Danilo pode "atrapalhar" a possível candidatura da primeira-dama

Leia em: < 1 minuto

A verdade é que cada pré-candidato está em busca de um lugar ao sol. Em conversas bastante avançadas, o vereador Danilo da Nova Itabuna (PSL) pode lançar a pré-candidatura a deputado estadual a qualquer momento. Um drone informou ao Pauta Blog que a estrutura (necessária) é dada como certa.

Nas sessões da Câmara de Vereadores, o edil vem se posicionando como oposição (mas ele se diz independente) ao governo do prefeito Augusto Castro (PSD). Isso porque os pedidos da comunidade do Bairro Nova Itabuna não estão sendo atendidos pela gestão municipal.

Nos bastidores, dizem que Danilo também pretende “marcar” a primeira-dama de Itabuna, Andrea Castro, da Nova Itabuna à Nova Ferradas.

Enquanto isso, cada candidato recalcula os planos de se aventurar nas urnas em 2022.

Nos bastidores, o que se comenta é que Paulo Rios não está contente com a atuação do atual governador

Leia em: < 1 minuto

Nesse domingo (12.dezembro), aconteceu a inauguração do Parque da Matinha no município de Itapetinga, região sudoeste do estado. Na ocasião, vários políticos regionais marcaram presença para prestigiar e demonstrar apoio às obras da gestão do prefeito Rodrigo Hagge (MDB).

Uma das presenças mais aguardadas foi a do ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil, DEM mais PSL). É claro que muitos líderes fizeram questão de posar ao lado de Neto como forma de provar que “2022 é logo ali”, mas o que chamou a atenção foi a presença do prefeito de Itororó, Paulo Rios (PP).

A surpresa se deve ao fato de Rios fazer parte da base aliada do atual governador Rui Costa (PT), mas, nos bastidores, o que se comenta é que o gestor não está contente com a atuação do petista. Mais ainda: para muitos, já está claro que ele não faz questão de esconder a aliança com Neto para o próximo ano.

Ainda é cedo para dizer que tudo está definido para 2022, mas aguardemos as cenas dos próximos capítulos.  As informações e imagem são do Sudoeste Hoje, de Davi Ferraz.

Marão foi recepcionado pelo prefeito de Jequié e presidente da UPB, Zé Cocá

Leia em: < 1 minuto

O prefeito ilheense Mário Alexandre (PSD) registrou, nas redes sociais, a visita realizada à sede da UPB (União dos Municípios da Bahia), em Salvador. No local, ele foi recepcionado pelo prefeito de Jequié e atual presidente da UPB, Zé Cocá (PP).

Ainda durante a visita, Marão recebeu das mãos da superintendente da UPB, Raquel Santana, uma pasta contendo os projetos da associação para que possa entender melhor como funciona a atuação da associação em todo o Estado.

A UPB é uma associação civil sem fins lucrativos que foi fundada em 1964. É responsável por atender aos interesses dos municípios baianos e tem o objetivo de unir as cidades em prol da melhor administração pública.

Júnior foi vereador entre 2017 e 2020, mas agora sonha com uma cadeira na Alba

Leia em: < 1 minuto

O ex-vereador de Itabuna e atual primeiro suplente da Casa Legislativa, Júnior do Trator (PMN), é pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2022. Júnior foi vereador entre os anos de 2017 e 2020, mas não conseguiu se reeleger nas eleições do ano passado.

Questionado pelo Pauta Blog se vai assumir a vaga na Câmara caso o vereador Fabrício Pancadinha (PMN) deixe o cargo para se candidatar, ele respondeu: “Mesmo assim, continuarei candidato”.

O Pauta Blog também quis saber se haverá dobradinha com outro político, mas o ex-vereador afirmou que ainda não tomou essa decisão: “Ainda não tenho alguém em vista pra propor essa parceria”.

