Prefeito Augusto Castro estava apostando as fichas na eleição da primeira-dama, mas matemática política tirou Andrea do páreo

Leia em: 4 minutos

A guerra é na Ucrânia, mas um míssil político explodiu em Itabuna, impactou a Bahia e vai ficar guardado na história grapiúna com a notícia da desistência da pré-candidatura da primeira-dama, Andrea Castro, à deputada estadual. O fato estrondoso ocorreu na tarde do último dia 14 e o Pauta Blog foi abençoado ao anunciar, com exclusividade, a informação de que a atual secretária municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza não seria mais candidata neste ano.

Quem acha que Augusto Castro (PSD) é apenas um prefeito, está enganado. Em priscas eras, ele chegou a ser publicitário (chegou a ter um escritório), mas a patente de político profissional é a mais apropriada já que, com aposentadoria ou não, são 36 anos de estrada.

O prefeito de Itabuna, ao analisar o cenário friamente, teve que se posicionar diante das eleições de outubro mesmo confirmando, há 30 dias, que a esposa seria, sim, pré-candidata. Para quem respira política durante 24 horas por dia, Augusto teve que movimentar o tabuleiro de forma brusca e o peso era tão grande que foi necessário o consentimento do senador e líder do PSD na Bahia, Otto Alencar.

De supetão, veio o anúncio da retirada da pré-candidatura de Andrea Castro, conhecida pelos íntimos apenas como Dea. A surpresa é que Augusto já tinha “costurado” apoios com dezenas de municípios ao melhor estilo de prefeito “cinquentário-das-cidades-costuradas”. No mundo da política, quem é ágil é tido como um trator para articular, mas, na contramão do que já tinha “tratorado”, vamos aos (possíveis) fatores que motivaram a decisão. Veja:

1️⃣ Ser político profissional não foi bastante e o prefeito, por tabela, precisou se especializar em matemática. Uma conta que, diga-se de passagem, não é para qualquer um! Para quem já foi deputado por duas vezes e suplente por uma vez, existe mais facilidade em acessar os “caminhos das pedras”. Análise 1: a matemática dos caminhos não obteve um denominador para somar.

2️⃣ O prefeito é mestre na leitura política e, com o recuo do senador Otto Alencar para concorrer ao governo do Estado, pode ter chegado à conclusão de que a nominativa não seria boa como estava no script. Análise 2: “Porém, a escolha da chapa majoritária da coalizão governista compromete a composição da chapa proporcional”, elencou Augusto Castro em nota de esclarecimento sobre a desistência. Suponho, também, que Andrea seria candidata pelo PSD e a linha de corte ficou muito alta.

3️⃣ O prefeito mensurou as diversas pesquisas, seja com a intenção de votos da primeira-dama como candidata ou como avaliação da gestão municipal. Um fator de grande peso. Análise 3: Augusto ia cair de cabeça (porque sabe “tratorar” na campanha) e, com isso, a rejeição em Itabuna poderia chegar a um patamar irreversível.

4️⃣ Mesmo após 14 meses de governo, onde todas as forças estavam concentradas e/ou moldadas para turbinar a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Augusto enxergou que somente isso não era necessário e recuou para ampliar as ações para as demais secretarias. Análise 4: O prefeito vem garimpando nomes para assumir/trocar/ajudar/oxigenar a gestão.

5️⃣ Agora, vamos ao fator de maior peso, na minha opinião. A primeira-dama, simplesmente, pode não ter se identificado com a locomotiva municipal e admitiu que vai desembarcar do governo para reativar as atividades profissionais na advocacia e no empresariado. Análise 5: Simples, sem aptidão, fica difícil amar a vida pública.

Com larga experiência na política, comenta-se, nos bastidores, que foi uma decisão assertiva do prefeito Augusto Castro. Com essa mudança de planos, o gestor pretende ditar um novo rumo no Centro Administrativo Firmino Alves e, com mais da metade do tempo de gestão pela frente, pode voltar a sonhar com a reeleição.

