Secretária Andrea Castro acompanhou o prefeito Augusto Castro na coordenação da distribuição do Kit da Semana Santa // Fotos de Pedro Augusto

Leia em: 2 minutos

A entrega dos 40 mil quilos de peixe e do Kit da Semana Santa, distribuídos nesta 3ª feira (12.abril), pela Prefeitura de Itabuna transcorreu num clima de maior tranquilidade, de forma dinâmica e rápida nos quatro pontos definidos pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. A ação coordenada, contou com o envolvimento de equipes que foram preparadas especialmente para este momento.

Mais de 20 mil famílias foram beneficiadas. Cada uma recebeu um voucher que dava direito a cerca de dois quilos de peixe do tipo corvina, além do kit com arroz, leite de coco, dendê e uma caixa de chocolates.

Moradora do Bairro Santo Antônio, Sandra Teixeira Arruda, 36 anos e mãe de sete filhos, com idade entre 2 e 20 anos, conta que se não fosse a doação da Prefeitura a Semana Santa de sua família seria sem o tradicional peixe. “Tenho uma família muito grande. Por isso, não tinha condições de comprar o peixe e demais alimentos”, declarou.

Já Raimunda Santos Barbosa, 56 anos, também moradora do Santo Antônio, passou logo cedo no Grapiúna Tênis Clube para receber o kit. “Agradeço ao prefeito Augusto Castro e à secretária Andréa Castro por essa doação maravilhosa. Aproveito para parabenizar os funcionários do CRAS, foi tudo muito organizado”, disse.

A secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andréa Castro, disse: “Itabuna tem uma população carente que é muito grande. Enquanto governo, com preocupação social, estamos fazendo a assistência por meio de programas importantes como Comida na Mesa. O prefeito Augusto Castro autorizou a compra dos 40 mil quilos de peixe com o Kit da Semana Santa, para que esse alimento chegasse justamente nas mãos de quem realmente precisa”.

Leia em: 2 minutos

Pré-candidata a deputada estadual, Soane Galvão (PSB) caminhou ao lado de Jerônimo e do governador Rui Costa durante diversas entregas do Governo do Estado à cidade de Ibicuí. Dirigida pelo prefeito Marcos Galvão, Ibicuí foi contemplada com a autorização da construção da nova sede do Colégio Estadual Doutor Manoel Novaes, entrega da ponte sobre o Rio Novo, na rodovia BA-130, entre Ibicuí e o distrito de Ibitupã e com a licitação para implantar novo sistema de abastecimento de água e mais obras de melhoria e ampliação do sistema da cidade.

No estilo do governo correria, outra importante entrega foi realizada, como a inauguração das obras de reforma e ampliação da Escola municipal Navarro de Brito.

“Eu estudei nessa escola durante o período em que morei aqui em Ibicuí, até os meus 12 anos de idade. Foi nesta cidade, que é governada pelo meu querido primo Marcos Galvão, onde eu aprendi a respeitar o professor, a entender o princípio da hierarquia e a exercitar a gratidão. É uma enorme satisfação retornar ao Navarro de Brito, reencontrar colegas e participar de uma entrega tão importante, que traz dignidade aos alunos. Parabéns governador Rui Costa por cuidar dos baianos tão bem, e ao nosso então secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que soube semear e hoje estamos aqui colhendo esses frutos do permanente trabalho de educar e cuidar da nossa gente”, declarou Soane.

Soane Galvão é muito querida pelo governador Rui Costa. Não foi por um acaso que em seu discurso, ao cumprimentar os prefeitos, Rui deixou escapolir: “o prefeito Marão, de Ilhéus, está aqui acompanhado de sua esposa, Soane. Por onde eu ando agora, Soane está. Não sei porque!”, arracando risos do público.

//

Capitão Azevedo pretende ser candidato a deputado neste ano

Leia em: < 1 minuto

Parece que o ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, resolveu tomar chá de sumiço ou não está muito interessado nas eleições de outubro. Primeiro, ele se filiou ao PDT, mas “esqueceu” e disse que ainda estava analisando outras legendas. Segundo, a pré-campanha deve estar acontecendo na surdina porque não se tem notícias dele.

Mesmo já tendo assinado a ficha de filiação ao PDT, o ex-prefeito se achou no direito de negar a informação, mas o Pauta teve acesso ao documento que comprova que ele escolheu a sigla. Inclusive, segundo o ex-presidente do PL baiano, José Carlos Araújo, foi o pré-candidato a governador, ACM Neto, que aconselhou Azevedo a tornar-se pedetista.

Como perguntar não ofende, será que esqueceu que é pré-candidato a deputado ou o sumiço é estratégico depois da lambança?