15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta segunda-feira

Leia em: 2 minutos

Nesta 2ª feira (13.dezembro), a PF (Polícia Federal) e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) deflagraram, com o apoio do MPF (Ministério Público Federal), a Operação Mercado Pacificado. A força-tarefa teve o objetivo de apurar crimes licitatórios e contra a ordem econômica praticados por empresas atuantes no mercado de coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos, na maioria, hospitalares.

Ao todo, 75 policiais federais e 57 integrantes do Cade participaram do cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nas cidades de São Paulo (SP), Embu das Artes (SP), Suzano (SP), Itabuna (BA), Salvador (BA), Imperatriz (MA), São Luís (MA), Sousa (PB), Recife (PE), Duque de Caxias (RJ), Caxias do Sul (RS) e Cachoeirinha (RS).

De acordo com a polícia, a investigação é baseada em um Acordo de Leniência firmado no ano de 2019, cujos signatários apresentaram evidências de condutas anticompetitivas. Ainda segundo a polícia, eram estabelecidos acordos entre concorrentes para fixação de preços, condições e vantagens em licitações públicas e privadas, divisão de mercado e de clientes por meio de Acordos de Não-Agressão, supressão de propostas e apresentação de propostas de cobertura, troca de informações comerciais e concorrencialmente sensíveis entre empresas.

As empresas participantes do cartel agiam com a intenção de manter o mercado “pacificado”, evitando “guerras de preços”, de modo que os envolvidos dividiam entre si clientes e licitações. Segundo análise realizada pelo CADE, foram afetados por essa atividade anticompetitiva, ao menos, o Distrito Federal e os Estados da Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Há, ainda, indícios de que os Estados do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina também foram afetados.

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa e por outros crimes contra a ordem tributária, além de outros delitos que, eventualmente, forem constatados no curso da investigação.

De acordo com jornalista, presidente sempre incentivou ataques à imprensa brasileira

Leia em: 2 minutos

O jornalista Ricardo Noblat soltou o verbo no Blog do Noblat ao avaliar o ocorrido na cidade de Itamaraju, região do extremo sul baiano, quando a repórter da TV Bahia, afiliada Rede Globo, Camila Marinho, foi agredida por um dos seguranças do presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com Noblat, o presidente é o maior inimigo da liberdade de imprensa no Brasil porque compactua com episódios de violência envolvendo profissionais da comunicação em todo o país. Noblat repudia as atitudes e atribui a Bolsonaro o comportamento agressivo de quem o cerca. Inclusive, em várias situações, já mandou repórteres calarem a boca quando esses fizeram questionamentos que o desagradaram.

No episódio envolvendo a repórter nesse domingo (12.dezembro), um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um dos seguranças do Chefe do Executivo grita e ameaça a equipe de reportagem que tenta direcionar o microfone para Bolsonaro. Esse mesmo vídeo mostra que o presidente não esboça nenhuma reação ao presenciar a cena, pelo contrário, passa a mão no ombro do homem tranquilamente na tentativa de, supostamente, acalmá-lo, mas não há efeito sobre a situação.

Fato é que as eleições de 2022 prometem ser uma das mais acirradas de todos os tempos com ataques vindos de todos os lados e o velho conselho “salve-se quem puder” é muito válido. O importante é que a imprensa vai continuar cumprindo o papel de informar e ser uma grande aliada da população nos assuntos que norteiam o rumo do nosso país.

//

Equipes da ADRA permanecem na região extremo sul para identificar outras necessidades da população afetada e ajudar

Leia em: < 1 minuto

A ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) teve a iniciativa de levar 43 mil litros de água potável para serem distribuídos para as vítimas das fortes chuvas que atingiram a região extremo sul do estado. A entrega das doações foi feita ontem (12.dezembro) na região de Jucuruçu e, nessa primeira etapa, contou com a destinação de R$ 50 mil reais.

Com o apoio da Igreja Adventista do Sétimo Dia, os representantes da ADRA continuam na região extremo sul para ajudar na coordenação e distribuição da água, que começou ontem mesmo. Além disso, as equipes buscam mais parcerias para identificar outras necessidades da população local e, assim, atendê-las.