O que falta para mudar a rota? Pelos conhecimentos e experiências adquiridos na Engenharia Civil, posso afirmar que é planejamento. Planejamento é datar o início e o final da obra e/ou ação. Não é falar por falar do planejamento, mas, sim, concretizar.

UMA RECEITA SIMPLES QUE PODE AJUDAR O PREFEITO DE ITABUNA:
a) Reunir-se com os secretários municipais uma vez por mês e acolher as sugestões deles, pois são visões importantes e de quem quer ajudar a gestão. Além de ter mais acesso à cidade, ouvindo lideranças, caminhando ou estudando o tema;

b) Cobrar um planejamento de cada pasta e quais ações (datadas!!!) vão efetuar naquele mês. Avaliar as ações com cada secretário e seguir um checklist do que foi atendido ou não dentro do prazo proposto;

c) Dar autonomia ao secretariado.

Resumindo, dá um trabalhão e tem que ser bom de Excel (para usar uma metodologia simples: baseline). E, claro, essa receita é (apenas) um pitaco, mas pode trazer bons resultados.

A partir de agora, o prefeito vai correr para emplacar um nome novo como pré-candidato a deputado estadual com o intuito de desbancar os favoritos que estão em jogo (deputado estadual e federal) e que não são do grupo político ao qual ele pertence.

Para quem está fora do barco e, realmente, estamos, vamos sentar e observar os movimentos gerenciais e políticos do prefeito de Itabuna.

Matheus Vital é editor de Política do Pauta Blog. Envie a sua sugestão de pauta: matheus@pauta.blog.br

Apaixonado por esportes desde criança, o educador físico e bombeiro militar Anderson Silva é diretor e fundador do box de treinamento

Leia em: 3 minutos

Para quem ainda não tomou a decisão de sair do sedentarismo e praticar alguma atividade física, já está mais do que na hora. Um estudo recente aponta que a realização de apenas três segundos de levantamento de peso diariamente já ajuda a fortalecer a musculatura do nosso corpo, imagine, então, frequentar um box de treinamento que preza pela qualidade dos profissionais, conforto dos alunos e apresentação de resultados satisfatórios. Isso só a equipe da X-PRO Training garante para você!

O Pauta Blog conversou com o diretor e fundador do box de treinamento localizado na Rua Major Dórea, nº 471, Bairro Castália, em Itabuna. Anderson Silva é educador físico por formação e, por necessidade, passou no concurso do Corpo de Bombeiros Militar. Segundo ele, a ideia de fundar a X-PRO surgiu para apresentar um novo conceito de atividade física à sociedade itabunense: 📌 “A X-PRO surgiu com a ideia de trazer um novo conceito na área de treinamento. Na época, existia uma distinção entre o treinamento com as máquinas de musculação, o treinamento funcional e começando uma progressão no crossfit e isso criou uma dicotomia nas duas vertentes. A gente trouxe uma abordagem que procurava integrar as duas coisas e trazer, também, para os nossos clientes, experiências em novas modalidades”.

Anderson garante que o local preza pelo respeito aos alunos e à individualidade de cada corpo: 📌 “O nosso diferencial é o respeito ao cliente. Cada cliente é um ser especial aqui dentro, onde a gente procura entender todo o contexto de vida da pessoa, com o que ela trabalha, quais são as necessidades dela, de que forma ela prefere treinar, o que ela precisa e não ser mais um no ambiente de treinamento, como acontece nos grandes espaços. Trazer um trabalho com o conceito exclusivo, personificado, onde a pessoa se sinta realmente especial”.

Ainda de acordo com Anderson, muitas vezes, o exercício físico é encarado como algo difícil e que demanda sofrimento, mas isso não é verdade: 📌 “A gente vive, hoje, uma polarização de todos os ideais, desde a política e isso acontece também na educação física, onde as pessoas criam um terrorismo que o exercício precisa ser uma coisa engessada, mecânica e colocada como uma coisa arriscada em determinados momentos. Não é! A gente usa até uma expressão que é ‘experimente se mover e sinta os benefícios que isso traz em sua vida’. Comece, busque o que te dá prazer. Eu costumo dizer que não existe uma pessoa que não gosta de atividade física, talvez a pessoa ainda não descobriu qual é a vertente de movimento, de atividade física que vai dar prazer e liberar prazer”.

