Andrea Castro, Soane Galvão e Ludmilla Fiscina buscam "espaço político"

Leia em: 2 minutos

De acordo com informações obtidas pela Coluna Alô Alô Política, a pré-candidatura de três primeiras-damas do estado da Bahia tem causado discórdia nos bastidores do PSD.

As esposas de Augusto Castro (prefeito de Itabuna), Mário Alexandre (prefeito de Ilhéus) e Joaquim Neto (prefeito de Alagoinhas) almejam uma vaga na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia), mas isso vai custar algumas inimizades dentro do partido.

Isso porque Andrea Castro, Soane Galvão e Ludmilla Fiscina buscam “espaço político” e não à sombra dos maridos-prefeitos. Portanto, o que se comenta é que a sigla deveria dar prioridade à reeleição daqueles que já estão no Legislativo e não “apostar no novo”. Além disso, especula-se que os prefeitos estariam usando o prestígio que têm para conseguir que lideranças apoiem as candidaturas das esposas.

O que eles têm incomum? Castro foi deputado estadual até 2018 quando perdeu a reeleição, mas conhece muito bem como funciona a máquina pública. Marão, por sua vez, está contando com a transferência dos votos da mãe e ex-deputada estadual Ângela Sousa, que foi derrotada na eleição passada. Já Joaquim apoiou o então secretário municipal Geraldo Melo na eleição passada, mas também perdeu.

Como diz o ditado: Quem tiver a unha maior que sobe mais alto.

LEIA TAMBÉM ⬇️

Augusto Castro e Jaques Wagner, Pancadinha e ACM Neto, Valderico Júnior, Fábio Vilas-Boas

Leão afirma que já apoiou vários candidatos e que chegou a vez dele

Leia em: 2 minutos

No último sábado (11.setembro), o vice-governador João Leão (PP), mais conhecido também como Bonitão, afirmou em entrevista ao Jornal da Boa, que é pré-candidato a governador do Estado e que pretende vencer ainda no 1º turno das eleições.

Questionado pelo jornalista Oziel Aragão sobre a aliança com a base atual, Leão foi categórico ao dizer que chegou a vez dele: “A aliança com a base é uma aliança. Eu já apoiei tantos! Apoiei Rui, apoiei Wagner, apoiei tantos…chegou a vez de uma ‘reciprocidadezinha’, né?”.

Leão também falou sobre a importância de dialogar com os demais partidos para entender como vai se configurar o cenário de 2022: “Nós vamos discutir, se eu vou sentar na cadeira de governador agora, se Rui será nosso candidato a senador(…). Vamos fazer uma composição de amigos como nós fomos durante esses anos todos. Amigos, sem briga, sem rancor, sem nada. Só cuidando bem da Bahia. É isso que nós queremos!”.

Para quem achava que o Leão tinha baixada tom com a vinda do ex-presidente Lula à Bahia: Segue a dor de cabeça pro PT. Ou pressão!

DÊ PLAY E ESCUTE ⬇️

LEIA TAMBÉM ⬇️

📌 Entrevista: “Tudo vai depender da decisão do grupo”, declara Erasmo Ávila sobre possível pré-candidatura a deputado

Boulos é o escolhido pelo PSOL para concorrer nas urnas em 2022

Leia em: < 1 minuto

O PSOL confirmou Guilherme Boulos como pré-candidato a governador de São Paulo para as eleições de 2022. Boulos ficou em segundo lugar nas eleições municipais em 2018 e teve a pré-candidatura aprovada no congresso estadual do PSOL ontem, domingo (12.setembro).

Boulos está no centro da articulação política de apoio ao Partido dos Trabalhadores no próximo ano e é considerado um nome forte para caminhar ao lado do ex-presidente Lula na corrida presidencial. Crítico ferrenho do presidente Bolsonaro, ele promete ajudar o petista a montar uma oposição forte e incisiva.

Mesmo sendo indicado pelo PSOL, tudo indica que o PT deve decidir quem realmente será o nome da oposição em São Paulo. Pode ser que o ex-prefeito, Fernando Haddad (PT), assuma a corrida pelo Palácio dos Bandeirantes.

