e ração animal para os pets.

Entre as comunidades atendidas, estão Vila Cachoeira, Japu, Banco da Vitória, Salobrinho, Apault e Porto Seco, além do município de Itabuna.

FAÇA A SUA DOAÇÃO
Banco Brasil
Agência 0019-1
C/c: 23526-1
Dimari Indústria
CNPJ: 05.776.105.0001/50
Chave PIX: financeiro@avatim.com.br

//

O Ministério reconheceu a situação de emergência na cidade de Ilhéus

Leia em: < 1 minuto

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, autorizou 6ª feira (14.janeiro), o repasse de R$ 120 mil para a cidade de Medeiros Neto, que sofre com as chuvas intensas. A portaria com a liberação foi publicada no Diário Oficial da União.

A utilização do recurso pelo ente público local deve ser feita exclusivamente para a execução de resposta ao desastre natural. Entre as ações previstas estão a recuperação de guarda-corpo, corrimão e calçada de ponte. A previsão é 2 mil pessoas sejam beneficiadas com as intervenções.

Também nesta sexta, o Ministério reconheceu a situação de emergência na cidade de Ilhéus. O município também foi atingido por fortes chuvas e, a partir do reconhecimento federal, está apto a solicitar recursos do Orçamento Geral da União para ações de resposta.

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

//

Unidade funciona nas instalações do Diagnosul Laboratório // Foto de Lucas França

Leia em: 2 minutos

A partir desta 2ª feira (17.janeiro), a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna retomará os serviços de exames laboratoriais para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município. Os serviços eram executados anteriormente no Hospital Manoel Novaes. A nova unidade passa a funcionar em parceria com o Diagnosul Laboratório, localizado na Rua Mariá Ferreira, Nº 245, em horário comercial.

A unidade permitirá que os usuários do SUS tenham acesso aos exames relacionados na tabela SUS em contrato com a Santa Casa. O laboratório é dotado de máquinas de última geração, que possibilitam a interface de todos os processos, a partir da integração entre os equipamentos de automação laboratorial.

Além de ótima localização, o equipamento possui pisos com cobertura antiderrapante e rampas de acesso, importantes para a segurança de pacientes que transitam com cadeira de rodas ou até carrinhos de bebê. Importante lembrar que, com o avanço das síndromes gripais no município, a unidade realizou, na última semana, os serviços de sanitização e limpeza em todo o prédio.

Com investimento em equipamentos de alta tecnologia que melhoram consideravelmente a exatidão dos resultados, a Diagnosul possui sistema operacional informatizado que incorpora a emissão de código de barras para os tubos de amostras, visando identificação segura; assinatura e impressão automática dos resultados; resultados online; acesso a resultados online pelos médicos da instituição.

A ampliação da parceria significa mais uma unidade laboratorial da Santa Casa de Itabuna na cidade e amplia a oferta e acesso de todos para a realização dos exames. 

Quer saber de outras notícias? Siga-nos no Instagram @pauta.blog.br.

Notícias mais lidas

Outros assuntos