Apaixonado por esportes desde criança, o educador físico garante que, para investir na grande paixão, precisou se estabilizar financeiramente, mas não deixou de lado o sonho de ajudar as pessoas a mudar o estilo de vida: 📌 “Sempre fui ligado ao esporte, desde muito novo. Futebol, surf, capoeira e aí isso me levou para a graduação em Educação Física. Tive que trabalhar e buscar outras formas de sobrevivência porque, na época em que formei, o mercado estava bastante complicado e terminei fazendo concurso, sou bombeiro militar também. Depois, já empregado, tive a oportunidade de voltar para o mercado e ter a oportunidade de colocar minhas ideias, trazer novos conceitos e não ficar refém do mercado”.

Se ainda está na dúvida entre continuar parado ou levantar da cadeira e ir em busca de qualidade de vida, não perca tempo! Corre para a X-PRO Training que o melhor treinamento espera por você: 📌 “Quero convidar vocês a viver novas experiências, se movimentar, experimentar novos conceitos. A gente vive em um mercado muito bom com excelentes profissionais! Então, você que está em casa, procure um ambiente que te agrada, procure sair do sedentarismo, se movimentar e viva com mais saúde”.

ONDE TREINAR?
X-PRO Training fica na Rua Major Dórea, nº 471, Bairro Castália, em Itabuna

WHATSAPP
(73) 98823-2122

Educador Físico Anderson Silva é diretor e fundador; instrutor Robertinho (Roberto Mendes) e Educador Físico João José.

Pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto e o pré-candidato ao Senado Federal, João Leão

Leia em: 3 minutos

Nesta sexta-feira (18.março), o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo do estado da Bahia, ACM Neto (UB), concedeu entrevista à Rádio Metrópole e falou, claro, sobre o cenário de sucessão estadual. Na conversa, Neto se mostrou satisfeito com a aliança firmada com o PP, comentou sobre o cenário presidencial, além de declarar não ter pressa para anunciar a chapa majoritária.

O radialista Mário Kertész questionou o político sobre o apoio recebido do vice-governador do Estado e líder do PP baiano, João Leão: 📌 “Representa muito! É bom a gente lembrar que, nos últimos anos, havia um tripé de sustentação da base do PT aqui na Bahia. Ganharam, praticamente, 4 eleições sustentados nesse tripé, que eram PT-PSD-PP, três mais importantes forças políticas. É óbvio que, trazendo pra cá um desses pilares, a gente muda a configuração política do estado. É importante dar o sinal da amplitude do governo que eu pretendo fazer. O PP tem na figura de João Leão uma grande expressão, mas tem 4 deputados federais, 8 deputados estaduais e mais de 100 prefeitos. (…) João Leão vai trazer conhecimento para uma futura gestão. Ele, no Senado Federal, lutando pelos recursos, projetos e para ajudar o governo, mas com conhecimento e experiência de sobra se, em outubro, as coisas derem certo”.

O ex-prefeito de Salvador criticou a postura do PT ao anunciar que Leão não assumiria o cargo de governador para que Rui concorresse ao Senado: 📌 “Esse fator contribuiu muito e até digo que fiquei surpreso juntamente com os baianos que entendem de política. O senador Wagner, ele, como todos nós, tem qualidades e defeitos, mas sempre foi apontado como uma pessoa muito experiente na política e ele é. (…) O que me surpreendeu e, certamente, isso causou perplexidade em Leão e na turma do PP, foi sequer dar um telefonema para Leão. Era o mínimo que a gente poderia esperar era a consideração de um telefonema”.

Para Neto, a saída de Leão da base do PT representa o fim de um ciclo: 📌 “Entendo, perfeitamente, Wagner ter decidido não ser candidato. É um direito que ele tem! Ninguém pode obrigar ninguém a ser candidato!. (…) Para o sujeito ser candidato, ele tem que querer muito, principalmente ao governo da Bahia, que é uma campanha dura e depois uma tarefa mais dura ainda. Eu respeito muito a decisão do senador Wagner, agora, a condução política do lado de lá acabou gerando esse elemento surpresa, que foi a possibilidade de aliança com o PP, que traz mais forças para nossa candidatura. (…) O que aconteceu do lado de lá é reflexo do encerramento de um ciclo porque esgaça mesmo. Então, é hora de mudar! Acho que essa própria desarrumação política reforça o que a gente vem pregando que é momento de dar início a um novo ciclo”.