LEIA TAMBÉM ⬇️

📌 Entrevista: “Tudo vai depender da decisão do grupo”, declara Erasmo Ávila sobre possível pré-candidatura a deputado

Caso energia seja cortada, prejuízo vai ser imenso

Leia em: < 1 minuto

O Albergue Bezerra de Menezes, localizado na Avenida Bionor Rebouças, em Itabuna, e que, desde 1971, assiste idosos, está precisando de ajuda para pagar as contas de energia elétrica que estão vencidas.

A situação é crítica e corre o risco de que a Coelba interrompa o fornecimento do serviço, gerando inúmeros prejuízos como a perda de alimentos que precisam ser refrigerados.

Quem puder ajudar com qualquer quantia, pode entrar em contato com a administração do Albergue pelo número 73 3215-1511 ou 73 98825-4982.

Erasmo Ávila (PSD): presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna ainda disse: “Itabuna nunca teve uma participação tão efetiva do deputado Paulo Magalhães, em obras e recursos oriundos da União”.

Leia em: 5 minutos

O presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Erasmo Ávila (PSD), deu uma declaração ao Pauta.Blog que deixou todos curiosos em relação a uma possível candidatura a deputado. Questionado o motivo do seu nome ter sido cogitado a deputado durante algum tempo, e depois o assunto ter esfriado, ele justificou a candidatura da primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andréa Castro.

“A nossa política é muito democrática e nós seguimos algumas normas e estudos para entender de que forma podemos contribuir para o avanço de Itabuna. A primeira dama Drª Andréa Castro tem feito um trabalho extraordinário na ação social e é uma pessoa que tem um carinho muito grande por Itabuna. O nosso grupo aposta muito na candidatura dela, e o que eu devo acompanhar é a decisão do grupo”, disse.

E finalizou afirmando que o grupo está muito voltado para Dra Andréa e que ele é por Itabuna. “Tudo vai depender da decisão do grupo. Nós estamos aqui para ouvir a vontade do povo”.

Eis a entrevista completa. Confira ⬇️

Pauta.Blog // Quem é Erasmo Ávila?
Erasmo Ávila // Empresário do segmento de cosméticos e eventos, mas também profissional da área de Educação Física e Administração, que descobriu a política ainda muito jovem, aos 20 anos, por influência do meu tio José Ávila. Atendendo um convite do meu tio participei diretamente do processo de emancipação política e administração de São José da Vitória, que antes pertencia a Buerarema. Realizamos um plebiscito e conseguimos desmembrar a área territorial de Buerarema e fundar São José da Vitória.

Lá fui Secretário de Administração por 12 anos, três mandatos e també chefe de gabinete. Muitas obras que lá existem, como por exemplo, campos de futebol, calçamento, entre outros, fomos nós que desenvolvemos. Tempos depois, já morando em Itabuna, no bairro Califórnia, também realizei projeto social. Também fui professor no Ciso, Gato de Botas, AFI, técnico de futebol na Telebahia, e hoje sou vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna.

Pauta.Blog // Como surgiu o interesse pela política?
Erasmo Ávila // Minha veia política é familiar. Como falei anteriormente, por influência de meu tio José Ávila, em São José da Vitória. Em cidade pequena nós nos envolvemos em todo processo político e para me envolver na política em Itabuna levou um pouco de tempo, foi por meio do prefeito Augusto Castro, que conheço há mais de 30 anos. Ele desde novinho era levava políticos para Salvador e Brasília, e eu, depois que sair da política em São José da Vitória, fui morar em Belém, onde fiquei cinco anos e depois voltei.

Em 2014 surgiu o primeiro convite para coordenar a campanha de Augusto para deputado, e em meio a essa coordenação ele falou que eu deveria ser candidato a vereador, por conta do meu bom relacionamento com as pessoas.

