Leia em: 5 minutosO presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Erasmo Ávila (PSD), deu uma declaração ao Pauta.Blog que deixou todos curiosos em relação a uma possível candidatura a deputado. Questionado o motivo do seu nome ter sido cogitado a deputado durante algum tempo, e depois o assunto ter esfriado, ele justificou a candidatura da primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andréa Castro.
“A nossa política é muito democrática e nós seguimos algumas normas e estudos para entender de que forma podemos contribuir para o avanço de Itabuna. A primeira dama Drª Andréa Castro tem feito um trabalho extraordinário na ação social e é uma pessoa que tem um carinho muito grande por Itabuna. O nosso grupo aposta muito na candidatura dela, e o que eu devo acompanhar é a decisão do grupo”, disse.
E finalizou afirmando que o grupo está muito voltado para Dra Andréa e que ele é por Itabuna. “Tudo vai depender da decisão do grupo. Nós estamos aqui para ouvir a vontade do povo”.
Eis a entrevista completa. Confira ⬇️
Pauta.Blog // Quem é Erasmo Ávila?
Erasmo Ávila // Empresário do segmento de cosméticos e eventos, mas também profissional da área de Educação Física e Administração, que descobriu a política ainda muito jovem, aos 20 anos, por influência do meu tio José Ávila. Atendendo um convite do meu tio participei diretamente do processo de emancipação política e administração de São José da Vitória, que antes pertencia a Buerarema. Realizamos um plebiscito e conseguimos desmembrar a área territorial de Buerarema e fundar São José da Vitória.
Lá fui Secretário de Administração por 12 anos, três mandatos e també chefe de gabinete. Muitas obras que lá existem, como por exemplo, campos de futebol, calçamento, entre outros, fomos nós que desenvolvemos. Tempos depois, já morando em Itabuna, no bairro Califórnia, também realizei projeto social. Também fui professor no Ciso, Gato de Botas, AFI, técnico de futebol na Telebahia, e hoje sou vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna.
Pauta.Blog // Como surgiu o interesse pela política?
Erasmo Ávila // Minha veia política é familiar. Como falei anteriormente, por influência de meu tio José Ávila, em São José da Vitória. Em cidade pequena nós nos envolvemos em todo processo político e para me envolver na política em Itabuna levou um pouco de tempo, foi por meio do prefeito Augusto Castro, que conheço há mais de 30 anos. Ele desde novinho era levava políticos para Salvador e Brasília, e eu, depois que sair da política em São José da Vitória, fui morar em Belém, onde fiquei cinco anos e depois voltei.
Em 2014 surgiu o primeiro convite para coordenar a campanha de Augusto para deputado, e em meio a essa coordenação ele falou que eu deveria ser candidato a vereador, por conta do meu bom relacionamento com as pessoas.
Pauta.Blog // O senhor disputou duas eleições para vereador, em 2016 (777 votos) e em 2020 (743 votos). Esse cenário reflete que sua base foi mantida?
Erasmo Ávila // Em 2016 conquistei 777 votos, mas perdi por 23 votos para Babá Cearense. Desistir da política e continuei com meus negócios, mas em 2020 Augusto Castro me convidou novamente, fui candidato e tive 743 votos. Foi mantida a minha base política, porque foi muito de relacionamento.
Pauta.Blog // Fale um pouco do trabalho nestes oito meses em que está à frente da presidência da Câmara?
Erasmo Ávila // Primeiro fazer todos os vereadores entenderem que o nosso papel tem muita responsabilidade em fiscalizar, legislar e organizar a casa, os 53 projetos de lei aprovados em apenas oito meses, pois em plena pandemia a Câmara funcionou quase que normal, mas seguindo com todos os cuidados. Enfim, retomamos a harmonia da Casa, com muita competência técnica e humana.
Pauta.Blog // Qual será a marca que o senhor deixará na Câmara de Itabuna?