Sobre a formação da chapa majoritária que vai disputar as eleições de outubro, Neto disse que está avaliando o cenário com tranquilidade: 📌“Eu sempre disse que eu não tinha pressa e que eu não ia marcar prazo nem estabelecer data para poder apresentar a chapa. Em função desse novo fato político da aliança com o PP, nós saímos na frente. Eu anunciei o acordo com Leão para ele disputar o Senado antes mesmo do outro lado anunciar a chapa ou a aliança. (…) Eu continuo sem ter pressa, mas consciente de que existem muitas expectativas. Tenho alguns partidos que desejam a vaga de vice, assim como pessoas se posicionando. A grande questão é se vamos anunciar até o dia 2 de abril ou depois disso. As conversas avançam, tenho tratado sobre o tema diariamente com tranquilidade”.

Até o momento, a base aliada de Neto já conta com mais de dez partidos: 📌“Nós temos o PP, o Cidadania e o Solidariedade, além do União Brasil, que é meu partido. Estamos com conversas avançadas com o PSDB, que é um parceiro histórico nosso aqui na Bahia. Estamos conversando bastante com o Republicanos, que está ao nosso lado desde 2013. Temos um diálogo muito bom com o MDB, parceiro nosso desde 2012, com o PDT, que se incorporou nesse diálogo em 2020, com o PSC, estamos conversando com o PROS e o Podemos. Nós temos um universo, mais ou menos, de 11 partidos”.

Ainda na entrevista, Neto disse que a terceira via, caso queira se consolidar, precisa ter organização e união: 📌 “Poder, pode! Tempo para isso, ainda tem. A política é muito dinâmica! Estamos em 18 de março de 2022, vamos voltar 4 anos no passado, talvez em 18 de março de 2018, poucos apostassem na eleição de Bolsonaro e ele se elegeu. O quadro político, hoje, no Brasil, é de polarização. As duas maiores candidaturas são a do ex-presidente Lula e de Bolsonaro tentando a reeleição. No meio, tem vários partidos e vários nomes. A questão é: essa turma consegue se entender? Se cada um for no lance de um projeto pessoal, é difícil ter a terceira via porque, com a pulverização, favorece os dois candidatos mais fortes. Mas, muita coisa pode acontecer. A eleição tem as suas surpresas!”.

//

Justiça havia solicitado que Telegram bloqueasse contas do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, mas ordem não foi atendida

Leia em: < 1 minuto

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram em todo o país. A ordem atende a um pedido da Polícia Federal e foi encaminhada às plataformas e provedores de internet para quem adotem mecanismos que inviabilizem a utilização da ferramenta.

De acordo com o STF, o aplicativo não atendeu às decisões judiciais de bloquear perfis apontados como disseminadores das chamadas fake news. Ainda segundo o STF, um desses perfis é o do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que responde a dois inquéritos sobre divulgação de informações falsas. O blogueiro, inclusive, tem um mandado de prisão expedido contra ele, mas, atualmente, está nos Estados Unidos.

Moraes determinou multa diária de R$ 500 mil caso haja descumprimento da decisão. Além disso, quem tentar burlar a medida, seja pessoa física ou jurídica, está sujeito à aplicação de multa diária no valor de R$ 100 mil.

//

Leia em: 2 minutos

Na manhã desta 6ª feira (18.março), o vereador Israel Cardoso (Agir) reuniu-se com a gestores da Santa Casa de Itabuna. O parlamentar foi recebido pelo provedor Francisco Valdece, 1º secretário Sílvio Roberto e pelo diretor administrativo, Wagner Alves.