Pauta.Blog // O senhor disputou duas eleições para vereador, em 2016 (777 votos) e em 2020 (743 votos). Esse cenário reflete que sua base foi mantida?
Erasmo Ávila // Em 2016 conquistei 777 votos, mas perdi por 23 votos para Babá Cearense. Desistir da política e continuei com meus negócios, mas em 2020 Augusto Castro me convidou novamente, fui candidato e tive 743 votos. Foi mantida a minha base política, porque foi muito de relacionamento.

Pauta.Blog // Fale um pouco do trabalho nestes oito meses em que está à frente da presidência da Câmara?
Erasmo Ávila // Primeiro fazer todos os vereadores entenderem que o nosso papel tem muita responsabilidade em fiscalizar, legislar e organizar a casa, os 53 projetos de lei aprovados em apenas oito meses, pois em plena pandemia a Câmara funcionou quase que normal, mas seguindo com todos os cuidados. Enfim, retomamos a harmonia da Casa, com muita competência técnica e humana.

Pauta.Blog // Qual será a marca que o senhor deixará na Câmara de Itabuna?
Erasmo Ávila // Quero fazer história na Câmara com a reeleição de muitos vereadores, pois isso nunca aconteceu em Itabuna. O legislativo sempre é renovado quase em sua totalidade. Mas até chegar a esse objetivo vamos desafiar a comunidade de Itabuna para acompanhar de verdade todas as ações promovidas pelos vereadores. Depois incentivar nossos vereadores para ir até a comunidade, vestidos na alma, mostrando a comunidade suas ações, e por fim, fazer as pessoas entenderem que Itabuna está recomeçando e nós fazemos parte desse recomeço.

Pauta.Blog // Quais projetos Erasmo pretende levantar como bandeira?
Erasmo Ávila // Quero provar a honestidade e a seriedade desta nova Câmara. Também temos um sonho de construir nosso próprio espaço, e fazer com que Itabuna retome a sua dignidade em relação à parte financeira.

Pauta.Blog // Qual a sua avaliação em relação ao governo do prefeito Augusto Castro, principalmente nas áreas da saúde e educação?
Erasmo Ávila // Itabuna já apresentava problemas sérios na saúde e com a chegada da pandemia tudo se agravou, mas em apenas nove meses de governo o prefeito já conseguiu avançar bastante. Tratou com seriedade a pandemia com a abertura do Hospital de Campanha, com atendimento dos itabunenses e dos pacientes de cidades vizinhas, foi resolvida a problemática que envolvia a grande demanda por ressonância magnética com a chegada de um moderno equipamento. Antes o município regulava 80 exames e hoje a capacidade é para cerca de 500 exames de ressonância.

A reabertura do Cemep que é fato, vai acontecer no dia 12 de outubro. Serão mais 150 leitos clínicos para os pacients infanto-juvenil. Tem também o aumento das atividades na Santa Casa e no Hospital Manoel Novaes com atendimento SUS portas abertas, a readequação do Hospital de Base com reflexo na melhoria do atendimento, o lançamento da Maternidade Municipal, a nova Policlínica Municipal 2 de julho que está em novas instalações, e a recuperação de 19 postos de saúde. Eu acredito que para nove meses de mandato, o avanço foi muito significativo. A saúde está de parabéns.

Em relação a Educação, foi a área mais prejudicada na pandemia porque os alunos ficaram sem ir à escola. Todos sofreram bastante, mas o município tem tomado todas as providencias para um retorno de forma segura e o Prefeito Augusto Castro já fez licitação para recuperação de algumas grandes escolas e a intenção é que haja um retorno presencial no mês outubro.

Pauta.Blog // Seu nome chegou a ser cogitado como candidato a deputado, mas hoje não se fala mais no assunto. Ainda existe essa possibilidade?
Erasmo Ávila // A nossa política é muito democrática e nós seguimos algumas normas e estudos para entender de que forma podemos contribuir para o avanço de Itabuna. Claro que estamos fazendo um trabalho como presidente e vamos cumprir, mas a primeira dama Drª Andréa Castro tem feito um trabalho extraordinário na ação social e é uma pessoa que tem um carinho muito grande por Itabuna também.

O nosso grupo aposta muito na candidatura dela, e o que eu devo acompanhar é a decisão do grupo, que está muito voltada para Dra Andréa. Eu sou por Itabuna. Tudo vai depender da decisão do grupo. Nós estamos aqui para ouvir a vontade do povo.