O Pauta Blog ligou para o Capitão algumas vezes para saber sobre o motivo de tanta discrição, mas nossa chamada não foi atendida.

Adilson Leite é do Avante; Neto visitou o município no último sábado (9.abril)

Leia em: < 1 minuto

O prefeito de Jandaíra, Adilson Leite (Avante), declarou apoio ao projeto eleitoral de ACM Neto ao Governo da Bahia. Neto visitou o distrito de Coqueiro, em Jandaíra, no último sábado (9.abril).

O Avante, partido de Leite, compõe a base do atual governo. Entretanto, o prefeito de Jandaíra já garantiu que vai caminhar ao lado de Neto nas Eleições de 2022.

Prefeito de Arataca, Ferlú Mansur (PSD): "Precisamos valorizar os profissionais que atuam no dia a dia dentro das escolas"

Leia em: 2 minutos

A Câmara de Vereadores de Arataca aprovou, com unanimidade, o projeto de Lei enviado pelo prefeito Ferlú Mansur (PSD) e que autoriza o reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores da rede pública de ensino municipal. Após aprovação da Casa Legislativa, foi sancionada a Lei que garante, ainda, o pagamento retroativo do reajuste referente aos meses de janeiro, fevereiro e março.

A votação realizada em sessão ordinária na Câmara, inclusive, foi acompanhada pelos professores do município, que comemoram a aprovação da Lei. A partir de agora e até o mês de julho, eles devem receber os valores reajustados referentes aos três primeiros meses deste ano.

O reajuste de 33,24% aos educadores foi autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no início do mês de fevereiro, no entanto, nem todos os municípios acataram a determinação do governo federal. Em Arataca, o prefeito Ferlú fez questão de beneficiar a categoria ao reconhecer que o aumento dos salários, além de necessário, é justo e merece ser repassado: “Precisamos valorizar os profissionais que atuam no dia a dia dentro das escolas repassando aos estudantes não só conhecimentos, mas valores de vida”, declarou o gestor.

Professores vão receber reajuste retroativo aos meses de janeiro, fevereiro e março.

//

Anúncios foram feitos durante visita do governador a Ibicuí

Leia em: < 1 minuto

O governador do estado, Rui Costa (PT), está visitando o município baiano de Ibicuí nesta 2ª feira (11.abril), para assinar a autorização de algumas obras. Durante discurso na cidade, Rui anunciou que os festejos juninos, após dois anos de paralisação, vão ser autorizados neste ano.

Além de anunciar que, até a próxima sexta-feira (15.abril), vai ser publicado um edital com as regras para realização das festas de São João, o governador disse que a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados vai acabar. Segundo Rui, o estado da Bahia registrou menos de 1.000 casos ativos da Covid-19 pelo segundo dia consecutivo e esse boletim permite que as restrições comecem a ser diminuídas.

A notícia segue a linha de outros estados do Brasil que, gradualmente, passaram a retirar o uso da máscara de proteção contra o coronavírus. Agora, é claro, o que permanece é o incentivo para que as pessoas se vacinem e completem o esquema vacinal contra a doença.

APLB tem prazo de 24h para cumprir a decisão

Leia em: 2 minutos

A Justiça determinou que a APLB Sindicato retorne imediatamente as aulas com os professores na rede municipal de ensino. Na decisão, o desembargador Aldenilson Barbosa dos Santos estabelece o cumprimento do prazo em até 24 horas, e multa diária no valor de R$ 10 mil caso a medida não seja acatada.

No mandado, expedido na manhã da última 6ª feira (8.abril), o magistrado também autoriza à Prefeitura de Feira descontar, na folha de pagamento, os dias não trabalhados pelos servidores municipais que aderiram à greve ilegal e abusiva convocada pela entidade sindical, no último dia 31.

O desembargador considera, no documento, “patente o risco de dano irreparável ou de difícil reparação para toda a população local, alijada dos serviços educacionais, podendo vir a comprometer o calendário letivo”.

O Governo Municipal garantiu aos professores a adequação do piso salarial da categoria, retroativo ao mês de janeiro, e o reajuste de 5% a partir de maio para os demais professores cujos vencimentos já ultrapassam o piso.

REAJUSTE DE 5%
Mais de 95% dos professores que compõem a rede municipal têm nível superior. Ao realizar concurso público, o professor ingressa no quadro da administração municipal na referência E, correspondente à graduação (nível superior), hoje com salário de R$ 4.349,12 e regime de 40 horas de trabalho.