Israel Cardoso estava acompanhado do advogado Alah Góes (membro da Irmandade da SCM). Na oportunidade, o vereador declarou seu apoio aos serviços prestados pela instituição. “Conheci melhor o trabalho da Santa Casa, vi de perto o que está em andamento e fiquei muito satisfeito em perceber que as melhorias são visíveis. Não tenho dúvidas que a população de Itabuna só tem a ganhar com esse trabalho”, afirmou o vereador.

De acordo com o provedor, além de estreitar as relações institucionais, a visita mostra a transparência na gestão e aproxima o Poder Legislativo das mudanças que estão sendo concretizadas nos hospitais da Santa Casa, possibilitando que conheçam a fundo o trabalho da instituição, suas necessidades, seus custos, processos e suas metas e objetivos.

Francisco Valdece afirmou que o encontro com Israel Cardoso foi muito proveitoso. “Ele conheceu um pouco do trabalho que estamos desempenhando frente a administração da Santa Casa. O vereador também se prontificou em auxiliar em projetos que beneficiem a população. O apoio político se somará aos esforços que temos empenhado nos últimos anos” ressaltou o provedor.

Da esquerda Dr. Marival - PP, prefeito de Nova Canaã e na direita, Jorge Cheles - PP, prefeito de Potiraguá

Leia em: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) reuniu 38 prefeitos em sua ida a Vitória da Conquista nesta 6ª feira (18.março). Dentre eles, oito são do PP, partido do vice-governador João Leão que rompeu com o governo no início da semana.

Participaram do ato com Rui nesta sexta os prefeitos Oberdan Rocha, de Barra do Choça; Dr. Ricardo, de Tanque Novo; Jornandinho, de Bom Jesus da Serra; Dra. Aline, de Maetinga; Rebinha, de Ribeirão do Largo; Paulo Rios, de Tororó; Dr. Marival, de Nova Canaã; e João Francisco, de Tanhaçu.

Participaram da agenda do governador também o pré-candidato a governador do PT, Jerônimo Rodrigues, e o senador Otto Alencar (PSD), além dos deputados federais Lídice da Mata (PSB), Daniel Almeida (PCdoB), Jorge Solla (PT), Paulo Magalhães (PSD) e Waldenor Pereira (PT).

Em Vitória da Conquista, Rui anunciou a abertura de 128 novos leitos de saúde para a população. O Governo do Estado investiu 29,5 milhões no Novo Hospital Afrânio Peixoto e em mais 48 leitos e uma Sala de Politrauma no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Em visita ao município, o governador Rui Costa também entregou a reforma e a ampliação das duas unidades, que compõem a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Leia em: 2 minutos

As famílias que recebem o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ganharam mais uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida. Medida Provisória assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelos ministros João Roma, da Cidadania, Paulo Guedes, da Economia, e Onyx Lorenzoni, do Trabalho e da Previdência, garante aos beneficiários dos programas sociais do Governo Federal acesso a microcrédito com juros baixos.

A MP foi publicada nesta 6ª feira (18.março) no Diário Oficial da União. A partir de agora, os cidadãos contemplados pelo Auxílio Brasil e pelo BPC poderão usar parte do valor do benefício para contratar crédito bancário consignado. Antes a possibilidade era restrita a servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS e assalariados do setor privado.

O microcrédito terá juros mais baixos, pois o risco de inadimplência é bem menor, já que o valor da prestação será descontado diretamente na fonte pagadora. No caso dos programas de transferência de renda, os valores serão descontados pela União e repassados à instituição financeira que concedeu o empréstimo ao beneficiário.

Com a MP, as famílias em situação de vulnerabilidade poderão pegar empréstimos a juros bem mais baixos – cerca de 2% – que os praticados pelo mercado, quando o crédito é pessoal. Os contemplados pelo Auxílio Brasil e pelo BPC poderão comprometer até 40% do benefício com os empréstimos. O prazo limite é de 48 meses.

“Toda essa população que hoje conseguiu ser bancarizada não encontrava acesso ao crédito, com juros em conta”, ressaltou o ministro da Cidadania, João Roma, recordando que, durante a implantação do Auxílio Emergencial, 38 milhões de brasileiros foram inseridos no sistema bancário, com conta social digital na Caixa.