Pauta.Blog // No cenário nacional, o senhor acredita numa terceira para compor a disputa eleitoral?
Erasmo Ávila // Acredito que existe espaço para uma terceira via sim. Com certeza. A política é igual uma nuvem, muito dinâmica. E afirmo que por conta desse dinamismo tudo pode acontecer.

📷 Fotos de Pedro Augusto

LEIA TAMBÉM ⬇️

Augusto Castro e Jaques Wagner, Pancadinha e ACM Neto, Valderico Júnior, Fábio Vilas-Boas

//

Messias estava hospitalizado desde o último dia 26

Leia em: < 1 minuto

Na manhã desta 2ª feira (13.setembro), o empresário Ailton de Melo Messias, de 85 anos, faleceu vítima de problemas cardíacos em Itabuna. Ele estava hospitalizado no Hospital Calixto Midlej Filho desde o dia 26 de agosto, mas o quadro de saúde se agravou e ele não resistiu.

Messias ocupou a presidência de instituições como Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) e Associação Baiana de Supermercados (Abase). Além disso, foi proprietário da Rede Messias de Supermercados. Ele deixa a esposa, Joenir Messias, filhos e netos.

Vereador Augustão (PT) disse que tenta entregar relatório para Marão há 7 meses

Leia em: 2 minutos

O vereador Augustão (PT), convocou uma audiência pública para a próxima 5ª feira (16.setembro) na Câmara de Vereadores de Ilhéus. O objetivo é discutir a situação caótica do transporte público ilheense e tentar encontrar uma solução para o problema que já dura mais de um ano.

O convite se estende aos trabalhadores do transporte e entidades que operam o serviço, assim como ao Superintendente da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram), Tenente Coronel Serpa, que assumiu o cargo há um mês. Há tempos, a população se queixa da má qualidade do serviço que tem sido oferecido pelas empresas que operam o transporte público em Ilhéus e o caso tem sido motivo de preocupação da Câmara.

Augustão, além de vereador, é presidente da Comissão de Transporte e elaborou, com o auxílio de membros da sociedade civil e alguns deputados, um relatório de mais de 200 páginas que apresenta os problemas recorrentes do transporte na cidade, mas também possíveis soluções. Segundo o edil: “Antes da pandemia, o serviço já era ruim, mas conseguiu ficar pior desde o início do ano passado. Agora, está um verdadeiro caos”.

Após uma série de reuniões realizadas ao longo do ano passado, foi elaborado o relatório. O problema é que, segundo Augustão, há 7 meses, o prefeito Mário Alexandre não encontra tempo para receber esse relatório das mãos do vereador: “Até hoje, não conseguimos entregar esse relatório para Marão. O prefeito finge não saber o que acontece e se faz de mudo sendo que ele não gastaria um centavo para receber o documento. A Sutram disse que já fez o papel dela e o MP também, mas a Justiça não julga o processo. Enquanto isso, o povo sofre”.

A dificuldade é ainda maior para os moradores da zona rural. O vereador relatou que a escassez de carros rodando após o horário das 13h00 dificulta a vida do trabalhador do comércio, por exemplo. A falta de ônibus dá lugar ao transporte alternativo que, por sua vez, não tem condições de oferecer a mesma segurança que um serviço regulamentado.

Na próxima audiência pública, Augustão pretende falar sobre o relatório e contar, finalmente, com a presença de algum representante do governo municipal.

Leia em: < 1 minuto

Ao que tudo indica, Rodrigo Hagge (MDB), prefeito de Itapetinga, ainda tem muito que amadurecer politicamente.

Há meses declarou abertamente apoio ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, que é pré-candidato ao governo da Bahia, acompanhando seu pretenso candidato pelas suas passagens por várias cidades do Estado, mas agora declara também abertamente que “a história não era bem assim”, que vai aguardar uma posição do partido para decidir quem apoiará.

Mas fica no ar uma pergunta: porque lá atrás ele não se posicionou desta forma, até porque era muito cedo para declaração de apoio?