Com o novo reajuste de 5%, o salário base inicial dos docentes – regime de 40 horas – passa a ter os seguintes valores: R$ 4.566,57, (professores graduados); R$ 4.835,18 – professores especialistas; R$ 5.103,80 aos professores mestres; e R$ 5.372,45 para doutores. Com o tempo de serviço, os salários vão variando e chegam ao final da carreira, por exemplo, a R$ 7.199,62 para os doutores.

📷 Foto de Sara Silva

Eri Moraes e Zé Alberto

Leia em: < 1 minuto

O pré-candidato a deputado estadual, o advogado e ex-secretário de Gestão e Inovação de Itabuna, Zé Alberto (PSB) recebeu mais um importante apoio político na busca por uma vaga na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia) de Eri Moraes (PT) que foi o segundo colocado nas eleições de 2020 para prefeito no município de Jussari.

O apoio reforça as alianças políticas que Zé Alberto vem construindo e surge num momento de fortalecimento do grande líder que já aparece como um nome que representa uma nova política com ideias, projetos e ações para o desenvolvimento estadual. “Esse aval tem o objetivo de ajudar um projeto maduro e viável. Tenham certeza de que a intenção é de juntos lutarmos pela melhoria da população”, disse Eri Moraes.

Zé Alberto destacou a importância dos diversos apoios recebidos para consolidação de sua pré-candidatura. “Estou muito feliz com as alianças que estamos construindo. Temos dialogado em várias regiões e a receptividade tem sido muito positiva. É uma caminhada em que estaremos todos juntos nesta luta em benefício do nosso povo”, declarou o pré-candidato a deputado estadual.

//

Leia em: 2 minutos

“O tráfego ou passeio de animais da espécie canina de pequeno, médio e grande porte, acompanhados dos seus proprietários ou responsáveis, nas vias e logradouros públicos do município de Itabuna, só será permitido se os mesmos estiverem usando focinheira e coleira”. A obrigatoriedade está prevista no artigo 170 do Código de Posturas do Município, de acordo com a Lei nº 1.908, de 16 de junho de 2003.

Visando o cumprimento do dispositivo legal e minimizar os riscos de ataques de cães aos transeuntes em vias públicas, o Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (Gopa), integrado por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) vem desenvolvendo ações educativas em locais de grande circulação de pessoas.

Segundo o subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Inácio Pereira, responsável por coordenar as ações do Gopa, a iniciativa é voltada à orientação quanto aos cuidados que todos devem ter com os animais domésticos, bem como quanto aos perigos e consequências que a desobediência às normas da legislação podem acarretar.

Além da observância quanto ao uso de focinheira e coleira pelos cães que circulam em vias públicas, o Grupamento da Guarda Civil Municipal também atua para coibir e punir infrações ambientais por maus tratos e abandono de animais.

“Ao constatar a infração, os integrantes do GGopa poderão intervir para evitar o dano, bem como caso já ter ocorrido o dolo em flagrante, conduzir o infrator à autoridade policial ou apresentar animais apreendidos ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos”, explicou Pereira.

Quanto às vítimas de ataques de cães, o subcomandante da GCM ressalta que o responsável pela guarda e condução do animal deve prestar-lhes o devido socorro. “Se tal assistência for negligenciada, a pessoa deve ir ao antigo SESP tomar a vacina antirrábica, posteriormente, se tiver alguma informação sobre o proprietário do animal registrar boletim de ocorrência no Complexo Policial”, afirmou.

A inobservância da norma inserida no artigo 170 do Código de Posturas do Município de Itabuna implica em multa no valor de três salários-mínimos vigentes. A Lei Municipal e demais legislações ambientais em vigor, também preveem penalidades por crimes de abandono, maus tratos, por promoção de rinhas, captura e venda de animais silvestres, dentre outros. Em Itabuna a população pode registrar denúncias através do número de serviço da GCM – 153.

Para que processo de impeachment seja iniciado, são necessários 14 votos favoráveis da Câmara

Leia em: < 1 minuto

Não é de agora que os vereadores de Feira de Santana e o prefeito Colbert Martins (MDB) estão se estranhando. De acordo com o site Bahia na Política, a bancada de oposição já se articula em torno de um possível pedido de impeachment e, para isso acontecer, são necessários 14 votos para que o processo seja iniciado.

O que ainda pesa na decisão dos edis é se o momento é oportuno para o pedido já que se aproxima o período das eleições gerais. Além disso, é ano de Copa do Mundo e o prefeito, querendo ou não, tem um público fiel ao estilo de governar a cidade.

Nas sessões da Câmara de Vereadores, alguns edis já demonstraram interesse em aprofundar o assunto, mas nada oficial. Mesmo assim, as críticas à gestão municipal já dão o tom do que pode acontecer até o fim do mandato.

Notícias mais lidas

Outros assuntos