“Estamos atacando uma pirâmide invertida no nosso Brasil. Aqueles que são mais abastados conseguem ter acesso a recursos com juros de 1,5%, 2%. O mais pobre, quando consegue financiamento, é acima de 4% ao mês ou acaba na mão de um agiota”, avaliou o ministro da Cidadania.

TRANSFERÊNCIA DE RENDA
Em fevereiro, mais de 18 milhões de famílias receberam o Auxílio Brasil, que tem um valor mínimo de R$ 400, em um investimento de mais de R$ 7,1 bilhões do Governo Federal. Por sua vez, o BPC paga um salário mínimo (atualmente em R$ 1.212) a mais de 4,7 milhões de idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda.

“Ampliamos o Auxílio Brasil para mais de 18 milhões de famílias que viram triplicar os recursos destinados à transferência de renda no Governo Bolsonaro. Fizemos também com que os beneficiários do BPC, que recebem um salário mínimo, tenham acesso ao Auxílio Inclusão. São medidas como essas que fazem chegar os benefícios onde estão os brasileiros que mais precisam”, concluiu o ministro João Roma.

O almoço foi na Estância Santo Antônio, restaurante na saída de Itabuna para Ilhéus

Leia em: < 1 minuto

Nesta sexta-feira (18.março), o editor do Pauta Blog, Matheus Vital, participou de um almoço ao lado de figuras ilustres da cidade de Itabuna.

No encontro, estavam presentes (da esquerda para direita) o assessor parlamentar Moisés Calixto, juntamente com a jornalista Vitória Santana, Argélia Duarte, o casal de empresários Vitor Borbon e Lívia Macedo, além da embaixadora do Instituto Elos que Empoderam, Ellen Prince, e o vereador de Itabuna, Israel Cardoso (Agir).

O grupo discutiu vários temas relevantes para o município. Quem se arrisca em chutar a pauta desse almoço tão descontraído?

Leia em: < 1 minuto

Dilvan Souza Ramos foi condenado a 21 anos e quatro meses pelo homicídio de José Raimundo Andrade de Jesus e pela tentativa de homicídio contra José Lucas dos Santos. A pena foi estabelecida pelo Tribunal do Júri ontem, dia 16, em Camacã.

A acusação sustentada pelo promotor de Justiça Ariomar José Figueiredo da Silva foi acatada pelo Júri presidido pelo juiz Felipe Remonato. O crime foi cometido no dia 24 de maio de 2015, na fazenda Milagrosa, na região da Serra das Lontras, em Arataca.

Na data, o condenado teria provocado uma briga entre José Lucas e José Raimundo, “motivado por desejo de vingança”. Ele agrediu José Lucas com um pedaço de madeira, deixando ele desacordado. Depois, atacou José Raimundo com um facão e o matou. Dilvan deverá cumprir a pena em regime fechado.

Leia em: 2 minutos

O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) prestou queixa na Polícia Legislativa da Câmara Federal denunciando golpe de estelionato praticado contra ele por meio de aplicativo de mensagem. Pelo menos cinco pessoas que trabalham em prefeituras do interior da Bahia receberam mensagens sobre supostas doações de cestas básicas e outros materiais que seriam entregues via indicação do parlamentar baiano por meio de indústrias, empresas e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Por meio do WhatsApp com o telefone (61) 992261944, o golpista utiliza uma foto de Félix e finge ser o deputado, pedindo documentações referentes ao município. Uma das prefeituras contactadas foi a de Ibicaraí, na região cacaueira da Bahia, que recebeu a mensagem informando sobre a doação de kits de alimentação, máscaras de tecido, colchões com cobertores e álcool em gel.

Félix soube do fato após ser contactado via Instagram por pessoas que trabalham nas prefeituras do interior. “Pedimos à polícia que adote todos os meios possíveis para identificar esse farsante, ou essa quadrilha, e faça o bloqueio do número utilizado para a tentativa de aplicação do golpe. Peço ainda que as prefeituras fiquem atentas a esse tipo de crime, que certamente visa lesar os cofres públicos municipais”, afirmou o deputado.

Notícias mais lidas

Outros assuntos