Agora não está cedo para declarar apoio, está mais que na hora de cada um mostrar de que lado está. Lado A, ou o Lado B. E não em cima do muro. Melhore viu, Hagge!

A medida será exigido para acesso a locais públicos na Bahia

Leia em: < 1 minuto

O cartão de vacinação com as duas doses ou com a dose única da vacina contra a Covid-19 será exigido para acesso a locais públicos na Bahia.

De acordo com o governador Rui Costa (PT), a medida valerá assim que houver uma percentagem satisfatória de pessoas vacinadas com a segunda dose.

Ele também falou sobre a desativação dos leitos do hospital da de campanha da Arena Fonte Nova e informou que o retorno do público aos estádios será liberado quando pelo menos 50% da população estiver vacinada.

LEIA TAMBÉM ⬇️

Augusto Castro e Jaques Wagner, Pancadinha e ACM Neto, Valderico Júnior, Fábio Vilas-Boas

//

“Caiu por terra o argumento do governador”, rebateu o ministro João Roma

Leia em: 2 minutos

O ministro da Cidadania, João Roma, rebateu nesta 2ª feira (13.setembro) as declarações do governador Rui Costa (PT) sobre os elevados índices de violência na Bahia e disse que o “pior pecado é a transferência de responsabilidade”. Ao comentar sobre a morte de dois policiais militares da Rondesp, o governador petista colocou a culpa na política de armas do governo do presidente Jair Bolsonaro para a escalada da violência.

Roma, por outro lado, ressaltou que o Brasil vem registrando redução no número de homicídios, enquanto a Bahia vai na contramão e tem tido aumento. Dados do Monitor da Violência, do G1, por exemplo, mostram que o estado teve crescimento de 7,1% nas mortes violentas no primeiro semestre deste ano em relação a 2020 – saiu de 2.737 para 2.931. Neste mesmo período, o Brasil registrou queda de 8%.

“Caiu por terra o argumento do governador”, rebateu Roma. “Pior pecado: transferência de responsabilidade. A violência vem caindo no Brasil todo graças a uma política firme do governo Bolsonaro no combate à criminalidade. Temos registrado, por exemplo, recordes de apreensão de drogas. Já a Bahia vai na contramão do país. Até quando vamos tolerar a falta de planejamento e investimentos na Segurança pública?”, continuou o ministro.

Em seu Twitter, Roma ainda lamentou a morte dos policiais e criticou os governos petistas pela escalada da violência na Bahia. “Me solidarizo com as famílias dos PMs Sd. Antônio Elias e Ten. Grec, vítimas da violência. Jovens comprometidos a nos proteger e que nos deixam muito cedo com um exemplo de dedicação ao ofício. Mais um triste fim de semana de rotina de homicídios na Bahia. Lamentável legado do PT”, escreveu.

A mais recente edição do Atlas da Violência, divulgada no mês passado, mostrou que a Bahia novamente lidera o ranking de homicídios no Brasil. O estado registrou 6118 casos em 2019 (ano mais recente considerado pela pesquisa), com mais de 2500 mortes a mais em relação ao segundo colocado.

O Atlas da Violência mostra que, entre 2018 e 2019, o Brasil teve uma queda de 21,4% no número de assassinatos – saindo de 57956 para 45503. Na Bahia até houve uma diminuição dos números, mas bem abaixo ao registrado no país. A redução no estado foi de 9,8% – foi de 6787 para 6118.

Para Roma, os números evidenciam que os governos do PT na Bahia fracassaram na gestão da segurança pública. “O que temos na Bahia é uma insegurança pública provocada por um governo que não combateu o crime organizado, não investiu na valorização das forças policiais, não reforçou as estruturas de segurança, principalmente no interior. Um verdadeiro fracasso, e quem paga o preço é o povo baiano”, afirmou.

📷 Foto de Julio Dutra

LEIA TAMBÉM ⬇️

📌 Entrevista: “Tudo vai depender da decisão do grupo”, declara Erasmo Ávila sobre possível pré-candidatura a deputado

Notícias mais lidas

Outros assuntos