Para colaborar com a campanha da ADRA, é possível fazer doações em dinheiro para a conta do Banco Santander, Agência 1181, Conta Corrente 13.001729-4 e CNPJ 01.467.063/0001-15 ou por meio da Chave PIX sos@adra.org.br.

Os núcleos da ADRA em Eunápolis (Rua África, Bairro Dinah Borges) e em Itabuna (Rua São Francisco, Bairro de Fátima) também estão abertos para receber donativos que serão direcionados às pessoas em situação de vulnerabilidade devido às chuvas.

//

Passaporte só será dispensado em casos médicos comprovados

Leia em: 2 minutos

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, determinou que o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para viajantes que chegarem do exterior no Brasil só poderão ser dispensados por motivos médicos. De acordo com o ministro, apenas se o viajante vier de um país em que não haja vacinas disponíveis ou haja razões humanitárias excepcionais, ele será liberado para entrar.

A decisão do ministro será submetida a referendo do Plenário em sessão virtual extraordinária com início à 0h da próxima 4ª feira (15.dezembro) e término às 23h59 da quinta-feira (16 de dezembro).

A ordem de Barroso foi dada em uma ação do partido Rede Sustentabilidade que tenta obrigar o governo a adotar medidas sanitárias recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como o passaporte da vacina ou quarentena obrigatória para quem chega ao Brasil e uma maior fiscalização dos voos que desembarcam no país.

De acordo com Barroso, esse período de fim de ano exige muita cautela: “O ingresso diário de milhares de viajantes no país, a aproximação das festas de fim de ano, de eventos pré-carnaval e do próprio carnaval, aptos a atrair grande quantitativo de turistas, e a ameaça de se promover um turismo antivacina, dada a imprecisão das normas que exigem sua comprovação, configuram inequívoco risco iminente, que autoriza o deferimento da cautelar’’.

O ministro lembrou, também, que a pandemia ainda não acabou e muitas pessoas já perderam as vidas para a doença: “Já são mais de 600 mil vidas perdidas e ainda persistem atitudes negacionistas”.

//

Leia em: < 1 minuto

O Município de Eunápolis notificou a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) nesta 2ª feira (13.dezembro), para que seja apresentado um plano de contingência e de ação com alternativas de captação e fornecimento de água na cidade.

A notificação estabelece o prazo de 24 horas para a apresentação do plano, tendo por consequência direta medidas penais e administrativas cabíveis, já que o Município compreende que os mais de 100 mil cidadãos afetados pelo desabastecimento têm direito ao acesso à água na maior brevidade possível.

“A Concessionária é obrigada a garantir o fornecimento de seus serviços, pois os mesmos são essenciais à vida humana da população”, diz um trecho da notificação.

//

Júnior Brandão salientou que a ideia, inicialmente, é diagnosticar empreendimentos formais e informais

Leia em: < 1 minuto

Foi publicada no Diário Oficial do Município de Itabuna a medida que regulamenta a criação da Política e do Sistema Municipal de Economia Solidária por meio do Conselho Municipal e do Fundo Municipal de Economia Solidária.

A economia solidária pretende promover condições dignas de trabalho, segurança e qualidade de vida do trabalhador, além de preservar ecossistemas, cuidados com o meio ambiente e desenvolvimento local, regional e territorial integrado e sustentável. Essa economia também tem o objetivo de cooperar para que empreendimentos econômicos solidários funcionem com atividades de produção, serviços e consumo.

O secretário municipal de governo, Júnior Brandão, apoia a criação do sistema e enfatiza que a ideia, inicialmente, é realizar um diagnóstico dos empreendimentos, formais e informais, da economia solidária e os respectivos produtos e serviços para que se busque a potencialização das oportunidades e direcionamento adequado dos investimentos.

Dentro do processo criativo desse sistema, a prefeitura de Itabuna vai oferecer cursos de capacitação aos trabalhadores dos Empreendimentos Econômicos Solidários, facilidades de acesso ao crédito especializado, além de garantir a participação de empreendimentos econômicos solidários em eventos e nas compras públicas.

Notícias mais lidas

Outros assuntos