Erasmo Ávila // Quero fazer história na Câmara com a reeleição de muitos vereadores, pois isso nunca aconteceu em Itabuna. O legislativo sempre é renovado quase em sua totalidade. Mas até chegar a esse objetivo vamos desafiar a comunidade de Itabuna para acompanhar de verdade todas as ações promovidas pelos vereadores. Depois incentivar nossos vereadores para ir até a comunidade, vestidos na alma, mostrando a comunidade suas ações, e por fim, fazer as pessoas entenderem que Itabuna está recomeçando e nós fazemos parte desse recomeço.
Pauta.Blog // Quais projetos Erasmo pretende levantar como bandeira?
Erasmo Ávila // Quero provar a honestidade e a seriedade desta nova Câmara. Também temos um sonho de construir nosso próprio espaço, e fazer com que Itabuna retome a sua dignidade em relação à parte financeira.
Pauta.Blog // Qual a sua avaliação em relação ao governo do prefeito Augusto Castro, principalmente nas áreas da saúde e educação?
Erasmo Ávila // Itabuna já apresentava problemas sérios na saúde e com a chegada da pandemia tudo se agravou, mas em apenas nove meses de governo o prefeito já conseguiu avançar bastante. Tratou com seriedade a pandemia com a abertura do Hospital de Campanha, com atendimento dos itabunenses e dos pacientes de cidades vizinhas, foi resolvida a problemática que envolvia a grande demanda por ressonância magnética com a chegada de um moderno equipamento. Antes o município regulava 80 exames e hoje a capacidade é para cerca de 500 exames de ressonância.
A reabertura do Cemep que é fato, vai acontecer no dia 12 de outubro. Serão mais 150 leitos clínicos para os pacients infanto-juvenil. Tem também o aumento das atividades na Santa Casa e no Hospital Manoel Novaes com atendimento SUS portas abertas, a readequação do Hospital de Base com reflexo na melhoria do atendimento, o lançamento da Maternidade Municipal, a nova Policlínica Municipal 2 de julho que está em novas instalações, e a recuperação de 19 postos de saúde. Eu acredito que para nove meses de mandato, o avanço foi muito significativo. A saúde está de parabéns.
Em relação a Educação, foi a área mais prejudicada na pandemia porque os alunos ficaram sem ir à escola. Todos sofreram bastante, mas o município tem tomado todas as providencias para um retorno de forma segura e o Prefeito Augusto Castro já fez licitação para recuperação de algumas grandes escolas e a intenção é que haja um retorno presencial no mês outubro.
Pauta.Blog // Seu nome chegou a ser cogitado como candidato a deputado, mas hoje não se fala mais no assunto. Ainda existe essa possibilidade?
Erasmo Ávila // A nossa política é muito democrática e nós seguimos algumas normas e estudos para entender de que forma podemos contribuir para o avanço de Itabuna. Claro que estamos fazendo um trabalho como presidente e vamos cumprir, mas a primeira dama Drª Andréa Castro tem feito um trabalho extraordinário na ação social e é uma pessoa que tem um carinho muito grande por Itabuna também.
O nosso grupo aposta muito na candidatura dela, e o que eu devo acompanhar é a decisão do grupo, que está muito voltada para Dra Andréa. Eu sou por Itabuna. Tudo vai depender da decisão do grupo. Nós estamos aqui para ouvir a vontade do povo.
Pauta.Blog // No cenário nacional, o senhor acredita numa terceira para compor a disputa eleitoral?
Erasmo Ávila // Acredito que existe espaço para uma terceira via sim. Com certeza. A política é igual uma nuvem, muito dinâmica. E afirmo que por conta desse dinamismo tudo pode acontecer.
📷 Fotos de Pedro Augusto
LEIA TAMBÉM ⬇️
Augusto Castro e Jaques Wagner, Pancadinha e ACM Neto, Valderico Júnior, Fábio Vilas-Boas